Mendonças no Concelho de Arganil

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Mendonças no Concelho de Arganil

#228913 | Lourval | 10 mai 2009 21:27

Caros colegas,

Em qual freguesia do Arganil estariam os Mendonças? Já procurei na freguesia de Arganil e não há Mendonças. Falo do século dezessete.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Mendonças no Concelho de Arganil

#228922 | rmfrp | 10 mai 2009 23:17 | Em resposta a: #228913

Caro Lourval:

De facto existiram alguns Mendonças em Arganil no século XVII, embora na época não tivessem lá deixado muito rasto. Tiveram descendência em Fajão, daí seguiram para outras localidades mas um ramo voltou para Arganil nos finais do século XVIII.

Se indicar quais são as pessoas que procura talvez possamos ajudá-lo.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

Mendonças no Concelho de Arganil

#228923 | Lourval | 10 mai 2009 23:26 | Em resposta a: #228922

Caro Rui Pereira,

Estou procurando por José de Mendonça que se casou três vezes na Póvoa de Rio de Moinhos. A primeira vez foi com Maria de Gaspar em 28.06.1677. Casou duas outras vezes em 1716. Com Domingas Jorge em 22.04.1716 e com Maria Gonçalves em 22.11.1716. O registro declarava que ele era de Arganil mas não citou filiação. Também não disse se era o concelho ou a freguesia de Arganil. Deve ter se casado muito novo pois teve filhos até 1717. Calculo que tenha nascido cerca de 1655.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Mendonças no Concelho de Arganil

#228924 | rmfrp | 10 mai 2009 23:39 | Em resposta a: #228923

Caro Lourval:

Sem a filiação de José de Mendonça não haverá certezas mas ele poderá ser filho dos meus antepassados Gens Ribeiro e Maria de Mendonça, de Arganil. Estes tiveram um único filho conhecido, Bernardo de Mendonça, aparentemente nascido em Arganil, que casou duas vezes em Fajão, em 1671 e 1707. Eu descendo do primeiro casamento, com Maria da Costa, de Coja.

Estou certo de que o meu Primo José Caldeira, grande conhecedor de famílias de Arganil e também descendente de Bernardo de Mendonça, não deixará de se pronunciar sobre este tema.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

Mendonças no Concelho de Arganil

#228934 | Lourval | 11 mai 2009 01:06 | Em resposta a: #228924

Caro Rui Pereira,

Você me deixou bastante animado. Quem sabe José de Mendonça, sendo ele irmão de Bernardo de Mendonça, não batizou algum filho do irmão? Uma outra coisa que me chamou à atenção foi que ambos se casaram duas vezes e quase que ao mesmo tempo e com quase quatro décadas de diferença entre um casamento e outro. Mostram a mesma, digamos, saúde.

Acho que estamos na pista certa.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Mendonças no Concelho de Arganil

#228939 | JCALD | 11 mai 2009 01:46 | Em resposta a: #228934

Caro Lourval:

Posso acrescentar ao que o meu Primo Rui Pereira disse, a lista dos filhos dos nossos antepassados Gens Ribeiro e Maria de Mendonça, todos baptizados em Arganil nas seguintes datas:
--- Maria em 3-3-1649
--- Manuel em 1-11-1650
--- José em 31-1-1653
--- Teresa em 10-8-1660
Não encontrei o baptismo do nosso Bernardo de Mendonça em Arganil, mas os assentos de casamento encontrados pelo Primo Rui Pereira dão-no como nascido em Fajão

Há, no entanto, em Arganil mais possíveis candidatos a serem o seu antepassado.
Encontrei um José Furtado de Mendonça n. Arganil b. 19-8-1652, filho de Salvador Furtado de Mendonça (b. Arganil 4-3-1601) e de Maria Luís.
Só volto a encontrar este José Furtado de Mendonça quando se casa, com 66 anos, em Arganil a 28-4-1718 com Eulália das Neves da Costa n. Arganil, com geração.
Podia muito bem ter vivido e casado na Beira Baixa antes de casar com Eulália, mas o assento não declina a sua condição de viúvo. Este casamento foi o último pois Eulália volta a casar em 1728.
Aquele Salvador era filho de Bernardo Quaresma Godinho, n. cerca de 1573, que sucedeu numa Capela em Arganil e casou Maria de Mendonça Furtado n. Pombeiro da Beira, filha de Manuel Nunes de Mendonça Furtado «homem muito nobre» nt. da ilha da Madeira.

Nunca consegui descobrir se havia parentesco entre estas duas famílias Mendonça.
Há no entanto uma coincidência: em ambas os homens procriavam até muito tarde.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

Mendonças no Concelho de Arganil

#228941 | Lourval | 11 mai 2009 04:06 | Em resposta a: #228939

Caro José Caldeira,

José de Mendonça deixou vasta descendência na Póvoa de Rio de Moinhos. Nunca utilizou o apelido Furtado, sempre o ´de Mendonça´. José de Mendonça casou-se em 28-06-1677. Parece razoável que ele tenha nascido em 1653, não? Principalmente pelo fato que é dito no registro de casamento dele que ele é de Arganil!

Infelizmente em nenhum de seus três casamentos foram citados os nomes dos pais, mas sempre declarado que era de Arganil.

As chances são muito boas de que meu antepassado José de Mendonça seja aquele nascido em 31-01-1653. Mas vou me certificar um pouco mais e de vários modos, como por exemplo, procurando um óbito prematuro do José, filho do Gens Ribeiro. Vou re-examinar todos os batismos dos filhos de José de Mendonça na Póvoa de Rio de Moinhos com vista nos padrinhos.

A terceira esposa de José de Mendonça, a Maria Gonçalves, faleceu em 1761, logo José de Mendonça não é o mesmo que José Furtado de Mendonça.

Parece-me que Gens Ribeiro foi batizado na própria Igreja de São Gens, não?

Abraços e muito obrigado pelas informações
Lourval

Resposta

Link directo:

Mendonças no Concelho de Arganil

#228946 | Lourval | 11 mai 2009 07:47 | Em resposta a: #228924

Caros Rui Pereira e José Caldeira, prováveis parentes,

Encontrei o batismo de Bernardo em Arganil em 18-05-1614, filho de Bernardo Quaresma e Maria de Mendonça. Fiquei confuso. Eu estava procurando na altura pelo batismo de um Gens, que tinha como hipótese ser filho de Bernardo Ribeiro e Maria da Esperança.

Então vem a pergunta: será que Bernardo Quaresma e Bernardo Ribeiro são a mesma pessoa e simultaneamente Maria de Mendonça e Maria da Esperança também?

Pergunto a vocês se sabem quem são os pais de Gens Ribeiro e Maria de Mendonça. Talvez eu tenha encontrado os pais de Maria de Mendonça!

O único Gens que encontrei era filho de João Antunes e Isabel Lopes.

O registro está sob a figura m0369 no sítio do AUC.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

Mendonças no Concelho de Arganil

#228947 | Lourval | 11 mai 2009 07:48 | Em resposta a: #228939

Caros Rui Pereira e José Caldeira, prováveis parentes,

Encontrei o batismo de Bernardo em Arganil em 18-05-1614, filho de Bernardo Quaresma e Maria de Mendonça. Fiquei confuso. Eu estava procurando na altura pelo batismo de um Gens, que tinha como hipótese ser filho de Bernardo Ribeiro e Maria da Esperança.

Então vem a pergunta: será que Bernardo Quaresma e Bernardo Ribeiro são a mesma pessoa e simultaneamente Maria de Mendonça e Maria da Esperança também?

Pergunto a vocês se sabem quem são os pais de Gens Ribeiro e Maria de Mendonça. Talvez eu tenha encontrado os pais de Maria de Mendonça!

O único Gens que encontrei era filho de João Antunes e Isabel Lopes.

O registro está sob a figura m0369 no sítio do AUC.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Mendonças no Concelho de Arganil

#229003 | JCALD | 11 mai 2009 17:26 | Em resposta a: #228947

Caro provável Primo Lourval:

Bernardo Ribeiro casou em Arganil a 17-2-1613 com Maria da Esperança.
Encontrei o baptismo de 4 filhos em Arganil:
Manuel a 3-10-1621
Maria a 8-6-1627
Bernardo a 5-5-1633
António b. Arg. 24-10-1634
Tiveram, portanto, 2 Bernardos.

Até agora não nos foi possível encontrar os pais do casal Gens Ribeiro e Maria de Mendonça. Esta poderia ser a filha de Bernardo e Maria da Esperança, tendo nesse caso casado com cerca de 20 anos.

Parece-me improvável que os 2 casais Bernardo e Maria sejam os mesmos pois não há coincidência de nenhum dos apelidos.

Já me parece mais possível que sejam todos parentes.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

Mendonças no Concelho de Arganil

#229008 | Lourval | 11 mai 2009 18:25 | Em resposta a: #229003

Caro José Caldeira,

Eu também encontrei Maria, filha de Bernardo Ribeiro e Maria da Esperança, nascida em Arganil em 28-07-1616 (embora esteja escrito agosto deve ser mesmo julho). Imagem 0375.

Tenho a hipótese de que os pais de Gens Ribeiro são Bernardo Ribeiro e Maria da Esperança. Bernardo Ribeiro e Maria da Esperança se casaram em 1613. O primeiro filho que vi foi Maria em 1616 e depois Manuel em 1621. Isto sugere que há filhos batizados em outras igrejas.

Nascem outros filhos de Bernardo Quaresma e Maria de Mendonça em Arganil além do Bernardo em 1614? Minha hipótese é de que são os sogros de Gens Ribeiro.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

Mendonças no Concelho de Arganil

#229015 | Lourval | 11 mai 2009 19:41 | Em resposta a: #229003

Caro José Caldeira,

No Arganil, em 05-04-1655 houve o casamento de Maria de Mendonça, filha de Mendo da Costa e Maria Ribeira. Eu não consegui ler o nome do noivo nem de seus pais. A imagem é m0171.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

Mendonças no Concelho de Arganil

#229021 | Lourval | 11 mai 2009 20:07 | Em resposta a: #229003

Caro José Caldeira,

Esta Maria de Mendonça, filha de Mendo da Costa e Maria Ribeira, não teve filhos em Arganil. Ainda bem, pois seriam mais peças em meu quebra-cabeças. Por enquanto, por exclusão, meu antepassado José de Mendonça é filho de Gens Ribeiro e Maria de Mendonça.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Mendonças no Concelho de Arganil

#229046 | rmfrp | 11 mai 2009 22:08 | Em resposta a: #229015

Caro Lourval:

Muito obrigado pelos novos dados. Vejo que as investigações avançam em bom ritmo.

Vi o registo da imagem 0171. O noivo é Francisco Pessoa Homem, filho de Domingos Ribeiro Pestana, defunto, e Maria Pessoa, da freguesia da vila de Coja. A noiva é Maria de Mendonça da Costa, filha de Mendo da Costa e Maria Ribeiro Caldeira, moradores que foram em Alfaiates, e de presente moradores nesta vila. Testemunhas: Pedro da Fonseca, Capitão-Mor desta vila, Manuel de Faria (?) Neto, o Padre Hº (???) Caldeira, ecónomo, António Fernandes, Beneficiado nesta freguesia, o Padre José Francisco, ecónomo, o Padre Manuel da Costa, António de Lemos Tunes, tabelião (?), "e eu João da Silva de Sampaio vigário nesta Colegiada Igreja de São Gens da vila de Arganil". Uff!

Alfaiates é muito longe de Arganil, mas Maria Ribeiro Caldeira deve ser da família do meu antepassado Francisco Ribeiro Caldeira. Os filhos de Francisco nasceram cerca de 1600 em Arganil, e portanto não é de excluir que esses Mendonças sejam dos nossos também.

Um abraço,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

Mendonças no Concelho de Arganil

#229050 | Lourval | 11 mai 2009 22:27 | Em resposta a: #229046

Caro Rui Pereira,

O que acha da hipótese que levantei? Gens Ribeiro filho de Bernardo Ribeiro e Maria da Esperança. Maria de Mendonça filha de Bernardo Quaresma e Maria de Mendonça. Vide mensagem que enviei ao José Caldeira.

Bernardo Ribeiro e Maria da Esperança tiveram primeiro filho (que eu tivesse percebido) em 1616. Depois há muitos saltos. Parece-me que tiveram filhos noutras freguesias que não sei bem quais. Gens Ribeiro deve ter nascido em outra freguesia.

Eu não vi outros filhos de Bernardo Quaresma e Maria de Mendonça a não ser o Bernardo nascido em 1614.

Acho que o casal Gens Ribeiro e Maria de Mendonça apesar de pais casados em Arganil, se encontram em outra freguesia onde se casam.

Talvez vocês tenham uma idéia melhor qual freguesia seria esta.

O vosso Bernardo de Mendonça ou é Bernardo por causa do avô paterno ou por causa do avô materno. É apenas palpite.

Agora, o casal Gens Ribeiro e Maria de Mendonça ligam-se documentalmente a D.Afonso Henriques? Ainda estou procurando provar que todos descendemos de D.Afonso Henriques e eu não posso ser a exceção :)

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Mendonças no Concelho de Arganil

#229059 | rmfrp | 11 mai 2009 23:13 | Em resposta a: #229050

Caro Lourval:

As hipóteses que apresenta são interessantes. Eu não conheço o suficiente dos registos de Arganil para poder avaliar se são muito prováveis ou não. Quanto a possíveis ligações dessa família a D. Afonso Henriques não tenho quaisquer dados.

Um abraço,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Mendonças no Concelho de Arganil

#229065 | JCALD | 12 mai 2009 01:38 | Em resposta a: #229046

Caro Primo Rui Pereira:

Onde leu Coja - e eu também durante muito tempo - creio tratar-se de Seia que o padre escreveu "Ceya" ou "Ceja" e não, como era vulgar, "Cea".
A minha desconfiança veio do facto da família Pessoa Homem ser de Seia. O Eduardo Osório, confirma-o nas suas "Raízes das Beiras", pois encontrou o baptismo de Francisco (v. tit.º de Homens de Seia, § 6).
Francisco Pessoa Homem e Maria de Mendonça da Costa, que também terão vivido em Alfaiates, tiveram outra Maria de Mendonça que casou também em Alfaiates com com José Rebelo da Costa.
Isto indicia que haveria algum cargo hereditário ou morgadio na praça de Alfaiates.
Tudo vem também no Nobiliário de Manso de Lima, em "Caldeiras de Arganil", com a diferença de chamar Jorge Estaço ao Mendo da Costa.
Segundo Manso de Lima, a Maria Ribeiro Caldeira era uma das filhas do seu antepassado Francisco Ribeiro Caldeira, o que vem ao encontro da sua dedução.

O que me parece também provável é que Francisco Ribeiro Caldeira e Bernardo Ribeiro (casado com Maria da Esperança) sejam parentes, talvez irmãos, pois a Maria Ribeiro Caldeira, filha daquele, é a madrinha da Maria (n. 1627), filha destes.
O padre escreve: «Maria Ribeira filha de Francisco Ribeiro da praça desta vila» e eu sei que Francisco Ribeiro Caldeira morava na Praça.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

Mendonças no Concelho de Arganil

#229075 | Lourval | 12 mai 2009 07:34 | Em resposta a: #229059

Caros prováveis primos Rui Pereira e José Caldeira,

No segundo livro de mistos, imagens 10 e 20, eu encontrei as confirmações de Maria, filha de Bernardo Quaresma, e Genes, filho de Bernardo Ribeiro, respectivamente.

Sinais fortes de que Maria de Mendonça é filha de Bernardo Quaresma e Maria de Mendonça. Sinais mais fortes ainda de que Genes Ribeiro é filho de Bernardo Ribeiro e Maria da Esperança.

Se a hipótese de que Genes Ribeiro casou-se com Maria de Mendonça, filha de Bernardo Quaresma e Maria de Mendonça, estiver correta, então eles se casaram no lugar onde ela vivia então. Que lugar seria este?

Gostaria de saber a opinião de vocês sobre a possibilidade de que meu antepassado José de Mendonça ser filho de Genes Ribeiro. A data que nasce José filho de Genes (1653) é coerente com a data em que José de Mendonça se casa (1678). José de Mendonça declara-se natural de Arganil. Sabemos que José de Mendonça não é filho de Salvador, pois a mulher de meu antepassado José de Mendonça (sua terceira esposa e bem mais nova que ele) faleceu em 1761.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

Mendonças no Concelho de Arganil

#229076 | Lourval | 12 mai 2009 07:35 | Em resposta a: #229065

Caros prováveis primos Rui Pereira e José Caldeira,

No segundo livro de mistos, imagens 10 e 20, eu encontrei as confirmações de Maria, filha de Bernardo Quaresma, e Genes, filho de Bernardo Ribeiro, respectivamente.

Sinais fortes de que Maria de Mendonça é filha de Bernardo Quaresma e Maria de Mendonça. Sinais mais fortes ainda de que Genes Ribeiro é filho de Bernardo Ribeiro e Maria da Esperança.

Se a hipótese de que Genes Ribeiro casou-se com Maria de Mendonça, filha de Bernardo Quaresma e Maria de Mendonça, estiver correta, então eles se casaram no lugar onde ela vivia então. Que lugar seria este?

Gostaria de saber a opinião de vocês sobre a possibilidade de que meu antepassado José de Mendonça ser filho de Genes Ribeiro. A data que nasce José filho de Genes (1653) é coerente com a data em que José de Mendonça se casa (1678). José de Mendonça declara-se natural de Arganil. Sabemos que José de Mendonça não é filho de Salvador, pois a mulher de meu antepassado José de Mendonça (sua terceira esposa e bem mais nova que ele) faleceu em 1761.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Mendonças no Concelho de Arganil

#229155 | rmfrp | 12 mai 2009 21:54 | Em resposta a: #229076

Caro Lourval:

Penso que há fortes hipóteses de Gens Ribeiro ser exactamente o tal Gens que encontrou nos crismas. Por outro lado, parece-me que há razoáveis hipóteses de o seu José de Mendonça ser o José que é filho de Gens Ribeiro e Maria de Mendonça.

Esta sua intervenção abriu uma discussão bem interessante. Eu nunca tinha pensado numa possível ligação entre os meus dois ramos Ribeiro ligados a Arganil.

Um abraço,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Mendonças no Concelho de Arganil

#229156 | rmfrp | 12 mai 2009 22:06 | Em resposta a: #229065

Caro Primo José Caldeira:

Muito obrigado pelas suas informações. De facto deve ter razão quanto a Seia - comparando com a palavra "tesoureiro" no registo anterior parece-me que aquilo que parecia ser um O é na realidade EI, o que dará "Ceija".

É curioso que, como refiro na mensagem ao Lourval, eu nunca pensara na possibilidade de um parentesco entre os ramos de Francisco Ribeiro Caldeira e Gens Ribeiro.

Um abraço,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Mendonças no Concelho de Arganil

#229174 | JCALD | 13 mai 2009 01:19 | Em resposta a: #229076

Caro Lourval:

Excelentes estas suas contribuições para o desenvolvimento desta família.
As suas conclusões parecem-me bastante sugestivas.
Faz falta uma habilitação de genere ou ao Santo Ofício para cruzar toda esta informação.

Eu comecei a minha investigação nos paroquiais de Arganil no ano de 1971 e só muito recentemente, com a preciosa ajuda do Primo Rui Pereira, tomei conhecimento destes ascendentes Gens Ribeiro e Maria de Mendonça. Portanto, há muita coisa que há 30 e tal anos não me interessava. Agora tudo começa a fazer outro sentido.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

Mendonças no Concelho de Arganil

#229179 | Lourval | 13 mai 2009 03:11 | Em resposta a: #229174

Caros José Caldeira e Rui Pereira,

Fico satisfeito em poder cooperar. Aliás, o Rui Pereira já me ajudou inúmeras vezes. Até perdi as contas.

Hoje fui olhar com mais detalhes os filhos de José de Mendonça. Os padrinhos eram da própria Póvoa de Rio de Moinhos.

José de Mendonça casou-se com Maria Gaspar em 28-06-1677. Tiveram Maria de Mendonça (minha antepassada) em 1678, Ana em 1681 e José em 1686. Ora, Maria Gaspar faleceu em 1717. Onde nasceram os outros filhos?

José de Mendonça casou-se novamente em 22-04-1716 com Domingas Jorge. Esta faleceu em 09-10-1717.

José de Mendonça casou-se novamente em 22-11-1717 e tiveram Domingos José de Mendonça com descendência.

Vou olhar os paroquiais de Arganil novamente e mais atentamente, especialmente entre 1640 e 1660. Se eu não encontrar nenhum José, filho de pai ou mãe Mendonça, concluirei que José é filho de Gens Ribeiro e Maria de Mendonça.

Uma pergunta ao Rui Pereira: como Francisco Ribeiro Caldeira se liga ao casal Gens Ribeiro e Maria de Mendonça?

Quem seriam os pais de Bernardo Ribeiro e Maria da Esperança?

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

Mendonças no Concelho de Arganil

#229180 | Lourval | 13 mai 2009 03:12 | Em resposta a: #229155

Caros José Caldeira e Rui Pereira,

Fico satisfeito em poder cooperar. Aliás, o Rui Pereira já me ajudou inúmeras vezes. Até perdi as contas.

Hoje fui olhar com mais detalhes os filhos de José de Mendonça. Os padrinhos eram da própria Póvoa de Rio de Moinhos.

José de Mendonça casou-se com Maria Gaspar em 28-06-1677. Tiveram Maria de Mendonça (minha antepassada) em 1678, Ana em 1681 e José em 1686. Ora, Maria Gaspar faleceu em 1717. Onde nasceram os outros filhos?

José de Mendonça casou-se novamente em 22-04-1716 com Domingas Jorge. Esta faleceu em 09-10-1717.

José de Mendonça casou-se novamente em 22-11-1717 e tiveram Domingos José de Mendonça com descendência.

Vou olhar os paroquiais de Arganil novamente e mais atentamente, especialmente entre 1640 e 1660. Se eu não encontrar nenhum José, filho de pai ou mãe Mendonça, concluirei que José é filho de Gens Ribeiro e Maria de Mendonça.

Uma pergunta ao Rui Pereira: como Francisco Ribeiro Caldeira se liga ao casal Gens Ribeiro e Maria de Mendonça?

Quem seriam os pais de Bernardo Ribeiro e Maria da Esperança?

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

Mendonças no Concelho de Arganil

#229185 | Lourval | 13 mai 2009 07:07 | Em resposta a: #229155

Caro Rui Pereira,

Esta noite tentei localizar os prováveis pais de Maria da Esperança. Suspeito de Genes da Costa e Catarina Mendes. Eles tiveram filha Maria nos mesmos anos em que nasceu Gens, filho de Bernardo Ribeiro. Amanhã vou rever os registros.

Também tentei localizar prováveis pais de Bernardo Ribeiro. Sei que havia um Francisco Ribeiro Caldeira mas não sei se teve filho Bernardo.

Com relação a Bernardo Quaresma casado com Maria de Mendonça: eles se mudaram de Arganil? Se eles mudaram, sabe-se para onde?

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Mendonças no Concelho de Arganil

#229282 | rmfrp | 13 mai 2009 22:33 | Em resposta a: #229179

Caro Lourval:

Muito obrigado pela sua mensagem. Eu não esqueço a ajuda que já me deu aí no Brasil.

Quanto à ligação entre Francisco Ribeiro Caldeira e Gens Ribeiro, ela é apenas hipotética. Será real se Gens Ribeiro for de facto filho de Bernardo Ribeiro e se existir parentesco entre Bernardo Ribeiro e Francisco Ribeiro Caldeira, possibilidade referida na mensagem de José Caldeira de 12-05-2009 às 01:38.

Apenas para enquadrar a questão: eu descendo do Licenciado Alexandre Caldeira Falcão, natural de Arganil, que deve ter nascido cerca de 1600. Era filho de Francisco Ribeiro Caldeira, natural da Covilhã, e de Isabel das Neves Negrão, natural da Várzea de Góis.

Francisco Ribeiro Caldeira era filho de Manuel Fernandes Ribeiro, de Janeiro de Baixo, e de Maria Dias Caldeira, da Covilhã, neto paterno de Francisco Fernandes, de Arganil, e de Filipa Fernandes, da Pampilhosa da Serra, e neto materno de Lourenço Afonso e Isabel Dias, ambos da Covilhã. Como se vê, Francisco Ribeiro Caldeira não era de Arganil mas teve ascedência e descendência nesta localidade.

Estes dados de pessoas nascidas no século XVI só são conhecidos porque Francisco Ribeiro Caldeira se habilitou para Familiar do Santo Ofício. Tendo falecido pouco depois de assumir esse cargo, o filho Alexandre habilitou-se com base nas diligências do pai.

Encontrará mais dados em vários tópicos do Fórum, nomeadamente em:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=222776&fview=e

Um abraço,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Mendonças no Concelho de Arganil

#229287 | CCS1953 | 13 mai 2009 23:30 | Em resposta a: #229179

Olá Lourval,

Eu podia ter visto os Mendonças de Arganil?

Enviei-te um e-mail pedindo que me disseses a que família pertenciam os que me pediste!

É mais fácil pelo nome de família, mas não me respondeste.

Um beijo,

Celeste
prima

Resposta

Link directo:

RE: Mendonças no Concelho de Arganil

#229288 | rmfrp | 13 mai 2009 23:40 | Em resposta a: #229075

Caro Lourval:

Estive a consultar o livro de Arganil que tem os crismas e verifiquei que a data dos mesmos (imagem 6) é 12 de Maio de 1622. Esses registos demoraram exactamente 387 anos a ser descobertos!

Um abraço,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

Filhos de Bernardo de Mendonça e Maria da Costa

#229299 | rmfrp | 14 mai 2009 01:13 | Em resposta a: #228913

Caros Lourval e José Caldeira:

Por coincidência, fui hoje espreitar os registos de Fajão para investigar uma questão suscitada por discussões em outro tópico do Fórum... quando dei de caras com o baptismo de Manuel Furtado de Mendonça.

Pesquisei um pouco mais e acabei por encontrar um total de quatro filhos, com os nomes correspondentes aos quatro filhos de Bernardo de Mendonça e Maria da Costa que se sabe terem casado. Não sei se ainda haverá mais filhos, pois não pesquisei mais para a frente.

O casamento foi a 1 de Outubro de 1671, com dispensa de terceiro e quarto grau de consanguinidade. Note-se o padrinho da filha Clara, e a rapidez com que nasce o filho Manuel....

- (imagem 69) Manuel, b. 26.10.1671 - Padrinhos: José de Almeida e sua mulher Brites Mendes, moradores na dita vila (Fajão). Baptizado pelo Rdo. Domingos da Fonseca, natural e morador no lugar da Benfeita, de licença do Pe. Manuel Monteiro.
- (imagem 72) Maria, b. 08.08.1673 - Padrinhos: José de Almeida e sua mulher Brites Mendes, moradores na dita vila (Fajão). Baptizada pelo Pe. António Leitão, cura na Teixeira, de licença do Pe. Manuel Monteiro.
- (imagem 75) Clara, b. 29.10.1675 - Padrinhos: João Correia de Morais e Brites Mendes, mulher de José de Almeida, de Fajão.
- (imagem 83) Teresa, b. 06.05.1680 - Padrinhos: Manuel Rodrigues de ... e Brites Mendes, todos desta vila (Fajão).

Um abraço,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

Mendonças no Concelho de Arganil

#229304 | Lourval | 14 mai 2009 03:48 | Em resposta a: #229287

Cara Prima Celeste,

Toda a ajuda é benvinda. Neste momento estou muito interessado nos Mendonça ou Mendonça Furtado, de Arganil.

José de Mendonça, natural do Arganil migrou para a Póvoa de Rio de Moinhos e lá se casou com Maria Gaspar em 1677. Fico pensando nos motivos que o levaram a se deslocar para a Póvoa. Será que foi só?

Beijos
Lourval

Resposta

Link directo:

Mendonças no Concelho de Arganil

#229305 | Lourval | 14 mai 2009 04:29 | Em resposta a: #229288

Caro Rui Pereira,

Fico contente em colaborar.

Hoje estive no CHF e insisti em descobrir a data do óbito de José de Mendonça. Faleceu em 17-08-1724 aos 71 anos. Sim, estabeleci o seu nascimento em 31-01-1653, pois não tenho dúvida alguma de que ele era filho de Genes Ribeiro. O óbito dele declara-o natural de Arganil.

Todavia, por desencargo de consciência, estou retomando os batismos do Arganil entre 1640 e 1660. A outra possibilidade que era José ser filho de Salvador de Mendonça foi descartada pelo fato de que a viúva de José de Mendonça faleceu em 1761.

A minha sorte foi que os Mendonças paracem ter saído do Arganil. Então ficaram duas possibilidades: ou José era filho de Genes ou de Salvador. Esta última foi descartada.

Mas para onde eles foram? É que Genes Ribeiro e Maria de Mendonça se casaram exatamente neste lugar. Será que é Pombeiro da Beira?

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

Mendonças no Concelho de Arganil

#229306 | Lourval | 14 mai 2009 04:55 | Em resposta a: #229065

Caro José Caldeira,

Hoje eu procurei por um possível batismo de Bernardo Ribeiro (marido de Maria da Esperança). Ele não nasceu no Arganil. Logo sua hipótese ganha força.

Por outro lado tenho uma hipótese para os pais de Maria da Esperança: Genes da Costa e Catarina Mendes. Este casal teve filha Maria em 15-01-1595. Data de nascimento bem consistente para quem se casa em 1613 e nada mais natural que por o nome do pai em seu filho.

Procurei pelo casamento de uma Maria, filha de Genes da Costa. Eu não encontrei.

Hoje eu localizei o óbito de José de Mendonça na Póvoa de Rio de Moinhos: 17-08-1724. Isto significa que ele se casou pela terceira vez com mais de 60 anos e teve filhos!

José de Mendonça já tem uma página aqui no Genea: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1175445

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

Filhos de Bernardo de Mendonça e Maria da Costa

#229382 | Lourval | 14 mai 2009 22:22 | Em resposta a: #229299

Caros Rui Pereira e José Caldeira,

Já varri praticamente toda a década de 1640 no Arganil e os únicos Mendonças que encontrei foram João filho de Salvador de Mendonça e Maria filha de Genes Ribeiro. Detalhe: o padrinho de Maria é André (salvo erro) Quaresma. Detalhe importante pois penso que Maria de Mendonça é filha de Bernardo Quaresma e Maria de Mendonça.

Quando eu voltar da faculdade continuo a busca.

Já li vários tópicos sobre o Arganil. Tudo muito interessante. Fica a pergunta: onde teriam, com maior probabilidade, se casado Genes Ribeiro e Maria de Mendonça? Provavelmente neste mesmo lugar se casaram Bernardo Ribeiro e Maria da Esperança! Dei uma olhada nos livros de Pombeiro da Beira e nada encontrei.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Mendonças no Concelho de Arganil

#229385 | rmfrp | 14 mai 2009 22:29 | Em resposta a: #229305

Caro Lourval:

Apenas uma dúvida: a idade de 71 anos para José de Mendonça é cálculo seu e não consta do registo na Póvoa de Rio de Moinhos, pois não?

(Eu gostaria muito de estar enganado...)

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

Mendonças no Concelho de Arganil

#229424 | Lourval | 15 mai 2009 03:36 | Em resposta a: #229385

Caro Rui,

Não, não estava no óbito a idade dele. Sei que ele se casou em 1677 e faleceu em 1724. Entre o primeiro casamento e seu falecimento temos 47 anos. Normalmente os homens se casam entre 23 e 25 anos, o que nos levaria ao nascimento dele entre 1652 e 1654. Tanto no casamento quanto no óbito é declarado natural do Arganil.

Todavia estou relendo os batismos do Arganil e sei que não há nenhum José filho de pai ou mãe Mendonça entre 1640 e 1650. Continuarei até 1660. Se eu não encontrar outra possibiliade, admitirei José de Mendonça filho de Gens Ribeiro.

No óbito dele é comentado que deixou testamento e que ficaria sob a responsabilidade de seu sogro, Manuel Gonçalves. Como poderia ter acesso a este testamento? Se é que ainda existe.

Também vou reler os casamentos no período apropriado no Arganil para checar se algum José de Mendonça lá se casa.

Tudo isso só por desencargo de consciência pois não tenho dúvida alguma com relação à sua filiação por tudo o que já foi lido e dito.

Se ele tivesse nascido muito próximo de 1640 então ele teria se casado terceira vez com cerca de 77 anos. Parece improvável. Vou considerar que ele possa ter se casado com 18 anos ou um pouco menos que isso.

O que você acha da possibilidade de Maria da Esperança ser filha de Genes da Costa e Catarina Mendes da Horta? Este casal tem filha Maria nascida em 15-01-1595 e teria se casado com 18 anos.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

Mendonças no Concelho de Arganil

#229430 | Lourval | 15 mai 2009 07:53 | Em resposta a: #229282

Caros Rui Pereira e José Caldeira,

Investiguei todos os batismos compreendidos entre 1640 e 1663. Encontrei somente dois batismos com José, filho de pai ou mãe Mendonça:

1) José, filho de Salvador de Mendonça em 1652
2) José, filho de Gens Ribeiro e Maria de Mendonça em 1653

Ambos poderiam ser José de Mendonça que se casou na Póvoa de Rio de Moinhos em 1677.

Porém quando José de Mendonça faleceu em 1724 ele era casado com Maria Gonçalves o que exclui o filho de Salvador de Mendonça.

Se ele nasceu antes de 1640 então ele se casou terceira vez (1717) com mais de 77 anos.
Se ele nasceu depois de 1663 então ele se casou primeira vez (1677) com menos de 14 anos.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

Mendonças no Concelho de Arganil

#229431 | Lourval | 15 mai 2009 07:54 | Em resposta a: #229174

Caros Rui Pereira e José Caldeira,

Investiguei todos os batismos compreendidos entre 1640 e 1663. Encontrei somente dois batismos com José, filho de pai ou mãe Mendonça:

1) José, filho de Salvador de Mendonça em 1652
2) José, filho de Gens Ribeiro e Maria de Mendonça em 1653

Ambos poderiam ser José de Mendonça que se casou na Póvoa de Rio de Moinhos em 1677.

Porém quando José de Mendonça faleceu em 1724 ele era casado com Maria Gonçalves o que exclui o filho de Salvador de Mendonça.

Se ele nasceu antes de 1640 então ele se casou terceira vez (1717) com mais de 77 anos.
Se ele nasceu depois de 1663 então ele se casou primeira vez (1677) com menos de 14 anos.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

Mendonças no Concelho de Arganil

#229558 | Lourval | 17 mai 2009 02:26 | Em resposta a: #229431

A quem possa interessar:

Faleceu no Arganil Bernardo Quaresma em 06-02-1658
Faleceu no Arganil Bernardo Ribeiro em 05-02-1634
Faleceu no Arganil Maria da Esperança em 16-07-1663
Faleceu no Arganil Maria de Mendonça em 20-11-1700

Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Mendonças no Concelho de Arganil

#229606 | rmfrp | 17 mai 2009 19:06 | Em resposta a: #228913

Caros Lourval e José Caldeira:

Como já é do conhecimento do Primo José Caldeira, com quem estive ontem, encontrei nos paroquiais de Pombeiro, que estão agora a ser colocados online, o casamento a 29.05.1638 de António Carneiro, de Góis, com Helena de Mendonça, de Pombeiro (misto de 1618-1643, imagem 115). Um neto deste casal foi o FSO João Correia de Morais, nascido em 1674 (informação de José Caldeira), que não pode ser o mesmo João Correia de Morais que foi padrinho de Clara de Mendonça pois esta nasceu em 1675. Mesmo assim, este padrinho sugere fortemente que Helena de Mendonça e Bernardo de Mendonça são dos mesmos Mendonças.

Infelizmente o registo está muito borrado, quase todo ilegível. É possível perceber que o nome do pai da noiva é Manuel, e o borrão correspondente ao nome da noiva, embora não propriamente legível, é compatível com "Sabina de Sequeira", o nome da mulher de Manuel Nunes de Mendonça Furtado. Penso que o nome do pai estará neste registo como Manuel Nunes de Mendonça.

Um facto que ontem, quando encontrei o registo e o mostrei ao Primo José Caldeira, eu não notara, é que a noiva é dada como viúva. O registo indica não só o nome do marido anterior como o dos pais deste... tudo muito borrado, é claro.

No entanto, seguindo para trás acabei por encontrar o casamento anterior de Helena de Mendonça, a 22.05.1626 (imagem 87). Aí ela é indicada apenas como filha de Manuel Nunes de Mendonça. O marido é Gaspar da Guerra, filho de Manuel da Guerra.

Fui ainda aos baptismos e consegui encontrar os seguintes filhos de Helena de Mendonça:

Do primeiro casamento:
(imagem 36) - b. 07.03.1628, Manuel - padrinhos: Manuel Teixeira de Aragão e Francisca de Sequeira.
(imagem 47) - b. 17.03.1630, Mariana - padrinhos: Baltazar Machado e Maria Henriques, mulher de Domingos Baião, da vila de Pombeiro.
(imagem 59) - b. 04.06.1632, Teresa - padrinhos: o Pe. António Nunes, capelão do morgado, e Maria Machado, mulher de António da Costa.
e do segundo casamento:
(imagem 128) - b. 16.04.1639, Ana - padrinhos: Nicolau de Sequeira, da Póvoa da Judia, e (Maria Ferreira???), da vila de Pombeiro.

Um abraço,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Mendonças no Concelho de Arganil

#229607 | rmfrp | 17 mai 2009 19:08 | Em resposta a: #229558

Caro Lourval:

Muito obrigado por estes novos dados.

Um abraço,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

Mendonças no Concelho de Arganil

#229609 | Lourval | 17 mai 2009 19:45 | Em resposta a: #229606

Caro Rui Pereira,

Obrigado pelas informações. Creio ter visto, mas já esqueci onde, que Helena de Mendonça foi madrinha com o pai em diversos batismos.

Ontem estive ´caçando´ o Genes da Costa e Catarina Mendes. Achei os filhos Félix * 22-01-1601 e Manuel * 06-04-1603, além da já citada Maria em 15-01-1595.

Minha hipótese sofreu um golpe quando achei filha Ana Correia madrinha de Manuel junto com o pai, Genes da Costa, sendo Manuel filho de Luís Correia e Marial Leal. Manuel nasceu em 08-01-1610.

Minha esperança é de que as filhas de Genes da Costa fossem todas Esperanças :) Mas Ana é Correia.

Em um outro batismo de um filho de Luís Correia, onde os padrinhos foram também Genes da Costa e Ana Correia, creio ter lido Luís Correia da Costa. Mas estava borrado e não posso garantir o ´da Costa´.

Tudo no Arganil.

Acho que Genes da Costa tem pai ou mãe Correia. A propósito achei o óbito de Catarina Mendes em 20-08-1639.

Localizei também o batismo de um Genes, filho de Gaspar Dias e Leonor Dias, em 22-11-1566. Anotei pois creio já ter visto uma família Dias da Costa nos registros do Arganil.

Hoje vou ao CHF e espero levantar mais dados sobre os Mendonças da Póvoa. Existe uma imensa família Gaspar na Póvoa. A esposa de José de Mendonça é Maria Gaspar. Eu me pergunto se José de Mendonça "caiu do nada" na Póvoa. Ou se lá já existia gente do Arganil.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

Mendonças no Concelho de Arganil

#229625 | Lourval | 17 mai 2009 23:31 | Em resposta a: #229607

Caro Rui Pereira,

Como eu desconfiava, havia uma comunidade de Arganil na Póvoa de Rio de Moinhos.

Faleceu na Póvoa de Rio de Moinhos Bernarda Leal, viúva de ?Francisco? Monteiro, natural do Arganil, em 21-05-1675;

Faleceu na Póvoa de Rio de Moinhos Beatriz Leal, viúva de Melchior Marques de Carvalho, natural do Arganil. Esqueci de anotar a data mas está na mesma página que Bernarda Leal.

Conhece esta gente?

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Mendonças no Concelho de Arganil

#229699 | rmfrp | 18 mai 2009 21:54 | Em resposta a: #229625

Caro Lourval:

Eu não conheço esses Leal. Tenho muita ascendência de Arganil mas o meu conhecimento de outras famílias que não a minha é bastante limitado.

Não sei por que razão existiria esse ligação com Arganil. Poderia estar relacionada com a transumância do gado, como sucedia com algumas ligações entre a Beira e o Alentejo?

Um abraço,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Mendonças no Concelho de Arganil

#229733 | JCALD | 19 mai 2009 01:54 | Em resposta a: #229625

Caro Lourval:

Interessante esta sua informação. Já tinha verificado várias ligações de pessoas do actual concelho de Arganil com terras da Beira-Baixa, mas nunca com Póvoa de Rio de Moinhos.
Havia bastantes Leais em Arganil nos séculos XVI e XVII. Depois começaram a rarear. Encontrei várias ligações à família Souto. Parece-me que são aparentados com os Leais de outras vilas da região (Celavisa, Góis, Lousã).

Não consigo identificar a Bernarda Leal, casada com Francisco Monteiro, mas os Monteiros constituiam uma das famílias mais antigas e principais de Arganil.

Tenho nas minhas fichas o casamento de Belchior Marques, em Arganil a 13-2-1628, com Beatriz Leal, de Arganil. Possivelmente o Belchior seria natural do Salgueiral, freguesia de Coja, onde viveram e onde nasceram 2 filhos do casal:
- João b. em Coja a 25-6-1639, e
- Baltasar b. em Coja a 10-1-1644.

Aproveito para lhe agradecer todas as informações que tem dado aqui no forum sobre gente de Arganil, que tenho seguido com muito interesse, e pedir-lhe desculpa por não lhe responder, mas tenho andado muito ocupado.

Um abraço,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

Mendonças no Concelho de Arganil

#230072 | Lourval | 21 mai 2009 22:02 | Em resposta a: #229733

Caro José Caldeira,

Tenho anotado aqui o batismo de Manuel em 18/05/1719 em Escalos de Baixo, filho de Manuel Rodrigues Capão e Maria João. Ele é filho de Agostinho Rodrigues e Maria Marques. Maria João é filha de João Fernandes e Maria Dias, estes de Arganil.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

Mendonças no Concelho de Arganil

#230618 | Lourval | 27 mai 2009 16:37 | Em resposta a: #229607

Caros colegas,

Famílias da Beira Baixa, de Manuel Rolão, diz que Lázaro Ramos era sobrinho de Beatriz Leal, de Arganil.

Além do casamento de Lázaro Ramos que a obra acima cita, encontrei outro com Catarina Miguel. O registro de casamento de Lázaro Ramos com Francisca Gonçalves não declara os nomes dos pais deles. Este casamento aconteceu em 25-11-1660.

Porém Lázaro Ramos era viúvo. Ele havia se casado com Catarina Miguel, filha de Manuel Gonçalves Benespera e Maria Miguel (meus antepassados). Este casamento ocorreu em 22-05-1658. Lázaro Ramos era filho de Manuel Ramos e Maria Garcia.

Fui aos livros de Arganil. Encontrei o batismo de Lázaro, filho de Manuel Ramos e Maria Garcia, em 05-04-1626.

Famílias da Beira Baixa também diz que Lázaro Ramos era irmão do Padre Diogo Garcia Ramos. Manuel Ramos e Maria Garcia se casaram em Arganil em 14-01-1616. Não são declarados os pais, infelizmente.

Manuel Rolão cita ainda outros dois casamentos. António Franco casou-se com Francisca Gonçalves, filha de Lázaro Ramos e Francisca Gonçalves, em 06-09-1699. André Ramos casou-se com Luzia Garcia Ramos em 20-02-1678. Não se vê os nomes dos pais de Luzia Garcia Ramos mas acredito que seja filha de Lázaro Ramos e Maria Garcia.

Há uma família Franco em Arganil. Será que há relação com a família Franco da Póvoa de Rio de Moinhos?

Seria interessante olhar o processo do Padre Diogo Garcia Ramos. Eu ainda não encontrei seu batismo mas acho que ele foi o primeiro filho de Manuel Ramos e Maria Garcia e nasceu em 1616. Porém encontrei os filhos Manuel (19-05-1619), Mônica (18-12-1622) além do Lázaro já citado acima em 05-04-1626.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

Mendonças no Concelho de Arganil

#230619 | Lourval | 27 mai 2009 16:41 | Em resposta a: #229059

Caros colegas,

Cometi um erro na mensagem anterior. Luzia Garcia Ramos deve ser filha de Lázaro Ramos e Catarina Miguel. Foi o que eu quis dizer.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

Mendonças no Concelho de Arganil

#230719 | Lourval | 28 mai 2009 20:37 | Em resposta a: #229607

Caro Rui Pereira,

Continuo vindo aqui para apresentar dados da migração para a Póvoa de Rio de Moinhos. Para alguém poderá servir.

Anotei o casamento de Manuel Fernandes e Catarina Jorge em 18-06-1628, ocorrido na Póvoa de Rio de Moinhos. Os pais dele são Mateus Fernandes e Domingas Gil, falecidos, do lugar do Carvalho, da Vila de Pampilhosa da Serra. Os pais de Catarina Jorge são ??Jorge (falecido) e Maria Antunes.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Domingas Gil

#230924 | rmfrp | 31 mai 2009 14:48 | Em resposta a: #230719

Caro Lourval:

É possível que a Domingas Gil que refere seja minha parente. Eu descendo de uma família Gil do lugar de Praçais, na freguesia do Cabril, vizinha da freguesia da Pampilhosa. Encontrei aí, no século XVII, duas Domingas Gil: uma é minha tia e a outra pertence a um ramo que não consigo entroncar com o meu.

O apelido Gil é bastante comum, pelo menos, numa pequena região que compreende as freguesias da Pampilhosa, Cabril, Janeiro de Baixo e Janeiro de Cima.

Um abraço,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

Mendonças no Concelho de Arganil

#231080 | Lourval | 02 jun 2009 03:31 | Em resposta a: #229733

Caros Primos Rui Pereira e José Caldeira,

O amigo e pesquisador Vítor Carvalho da Póvoa de Rio de Moinhos localizou para mim:

Batismo de Domingos em 19/05/1720 na Póvoa de Rio de Moinhos filho de José Mendonça (Arganil) e de Maria Gonçalves (PRM) neto paterno de Genes Ribeiro e de Maria Mendonça Furtado naturais de Arganil e materno de Manuel Gonçalves e de Catarina Pires (PRM).

Logo agora não há mais dúvidas. Fiquei bastante contente.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

Mendonças no Concelho de Arganil

#231081 | Lourval | 02 jun 2009 03:32 | Em resposta a: #229606

Caros Primos Rui Pereira e José Caldeira,

O amigo e pesquisador Vítor Carvalho da Póvoa de Rio de Moinhos localizou para mim:

Batismo de Domingos em 19/05/1720 na Póvoa de Rio de Moinhos filho de José Mendonça (Arganil) e de Maria Gonçalves (PRM) neto paterno de Genes Ribeiro e de Maria Mendonça Furtado naturais de Arganil e materno de Manuel Gonçalves e de Catarina Pires (PRM).

Logo agora não há mais dúvidas. Fiquei bastante contente.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Mendonças no Concelho de Arganil

#231108 | JCALD | 02 jun 2009 16:36 | Em resposta a: #231080

Caro definitivamente Primo Lourval:

Óptimas notícias!
Não só acabaram as dúvidas, como ficámos a saber mais sobre os nossos antepassados em comum.
É a primeira vez que Maria aparece com Furtado o que a torna com mais probabilidades de ser da família dos outros Furtados de Mendonça de quem falei nas mensagens anteriores.
Difícil é provar o parentesco. Naquela época já há poucas informações.
Haverá algum padre na família na Póvoa de Rio de Moinhos? As habilitações «de genere» costumam ser uma boa fonte de notícias familiares.

Agradeço-lhe a informação, que me permite com segurança despedir-me do Primo com um abraço,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

Mendonças no Concelho de Arganil

#231112 | Lourval | 02 jun 2009 17:41 | Em resposta a: #231108

Caro Primo José Caldeira,

Sim, realmente foram ótimas notícias, e graças ao filho que José de Mendonça teve nos seus 67 anos! O que mostra que ele é bem da família pelo que você disse dos outros membros da família...ter filhos com bastante idade.

O único padre natural de Arganil que identifiquei na Póvoa foi Diogo Garcia Ramos, o sobrinho de Beatriz Leal. Esta família tem várias ligações com os Francos da Póvoa. Interessante que há uma família Franco em Arganil.

O Padre Diogo Garcia Ramos tem um irmão, Lázaro Ramos, que se casou na Póvoa pelo menos duas vezes. Eu encontrei o batismo de Lázaro em Arganil em 05-04-1626 sendo ele filho de Manuel Ramos e Maria Garcia.

O livro de Manuel Rolão menciona outras pessoas de Arganil que moravam na Póvoa. Acho que a ligação de Arganil com a Póvoa vem de longe.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Mendonças no Concelho de Arganil

#231118 | rmfrp | 02 jun 2009 20:56 | Em resposta a: #231112

Caro Primo Lourval:

Ainda bem que conseguiu a confirmação da filiação de José de Mendonça!

Inicialmente eu tive alguma esperança de que algum baptismo de um filho pudesse resolver a situação, como afinal acabou por acontecer, mas não sabia como era a indicação dos avós nos baptismos da Póvoa de Rio de Moinhos. Na região do Bispado da Guarda que conheço melhor, junto à fronteira como o de Coimbra, começaram a indicar os avós em 1713, o que ajuda muito. Póvoa de Rio de Moinhos era Bispado da Guarda também, não?

Um abraço,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

Mendonças no Concelho de Arganil

#348852 | Tgalvao | 03 ago 2014 03:06 | Em resposta a: #228913

Caríssimos primos,

Li com atenção todo o magnifico trabalho de investigação que fizeram neste tópico, também eu descendo dos Furtado de Mendonça de Arganil, encontrei um excerto de uma genealogia no site do FamilySearch que pelo que li aqui suponho que deve pertencer a algum dos confrades (Lourval, Rui Pereira ou José Caldeira).

https://familysearch.org/pal:/MM9.2.1/SR3W-4T8

A minha questão é se após toda esta investigação, a genealogia apresentada no link acima está "confirmada"??

Desde já os meus sinceros agradecimentos
Tiago Galvão

Resposta

Link directo:

Mendonças no Concelho de Arganil

#348853 | Tgalvao | 03 ago 2014 03:08 | Em resposta a: #228913

Já agora aproveito também para deixar aqui referências que encontrei no site do confrade Ângelo Queiroz da Fonseca em relação ao casal Gens da Costa e Catarina Mendes Horta que provavelmente já será conhecida por vós.

http://gw.geneanet.org/aqf?lang=es;p=catarina+mendes+da;n=horta

Cumprimentos
T. Galvão

Resposta

Link directo:

Mendonças no Concelho de Arganil

#348913 | Tgalvao | 04 ago 2014 21:51 | Em resposta a: #228913

...

Resposta

Link directo:

Mendonças no Concelho de Arganil

#348956 | CCS1953 | 06 ago 2014 15:37 | Em resposta a: #228913

Lourval,

Sendo esta família da Póvoa, também me estão ligados???
Beijo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 mai 2024, 19:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen