Familia Valle - Carvalhal de Tondela

Este tópico está classificado nas salas: Património | Regiões | Arquivos

Familia Valle - Carvalhal de Tondela

#228155 | avalle | 02 mai 2009 00:23

Meus caros,

Alguém me pode ajudar sobre como encontrar o Morgado de S. Pedro em Carvalhal - Tondela. Sei que em tempos idos os meus antepassados foram Senhores desse Morgado mas, não consigo encontrar nada que me dê uma indicação de como lá chegar!!

Aproveito também para perguntar se alguém sabe onde param os Registos Paroquiais de TONDA? Preciso de continuar uma pesquisa sobre o nome Telles, que me levou até lá e não consigo avançar.

Agradeço toda a ajuda.

Cumprimentos,

Ana do Valle Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Familia Valle - Carvalhal de Tondela

#230279 | avalle | 23 mai 2009 18:15 | Em resposta a: #228155

Renovo o meu pedido.

Muito Obrigada


Ana do Valle Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Familia Valle - Carvalhal de Tondela

#230338 | aeiou2 | 24 mai 2009 04:29 | Em resposta a: #230279

Quem sabe desses Valle é o Vasco Briteiros nik name vbriteiros
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Familia Valle - Carvalhal de Tondela

#230339 | aeiou2 | 24 mai 2009 04:29 | Em resposta a: #230279

Quem sabe desses Valle é o Vasco Briteiros nik name vbriteiros
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Familia Valle - Carvalhal de Tondela

#230349 | avalle | 24 mai 2009 10:58 | Em resposta a: #230338

Bom dia Maria,

Obrigada pela sua informação, vou aguardar que o Confrade Vasco Briteiros veja o meu pedido e me dê alguma pista para a minha pesquisa.

Cumprimentos,

Ana do Valle Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Familia Valle - Carvalhal de Tondela

#230565 | vbriteiros | 26 mai 2009 23:40 | Em resposta a: #230349

Minha Senhora,
A Maria mandou e eu então respondo que não sou a pessoa mais indicada para a informar sobre Valles de Tondela. Há outros participantes com mais conhecimento sobre o tema.
Veja por favor os "assuntos já tratados" aqui, utlizando a pequena janela antes das palavras " Todas as Salas" e clique em pesquisar ( Valles de Tondela, Morgadio de Tonda, Casa dos Valles ou dos Lentes, Vilafanhas, Teles etc)
Se não conseguir ajuda , então dê-me mais elementos sobre as sua origens,pais,avós freguesias e datas para eu perguntar a familiares.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Familia Valle - Carvalhal de Tondela

#263665 | joão reis | 09 out 2010 16:13 | Em resposta a: #228155

Cara Ana


Sou descendente também desta família, através de um dos filhos (o bacharel Gonçalo José do Vale) de Ana Maria do Vale e Estêvão Antunes, penso que os primeiros administradores do morgado de que fala.

Tem mais alguma novidade que queira partilhar? Conhece a ascendencia de Estêvão Antunes? e da mãe de Ana Maria do Valle, Ana Antunes?, são dados que me interessam e que desconheço.

Os unicos dados que conheço dos Valles do Carvalhal de Tondela, são os contantes nos vários tópicos do forum, pelo que souber de mais algum dado, por favor partilhe, ficar-lhe-ei agradecido. Já agora, e porque penso que descenderá do mesmo casal, de que filho descende?


Cumprimentos


João Reis Caldeira

Resposta

Link directo:

Familia Valle - Tondela

#284081 | almiro63 | 06 ago 2011 21:47 | Em resposta a: #263665

Caro João Caldeira


Ana Maria do Vale (administradora do vínculo e capela do Morgado de São Pedro, instituido por seu tio Pedro Fernandes), casou em Tondela em 1744 com Estêvão Antunes.

Ana Maria do Vale era filha de Joaquim Rodrigues do Vale e de Ana Antunes.
Neta paterna de Inácio Antunes do Vale e de Maria Simões
Neta materna de António Antunes e de Maria Manuel


Estêvão Antunes e Ana Maria do Vale foram pais de:

- Gonçalo José Neves do Vale
- José Joaquim do Vale
- Bernardo José do Vale
- Jerónimo José do Vale


Cordialmente

J. Almiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Valle - Carvalhal de Tondela

#293195 | Maria | 21 dez 2011 14:53 | Em resposta a: #263665

Boa tarde,

Peço desculpa pela intrusão mas na minha pesquisa pelos antepassados de um tio meu, deparei-me com a família Valle originária de Tondela.

Até à data as minhas pesquisas levaram-me até:

1. Maria José de Carvalho (n. 3.Agosto.1811 na freguesia Aveiro, baptizada na Igreja Paroquial de Vera Cruz) casada com António Pedro Teixeira em 28-Fevereiro-1832 na mesma Igreja. Ele natural da vila de Ançã, viúvo de D. Maria Fortunata.

2. Francisco José Ribeiro - natural de Vera Cruz, Aveiro
3. Mariana Máxima de Carvalho - natural de Anadia, Arcos da Moita, Aveiro

4. Fernando José Ribeiro - natural da vila de Esgueira, Aveiro (teve um outro filho de nome João José Ribeiro que foi padrinho de Maria José de Carvalho)
5. Maria do Rosário - natural de Aveiro

6. Gonçalo José do Valle - natural do Carvalhal, Tondela, Viseu
7. Maria Joaquina de Carvalho e Almeida - natural de Anadia

Será que me poderia ajudar em lançar mais alguma luz sobre esta família?

Cumprimentos e votos de um Feliz Natal.

Alexandra Maria Silva

Resposta

Link directo:

RE: Familia Valle - Carvalhal de Tondela

#293355 | 6099 | 23 dez 2011 23:47 | Em resposta a: #293195

Cara Alexandra:

O seu 6. GONÇALO JOSÉ DO VALLE, foi baptizado em 21.12.1744, morador em Anadia. Seus pais:

12. ESTÊVAO ANTUNES, + Carvalhal (de Tondela) a 29.11.1786, c. a 14.3.1744 c.
13. ANA MARIA DO VALLE, b. Carvalhal 10.12.1721, foi Senhora de um morgadio de que era cabeça a Capela de São Pedro do Carvalhal (Lv. 403 do Concelho de Besteiros, fls. 4 e sgtes., testamento do Pe. Pedro Fernandes, do Carvalhal, em que instituiu vínculo de capela e morgado, chamando para 1ª. administradora Ana Maria do Valle, 2º. adm. seu filho Pe. António (?) Roiz do Valle e 3º. seu filho Dr. Pedro Roiz do Valle.

24. MANUEL SIMOES
25. CAETANA ANTUNES, nat. Carvalhal
26. JOAQUIM ROIZ (ou Rodrigues) DO VALLE, natural de Santa Maria de Tondela, c. Carvalhal a 20.5.1710 c.
27. ANA ANTUNES, nat. Carvalhal

48. MANUEL SIMOES
49. ANA ANTUNES ou ANA JOAO
50. DOMINGOS JORGE
51. ISABEL FERREIRA
52. INÁCIO ANUNES DO VALLE, c. Tondela 3.10.1678 c. s. p.
53. MARIA SIMOES
54. ANTONIO ANTUNES, nat. Vila Nova da Raínha (Tondela)
55. MARIA MANUEL, nat. Carvalhal

104. INÁCIO ANTUNES, c. Tondela 27.5.1648 c.
105. MARIA ROIZ DO VALLE
106. FERNAO JOAO
107. MARIA SIMOES (do Valle)
108. LOURENÇO ANTUNES
109. FILIPA PENEDO, de Vila Nova da Raínha
110. ANTÓNIO DOMINGOS, nat. Carvalhal
111. CATARINA MANUEL, nat. Carvalhal

208. INÁCIO ANTUNES
209. GUIOMAR JOAO
210. GASPAR FERNANDES
211. VIOLANTE ROIZ DO VALLE, + Tondela 2.10.1660
214. PEDRO ROIZ DO VALLE

422. ?
428. ?

844. e 856. VICENTE ÁLVARES RIBEIRO, Cavaleiro da Ordem de Cristo e Comendador de Santa Maria de Tondela
845. e 857. MARIA SIMOES DO VALLE

1688. e 1712. ?
1690. e 1714. (?) SIMAO DO VALLE

3380. e 3428. (?) PEDRO ROIZ DO VALLE

Esta informação foi recolhida dos meus apontamentos genealógicos sobre os Valles de Tondela, baseados no caderno manuscrito sobre a mesma família, da autoria de Fernando de Gouveia e Sousa e nas "Memórias Genealógicas da Casa de António Dias Telles de Vilafanha de Barros, nat. Tondela (...)"

Espero ter sido útil.

Cumprimentos e um Santo Natal,

José Paulo C. F. da Bandeira de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Valle - Tondela

#293356 | 6099 | 24 dez 2011 00:01 | Em resposta a: #284081

Caro João Almiro:

Peço-lhe as maiores desculpas. Não reparei que, antes de mim, já tinha respondido ao confrade João Caldeira dando informação coincidente com a que agora enviei à Alexandra.
Entretanto informo que além dos que indicou, tenho mais os seguintes filhos de Estêvão Antunes e Ana Maria do Valle: Manuel Joaquim do Valle (c. c. g.), Eugénia (s. m. n.) e Rosa Angélica do Valle, n. 22.12.1760 e b. 28 c.3.7.1809 c. Manuel Jacinto (s. m. n.).
Um abraço,
José Paulo Bandeira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Valle - Carvalhal de Tondela

#293463 | Maria | 26 dez 2011 23:30 | Em resposta a: #293355

Boa noite!

Muito e muito obrigada pela ajuda.

Agora já posso expandir o meu ramo do Valle de Tondela.

Cumprimentos e como já não posso desejar um Santo Natal, cujos votos agradeço, desejo um 2012 cheio de alegria e saúde.

Alexandra Maria Silva

Resposta

Link directo:

RE: Familia Valle - Carvalhal de Tondela

#293567 | joão reis | 28 dez 2011 23:19 | Em resposta a: #293195

Boa noite Maria

Peço-lhe, antes de mais, que me perdoe por apenas agora lhe responder, mas, acredite, não foi por falta de vontade, mas apenas porque o tempo, ou melhor a absoluta falta dele, o não permitiu.

De facto, o confrade José Paulo Bandeira de Figueiredo já respondeu ao essencial, pelo que apenas lhe posso acrescentar que o Gonçalo José do Valle surge na base de dados do Genea, casado com a Maria Joaquina Nunes da Silva, o que não é verdade. Julgo que, quando nasceu a filha dele com a dita Maria Joaquina Nunes da Silva (Maria Rita Nunes do Vale), eram ambos solteiros, embora isso não tenha sido referido no assento de baptismo. A referencia ao estado civil da Maria Joaquina Nunes da Silva (como solteira) surge apenas num assento de um dos netos.

Ainda não tive oportunidade de corrigir a página, mas assim que puder fá-lo-ei.


Cumprimentos

João R. Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Valle - Carvalhal de Tondela

#307961 | avalle | 12 jun 2012 12:26 | Em resposta a: #228155

Caros Confrades,

Renovo este pedido e agradeço toda a ajuda que me possam prestar.

Bem hajam

Cumprimentos,

Ana do Valle Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Familia Valle - Carvalhal de Tondela

#307962 | cavaleirofidalgo | 12 jun 2012 12:32 | Em resposta a: #307961

Caríssima!

Boa tarde.

Envio os seguintes dados.
Tem informações complementares? Obrigado, desde já.


I- ANTÓNIO FERNANDES DO VALLE, Capitão e Vereador da Câmara de Tondela, f.º de Sebastião Fernandes e D. Catarina João, casou em Tondela em 1648 com D. MARIA SIMÕES DO LOUREIRO, f.ª André João e de D. Maria Rodrigues [também chamada de Domingas Rodrigues].
Filhos:
II- SEBASTIÃO RODRIGUES DO VALLE. S.m.n.
II- D. LOURENÇA RODRIGUES DO VALLE, nat. de Tondela onde n. 21 de Agosto de 1651. C.c. ANTÓNIO DE HORTA. C.g. S.m.n.
II- ANTÓNIO FERNANDES DO VALLE, n. Fevereiro de 1656. S.m.n.
II- D. VENTURA RODRIGUES DO VALLE, c.c. CRISTÓVÃO ÁLVARES, s.m.n.
II- MATIAS RODRIGUES DO VALLE, c.c. D. MARIANA NÁPOLES HENRIQUES RIBEIRO. C.g. S.m.n.
II- D. MARIA RODRIGUES DO VALLE, que segue assinalada em cima. Casou com Manuel Ferreira, em Tondela, Viseu, no dia 7 de Janeiro de 1687, f.º de Manuel Ferreira e de D. Maria Pereira, moradores na freg.ª de São Miguel do Outeiro, concelho de Tondela C.g.
II- VICENTE RODRIGUES DO VALLE, c.c. D. MARIANA MARQUES. S.m.n.
II- D. ANA RODIGUES DO VALLE, c.c. LEONARDO RODRIGUES DA FONSECA. S.m.n.
II- MANUEL RODRIGUES DO VALLE, s.m.n.

Também sou COIMBRA de sangue. Tenho muita curiosidade em saber mais sobre essa linha!



Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Familia Valle - Carvalhal de Tondela

#307985 | avalle | 12 jun 2012 16:15 | Em resposta a: #307962

Caro Luís,

Muito obrigado pela informação que me deu sobre a minha familia de sangue - Valle - , vou cruzá-la com a informação de que disponho e que se estiver interessado posso disponibilizá-la para o seu e-mail.

Relativamente à familia COIMBRA, é a familia de meu marido, ANTÓNIO MANUEL TEIXEIRA COIMBRA, cujos avós paternos (naturais de Tondela) são: ANTÓNIO PINTO COIMBRA (filho de: José Pinto Júnior e de Cipriana Coimbra) e MARIA CECÍLIA COIMBRA (filha de: Carlos Coimbra e de Conceição Coimbra), deslocaram-se para Matosinhos em 1943/44, onde tiveram 3 filhos:

1º - ANTÓNIO FERNANDO COIMBRA (meu sogro)
2º - MARIA DEOLINDA COIMBRA
3º - MARIA ELIZA COIMBRA


Cumprimentos,

Ana do Valle Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Familia Valle - Carvalhal de Tondela

#307992 | cavaleirofidalgo | 12 jun 2012 16:48 | Em resposta a: #307985

Caríssima Ana do Valle Coimbra,

Muito agradeço a sua mensagem. Agradeço, outrossim, que me possa facultar esses dados cruzados. deixo-lhe o meu e-mail: antepassados.linhagem@gmail.com.

Também tenho notícias dos COIMBRA, que lhe deixo em seguida: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=307513#lista


Cumprimentos e obrigado.
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Familia Valle - Carvalhal de Tondela

#308051 | cavaleirofidalgo | 12 jun 2012 22:58 | Em resposta a: #307985

Caríssima Ana do Valle Coimbra,

Boa noite.

Recebeu a mensagem deste tópico com o meu contacto electrónico? Viu, também, os COIMBRA?



Fico a aguardar uma mensagem da sua parte, com dados relativos à nossa Família, pois somos parentes afastados!

Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Familia Valle - Carvalhal de Tondela

#311155 | avalle | 01 ago 2012 11:51 | Em resposta a: #293355

Caro José paulo,

Será que me pode informar, como e onde posso consultar o caderno manuscrito, da autoria de Fernando de Gouveia e Sousa, sobre os Valles de Tondela?

Cumprimentos,

Ana Paula do Valle Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Familia Valle - Carvalhal de Tondela

#311166 | 6099 | 01 ago 2012 15:13 | Em resposta a: #311155

Cara Ana:

Eu tive-o durante algum tempo por empréstimo há mais de vinte e cinco anos tendo-o devolvido depois à procedência. Mas para cúmulo de que me arrependo, não tirei na altura fotocópias, tendo-me limitado a copiar a maioria dos dados que lá estavam. Neste momento não sei quem o terá. Mas estou tão interessado como a Ana, para pelo menos poder tirar fotocópias. Vou tentar saber junto de uma fonte e dir-lhe-ei alguma coisa depois.
Cumprimentos,
José Paulo Bandeira de Figueiredo

Resposta

Link directo:

Familia Valle - Carvalhal de Tondela

#371285 | Angelo1964 | 29 jun 2016 22:23 | Em resposta a: #228155

Ja vou com uns anos de atraso, mas espero esclarecer.
Vai confusão com os "Carvalhais" aí e com as Freguesias.
O Concelho de Tondela tem três "Carvalhais". Carvalhal da Mulher que faz parte da Freguesia de Silvares, Carvalhal de Tondela que faz parte da Freguesia de Tondela e Carvalhal de Mouraz que faz parte da Freguesia de Mouraz.
Embora haja em Tondela e neste Carvalhal muitos Valles, acho que o Carvalhal que se refere pertençe à Freguesia de Mouraz e não de Tonda.
No Carvalhal de Mouraz é uma povoação mais antiga e com um solar brasonado conheçido pelo Solar dos Lobos dado que tem três lobos no seu simbolo heráldico.
Poderá procurar no Google sobre "solar de carvalhal mouraz e lobos"
Refiro também que a única Capela de S. Pedro existe no Carvalhal de Mouraz e em mais nenhum Carvalhal desta região.
Espero ter esclarecido um pouco.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Familia Valle - Carvalhal de Tondela

#371286 | Angelo1964 | 29 jun 2016 22:24 | Em resposta a: #228155

Poderá tirar mais dúvidas consultando os Arquivos Distritais de Viseu.
http://www.ad-viseu.com/

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 09:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen