Haplogrupo X

Este tópico está classificado nas salas: Genética

Haplogrupo X

#227267 | jose930 | 23 abr 2009 17:06

Este haplogrupo so se transmite por via feminina e e raro na Europa. Originario da regiao da Palestina encontra-se em certas tribos da America do Norte e Canada sem que se perceba a rota migratoria, ja que nao se detecta nos provaveis percursos entre as 2 regioes. Acresce que minha mulher e de Alvor e pelas informacoes que nos foram fornecidas nao ha conhecimento de outras pessoas na area do Algarve d
esse haplogrupo.Por outro lado tanto quanto consegui apurar os seus ascendentes femininos sao daquela regiao.
Agradeco informacoes mais completas dos entendidos desta materia.

HAPLOGRUPO X

1ªSegmento 16183C, 16189C, 16278T, 16311C, 16519C

2ºSegmento 73G, 143A, 153G, 189G, 195C, 225A, 226C, 263G, 309.1C, 315.1c,
475G


Cordeais Saudacoes

Jose Salgado

Resposta

Link directo:

HUMAN MIGRATIONS

#227381 | José-Manuel | 24 abr 2009 18:33 | Em resposta a: #227267

Universidade Califórnia (UC Riverside)

HUMAN MIGRATIONS
... (This index provides links to the many interesting puzzles in human history that are now beginning to unravel.)
(não funciona bem com o Firefox)
Trabalhos do ;
Prof. Dr. E. F. Legner
discoverfl@live.com
http://faculty.ucr.edu/~legneref/bronze/lingsubj.htm
______________________________________________________

... (Originário da região da Palestina encontra-se em certas tribos da América do Norte e Canada sem que se perceba a rota migratória, já que não se detecta nos prováveis percursos entre as 2 regiões.)

Não se percebe por causa do mito que a América foi descoberta por Colombo, falta de vontade e coragem das cátedras responsáveis reescreveram a história da humanidade à luz do ADN, e sem preconceitos nacionalista colonizadores de primazias.

O oceano Atlântico sempre se atravessou em canoas e barcos, antes e depois dos Egípcios, até ânforas romanas foram descobertas no Brasil…

As populares da zona do Portugal actual são referidas nesta nova história das migrações humanas como Bascos, e deixaram inúmeros vestígios no Canada e USA antes de C e CC…
O ADN português é muito próximo dos Bascos.

Cumprimentos,
José Manuel CH-GE

Resposta

Link directo:

RE: Haplogrupo X

#241232 | rogeriod | 06 out 2009 10:40 | Em resposta a: #227267

Eu sou natural do Algarve e tenho o Haplogrupo X pela parte materna (a minha mãe é natural de Moncarapacho). Efectuei o teste DNA pelo 23andme.com e o mesmo site refere que de facto este haplogrupo é raro na Europa, contudo o que me desperta a curiosidade, é que quando se diz 'raro' está-se a referir claro está, em relação á população conhecida (isto é as bases de dados existentes). Seria interessante agrupar os testes de DNA de Portugueses numa só base de dados relativa a Portugal, e poder ver num modo gráfico, o nosso grau de proximidade uns dos outros e que grupos principais constituem o património genético Português. Claro está que para incrementar o grau de fiabilidade, interessaria também aumentar o número de individuos nessa base de dados, o que dificilmente acontecerá no future próximo, pois os teste DNA feitos em Portugal ainda são dispendiosos para muitos Portugueses (cerca de EUR 200 por cada ramo paterno/materno).

Resposta

Link directo:

RE: Haplogrupo X

#266386 | jose930 | 06 dez 2010 15:30 | Em resposta a: #241232

Como ja passa mais de 1 ano que publiquei a msg em referencia, talvez fosse oportuno renovar o pedido de forma a obtermos outras localizaçoes de pessoas portadoras deste haplogrupo. Lembro que, ate ao momento, apenas temos 2 pessoas com origem em ALVOR e MARTINLONGO.
Cordeais saudaçoes, Jose

Resposta

Link directo:

RE: Haplogrupo X

#270875 | jose930 | 18 fev 2011 14:08 | Em resposta a: #266386

RENOVO O PEDIDO
Jose

Resposta

Link directo:

RE: Haplogrupo X

#270884 | Marggo | 18 fev 2011 18:16 | Em resposta a: #227267

Caro Confrade jose930


Li por acaso hoje esta mensagem e como sou algarvia ( Monchique) gostava de fazer o teste. Como fazê-lo?

Agradeço informação se possível.

Cumprimentos
Marggo

Resposta

Link directo:

RE: Haplogrupo X

#270916 | jose930 | 19 fev 2011 08:31 | Em resposta a: #270884

A pesquisa do DNA no meu caso foi feita com o recurso a uma conhecida entidade cujo link e:
http://www.familytreedna.com/Default.aspx
Neste site encontra os esclarecimentos que pretende.
Muito provavelmente ira receber e-mails de muitas pessoas aparentadas com o seu DNA, bem assim como uma relacao de primos espalhados pelo pais e estrangeiro
Cordeais saudacoes
Jose

Resposta

Link directo:

RE: Haplogrupo X

#270964 | pbrehm | 19 fev 2011 23:09 | Em resposta a: #270884

Este teste, bem como o do cromossoma Y (a história do DNA por via paterna), são efectuados no Laboratório de Genética Humana (lgh@uma.pt) da Universidade da Madeira a pedido dos interessados. Este laboratório é especializado no assunto e possui diversas publicações entre as quais uma amostragem de todos os haplogrupos mitocondriais de Portugal.
Não deixa de ser curioso que o haplogrupo X é encontrado com a mais alta frequência de todos os países da Europa. No Baixo Alentejo (particularmente no interior do País) atinge a mais alta frequência da Europa (3,3% da população total Portuguesa).
Não deixa de ser um grupo enigmático uma vez que os locais onde é encontrado coincidem com os locais arqueológicos relacionados com a escrita tartéssica.
Para uma coletânea dos haplogrupos mitocondriais encontrados em Portugal existe um artigo científico publicado no American Journal of Physical Anthropology e disponível no site pessoal do director do laboratório (http://www3.uma.pt/abrehm/v1.1/docs/downloads/pdfs/Gonzalez_mtDNAPortugal_AJPA2003.pdf).

Resposta

Link directo:

RE: Haplogrupo X

#271225 | Marggo | 23 fev 2011 17:51 | Em resposta a: #270964

Os meus agradecimentos aos confrades jose930 e pbrehm que tão prontamente me respoderam . Vou entrar em contacto com os dois endereços ,mas estou tentada a optar pela Universidade da Madeira.
Cumprimentos
Marggo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 16:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen