Leitura de assento de batismo - Freg. de Gondomil

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Pessoas | Famílias | Regiões | Formação

Leitura de assento de batismo - Freg. de Gondomil

#225752 | passele | 06 abr 2009 23:50

Senhores,

Peço ajuda para "decifrar" os nomes dos pais dos noivos no assento de batismo localizado no link abaixo.

Trata-se do casamento de Bento e Isabel Gonçalves, que teve lugar na freguesia de Gondomil, Concelho de Valença, em 18 de agosto de 1664.

http://i735.photobucket.com/albums/ww352/passele/Bento_e_Isabel_Goncalves.jpg

Sinceros agradecimentos aos que se dispuserem a ajudar.

Lúcio Couto

Resposta

Link directo:

RE: Leitura de assento de batismo - Freg. de Gondomil

#225787 | PVF | 07 abr 2009 15:38 | Em resposta a: #225752

Caro Lucio Couto,
Eu leio: Bento Gonçalves, filho de João Gonçalves e de sua mulher Inês Gonçalves, com Isabel Gonçalves filha de João Gonçalves de "Rão oveiros". Será um toponímico do pai da noiva?
Cumprimentos
Pedro Villa Franca

Resposta

Link directo:

RE: Leitura de assento de batismo - Freg. de Gondo

#225791 | aguerreiro | 07 abr 2009 15:54 | Em resposta a: #225787

Caro confrade
Parece-me ser Bento Gonçalves, filho de João Gonçalves e de sua mulher Joana Gonçalves, com Isabel Gonçalves filha de João Gonçalves Riv(b)eiro. São muitos Gonçalves mas numa terra como Gondomil era muitopossível nessa altura.
É a minha versão, poderá haver outra leitura.
Ao dispôr Aguerreiro

Resposta

Link directo:

RE: Leitura de assento de batismo - Freg. de Gondomil

#225838 | passele | 08 abr 2009 00:04 | Em resposta a: #225787

Sr. Pedro Franca,

Agradeço sua ajuda. Vou considerar seriamente os nomes sugeridos na tentativa de avançar minhas pesquisas.
Quanto a hipótese do toponímico não consigo fazer qualquer relação com lugares conhecidos.

Com os melhores cumprimentos,
Lúcio Couto

Resposta

Link directo:

RE: Leitura de assento de batismo - Freg. de Gondo

#225842 | passele | 08 abr 2009 00:30 | Em resposta a: #225791

Caro Aguerreiro,

A leitura do "Riveiro" é bastante interessante e acho que deve ser seriamente considerada uma vez que no final do assento podemos ler claramente um "escrebi", que mostra a troca do "V" pelo "B". Porque não o contrário?

Sou um iniciante nessas leituras e imaginava a possibilidade do R e a letra seguinte serem abreviaturas de algum nome e no início da próxima linha estar algo semelhante a "viúvo", uma vez que foi omitido o nome da mãe da noiva.

Quanto aos muitos Gonçalves, não me causa espanto. Realmente já eram muitos em Gondomil por essa época. Em minhas pesquisas tenho encontrado vários Gonçalves e Rodrigues se entrelaçando em gerações seguidas.

Meus sinceros agradecimentos.
Lúcio Couto

Resposta

Link directo:

RE: Leitura de assento de batismo - Freg. de Gondomil

#225847 | rlvz | 08 abr 2009 01:51 | Em resposta a: #225752

Caro Lúcio Couto,

Penso que talvez seja "João Gonçalves de Ba-/reiros". O que parece um R deve ser um B mal feito (o R mais à frente na testemunha "P.o Roiz" parece-me diferente). Barreiros é um dos lugares da freguesia de Gondomil.

Melhores cumprimentos,

Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: Leitura de assento de batismo - Freg. de Gondo

#225932 | passele | 09 abr 2009 02:39 | Em resposta a: #225847

Sra. Rita,

Agradeço sua importantíssima participação.
A partir de sua informação pude conhecer e confirmar a existência do lugar de Barreiros na freguesia de Gondomil. Isso confirma a tese do sr. Pedro Franca (msg mais acima) sobre a possibilidade de se tratar de um toponímico.
Com um documento tão mal escrito não podemos descartar quaisquer possibilidades e essa levantada pela senhora é sem dúvida bastante plausível.

Muito obrigado.

Lúcio Couto

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 mai 2024, 13:49

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen