Pesquisas em Santa Maria de Ul, Loureiro e Madail

Este tópico está classificado nas salas: Regiões

Pesquisas em Santa Maria de Ul, Loureiro e Madail

#225615 | Mig36 | 05 abr 2009 18:42

Alguém faz pesquisas nas freguesia de Santa Maria de Ul, Loureiro e Madail, em Oliveira de Azeméis, nos séculos XIX (anterior a 1850) e XVIII?
A minha pesquisa incide principalmente em familiares de apelido Oliveira.
Tenho vários familiares desta região, na época referida.
Obrigado

Miguel Costa

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas em Santa Maria de Ul, Loureiro e Madail

#225681 | freimac | 06 abr 2009 14:45 | Em resposta a: #225615

Caro Miguel Costa,

Estou interessado em pesquisas na Freguesia de Santa Maria de Ul, porque tenho antepassados oriundos dela. Assim, os dados que disponho são os seguintes:
Meus trisavós Manuel Vaz, nascido c. 1800, na tural da Freguesia de Sana Maria de Ul, casou com Maria de Oliveira, e tiveram a filha Anna de Oliveira Vaz.

Minha bisavó Ana de Oliveira Vaz, nasceu em 1827 (?) na Freguesia de Santa Maria de Ul, e veio para o Brasil ainda jovem, onde se casou.

No que pudermos confrontar nossas pesquisas sobre este assunto tenho omaior interesse.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas em Santa Maria de Ul, Loureiro e Madail

#225683 | freimac | 06 abr 2009 14:48 | Em resposta a: #225681

Caro Miguel Costa,

Complementando meu e-mail sobre o assunto, enviando sem estar terminado (misterios da informatica), acrescento o seguinte:

Muito obrigado pela sua atenção, e um cordial abraço.

Carlos Freire Machado
Rio de Janeiro - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas em Santa Maria de Ul, Loureiro e Madail

#226307 | Mig36 | 13 abr 2009 23:10 | Em resposta a: #225683

Caro Carlos Machado,

Peço desculpa por só responder hoje.

Pode escrever-me para o mail pedrasrubrasarrobagmail.com?

Muito obrigado,
Miguel Costa

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas em Santa Maria de Ul, Loureiro e Mad

#226345 | fxcct | 14 abr 2009 13:07 | Em resposta a: #225615

Caro Miguel Costa,

O meu sogro é natural de Loureiro e ainda mantém lá casa. Perdoe o abuso, mas se tiver dados de famílias Figueiredo e/ou Alves da região, estou interessado.

Pode contactar-me em frantavora (arroba) yahoo.com

Cumprimentos,

Francisco da Cunha e Távora

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas em Santa Maria de Ul, Loureiro e Mad

#256000 | mpa | 05 jun 2010 12:27 | Em resposta a: #226345

Caro Colega,

Sou de ambas as famílias que referiu em Loureiro. Tem mais dados?

Melhores cumprimentos
mpa

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas em Santa Maria de Ul, Loureiro e Madail

#256010 | jhuet | 05 jun 2010 20:27 | Em resposta a: #225681

Caro Carlos Freire Machado,
As minhas pesquisas por Santa Maria de Ul ainda são poucas, mas talvez estes seus Oliveiras sejam os mesmos do meu trisavô António Marques de Oliveira, que era bisneto de Manuel de Oliveira e de sua mulher Ana Maria de Oliveira, falecida em Santa Maria de Ul a 13 de Novembro de 1793. Sabe de que lugar eram?
Melhores cumprimentos,
José Huet Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas em Santa Maria de Ul, Loureiro e Madail

#256071 | francesca | 07 jun 2010 00:57 | Em resposta a: #225615

Caro Miguel,

Eu ando precisamente a fazer investigação nessa zona.
Entre outros tenho: Oliveira, Vaz de Santiago, Pinto de Carvalho, de Souza Pinto, Tavares, Henriques, Dias, Monteiro de Almeida, de Bastos...

Uma antepassada minha chama-se Joana Dias de Oliveira e outra Rosa de Oliveira.

Com os meus melhores cumprimentos,

Francisca Martins.

O meu email é: franciscapontosmartinsarrobagmailpontocom (francisca.smartins@gmail.com).

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas em Santa Maria de Ul, Loureiro e Madail

#256072 | francesca | 07 jun 2010 00:59 | Em resposta a: #225681

Caro confrade

Eu ando precisamente a fazer investigação nessa zona.
Entre outros tenho: Oliveira, Vaz de Santiago, Pinto de Carvalho, de Souza Pinto, Tavares, Henriques, Dias, Monteiro de Almeida, de Bastos...

Uma antepassada minha chama-se Joana Dias de Oliveira e outra Rosa de Oliveira.

Com os meus melhores cumprimentos,

Francisca Martins.

O meu email é: franciscapontosmartinsarrobagmailpontocom (francisca.smartins@gmail.com).

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas em Santa Maria de Ul, Loureiro e Mad

#256073 | francesca | 07 jun 2010 01:01 | Em resposta a: #256000

Caro mpa,

A minha família é precisamente desta zona e tem entre outros apelidos:
Oliveira, Vaz de Santiago, Pinto de Carvalho, de Souza Pinto, Tavares, Henriques, Dias, Monteiro de Almeida, de Bastos...

Uma antepassada minha chama-se Joana Dias de Oliveira e outra Rosa de Oliveira.

Com os meus melhores cumprimentos,

Francisca Martins.

O meu email é: franciscapontosmartinsarrobagmailpontocom (francisca.smartins@gmail.com).

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas em Santa Maria de Ul, Loureiro e Madail

#256207 | freimac | 08 jun 2010 20:13 | Em resposta a: #256010

Caro Jpsé Huet Bacelar,
Anna de Oliveira, meu antepassado, nasceu em 10.10.1828, do lugar Avernil, da freguesia de Santa Maria de Ul, era filha de Manoel Vaz e Maria de Oliveira, neta paterna de Manoel Vaz e Maria de Jesus, e neta materna de Alexandre Silva e Jacintha de Oliveira, todos de Avernil, faleceu no Rio de Janeiro em 26.09.1903.

Manoel Vaz tem algum vinculo com a freguesia de Loureiro, de Santa Maria de Ul, que ainda não consegui decifrar.

Melhores cumprimenetos
Carlos Freire Machado

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas em Santa Maria de Ul, Loureiro e Madail

#256297 | mpa | 10 jun 2010 16:49 | Em resposta a: #256207

Caro Colega,

Avenal (e não Avenil) é um "lugar" limitrofe a 2 "lugares" da freguesia de Loureiro pelo que é mais que provável que haja ligação ... Ul e Loureiro (ambas freguesias de Oliveira de Oliveira) estão pegadas.

Mais não posso adiantar agora ... Oliveira é extrememente comum nesta zona (também sou dos Oliveiras - alguns dos quais são de Serrado (um dos tais lugares limitrofes a que refiro acima)).

Cumps.
mpa

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas em Santa Maria de Ul, Loureiro e Madail

#256298 | jhuet | 10 jun 2010 17:02 | Em resposta a: #256297

Caro MPA

Avenal é um lugar da freguesia de Santa Maria de Ul, e era um dos lugares que era meeiro com a freguesia do Loureiro.
Ou seja, a administração paroquial pertencia metade do ano à freguesia do Loureiro e a outra metade à de Santa Maria de Ul.
Como disse os Oliveiras nas duas freguesias são inúmeros, podendo pertencer ou não ao mesmo tronco comum, só um estudo muito aprofundado de todas essas freguesias é que talvez permitisse fazer a destrinça de todo esse emaranhado.
Nos meus ascendentes de Ul, Loureiro e Pinheiro da Bemposta, conto vários Oliveiras, sem ligações entre eles, o que até agora penso. Os meus são dos lugares do Avenal, do Souto e do Outeiro do Moinho essencialmente. Ligaram aos seus?

Melhores cumprimentos,
José Huet de Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas em Santa Maria de Ul, Loureiro e Mad

#256299 | jhuet | 10 jun 2010 17:13 | Em resposta a: #256073

Cara Francisca,

Tenho nos meus ascendentes uma Rosa Maria de Oliveira, do lugar de Pereiro em Ul, casada com José Marques em 1788, e residentes no lugar do Outeiro do Moinho da freguesia de Santa Maria de Ul.
Era filha de Manuel de Oliveira e de Ana Maria de Oliveira; neta paterna de João de Oliveira e de Isabel da Silva, de Santa Maria de Ul; neta materna de Manuel de Oliveira, e de Feliciana Tavares, de Pinheiro da Bemposta.
Terão alguma coisa a ver com os seus?

Melhores cumprimentos,
José Huet de Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas em Santa Maria de Ul, Loureiro e Madail

#256302 | mpa | 10 jun 2010 18:32 | Em resposta a: #256298

Boa tarde,

Os meus Oliveiras ... fora o resto das famílias, porque não deve haver família nesta zona que não se tenha cruzado .... são de:
Loureiro (Póvoa; Outeiro; Feital; Valverde; Tonce; Vidigueira; Macieira do Sobral; Serrado)
Travanca (S. Martinho de Damonde)

Cumprimentos
mpa

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas em Santa Maria de Ul, Loureiro e Mad

#256308 | francesca | 10 jun 2010 19:41 | Em resposta a: #256299

Caro José Huet de Bacelar,

Agradeço desde já a prontidão com que me respondeu.
Quanto aos Oliveira ainda não lhe sei dizer muito em concreto. Parece-me haver algum parentesco devido ao facto de serem dos mesmos lugares e da mesma freguesia. Mais tarde enviar-lhe-ei o que tenho sobre os Oliveira. Pedia-lhe que me fornecesse os dados que tem sobre essa Feliciana Tavares, pois também lhe posso fornecer dados sobre os Tavares.

Com os meus melhores cumprimentos,

Francisca.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas em Santa Maria de Ul, Loureiro e Mad

#256319 | francesca | 11 jun 2010 00:24 | Em resposta a: #256299

Caro José Huet de Bacelar,

vou então mandar-lhe os dados do meu ramo Oliveira:

Rosa de Oliveira - filha de António de Souza Pinto e de Margarida de Oliveira, viveram no lugar de salgueirinha em Ul entre os séculos XVIII e XIX;
Margarida de Oliveira - filha de Manuel José de Oliveira e de Ângela Maria de Jesus, do lugar do Sêrro um Ul Os avós paternos chamavam-se Francisca de Oliveira e de Cecília Pereira do lugar do Crasto em Ul.

Para além destas há ainda uma outra chamada Joana Dias de Oliveira que se casou a 1/7/1704 em Ul com Domingos Ferreira. Era filha de Estevão de Oliveira e de Maria Dias do lugar do Aido do Carvalho em Ul.

Pedia-lhe que me desse todas as informações que tiver acerca dos seus Tavares, porque também são da minha família e quem sabe podemos ter antepassados comuns. Partilharei todas as informações que tiver acerca dos Tavares.

Peço-lhe que também entre em contacto comigo através do meu email francisca.smartins@gmail.com.

Agradeço-lhe toda a atenção.

Com os meus melhores cumprimentos,

Francisca.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas em Santa Maria de Ul, Loureiro e Mad

#256355 | jhuet | 11 jun 2010 20:45 | Em resposta a: #256319

Cara Francisca

Nada mais sei sobre Feliciana Tavares, a não ser o viver em Pinheiro da Bemposta.
Como lhe disse só há pouco é que me dediquei a começar a fazer o levantamento deste ramo, pelo que só o vou completando quando tenho disponibilidade de me deslocar ao ADA.
Tenho mais uns ascendentes Tavares, que não sei se lhe podem interessar:
1. Giraldo Tavares, falecido a 28.3.1754 no Avenal, c.c. Maria Gonçalves, fal. a 10.11.1755 no Avenal. Tiveram:
2. João Tavares, fal. a 29.10.1793 no Avenal, c. a 25.10.1749 em Ul c. Ana Pereira. Tiveram, entre outros:
3. Jacinta Maria, n. a 31.8.1765 no Avenal, e lá fal. de parto a 7.11.1808, c.c. José António de Oliveira, de Valverde (Loureiro). Tiveram:
4. Maria de Oliveira, c. a 18.7.1822 em Ul c. José Marques o Novo, do Outeiro do Moinho. C.g.

Quando voltar a Aveiro continuarei as buscas em Loureiro e Pinheiro da Bemposta, pois julgo que deve haver várias ligações com os de Ul.

Melhores cumprimentos,
José Huet de Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas em Santa Maria de Ul, Loureiro e Mad

#256405 | AnaSG | 12 jun 2010 22:09 | Em resposta a: #256000

Caros confrades

Tenho uma bisavó, nascida em 1882, que era filha de Joaquim José Soares, de Ul, e de Ana Rosa de Jesus, de Loureiro. Era neta paterna de Manuel José Soares e de Mariana Rosa de Jesus, e materna de José Oliveira e de Ana Rosa.

Alguém se cruzou com estes nomes?

Não tenho hipótese de ir a Aveiro pesquisar.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas em Santa Maria de Ul, Loureiro e Mad

#257490 | francesca | 29 jun 2010 15:32 | Em resposta a: #256405

Ainda não me cruzei com estes nomes, mas se por ventura tal acontecer informo-a de imediato.

Cumprimentos,

Francisca

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas em Santa Maria de Ul, Loureiro e Mad

#257491 | francesca | 29 jun 2010 15:33 | Em resposta a: #257490

Alguém se deparou com os Nunes de Figueiredo desta zona?

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas em Santa Maria de Ul, Loureiro e Mad

#262349 | francesca | 17 set 2010 14:12 | Em resposta a: #256355

Caro José Huet de Bacelar,

Tentei entrar em contacto consigo num outro tópico acerca dos Rebelo Valente de Santiago.
Precisava mesmo muito que me respondesse ness tópico.

Grata pela atenção,

Francisca.

Resposta

Link directo:

Pesquisas em Santa Maria de Ul, Loureiro e Madail

#353410 | graça58 | 06 jan 2015 13:54 | Em resposta a: #256073

Boa tarde
Não sei se ainda estará a fazer investigação de antepassados seus neste momento, mas recentemente encontrei um antepassado de Avenal e gostaria de saber alguma coisa dele.
Chamava-se Caetano José Silva, filho de Adrião Silva e de Ascencia Fernandes e terá nascido entre 1725 e 1734, em Avenal, Santa Maria de Ul.
os meus cumprimentos
Graça Teixeira

Resposta

Link directo:

Pesquisas em Santa Maria de Ul, Loureiro e Madail

#353414 | freimac | 06 jan 2015 18:43 | Em resposta a: #225615

Prezada Graça Teixeira,

Informo-lhe que não estou mais pesquisando meus antepassados .
Atenciosamente
Carlos Freire Machado

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 04:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen