Moçâmedes - Governador Sebastião Nunes da Mata

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Regiões | Famílias | Cargos

Moçâmedes - Governador Sebastião Nunes da Mata

#225340 | ibotelho | 02 abr 2009 10:22

Bom dia!

A propósito das mensagens que acabei de ler sobre Moçâmedes, será que alguém ouviu falar neste senhor de quem não sei praticamente nada, mas foi o meu bisavô paterno e Governador de Moçâmedes por volta de 1850?

A minha avó, sua filha, chamava-se Arminda Lisboa Botelho e nasceu em Moçâmedes, tendo vindo para o Porto ainda muito jovem.

Acabou por casar com o tutor Manuel Maria Botelho (15 anos mais velho) que nasceu em Mondim da Beira e sempre viveram no Porto. Este meu avô era industrial em S. João da Madeira e dele foi a Antiga Fábrica de Chapelaria (agora museu) e a velha Sanjo!

Agradeço alguma informação que possa elucidar-me sobre este ramo da família.

Melhores cumprimentos,

Isabel Botelho

Resposta

Link directo:

RE: Moçâmedes - Governador Sebastião Nunes da Mata

#225382 | o.pereira | 02 abr 2009 19:09 | Em resposta a: #225340

ao primeiro moinho de vento construido no Distrito refere-se o Governador Interino José Herculano Ferreira de Horta em documento datado de 31 de Agosto de 1851...
o.pereira@mail.telepac.pt.

Resposta

Link directo:

RE: Moçâmedes - Governador Sebastião Nunes da Mata

#225448 | ibotelho | 03 abr 2009 11:39 | Em resposta a: #225382

Exmo. Senhor,

Acabo de confirmar que o meu bisavô paterno era Governador de Moçâmedes em 3 de Outubro de 1884 e não dedicou a sua carreira propriamente à construção de moínhos de vento!

Acontece também que teve uma rua com o seu nome em Moçâmedes até à independência de Angola, sinal de que deve ter feito alguma coisa positiva pela cidade.

Cumprimentos,

Isabel Botelho

Resposta

Link directo:

RE: Moçâmedes - Governador Sebastião Nunes da Mata

#225450 | o.pereira | 03 abr 2009 11:51 | Em resposta a: #225448

A data que me tinha dado não era esta e eu quando lhe dei conta inicial do que tinha em meu poder referindo-se a uma data muito próxima era no sentido de ajudar e não de ofender. A referência ao moinho é que dada a sua importância numa altura em que a cidade nasceu eram necessarios estes engenhos e a sua importância era tal que chegou a ser reportada ao Governador Geral pelos vários governadores. Ontem tive que me ausentar repentinamente e deixei o meu mail pessoal porque não tinha tempo de reescrever os apontamentos que tenho em meu poder. As minhas desculpas.

Atentamente
olimpio pereira

Resposta

Link directo:

RE: Moçâmedes - Governador Sebastião Nunes da Mata

#225475 | luis262 | 03 abr 2009 22:24 | Em resposta a: #225448

Exma. Senhora D. Isabel Botelho,

Num artigo publicado "online", encontrei uma referência a Sebastião Nunes da Mata, Governador de Moçamedes

Em http://angolalubango.com.sapo.pt/historia.html , poderá ver o referido texto, do qual extraí o seguinte:

- (...)O Governador de Moçâmedes, Sebastião Nunes da Mata, conforme as ordens emanadas do Governo-Geral, deu-lhe as instruções e a orientação indispensáveis para a realização do seu projecto. A travessia do Deserto e a subida da serra foi uma epopeia, em que o Director teve de evidenciar todas as qualidades de chefia e de autoridade. (...)

De momento é o que tenho.

Com os meus cumprimentos,

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 21:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen