Ajuda na leitura de aseento de baptismo

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Ajuda na leitura de aseento de baptismo

#222810 | aalmartins | 04 mar 2009 11:20

Bom dia caros confrades,


Tenho recebido vários documentos, referentes a assentos de baptismo e casamento, e nem por isso tenho tido grande dificuldade na leitura dos mesmos. No entanto este ultimo que recebi tenho uma certa dificuldade em algumas das palavras. O documento foi digitalizado e tb alteradas as cores e contrastes a fim de uma melhor leitura. Antecipadamente o meu obrigado a todos, e boas pesquisas.

http://i287.photobucket.com/albums/ll154/sergiomanuel332/Certidoes/CCF26022009_00002_Sub.jpg



António,

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na leitura de aseento de baptismo

#222812 | mimcbazan | 04 mar 2009 11:49 | Em resposta a: #222810

Bom dia Confrade,

Eu leio:
Ana, filha de Teresa de Jesus, solteira, ...... pus os santos óleos .... o dia oito .... ? .... solteira ....lugar de ? desta freguesia .... Luis ...Maria .... Reverendo?? ... ? ... ?...solteira ????...?... era et supra.

Os pontos de interrogação querem dizer que não consigo ler ou tenho dúvidas.
Espero ter ajudado.
Boas pesquisas

Maria Bação

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na leitura de aseento de baptismo

#222813 | aalmartins | 04 mar 2009 11:51 | Em resposta a: #222812

Cara Maria Bação,


Os meus mais sinceros agradeciemntos, pela ajuda prestada.



António Leão Martins

Resposta

Link directo:

Ajuda na leitura de aseento de baptismo (Actual.)

#222816 | aalmartins | 04 mar 2009 12:08 | Em resposta a: #222813

Uma vez mais bom dia,

Depois da preciosa ajuda de Maria Bação, actualizei o texto com as poucas palavras em falta.

http://i287.photobucket.com/albums/ll154/sergiomanuel332/Certidoes/CCF26022009_00002_Sub1.jpg



O meu sincero obrigado a todos,


António Leão Martins

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na leitura de aseento de baptismo (Actual.)

#222817 | PVF | 04 mar 2009 12:21 | Em resposta a: #222816

Boa tarde,
Eu leio o seguinte nas palavras sublinhadas:
"nascida" ... " do lugar do Passo desta freguesia" ... "padrinhos o Reverendo Antonio Ozorio Reitor de Paramos"... "Ana de Jesus solteira criada do mesmo" ... "Joze Teixeira Varzia" ... "AntonioLoureiro criado ..."de que para constar fiz este assento dia, mez e era ut supra"
Cumprimentos
Pedro Villa Franca

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na leitura de aseento de baptismo (Actual.)

#222819 | aalmartins | 04 mar 2009 12:27 | Em resposta a: #222817

Caro confrade Pedro Villa Franca,


Muito obrigado pela ajuda dada para finalizar a leitura deste assento. Uma vez mais a entreajuda a funcionar em pleno.



Uma vezmais os meus agradecimentos,

António Leão Martins

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na leitura de aseento de baptismo

#222820 | parofi | 04 mar 2009 12:31 | Em resposta a: #222812

Cara Maria:
Parece-me o seguinte:
Anna filha de Theresa de Jesus, solteira.
...pus os santos óleos à Anna em o dia oito deste mesmo mês nascida; ...solteira do lugar de (?) desta freguesia.
...neta materna de Luiz d'Amaral ...Caetana Maria(?)...
Foram padrinhos o Reverendo António...reitor(?)de Paramos no Bispado do Porto e Anna de Jesus solteira ..?...e testemunhas José Teixeira Varzia procurador desta freguesia e António Loureiro (?)....para constar fiz este assento no dia e mês, era ut supra.
Paulo Rosa

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na leitura de aseento de baptismo (Actual.)

#222832 | aalmartins | 04 mar 2009 14:38 | Em resposta a: #222817

Caro Confrade Pedro,


Já tenho o assento todo legivel, graças a vós, no entanto fiquei com uma duvida no mesmo. Onde diz: "...António Loureiro criado desta rezidência..." o que quererá dizer criado desta residência?, pois este António Loureiro é o mesmo que tem o nome assinado no assento.


Uma vez mais o meu obrigado,


António Leão Martins

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na leitura de aseento de baptismo

#222872 | QuintaVale | 04 mar 2009 23:36 | Em resposta a: #222810

Caro António

se quiser o seu assento em ordem de poder ler sem pedir ajuda a alguem deu seu mail.

A. Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na leitura de aseento de baptismo

#222897 | aalmartins | 05 mar 2009 11:30 | Em resposta a: #222872

Bom dia,


o meu mail é:

aalmartinsarrobaportugalmailpontopt


Um abraço,

António Leão Martins

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na leitura de aseento de baptismo (Actual.)

#222899 | PVF | 05 mar 2009 11:37 | Em resposta a: #222832

Caro António Leão Martins,
Creio que a expressão "criado desta rezidencia" deve ser entendida no sentido antigo e corrente de "quem cresceu e foi criado (de criação)", mas a restante locução pode ter várias interpretações e eu inclino-me para a primeira:
1. Pode ser a residencia paroquial onde se realizou o baptismo;
2. Pode ser a de Paramos, onde o padrinho era Reitor.
Independentemente desta questão, o assento levanta outra, para a qual não nos dá resposta: quem seria o pai do baptizando? Por vezes a resposta está no assento de casamento da baptizanda, quando ele existe ou o conhecemos, o que não sei se é o caso. Só pela leitura deste assento, eu diria que poderão existir alguns indícios de que possa ser o padrinho, o Reverendo António Ozorio. Mas é uma mera especulação minha.
Cumprimentos
Pedro Villa Franca

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na leitura de aseento de baptismo

#222910 | jhuet | 05 mar 2009 14:18 | Em resposta a: #222810

Caro António Martins,

Aí vai a leitura do assento:

«Em o dia onze do mes de Setembro do anno de mil e oito centos e vinte sete baptizei solemnemente e pus os Santos Olios a Anna em o dia oito deste mesmo mes nascida, filha natural de Thereza de Jezus solteira do lugar do Passo desta Freguezia de S. Miguel d'Oliveira, e Pai incognito, neta materna de Luis d'Amaral e sua mulher Caetana Maria do ditto lugar: forão padrinhos o R.do Antonio Ozorio Reitor de Paramos, no Bispado do Porto, e Anna de Jezus, soltrª crª do mesmo e testemunhas Joze Teixeira Varzia Procurador desta Igrª, e Antonio Loureiro, crº desta Rezidencia, de que pª constar fis este assento, dia, mes, era ut supra»

Cumprimentos
José Huet

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na leitura de aseento de baptismo

#222913 | aalmartins | 05 mar 2009 14:39 | Em resposta a: #222910

Caros confrades obrigado a todos pela preciosa colaboração. Sem qualquer duvida que estou bastante mais elucidado sobre este assento. Fiquei também curioso com a "teoria" de Pedro Villa Franca sobre a identidade do pai e acredito também que a sua teoria seja bem possivel...


Um abraço a todos, e uma vez mais o meu obrigado,


António Leão Martins

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 12:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen