Correias (Barcelos) origem em Calvelo Pte de Lima

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Pessoas | Cargos

Correias (Barcelos) origem em Calvelo Pte de Lima

#220869 | CCORREIA | 10 fev 2009 16:15

Procuro informações sobre ascendentes/descendentes de Bernardo Correia natural de Calvelo ( Ponte de Lima ), casado com Teresa de Sousa de Arcozelo ( Barcelos ), pais de Agostinho José Correia ( N 18/9/1868) (F 24-7-1937), industrial natural de Sta Maria Maior ( Barcelos ), que casou com Maria Teresa da Costa Correia de Manhente ( Barcelos ).

Este ultimo residiu na cidade de Barcelos, ligado ao fabrico e comercio de calçado, onde tiveram vários filhos um deles Manuel da Costa Correia do qual sou neto.

A ligação de Bernardo Correia à freguesia de Calvelo em Ponte Lima, era completamente desconhecida dos descendentes de Manuel da Costa Correia, contudo nessa freguesia existem algumas familias Correias.

Resposta

Link directo:

RE: Correias (Barcelos) origem em Calvelo Pte de Lima

#228815 | cviana62 | 09 mai 2009 19:44 | Em resposta a: #220869

Caro C Correia

Nas minhas investigações aparece uma Francisca Maria Correia, avó do meu avô, nascida em 15 de Fevereiro de 1829 na freguesia de Calvelo em Ponte de Lima, casada com Cipriano Alves Pereira de Carvalho, também de Calvelo.

Esta Francisca Maria Correia era filha de João José Rodrigues Taveira, de Turiz, Vila Verde e de Ana Rosa Correia, também de Calvelo.

Esta Ana Rosa Correia por sua vez era filha de Caetano Correia e Teresa Correia, casados em 12 Out 1788 em Calvelo, Ponte de Lima

Em relação ao Cipriano e à Francisca, segundo consta alguns dos seus descendentes viverão em Barcelos. Se quiser trocar algumas impressões sobre isso, não hesite em me responder

Cumprimentos

Carlos Viana

Resposta

Link directo:

RE: Correias (Barcelos) origem em Calvelo Pte de Lima

#229081 | CCORREIA | 12 mai 2009 11:19 | Em resposta a: #228815

Ex.mo Sr. Carlos Viana

Os dados que posso fornecer-lhe são os seguintes:

Descobri que os meus antepassados de apelido Correia são originários de uma pequena freguesia de Calvelo em Ponte de Lima.

Sou descendente de Bernardo José Correia ( 1839 - Calvelo ),

irmãos :
Maria Teresa Correia ( N 1834 - Calvelo )
Francisco José Correia ( N 1843 - Calvelo )
Maria Teresa Correia (N 1832 - Calvelo )
João Manuel Correia ( N 1832 f 1832- Calvelo )

Pais :
José António Correia ------- s/ irma : Teresa Maria Correia ( 1822 - Calvelo )
s/mulher : Josefa Maria

Avós :
Joaquim António Correia
s/ mulher : Josefa Maria Gonçalves

Bisnetos :
Luis Correia
s/ mulher : Teresa Maria Correia


De momento é tudo que tenho sobre os ascendentes, do ascendente que vim a descobrir ser originário de Cavelo - Pte de Lima, mas penso nos proximos meses continuar a desenvolver a minha pesquisa no Arquivo Distrital de Viana do Castelo.

Também posso dizer-lhe que em Calvelo - Pte de Lima, existem muitos Correias.

Como lhe disse, sou descendente de Bernardo José Correia, que foi a determinada altura viver para Barcelos (18...) e que deu origem a um ramo dos Correias que ainda hoje existe nessa cidade e a outros em cidades próximas.

Resposta

Link directo:

RE: Correias (Barcelos) origem em Calvelo Pte de Lima

#229104 | CCORREIA | 12 mai 2009 14:38 | Em resposta a: #229081

Ex.mo Sr. Carlos Viana

Na mensagem anterior ficaram registadas algumas incorrecções.

Onde refere irmãos, está escrito João Manuel Correia ( N 1832 f 1832- Calvelo ) o nome correcto será José Manuel Correia ( N 1832 - F 1832 Calvelo ). Onde se lê Bisnetos, deve ler-se Bisavós.

Nota :
Sobre o seu caso, julgo verificar-se um conjunto de coincidencias entre estes dois apelidos iguais apesar de serem da mesma freguesia e terem deixado descendentes na cidade Barcelos.
Sobre os vários Correias que existem em Barcelos, muito pouco posso acrescentar apenas sei que existem uns tantos descendentes de um irmão do meu avô, contudo e atendendo as informações que referi sobre os antepassados de Calvelo não existirá qualquer ligação.

Em relação a Calvelo - Pte de Lima, um trabalho que gostaria de posteriormente de investigar seria os diversos ramos dos Correias existentes na freguesia. Intriga-me a razão de tamanha concentração de Correias !!! e se haverá algum antepassado comum a todos eles.

Os meus cumprimentos

A. Correia

Resposta

Link directo:

RE: Correias (Barcelos) origem em Calvelo Pte de Lima

#229145 | pmcoimbra | 12 mai 2009 20:26 | Em resposta a: #229104

Caro A. Correia,

Primeiro que tudo peço desculpa pela intromissão no tópico sem que eu tenha dados concretos para partilhar consigo. Queria apenas acrescentar que a mesma situação se passa para outra Freguesia de Ponte de Lima, a Freguesia de São Tomé da Correlhã, onde são múltiplos os ramos de Correias (não sei se alguma ligação têm entre si), desde os Correias Feijós da Casa da Torre da Anta, passando pelos Correias Pintos, Correias Pedrosas (meus antepassados), e outros. Uma hipótese para esta concentração de Correias é todos eles terem um antepassado comum e ter sido a mesma família a povoar estas terras. Uma outra hipótese (que é apenas minha e, por isso mesmo, provavelmente, não muito provável) é o nome Correia ser resultado da corrupção de Correlhã... ou então o contrário... :)
Um assunto merecedor de futura investigação.

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Correias (Barcelos) origem em Calvelo Pte de Lima

#247551 | jrcc | 12 jan 2010 01:55 | Em resposta a: #220869

Caro Correia
Os meus cumprimentos.
Informo que a pessoa indicada para lhe dar informaçoes é o Sr Lourenço , no site Familia Gavinho , Procure lourencolx,
entre em contacto no forum pois é a pessoa correcta para lhe dar ajuda a encontrar o que pretende.
Diga-lhe que vai da parte de JRCC.
Cumprimentos. Boa sorte nas suas pesquisas.
Joaquim Correia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 10:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen