Grémio Literário e Recreativo de Belém

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Brasil | Arquivos | Famílias

Grémio Literário e Recreativo de Belém

#216861 | JoséRebelo | 30 dez 2008 23:16

Caros e Caras Confrades,
Tenho muito interesse em descobrir a ascendência de minha avó brasileira OLIVIA DA SILVA PAIVA, nascida em Belém (Pará). Já tentei em vários sites de genealogia, mas até agora não consegui nada. Talvez encontre aqui algum amigo que me possa ajudar.
O ideal seria obter a sua certidão de nascimento, mediante os seguintes dados:

OLÍVIA DA SILVA PAIVA - natural de Srª da Nazareth, Pará, Brasil - terá nascido entre 1850 e 1860, tendo casado na mesma freguesia e cidade do Pará (Brasil) com meu bisavô paterno JOÃO MARIA PIMENTEL.
OLÍVIA DA SILVA PAIVA (de quem pretendo a certidão de nascimento) e JOÃO MARIA PIMENTEL tiveram uma filha única, minha avó paterna ALICE MARIA DE PAIVA PIMENTEL (* 28.02.1885 - + 06.10.1971)

Consta que esta minha bisavó OLIVIA era descendente de índios, que tinha parentes PAIVA em Santo Tirso e que tinha um ascendente alemão STRAUSS (tudo fontes orais que fui ouvindo desde pequeno).


Parece que não existem no Pará registos centrais anteriores a 1852, segundo informação do professor António de Abreu Freire, da Universidade de Aveiro. Os registos anteriores só se poderiam encontrar nos livros de baptismos e casamentos das paróquias. Porém estes, se forem anteriores a 1899 ou à guerra da Cabanagem, terão sido destruídos quase todos.
No entanto, provavelmente minha bisavó foi baptisada numa das antigas paróquias de Belém (Sé, Campina, Nazaré, S. João ou Guamá) e por isso é muito provável que se possa encontrar´, segundo o mesmo professor, que não adiantou mais nada.
Ou então pelo registo de casamento, porque ela de facto casou na paróquia da Nazareth.

Por outro lado, como casou com um português, certamente que existe registo no Consulado. Os livros antigos do Consulado Geral (que existiu até aos anos de 1990) estão no Grémio Literário e Recreativo de Belém. Terá casado por volta de 1880.
E há outra coisa que me daria grande gosto descobrir: se OLIVIA teve irmãos. certamente terão descendência e serão os meus primos brasileiros de hoje.


Fico aguardando resposta de alguma pessoa que me queira ajudar
José Rebelo (com votos de Bom Ano com Paz e Saúde e Alegria)

Resposta

Link directo:

RE: Grémio Literário e Recreativo de Belém

#217653 | CBBC3 | 07 jan 2009 03:04 | Em resposta a: #216861

Prezado José
A falta de tempo me tem deixado afastada deste forum por isso só agora vi sua mensagem. Sou de Belém e tenho uma vasta lista de solicitações que confesso anda um pouco abandonada porque estou às voltas com la eitura de microfilmes que me chegaram de uma só vez e tenho prazo para terminar. Mas, como é de meu costume, já imprimi seu pedido e assim que tenha condições vou ver o que faço por você.
Com realção aos registros que se encontram no Grêmio, são apenas registros individuais sem nenhum assento de casamento ou de outra natureza. O certo mesmo é procurar na Curia de Belém. Não lhe prometo para logo mas pode esperar uma resposta minha.
Saudações
Celina

Resposta

Link directo:

RE: Grémio Literário e Recreativo de Belém

#217658 | JoséRebelo | 07 jan 2009 10:42 | Em resposta a: #217653

Cara Celina,
Muito obrigado pela sua disponibilidade. Espero que leve a bom termo o seu trabalho de leitura dos microfilmes. E fico esperando pela sua colaboração.
Grato pela atenção e com os melhores cumprimenntos,
José Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: Grémio Literário e Recreativo de Belém

#217710 | vbriteiros | 07 jan 2009 19:40 | Em resposta a: #217653

Olá Celina!
Bom encontrá-la aqui. Como vai? e o Ivan ? Tudo bem com Vocês? Aproveito para lhe desejar um Bom Ano 2009.
Ainda não perdi as esperanças de visitar Belèm , mas a saúde não tem dado oportunidade. Vamos a ver se este ano," que não é bissexto", nos permitirá realizar essa viagem.
Não vi as suas primas durante este periodo de Festas, mas espero que tenha tido notícias através do filho.
Cumprimentos da Milita e meus,
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Grémio Literário e Recreativo de Belém

#218101 | CBBC3 | 11 jan 2009 14:56 | Em resposta a: #217710

Oi Vasco!
É sempre muito bom saber notícias de vocês. Está tudo bem conosco sim. Recebam tb nossos votos de um Feliz 2009. Que ele venha com a oportunidade de conhecerem Belém. Será um prazer revê-los.
Por incrível que pareça não tenho tido notícias dos primos. Eles andam calados e de minha parte não os tenho tb procurado. O fato de estar totalmente voltada para minha ascendência varonil me tem deixado em falta com os parentes e amigos. Mas, vou entrar em contato com eles.Recebam você e Milita o nosso abraço.
Celina

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 14:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen