procuro bisavô proença

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

procuro bisavô proença

#216061 | proençapir | 20 dez 2008 22:10

o meu bisavô chamava-se sabino de assumpção de almeida proença era casado com beatriz ferreira guedes e foi secretário da câmara municipal de moimenta da beira como foi exposto não consigo subir na árvore embora saiba que era de penedono e que os seus pais casaram e o criaram com mais duas irmãs (adelaide e diolinda) em 1919 o filho, meu avô, tinha 25 anos e em 1930 ainda era vivo.
algém me pode dar uma ajuda?

Resposta

Link directo:

RE: procuro bisavô proença

#223641 | mslm48 | 13 mar 2009 20:24 | Em resposta a: #216061

Boa noite

Acabei de receber do ADV a informação de que o meu bisavô materno Adriano Augusto foi baptizado a 26-o5-1880, na freguesia de Penedono, filho de Manuel de Assunção d´Almeida Proença e de Maria Benedita.
A D. Adelaide e a D. Deolinda eram irmãs dele, portanto minhas tias-bisavós e eram professoras Primárias. Ele morreu depois de 1950.
Penso que o sabino era irmão do Manuel, pois se O Adriano n.em 1880.
Se o seu avô nasceu em 1894 e era filho do sabino, podiam ser primos direitos, com diferença de 14 anos.
Eu vou tentar recuar um pouco mais, através do registo de casamento do meu bisbisavô.
Diga alguma coisa.
Mslm

Resposta

Link directo:

RE: procuro bisavô proença

#223661 | proençapir | 13 mar 2009 23:40 | Em resposta a: #223641

obrigada pela informação,pelos vistos somos da mesma família.
A Deolinda e a Adelaide são irmãs do meu bisavô e pensei sempre que o encontraria por aí. A minha mãe lembra-se da casa onde uma delas vivia em Penedono e conheceu-as,ela sim vai ficar bem contente de aparecer alguém desse lado. Há mais Adrianos na família,pelo menos mais dois,a família é grande e fiquei mesmo muito contente por ter respondido.
Podemos continuar a trocar informações? Moro em Lisboa e a minha mãe vem cá esta semana e vai com certeza dar-me mais pistas.
O Sabino foi exposto na roda, mas os pais foram buscá-lo quando casaram e criaram-no,penso por isso que seria o mais velho. Teve 4 filhos:Adriano,Mário,Acácio com descendência viva e Horácio que morreu criança.O Mário é meu avô materno.
Maria Donzìlia Proença

Resposta

Link directo:

RE: procuro bisavô proença

#223671 | jaboo | 14 mar 2009 01:42 | Em resposta a: #223641

Cara Maria Silvina,

Fico feliz por já ter conseguido o nome dos pais do seu bisavô Adriano. Porém, ainda não dá para entroncar nos "Almeida Proença" de Penedono que tenho nos meus ficheiros. Mas penso que estaremos perto pois ele deve ter nascido c.1850-1860.
Eu tenho o casal "José Julio de Almeida casado em 1835 com Ana Bernarda de Almeida Proença", com 4 filhos entre 1836 e 1843. Mas nenhum de nome Manuel da Assunção. Será que o assento de baptismo do seu bisavô traz os nomes dos avos dele (pais do Manuel da Assunção e da Maria Benedita)?

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: procuro bisavô proença

#224099 | mslm48 | 17 mar 2009 19:42 | Em resposta a: #223671

Olá João e Donzília

Ainda não recebi o documento, mas diz que o Adriano Augusto nasceu em 1880.
A Donzília fala-me dos filhos do Sabino?
O João fala de um José Júlio Almeida ... Parece-me que o meu Pai que tem 88 anos mo deu outro dia, quando tentei saber o que é que ele se lembrava do " Adrianinho". Contou-me também a história do casamento da Professra Deolinda que morava na tal casa de que a mãe da Donzília se lembra.
Continuaremos a confrontar dados, à medida que vão surgindo.
Cumprimentos
Maria Silvina

Resposta

Link directo:

RE: procuro bisavô proença

#224160 | proençapir | 18 mar 2009 11:36 | Em resposta a: #224099

Olá
também tenho um Júlio na família filho do Adriano Assunção Proença (n.1986) e neto do Sabino.Este Adriano vivia em Viseu quando o conheci mas morreu em Coimbra-era meu tio avô-.casou com uma prima pelo lado paterno chamada Judite, sabe quem era? os filhos de quem falei na mensagem anterior são os do Sabino.
Penso que a minha mãe conheceu o Adrianinho.
acho que estamos a chegar a algum lugar. Tenho fotos antigas do sabino,da mulher , dos filhos e noras e outras que que não sei quem sãotodas digitalizadas,se estiver interessada o meu mail é gila_55@hotmail.com
um abraço
Donzília

Resposta

Link directo:

RE: procuro bisavô proença

#224161 | proençapir | 18 mar 2009 11:48 | Em resposta a: #223671

Caro João
Leu a mensagem que enviei a Maria Silvina?
Este Júlio de que falo nasceu por volta de 1916 mas é filho de primos pelo lado paterno (Proença),nesta família os nomes vão-se repetindo será coincidência ?
Cumprimentos
Donzília

Resposta

Link directo:

RE: procuro bisavô proença

#224196 | mslm48 | 18 mar 2009 16:07 | Em resposta a: #224161

Olá

Não me parece que seja coincidência.
Tanto quanto eu sei os nomes dos filhos de um casdal têm normalmente a ver com outros já existentes na mesma família ou para cumprir a última vontade de alguém que está a morrer: - É o meu caso.
Ou porque o nascimento de um coincide com a morte de outro´:é o caso de dois dos meus irmãos.
Também na minha família há nomes que alternam de geração para geraçao.
Cumprimentos
Silvina

Resposta

Link directo:

RE: procuro bisavô proença

#224197 | mslm48 | 18 mar 2009 16:12 | Em resposta a: #224160

Olá

A D. Judite de que me fala é a mãe de outra Judite que è Licenciada em inglês e dava aulas em Viseu?
outra questão:- O seu avô nasceu em Moimenta da Beira? E a sua avó chamava-se também Donzília e era Professora?
Cumprimentos
Silvina

Resposta

Link directo:

RE: procuro bisavô proença

#224233 | proençapir | 18 mar 2009 23:20 | Em resposta a: #224197

O meu avô chamava-se Mário -filho do Sabino- e nasceu em Penedono porque a minha bisavó que era professora,dava aulas por aí nessa altura.O meu avô Mário casou com uma prima ,pelo lado materno chamada Maria da Soledade,irmã da Donzília ambas professoras. Esta Donzília era portanto minha tia avó e morou quase sempre em Moimenta da Beira.Em relação à Judite não sei,mas vou conferir,com um outro familiar nosso que sabe.
Penso que tinha uma irmã chamada Margarida professora em Ferreirim. Um abraço

Donzília

Resposta

Link directo:

RE: procuro bisavô proença

#224245 | jaboo | 19 mar 2009 02:10 | Em resposta a: #224099

Caras Maria Silvina e Donzilia,

Bem fico a aguardar pois se conseguirmos entroncar o vosso antepassado "Manuel de Assunção de Almeida Proença" no casal "José Julio de Almeida e Ana Bernarda de Almeida Proença" (há forte probabilidade que seja filho deles), eu depois posso dar muita mais ascendência.

De facto, da ascendência do José Julio tenho pelo menos 4 geraçoes do lado paterno e 5 geraçoes do lado materno (descende de meu antepassado Francisco Rodrigues Conde, do qual a Silvina também já descende - e por isso seriamos parente por essa via).
Da Ana Bernarda de Almeida Proença tenho até os avos paternos mas do lado materno tenho 4 geraçoes certas (8 não tão certas se fizermos algumas hipoteses).

Fico pois a aguardar.
Cumprimentos,
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: procuro bisavô proença

#224246 | jaboo | 19 mar 2009 02:14 | Em resposta a: #224161

Cara Donzilia,

Sim vou lendo as mensagens todas deste topico. O facto do nome Julio se repetir ao longo das geraçoes indica pois um parentesco com o Jose Julio de Almeida de que lhes falei. Vamos ver o que a Maria Silvina consegue encontrar.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

PS: a minha familia é natural de Penela da Beira, aldeia vizinha de Penedono (8 km) mas como é natural também vários antepassados de Penedono (assim como em todas as freguesias deste concelho e dos concelhos vizinhos). Se tiver outros antepassados naquela região, diga pois talvez encontremos antepassados em comum.

Resposta

Link directo:

RE: procuro bisavô proença

#224302 | mslm48 | 19 mar 2009 16:37 | Em resposta a: #224233

Olá

A professora Donzília foi de certeza minha professora na primária de Moimenta, porque eu nasci em Penedono, mas desde os 15 dias de idade até aos quase 14 anos vivi e estudei lá.
O meu Pai e a minha mãe nasceram ambos em Penedono, assim como o meu irmão mais velho, eu e a minha irmã que já faleceu. Os quatro seguintes nasceram em Moimenta e os dois últimos nasceram em Viseu para onde mudámos em 1962.
Eu fui para o Colégio da Imaculada e os meus irmãos para o Liceu....

Resposta

Link directo:

RE: procuro bisavô proença

#224342 | proençapir | 19 mar 2009 22:51 | Em resposta a: #224302

Olá

Tenho a minha mãe aqui comigo,já lhe li tudo o que conversámos e ela pergunta de quem é filha.A Donzília foi realmente sua professora pois não havia mais nenhuma.Se entrar no meu mail tenho outras informações para lhe dar que aqui não vêm a prepósito e posso mostrar-lhe as fotos.
Donzília

Resposta

Link directo:

RE: procuro bisavô proença

#224530 | mslm48 | 21 mar 2009 19:37 | Em resposta a: #224233

Olá Donzília

Já viu o tópico que o seu primo João Carlos abriu aqui no fórum?
Procure " Almeida Proença"
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: procuro bisavô proença

#224589 | proençapir | 22 mar 2009 09:58 | Em resposta a: #224246

João


Vou tentar organizar uma pequena árvore desse ramo da família que lhe enviarei,embora eu só saiba nomes e uma ou outra data.
Em Agosto vou ao ADV vamos ver o que encontro.
Donzília

Resposta

Link directo:

RE: procuro bisavô proença

#224590 | proençapir | 22 mar 2009 10:10 | Em resposta a: #224530

Olá

Já vi . O João é meu primo mas tem mais proenças e almeidas do lado dele que não conseguimos relacionar. obrigada
Donzília

Resposta

Link directo:

RE: procuro bisavô proença

#264386 | jcollyer | 25 out 2010 23:04 | Em resposta a: #224589

Cara Maria Donzilia,
Tomo a liberdade de entrar em contato contigo, após verificar em mensagens no Geneall.net que és prima de João Carlos Lobo Xavier.
Sei que o tópico não está relacionado com o que vou te perguntar, peço-te desculpas por isso.
Mas trata-se de uma tentativa de que possa ler minha mensagem.
O João Carlos Lobo Xavier possui antepassados de nome Almeida, na freguesia de Ferreirim, em Sernancelhe.
Já enviei mensagem para o Geneall e para o endereço dele, mas ainda não obtive resposta.
Explico.
Meu nome é Jorge e eu resido na cidade de Manaus, Estado do Amazonas, no Brasil.
Estou a buscar o assento de batismo de minha avó, nascida em Portugal no ano de 1909, e que veio ainda criança com sua família para o Brasil.
Encontrei, com a ajuda de um amigo do Distrito de Braga, os assentos de meus bisavós.
Meu bisavô, José Joaquim Libanio, nasceu em Ferreirim de Sernancelhe, em 1877, filho de Antonio Augusto Libanio e Maria de Jesus, ambos naturais de Ferreirim. Seus avós paternos eram Álvaro José e Maria Libania; seus avós maternos eram José Antonio e Rosa Joaquina.
Minha bisavó, Jozefa Joaquina Gomes de Aguiar, nasceu em Vila da Ponte, Sernancelhe, no ano de 1883, filha de José Gomes de Aguiar (natural de Vila da Ponte) e Rozalina do Nascimento de Almeida (natural de Ferreirim). Seus avós paternos eram Francisco José de Aguiar e Luiza Thereza; e seus avós maternos eram Lino Antonio D´Almeida e Josefa Joaquina.
Podes observar que possuo antepassados em Ferreirim, nas famílias Almeida e Libanio. Assim como na família Aguiar da Vila da Ponte e Vila de Sernancelhe.
Gostaria, por gentileza, que você me ajudasse a tentar entrar em contato com o João Carlos para verificar se existe alguma relação de parentesco entre os meus antepassados (Almeida) e os dele; e os teus também, já que vocês são primos.
Por favor, aguardo contato.
Abraço fraternal.
Jorge Conceição Collyer
Manaus-Amazonas-Brasil

Resposta

Link directo:

RE: procuro bisavô proença

#264390 | proençapir | 25 out 2010 23:46 | Em resposta a: #264386

Vou falar com o João amanhã e peço-lhe para responder para o forum.
Eu e o João andamos à procura de uns familiares no Brasil, mas os meus vivem no Rio de Janeiro.
Também tenho Aguiar nos antepassados, mas tenho que confirmar os seus dados com os meus e logo lhe direi alguma coisa.
Boas pesquisas
Donzília

Resposta

Link directo:

RE: procuro bisavô proença

#264417 | jcollyer | 26 out 2010 15:15 | Em resposta a: #264390

Grato Donzilia,
Fico no aguardo de notícias tuas.
Abraço fraternal.
Jorge Conceição Collyer
Manaus-Amazonas-Brasil

Resposta

Link directo:

procuro bisavô proença

#435054 | Nuno Proença | 12 jul 2021 17:26 | Em resposta a: #264390

Tenho muita informação sobre os Proença de Penedono. O Adriano era irmão de um ascendente meu.

Tenho um diário que recua mais duas gerações. Ate Olas de Vale Figueira. Se estiver interessado responda.

Resposta

Link directo:

procuro bisavô proença

#435134 | jaboo | 16 jul 2021 00:18 | Em resposta a: #435054

Caro Nuno,

A descendência de Manuel d'Assunção de Almeida Proença aparece desenvolvida no meu livro sobre os "Amaral de Penedono" por ele ter casado de segunda vez com uma descendente daquela familia (minha colateral). Pode dizer-me a qual ramo pertence? Descende do primeiro (com a Valentina Augusta de Carvalho) ou do segundo casamento dele?
O apelido Proença deste ramo tem a sua origem na Beselga (por via de Chosendo, no concelho de Sernancelhe).
Cumprimentos
João Braz

Resposta

Link directo:

procuro bisavô proença

#435139 | Nuno Proença | 16 jul 2021 09:17 | Em resposta a: #435134

Bom dia. A minha família descobriu um diário que fala da fuga de Penedono de Joaquim Almeida Proença, por problemas com a Justiça, devido a actos ilícitos quando era Administrador do município. Este Joaquim era irmão de Manuel de Assunção de Almeida Proença e do padre José Júlio Almeida Proença. O pai deles é Manuel António da Fonseca Proença, também Administrador do município , nascido em Souto em 8/3/1784. Consegui recuar mais 3 Gerações, sendo o mais antigo, João Martins (Proença vem da parte Materna ) nascido no Souto no século XVII. A história é muito interessante com disputas políticas entre os partidos que se alternavam no poder. Parte da família está no Porto , onde eu vivo, e lembro-me de ter ido a um grande encontro de família a Souto de Penedono, após a descoberta do diário. Viviam na denominada Casa Alta, no largo da Praça.

Resposta

Link directo:

procuro bisavô proença

#435140 | Nuno Proença | 16 jul 2021 09:24 | Em resposta a: #435134

A origem dos Proença em Penedono , está descrita deste 1516, quando Simão de Proença foi colocado como Tablião Judicial. Vivia nas Antas de Penedono. Todos Proença do Concelho parecem descender deste Simão.

Resposta

Link directo:

procuro bisavô proença

#435149 | Nuno Proença | 16 jul 2021 16:21 | Em resposta a: #435140

Eu descendo do Ramo do Joaquim de Assunção de Almeida Proença, que teve de sair de Penedono em 1874. O seu irmão Manuel deve ser o mesmo que refere no seu texto, uma vez que o diário que tenho diz que ele casou duas vezes. Desse Manuel, também tenho alguma informação sobre a sua descendência. Ambos eram do partido Regenerador, assim como o seu pai , Manuel da Fonseca Proença, que alternava com o partido Progressista, que por acaso era comandado em Penedono por outro Ramo da família.

Resposta

Link directo:

procuro bisavô proença

#435154 | jaboo | 16 jul 2021 22:52 | Em resposta a: #435139

Olá Nuno,

Mande-me um email para:

joaobraz_2000@yahoo.com

Enviar-lhe ei uma árvore de costados dos seus antepassados pois eu tenho essas famílias muito bem estudadas por serem colaterais minhas. Somos parentes varias vezes por ambas vias do Manuel Antonio da Fonseca Proença e mulher Maria Joana de Almeida.
Cumprimentos
João Braz

Resposta

Link directo:

procuro bisavô proença

#435155 | jaboo | 16 jul 2021 22:58 | Em resposta a: #435140

Sim existiu de fato um Simão de Proença, morador no lugar das Antas, que teve carta de tabelião de Penedono em 27/2/1516. Foi tambem juiz das cisas de Penedono em 1520. Mas vai ser impossivel estabelecer uma relação de parentesco com os diverdsos ramos Proença naquele concelho por falta de registos paroquiais (que apneas começam no sec XVII).
Eu descendo dum Simão de Proença que faleceu em Penela da Beira em 1654 que deve também descender (talvez neto) do antedito Simão de Proença.

João Braz

Resposta

Link directo:

procuro bisavô proença

#435161 | Nuno Proença | 17 jul 2021 10:30 | Em resposta a: #435155

Óptimo. Envio- lhe hoje o e-mail. Do Ramo Proença, encravei na mãe de Manuel da Fonseca Proença, Maria de Proença. Pelo lado Paterno, tive alguma dificuldade uma vez que o pai, José da Fonseca, nasceu em Olas de Vale de Figueira, para onde tinha ido morar o seu pai, Gonçalo Martins. Deduzo que José da Fonseca, tenha regressado a Souto de Penedono para o seu segundo casamento, com Maria de Proença, uma vez que era a terra do seu avô João Martins.

Resposta

Link directo:

procuro bisavô proença

#435168 | jaboo | 17 jul 2021 19:38 | Em resposta a: #435161

Obrigado Nuno. Recebi e já respondi para o seu email com a arvore.
Abraço
João Braz

Resposta

Link directo:

procuro bisavô proença

#435177 | Nuno Proença | 18 jul 2021 11:01 | Em resposta a: #435168

Está excelente e vou ter pouco a acrescentar. Entretanto verifiquei que eu tinha errado no nascimento de João Martins. Como conseguiu saber quem eram os seus pais uma vez que parece que não conseguiu o registo de nascimento? Eu estava a seguir um João Martins, aparentemente nascido e 5 de Dezembro de 1665.

Gonçalo Martins Faleceu em Olas de Vale de Figueira a 4 de Janeiro de 1776.

Joaquim Almeida Proença Conhecido como Alferes do Souto, após a Patuleia ) Faleceu em Lisboa cerca de1890. Não era casado mas tinha 5 filhos de Teresa de Jesus Rodrigues. Firmino Proença ( Souto 24 de Julho de 1871), Felicidade Proença, Fernando Proença( meu bisavô), José Proença e António Proença, todos nascidos no Souto.

Resposta

Link directo:

procuro bisavô proença

#435181 | jaboo | 18 jul 2021 16:58 | Em resposta a: #435177

Olá Nuno,

Não encontrei o assento do João Martins mas encontrei o assento de vários de seus irmãos (o que possibilitou recuar nas geraçoes), incluindo o de seu irmão o Padre Manuel Martins, que foi padrinho de batismo de seu sobringo Apolinario Martins do Vale, filho do dito João Martins, não deixando dúvidas que o João Martins era irmão do Padre.

Tambem conheço bem a ascendência da sua trisavó Teresa de Jesus Rodrigues pois ela foi minha parente por ser quarta neta de antepassados meus da Povoa de Penela. Vou-lhe mandar por email uma arvore de os costados de antepassados dela.
Documentei de facto 4 filhos da Teresa mas aparecem todos como filhos de pai incognito nos registos de batismo: Fernando Augusto (1862), João Evangelista (1869), Firmino Rodrigues (1871, casado em 1901 com uma senhora de Valença) e Felicidade dos Prazeres (1875). Não tinha o José nem o Antonio. O Joaquim Proença legitimou os filhos?
João

Resposta

Link directo:

procuro bisavô proença

#435182 | Nuno Proença | 18 jul 2021 18:24 | Em resposta a: #435181

Sim, legitimou por seu punho antes de morrer em Lisboa , antes do crime prescrever ao fim de 10 anos. ( livrava amigos do serviço militar quando era secretário da Administraçao do município) . Essa perfilhação foi reconhecida , mas foi contestada pelos seus irmãos, em especial pela D. Ana, D. Ludovina e pelo Manuel Assunção. No final tiveram de vender todos os bens para pagar dívidas e juros e hipotecar a Casa ( a Casa Alta na rua da Praça do Souto). Quando o foram prender , de noite, tentou fugir mas foi apanhado em roupa interior. Alguns familiares, nomeadamente o seu primo Manuel de Almeida, que era do partido Progressista, pediram ao comandante para o deixar ir a casa vestir-se. O quarto tinha um alçapão para a cave, e foi por aí que conseguiu fugir às sentinelas. Andou anos a monte nas redondezas, até que , na noite de S. João de 1874 foi definitivamente para Lisboa, depois de se despedir da família enquanto se desenrolava a festa em Souto de Penedono. Não voltou a ver a família, com exceção do seu filho António.

O seu filho Fernando foi para Valença do Minho e depois para o Porto, onde abriu com um filho a farmácia Proença ( penso que situava na rua da Torrinha) . Foi assim que o meu ramo da família aparece no Porto.

Fui à cerca de 5 anos ao Souto. Fui recebido por uma senhora, Proença, como se fosse de família, sem a conhecer nem ela a mim.

Resposta

Link directo:

procuro bisavô proença

#435185 | Nuno Proença | 18 jul 2021 21:09 | Em resposta a: #435181

Uma correção o autor do diário foi o Firmino. Existe certamente um irmão António, referido no diário. Do José não tenho a certeza.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 19:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen