"A Quinta das Virtudes", Mário Cláudio

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Regiões

"A Quinta das Virtudes", Mário Cláudio

#213022 | Dsousa | 11 nov 2008 18:49

Caros Senhores,

Há alguém com esta obra que me possa dizer qual a referência que é feita à freguesia de Vilar de Andorinho, na pág. 95? Agradeço desde já a atenção.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: "A Quinta das Virtudes", Mário Cláudio

#213044 | MPA00 | 11 nov 2008 23:00 | Em resposta a: #213022

Caro confrade

".....,se evocava um certo Tomé Bramão, que se despedira, e de quem se estranhara o rumo levado, já que edificara uma moradia, em Vilar de Andorinho, onde engordava chibos e possuía campos de milho, aparecendo em feiras, com um relógio imponente, preso de uma corrente que, de uma ponta à outra, lhe cruzava a barriguinhanédia."

Melhores cumprimentos

Miguel Pinto de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: "A Quinta das Virtudes", Mário Cláudio

#213051 | Dsousa | 11 nov 2008 23:33 | Em resposta a: #213044

Caro Miguel,

Agradeço imenso a informação.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: "A Quinta das Virtudes", Mário Cláudio

#218825 | valboa | 18 jan 2009 21:23 | Em resposta a: #213044

Caro Miguel Pinto de Abreu

Pode indicar-me onde posso recolher informação sobre a '' Quinta das Virtudes ''.

Não só no livro do Mário Cláudio, mas o que houver escrito ou estudado sobre ela.

Desde já lhe agradeço

cumprimentos

Jorge Albuquerque da Quinta

Resposta

Link directo:

RE: "A Quinta das Virtudes", Mário Cláudio

#219362 | MPA00 | 23 jan 2009 20:18 | Em resposta a: #218825

Caro Jorge Quinta

A casa da Quinta das Virtudes foi construida em 1767 por José Pinto de Meireles e sua mulher Francisca Clara de Azevedo Pinto Aranha e Fonseca (ver Genea) correspondendo ao edificio onde hoje está instalada a Cooperativa Àrvore.
O seu Bisneto Joaquim de Sousa Azevedo Vieira da Silva Albuquerque foi engenheiro e Professor na antiga escola Politécnica do Porto, o arruamento tem hoje o seu nome e correspondia à antiga Rua dos Fogueteiros que se inciava no actual Largo de Viriato junto à casa contruida em 1830 por john Allen e Leonor Amsinck para depositar o acervo da sua coleção hoje presente no Museu Soares dos Reis.
Este Prof. Azevedo de Albuquerque nasceu na casa das Virtudes de que foi proprietário por herança e foi um dos implicados na malograda revolta republicana do 31 de Janeiro de 1891, tendo sido um dos seus principais mentores.
No fronttão da entrada principal está o brasão dos Pinto Meireles.
Existia uma capela junto à casa (junto ao actual passeio das Virtudes) que foi demolida em 1872 para alargamento do arruamento e contrução do referido passeio.
Em 1844 arrenda a casa e Quinta da Virtudes José Marques Loureiro que a transforma no mais importante horto que existiu na cidade do Porto.
A Casa e Propriedade foi adquirida em 1965 pela Camara Municipal do Porto.
Deverá encontrar mais informação na revista "o Tripeiro" recomendaria ainda a obtenção de mais informação junto da própria cooperativa Àrvore actual proprietária da casa ou da CMP proprietária da Quinta

Melhores cumprimentos

Miguel Pinto de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: "A Quinta das Virtudes", Mário Cláudio

#219398 | valboa | 24 jan 2009 06:55 | Em resposta a: #219362

Meu caro Miguel

Muito obrigado. É um ponto de partida para tentar saber mais.

O interesse é de um primo meu. A casa esteve ligada á familia da Mãe dele, só que eu não sei de que ramo. Só sei que é primo do '' Mário Cláudio '' que julgo já publicou um trabalho sobre a casa.

As suas informações são para já muito boas.

cumprimentos

Jorge Albuquerque da Quinta

Resposta

Link directo:

RE: "A Quinta das Virtudes", Mário Cláudio

#219445 | MPA00 | 24 jan 2009 17:34 | Em resposta a: #219398

Caro Jorge

A casa da Quinta da virtudes foi vendida por 2.400 cts à Camara Municipal do Porto em 1965 pela neta do referido Prof. Azevedo de Albuquerque, Margarida Helena Relvas Navarro de Azevedo de Albuquerque, nesta data já era arrendatária da casa a Cooperativa Àrvore que suponho ter por sua vez adquirido-a à CMP.

Quanto ao trabalho do escritor Mario Claudio sobre a Quinta das Virtudes trata-se de um romance histórico.

Melhores cumprimentos

Miguel Pinto de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: "A Quinta das Virtudes", Mário Cláudio

#219449 | valboa | 24 jan 2009 18:14 | Em resposta a: #219445

Caro Miguel

Muito obrigado. Vou saber qual o ramo de família do primo que lhe falei, para ver se encontro uma ponta por onde começar.

cumprimentoa

Jorge Albuquerque da Quinta

Resposta

Link directo:

RE: "A Quinta das Virtudes", Mário Cláudio

#289538 | Marco | 19 out 2011 12:03 | Em resposta a: #219449

Caro Jorge Albuquerque da Quinta

Antes do fim do ano, vou publicar um livro intitulado "Aranhas" I (Quinta da Portela em Sande, Marco de Canaveses), onde "entra" a Quinta das Virtudes e descrevo aí alguma ascendência de Dona Francisca Clara Azevedo Pinto Aranha e Fonseca, mulher do Capitão José Pinto Meireles

Cumprimentos

José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: "A Quinta das Virtudes", Mário Cláudio

#289541 | Pintaalgo | 19 out 2011 12:45 | Em resposta a: #289538

Prezado confrade,

Qual objectivo o motivou a desinterrar um tópico de desde 2 anos só interessou 3 confrades...

A parte Mario Claudio que creio todos conhecem, e que não necessita de publicidade, é dificil de determinar o ambito do seu relance.

Espero que alumie um pouco a escuridão da autópsia da Quinta das Virtudes...

Cordialmente

Resposta

Link directo:

RE:

#289544 | francandrade | 19 out 2011 14:46 | Em resposta a: #289538

Caro José António Reis,

Agradeço muito esta informação sobre a próxima publicação do seu estudo sobre os Aranhas. Eu estou muito interessado na ascendência de Francisca Clara Azevedo Pinto Aranha e Fonseca, já que se trata de uma antepassada de minha Mulher e do meu Filho ( pela linha da Ana Felícia Pinto de Meireles, http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1072332 ). Pelo que muito agradecerei se aqui for colocando informações sobre a publicação do seu trabalho.

Com os meus cumprimentos
Francisco Andrade

Resposta

Link directo:

RE:

#289567 | Marco | 19 out 2011 21:01 | Em resposta a: #289544

Caro Francisco Andrade,

Espero ter este estudo pronto a meio de Dezembro.
Entretanto fica para uma nota sobre Francisca Clara Azevedo Pinto Aranha e Fonseca, que decerto lhe interessará:

Nasceu a 17.11.1731 e foi baptizada a 28.11.1731, na igreja da Sé, da cidade do Porto, sendo padrinhos, Manuel Pinto Cardoso de Vasconcelos e Cristina da Silva, da rua do Pé das Aldas, da cidade do Porto:
ADPRT, Registos Paroquiais, fregª de Sé, concº do Porto, Lº B-15, f. 357

Casou a 24.7.1756, na fregª da Vitória, concº do Porto , com o Capitão José Pinto de Meireles, Cavaleiro Professo da Ordem de Cristo, na capela do contraente ou oratório de sua casa, cita na Rua de São Domingos, na fregª da Vitória, concº do Porto, na presença do Sargento-mor da Comarca, Custódio Pinto de Meireles e o Capitão de Infantaria deste regimento do Porto, António Ribeiro, ambos da fregª de Santo Ildefonso:
ADPRT, Registos Paroquiais, fregª de Vitória, concº de Porto, Lº C-2, f. 93v e 94

Faleceu a 3.2.1791, na fregª de Miragaia, concº do Porto:
ADPRT, Registos Paroquiais, fregª de Miragaia, concº do Porto, LºM-9, f. 369v

Cumprimentos
José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: "A Quinta das Virtudes", Mário Cláudio

#289570 | Limão | 19 out 2011 21:36 | Em resposta a: #213022

Caro Senhor
Daniel Sousa,
Cumprimentos,
Eu possúo essa obra, e posso lhe ver isso, mas tenho que procurar. Por acaso já li esse livro e tenho uma vaga ideia.
Logo que me seja possível envio-lhe
Cumprimentos,
Agostinho Lopes da Costa

Resposta

Link directo:

RE: "A Quinta das Virtudes", Mário Cláudio

#289572 | RAAL | 19 out 2011 21:47 | Em resposta a: #289541

Este Geneall nunca deixa de surpreender.
Agora também se faz censura e se questiona a oportunidade das intervenções.....
Posso dizer que se seguíssemos esse caminho, 50% das intervenções poderiam ser consideradas lixo, por uma Mody`s qualquer.
A Casa das Vitudes tem muito interesse genealógico e também heráldico. O sei brasão partido de Pintoe Meireles é dos mais bonitos da cidade do Porto.
Os Azevedo e Albuquerque vêm da Torre das Pedras ( Azevedo) e de Cortinhães ( Albuquerque) que se fundiram na Casa de Casal Dasco em Santiago de Besteiros, um solar em ruinas recentemente recuperado.
Tem muito pano para mangas a Quinta das Virtudes

Resposta

Link directo:

RE: "A Quinta das Virtudes", Mário Cláudio

#289584 | valboa | 19 out 2011 23:38 | Em resposta a: #289538

Caro José António Reis

Agradeço-lhe a informação sobre este assunto.
Quando publicar o seu trabalho peço-lhe que nos informe, pois pelo menos eu estarei interessado em adquiri-lo

cumprimentos
Jorge Albuquerque da Quinta

Resposta

Link directo:

RE:

#289611 | Pintaalgo | 20 out 2011 15:39 | Em resposta a: #289572

Caro confrade,

Confesso que tem razão, estamos em democracia, enfim de menos em menos, no entanto teve razão em relançar o tópico, visto que o interesse re-dobrou.

O meu comentário um pouco mesquinho, talvês tivesse ajudado a comunidade a reagir...

Tem um fleuma um pouco britanico, e reagiu optimamente, Bravo.

As minhas sinceras desculpas, foi sem intenção de melindrar, e creio que compreendeu.

Cordiais cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE:

#289620 | RAAL | 20 out 2011 16:57 | Em resposta a: #289611

Compreendido.
"Sans rancune"
Sinceras saudações genealogicas
RAAL

Resposta

Link directo:

RE: Quinta das Virtudes

#289621 | francandrade | 20 out 2011 17:20 | Em resposta a: #289567

Caro José António Reis,

Muito obrigado por mais estes elementos. Interessante a referência ao Sargento Mor Custódio Pinto de Meireles, irmão do Capitão José Pinto de Meireles.

Fico a aguardar o seu estudo sobre os Aranhas.

Com os meus cumprimentos
Francisco Andrade

Resposta

Link directo:

RE: "A Quinta das Virtudes", Mário Cláudio

#289633 | Dsousa | 20 out 2011 19:17 | Em resposta a: #289570

Caro Agostinho Lopes da Costa,

Muito obrigado pela sua atenção. Já em tempos me responderam a essa questão.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE:

#289696 | Limão | 21 out 2011 22:15 | Em resposta a: #289633

Caro Senhor
Daniel Sousa,
Cumprimentos,

Eu possúo esa obra, "A Quinta das Virtudes", de Mário Cláudio, se necessitar de mais algum apontamento disponha.

Continuando... reza assim:
Noutras ocasiões, de Olinda é que se recordavam, a qual fora tão submissa, no acatamento das ordens, e tão caritativa, na enfermagem das crianças com sarampo, mas que se notabilizara, de um momento para o outro, como senhora de uma locanda popularíssima, que vendia bom vinho de pipa, com talhadas de presunto, e como viúva, além do mais, de dois proprietários, cujos bem, por terem falecido aqueles sem família e sem testamento, reverteriam para a dita Olinda, como último lenitivo de sua dupla e eterna saudade. Encaravam estes antigos serviçais, por isso, seu passado das Virtudes, como quem relembra um país que, especialmente depois da morte de Francisca Clara, correspondia a essa Cocanha, quase, de que tanto falavam os senhores da Quinta e seus amigos, em suas festarolas célebres, de muita música e de muita cantoria, de muita empanzinadela e de muita versalhada....
Cumprimentos
Agostinho Lopes da Costa

Resposta

Link directo:

RE:

#289763 | Dsousa | 23 out 2011 12:32 | Em resposta a: #289696

Caro Agostinho Lopes da Costa,

Agradeço imenso a sua atenção.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Quinta das Virtudes

#329149 | Marco | 14 mai 2013 19:40 | Em resposta a: #289621

Caro Francisco Andrade,

Estou a terminar um pequeno estudo sobre a Quinta das Virtudes e gostava de trocar umas informações consigo sobre a linha da sua mulher pois encontrei umas discrepâncias na base de dados de Geneall e o que pesquisei.
Será possivel?
O meu endereço é
reis.ja@gmail.com

Cumprimentos
José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: Quinta das Virtudes

#329197 | fraandrade | 15 mai 2013 23:00 | Em resposta a: #329149

Caro José António Reis
Obrigado pela sua mensagem. Eu posso ser contactado pelo email franc.andrade@gmail.com. Mas os elementos que tenho sobre a ascendência de minha mulher podem ser consultados em http://manuelandrade.voila.net ... (eventualmente com alguns erros nas gerações mais recuadas...) Mas, se quiser algum esclarecimento, por favor disponha.
Com os meus cumprimentos
Francisco Andrade

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 mai 2024, 23:45

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen