Martim Leitão / Freitas de Campelo, Baião

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Bibliografia | Famílias | Cargos | Património

Martim Leitão / Freitas de Campelo, Baião

#212530 | Vasconcelosminas | 05 nov 2008 16:45

Caríssimos,

Alguém tem informações sobre um Martim Leitão, apontado por Gayo, § 17:

N 10 GONÇALO AFONSO LEITÃO fº. de Afonso Gonçalves Leitão N 9 foi Ab.e de Soalhaens com jurisdição Episcopal (foi Ab.e de Soalhaens por renúncia de D. Ambrósio de Vasconcelos feita no ano de 1537 como consta do Livro das Confirmações) onde comprou a quinta do Crasto que deu em dote a sua filha, e de uma Senhora nobre da família dos Marizes e Vasconcelos dos parentes de S. Gonçalo de Amarante, e diz uma cota que parece mais verosímil fosse dos parentes de S. Gonçalo Dias que floresce com milagres na Igreja de S. João de Folhada, e conserva parentes que fica vizinha de Soalhaens: foi Gonçalo Afonso Leitão natural das Idanhas
11 B. Martim Leitão
11 B. Leonor de Paiva casada com Nicolau Borges Cerqueira a quem seu pai deu a quinta do Crasto no ttº. de Cerqueiras § .... N .... neste ttº. § 58
11 B. Paula Leitão m.er de Gonçalo Borges Louzada mor. em Nustrim c.g. no ttº. de Cerqueiras § 122 N 8

N 11 MARTIM LEITÃO fº. B. de Gonçalo Afonso Leitão N 10 foi Dz.or da Casa da Suplicação, e Cavº. da Ordem de Cristo casou com D. Babiana Barreto filha do L.do Sebastião Martins e sua m.er Isabel do Couto: ou D. Uriania Barreto filha dos mesmos pais
12 Gonçalo Leitão de Vasconcelos que foi Dz.or da Casa da Suplicação, e fez a Capela de Nossa Senhora da Luz em Carnide casado com D. Maria de Almeida teve filhos de que não há geração
12 Gaspar Barreto de Brito
12 D. Manuel Cónego de S. Agostinho
12 Maria de Brito.

O que procuro, mais objetivamente, é se esse ramo dos Leitões tiveram alguma ligação com outra família da região, notadamente os Freitas, de Campelo.

Cordialmente,

Zé Roberto


José Roberto Vasconcelos
Três Rios - RJ
www.armorialbrasileiro.com
"Se não tenho feito o quanto eu devo, tenho feito ao menos o quanto me tem sido possível"

Resposta

Link directo:

RE: Martim Leitão / Freitas de Campelo, Baião

#212580 | JAVSO | 05 nov 2008 23:00 | Em resposta a: #212530

Caro José Roberto de Vasconcelos

As propriedades da minha família confrontam com a quinta do Crasto, em Soalhães, referida na sua mensagem, e sou descendente de António Leitão de Vasconcelos, que vivia na quinta de Passinhos, e penso ser filho de Gonçalo Leitão de Vasconcelos - ver Gaio, também, ttº de Gouveias, § 71, n.º 15.

Melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

Martim Leitão / Freitas de Campelo, Baião

#212620 | Vasconcelosminas | 06 nov 2008 11:36 | Em resposta a: #212580

Caro José Alfredo Soares de Oliveira,

"Meus" Vasconcelos vieram dessa região Soalhães/Paredes de Viadores, no Marco, e de Campelo/Baião, indo em princípios de 1700 para o Porto, Freg. de S. Ildefonso e, mais tarde um ramo para Ouro Preto, em Minas Gerais.

Quinta do Crasto? Pois cá no Brasil, na região entre Ouro Preto e Mariana meus antepassados abriram a Fazenda do Crasto, ainda existente e ainda de posse da família. Será mera coincidência? Não sei... ainda.

Suspeito que Martim Leitão (de Vasconcelos) seja meu ascendente. Gaio não lhe dá maiores informações quanto a sua descendência, assim como Alão de Morais. Daí a razão de meu interesse: terá deixado Martim Leitão descendência, particularmente em Campelo?

Tenho no meu banco de dados um Antônio de Freitas, armoriado (partido de Freitas e Pereira) CBA 1751, em que é referenciado como descendente de Martim Leitão (de Brito) Desembargador da Casa da Suplicação.
Costados constantes da CBA (conheço só o resumo dela):
2 (Pai). Manuel de Freitas
3 (Mãe). Ana de Freitas
4 (Avô paterno). Manuel de Freitas
5 (Avó paterna). Maria Pereira
6 (Avô materno). Diogo de Freitas
7 (Avó materna). Isabel Ribeiro

Esse Antônio teve um irmão, Manuel, também armoriado, falecido solteiro, que terá instituído um vinculo chamado dos Freitas, em Campelo, no qual sucedeu uma sobrinha que casou nos Pais do Amaral.

A quinta de Passinhos a que se refere é aonde: Soalhães ou Paredes de Viadores?

Muito obrigado pela sua mensagem

Cordialmente

José Roberto

Resposta

Link directo:

RE: Martim Leitão / Freitas de Campelo, Baião

#212649 | sa_monteiro | 06 nov 2008 15:23 | Em resposta a: #212580

Caro José Alfredo Soares de Oliveira,
já em tempos pedi ao amigo José António Reis que lhe transmitisse a minha certeza de que esse António Leitão de Vasconcelos era, efectivamente, filho do capitão-mor de Soalhães (de quem descendo por meu saudoso Pai) Gonçalo Leitão de Vasconcelos, senhor da Quinta do Crasto, em Soalhães.
Perdoe-me por ainda não ter localizado o assento onde colhi essa informação certa, mas sei que a tenho. Infelizmente, como sabe, há alguns anos era impossivel entrar no Arquivo Distrital do Porto (onde, de resto, continua a ser "complicado" aceder a certa documentação senão após disparatados entraves...) senão com folhas avulsas. O que originou ter "toneladas" de informação assim dispersa e da qual somente consegui dificilmente coligir ainda uma pequena parte. Mas esse assento aparecerá. mais dia menos dia. Poderá, ainda assim, ficar certo: descende efectivamente do capitão-mor Gonçalo Leitão de Vasconcelos!
Melhores cumprimentos.
Fernando M. Moreira de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Martim Leitão / Freitas de Campelo, Baião

#212651 | sa_monteiro | 06 nov 2008 15:29 | Em resposta a: #212620

Caro José Roberto, meu querido parente:
Sobre esse vínculo dos Freitas, em Campelo, e ligação com os Azeredos, de Baião, mais precisamente o ramo da Casa do Arcouce (hoje de um irmão do general Carlos Manuel de Azeredo Pinto Mello e Leme, ex-chefe da Casa Militar do Presidente da República Mário Soares, e primo de minha Mulher), veja o livro "Os meus costados" da autoria do saudoso Pai desse General, Francisco Carlos de Azeredo Pinto Mello e Leme.
Um forte abraço amigo e agurado resposta aos e-mails que lhe enviei perguntando sobre "novas" dos Herédias de Sá.
Fernando M. Moreira de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Martim Leitão / Freitas de Campelo, Baião

#212652 | sa_monteiro | 06 nov 2008 15:31 | Em resposta a: #212651

"aguardo" e não "agurado"! Perdão pelo "lapsus calami".*rss
Abraço.
Fernando M. Moreira de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Martim Leitão / Freitas de Campelo, Baião

#212666 | JAVSO | 06 nov 2008 18:32 | Em resposta a: #212649

Caro Fernando M. Moreira de Sá Monteiro

Estou-lhe imensamente grato pela informação sobre a paternidade do António Leitão de Vasconcelos em causa.
Há anos que suspeitava daquela ligação, mas nunca obtivera qualquer notícia.
Pelos elementos de Gaio, já que referia ligação de Gonçalo Leitão de Vasconcelos a Passinhos, surgiu aquela supeita, mas tenho dado voltas e não tenho conseguido essa confirmação.

Melhores e reconhecidos cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Martim Leitão / Freitas de Campelo, Baião

#212668 | JAVSO | 06 nov 2008 18:36 | Em resposta a: #212620

Caro José Roberto

A quinta de Passinhos fica em Paredes de Viadores.

Penso que quanto ao mais já lhe foi indicado caminho.

De qualquer forma, se encontrar aqueles nomes, dar-lhe-ei notícia.

melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Martim Leitão / Freitas de Campelo, Baião

#212734 | Vasconcelosminas | 07 nov 2008 12:44 | Em resposta a: #212651

Meu caro amigo e muito querido parente,
Recebi seu e-mail e só não respondi porque tento colher alguma iformação sobre o Secioso M. de Sá. Brevemente lhe escrevo por e-mail.
Infelizmente, cá no Brasil, publicações como a que referencia são quase inacessíveis. Afora livrarias especializadas em livros importador, resta apenas a opção do Real Gabinete Português de Leitura que, espero poder visitar.
O que suspeito é que o "meu" Bernardo P. Pais seja ligado a esses Freitas de Soalhães/Campelo.
Um forte abraço

Zé Roberto Vasconcelos

Resposta

Link directo:

RE: Martim Leitão / Freitas de Campelo, Baião

#212832 | JAVSO | 08 nov 2008 19:55 | Em resposta a: #212530

Caro José Roberto Vasconcelos

Em Soalhães, freguesia que é vizinha de Baião, há Freitas, mas cuja origem desconheço.

Assim, Ana Nogueira de Freitas, filha de Gonçalo Nogueira e de Ana de Freitas, casou, em Soalhães, a 10-3-1711, com Leandro de Moura, filho de Manuel do Vale e de Isabel de Moura. Todos eles são meus antepassados.

Melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Martim Leitão / Freitas de Campelo, Baião

#213151 | Vasconcelosminas | 13 nov 2008 12:20 | Em resposta a: #212832

Car José Alfredo,

Nos dados, e ainda são poucos, aparece uma Ana de Freitas como colateral, mas não casada com um Gonçalo. Como em genealogia quase tudo é possível, é provável que, avançado, possa eu me deparar com esse casal. Em razão disso, tomei nota dos dados de seus ascendentes Freitas. Julgo que os "meus" possíveis Freitas e Vasconcelos de Soalhães/Campelo e região circuvizinha bem sejam os mesmos seus ascendetes. Só o tempo e muita pesquisa dirá.

Cordialmente

José Roberto

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 23:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen