ajuda no Arquivo Distrital de Vila Real

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Arquivos

ajuda no Arquivo Distrital de Vila Real

#211773 | fgerin | 28 out 2008 01:03

Caros confrades,

É um pedido simples. Tenho um antepassado da freguesia de Sedielos, de nome Francisco Pinto, do lugar de Sermanha, casado com Andreza Nunes c. 1610. Pedi uma pesquisa no Arquivo Distrital de Vila Real e não foi encontrado o respectivo casamento naquela freguesia. Como estou convencido de que o pai deste Francisco Pinto é outro Francisco Pinto, documentado em Sermanha em 1593, gostaria de solicitar a quem tenha acesso ao Arquivo, que consulte pra mim um óbito destes dois Franciscos e respectivas esposas, ou quem sabe o casamento de um filho do primeiro Francisco, porque gostaria de saber o nome da esposa do Francisco, pai do Francisco. Estaria no primeiro livro de Sedielos (1590-1647). Só preciso da informação, não de uma fotocópia.
Muito obrigado a quem puder me ajudar. Este livro não está microfilmado.

Fabrício Gerin
Campinas/SP
Brasil

Resposta

Link directo:

RE: ajuda no Arquivo Distrital de Vila Real

#211955 | fgerin | 30 out 2008 02:47 | Em resposta a: #211773

Reposicionando o pedido. Por favor, algum pesquisador abnegado poderia me ajudar? Pelo menos anotando os primeiros casamentos de Pintos e Guedes em Sedielos?

Obrigado,

Fabrício Gerin
Campinas/SP
Brasil

Resposta

Link directo:

RE: ajuda no Arquivo Distrital de Vila Real

#217420 | fgerin | 05 jan 2009 12:16 | Em resposta a: #211955

Reposicionando meu pedido:

Algum pesquisador que tenha acesso ao Arquivo Distrital de Vila Real poderia anotar para mim os casamentos onde constem Pintos e Guedes no primeiro livro de Sedielos (entre 1593-1610 pelo menos)?
Continuo agradecendo,

Fabrício Gerin
Campinas/SP
Brasil

Resposta

Link directo:

RE: ajuda no Arquivo Distrital de Vila Real

#275485 | vpguedes | 30 abr 2011 17:31 | Em resposta a: #217420

Não sei se a ajuda vem em tempo mas aqui fica:

Francisco Pinto c.c. Andreza Nunes, a 8.1.1596, ele f. Francisco Pinto e s.m. Catarina Guedes, de Sermanha, ela f. Gaspar Luis e s.m., das Assureiras, todos de Sedielos.

Todos os paroquiais do AD de Vila Real estão agora online.

Vítor Guedes

Resposta

Link directo:

RE: ajuda no Arquivo Distrital de Vila Real

#275509 | fgerin | 01 mai 2011 00:56 | Em resposta a: #275485

Vítor,

Já havia visto sim - este livro de Sedielos já o anotei por inteiro. Mas muito obrigado pela lembrança.

Fabrício Gerin

Resposta

Link directo:

RE: ajuda no Arquivo Distrital de Vila Real

#275512 | vpguedes | 01 mai 2011 01:23 | Em resposta a: #275509

Fabrício,

Nas suas notas encontrou porventura alguma ligação entre este família (de Francisco Pinto) com a de Francisco Cardoso, casado cerca de 1590, com Beatriz Machado, também da Sermanha, Sedielos?

Grato,
Vítor Guedes

Resposta

Link directo:

RE: ajuda no Arquivo Distrital de Vila Real

#275513 | fgerin | 01 mai 2011 01:48 | Em resposta a: #275512

Vítor,

Não é nenhuma certeza absoluta, apenas hipótese. Creio que Beatriz Machado, casada com Francisco Cardoso, era filha de Francisco Pinto e Catarina Guedes - repetiria assim o nome da que suponho ser a mãe deste Francisco Pinto - Beatriz Machado, mulher de João Pinto, senhor da Torre da Lagariça. Mas por enquanto são só hipóteses.

Você descende destes Pintos de Sedielos?

Abraços,

Fabrício Gerin

Resposta

Link directo:

RE: ajuda no Arquivo Distrital de Vila Real

#275518 | vpguedes | 01 mai 2011 13:05 | Em resposta a: #275513

Fabrício,

A minha pergunta era precisamente para tentar validar essa hipótese de ligação pois a minha tese é exactamente a mesma! Há muitas informações que apontam nesse sentido, para além da informação base que se obtém nos nobiliários (eg Gaio): os nomes dos filhos, os apadrinhamentos e os descendentes que usam o nome Pinto e Guedes Alcoforado.

Eu não descendo directamente destes Pintos mas sim dos Guedes Alcoforado de quem também descende a m. de Francisco Pinto, Catarina Guedes (Alcoforado).

Abraço,
Vítor Guedes

Resposta

Link directo:

RE: ajuda no Arquivo Distrital de Vila Real

#275523 | fgerin | 01 mai 2011 16:30 | Em resposta a: #275518

Vítor,

É bom saber que alguém compartilha desta minha opinião! Eu descendo diretamente deste Francisco Pinto, e de sua esposa Catarina Guedes. Dos três irmãos que vieram para o Brasil, descendentes deles, descendo de Manoel Pinto Guedes. Gostaria muito de confirmar esta hipótese, pois o apelido chega até minha mãe, Marisa José Pinto. João Pinto teve um filho chamado Francisco Pinto (é o que diz o seu inventário, referido no "Textual Genealógico" de Frei Teodoro de Melo. Em um outro documento do mesmo "Textual", Francisco Pinto e Catarina Guedes aparecem em uma Escritura de Compra e Venda em Aregos (a terra dos Pinto da Lagariça). A cronologia bate, a onomástica bate...Frei Teodoro identifica este Francisco Pinto como o irmão do João, mas este nasceu em 1496, e o Francisco de Sedielos morreu em 1598...então, por todas as evidências, identifico o Francisco de Sedielos como o filho de João Pinto e Brites Machado. Mas quero confirmação. Estou à procura....

Abraços,

Fabrício Gerin

Resposta

Link directo:

RE: ajuda no Arquivo Distrital de Vila Real

#275536 | DD | 01 mai 2011 22:28 | Em resposta a: #275523

cARO fABRICIO gERIM
Para a hipótese de nisso ter onteresse, sobre os " Pindo da Lagariça e de Baião" aconselho-o aver as msgs trocadas, neste Forum sobre este tema, em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=249905#lista
Com os melhores cumprimentos,
DD

Resposta

Link directo:

RE: ajuda no Arquivo Distrital de Vila Real

#326399 | hmaia | 29 mar 2013 18:12 | Em resposta a: #275518

Caro Confrade Fabrício Gerin,

Já anteriormente contactei consigo sobre esta questão e foram-me muito úteis as dicas que então me deu. Entretanto, consegui algumas provas indirectas destas ligações familiares que penso ainda poderão ser úteis para ajudar a esclarecê-la.

Caros Confrades Fabrício Gerin e Vítor Guedes,

Descendo de Catarina Guedes, mulher de Luís Garcês e filha de Beatriz Machado (Beatriz Machado que era filha de Catarina Guedes (Alcoforado) e de Francisco Pinto, este possivelmente filho de João Pinto e de Beatriz Machado da Torre da Lagariça). Embora já tenham passado dois anos sobre as vossas trocas de informação, talvez os meus achados possam ser-vos de alguma utilidade. Mas para isso necessitaria de vos enviar um esquema, o que não posso fazer por esta via. Se estiverem interessados, queiram fazer o favor de me enviar os vossos endereços de e-mail. É para esta dupla descendência que obtive provas: Catarina Guedes de Beatriz Machado de Catarina Guedes (Alcoforado).

Também aproveito esta oportunidade para perguntar como é que Catarina Guedes (Alcoforado) descende dos Guedes Alcoforado, porque também aqui nem toda a informação existente parece bater certo...

Com abraço, agradeço desde já.
Hernâni Maia

Resposta

Link directo:

RE: ajuda no Arquivo Distrital de Vila Real

#326432 | Mário Marques | 30 mar 2013 07:22 | Em resposta a: #326399

Caros confrades
Tambem eu fui dar a Sedielos e aqui encravei
"Andreza f.ª de m.el pto e de sua Mulher do Lugar da Lama, nasceu a dezoito de Outubro de mil sete sentos e trez annos e foi baptizada, a vinte etres dias do dito mês e em nesta parochial igreja"
Sedielos (filha de Manuel Pinto)
Livro de registo de baptismos 1702/09/28 1732/09/20 registo on-line 009
Se alguem me ajudar a andar para trás desta Andreza ficaria muito grato
Mário Marques

Resposta

Link directo:

RE: ajuda no Arquivo Distrital de Vila Real

#326434 | hmaia | 30 mar 2013 11:06 | Em resposta a: #326432

Caro confrade Mário Marques,
Lamento, mas nos meus registos não encontro nenhum Manuel Pinto e as Andresas têm outros pais. De resto, a minha investigação incidiu principalmente sobre o século XVII, portanto anterior ao baptismo da sua Andresa.
Cumprimentos.
Hernâni Maia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 mai 2024, 21:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen