Sanches Varona (ou Barona), Lisboa/Rio de Mouro?

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Famílias | Regiões

Sanches Varona (ou Barona), Lisboa/Rio de Mouro?

#211720 | LCM | 27 out 2008 10:32

Procuro informações sobre a família Sanches Varona (ou Barona). Aqui ficam os elementos de que disponho:

I – José Sanches Varona, Prior de Alhos Vedros, assim referido em 1727. Não encontrei a sua habilitação de genere nos índices da Câmara Eclesiástica de Lisboa.
Teve o seguinte filho, de mulher cujo o nome desconheço:

II – António Sanches Varona, que não sei onde nasceu porque o registo do seu casamento não refere.
Casou em Rio de Mouro, Sintra, a 9 de Dezembro de 1727 com D. Eufrásia Teresa, que nasceu em Lisboa, Anjos, filha do Capitão Diogo Monteiro da Costa, já defunto em 1727, e de sua mulher D. Maria Cabral do Torrão.
À data do casamento (1727) António Sanches Varona e D. Eufrásia Teresa eram ambos moradores “na sua quinta das Varges”, em Rio de Mouro (o primeiro filho do casal nasceu apenas cinco meses após o casamento). De quem seria a propriedade?
Filhos:

III – José, nasceu na Quinta das Varges, em Rio de Mouro, Sintra, e foi baptizado a 13 de Maio de 1728.
III – Inácio, nasceu na Quinta das Varges, em Rio de Mouro, Sintra, a 19 de Junho de 1729 e foi baptizado a 13 de Julho do mesmo ano.
III – João da Cruz Sanches Varona, que segue.
III – Inácio, nasceu na Quinta das Varges, em Rio de Mouro, Sintra, a 8 de Fevereiro de 1734 e foi baptizado a 22 do mesmo mês e ano.

III – João da Cruz Sanches Varona, nasceu na Quinta das Varges, em Rio de Mouro, Sintra, a 10 de Dezembro (?) de1730 e foi baptizado a 3 de Janeiro de 1731 , com o nome de “João da Cruz”. Foi padrinho o Dr. João Mendes de Almeida, por procuração a seu sobrinho Francisco de Almeida Jordão, e madrinha D. Teresa Inácia de Andrade, mãe do procurador, moradores na cidade de Lisboa, freguesia das Mercês.
Casou (desconheço a data e o local mas muito provavelmente em Lisboa) com D. Maria Ana Plácida Teles Castelo Branco, que nasceu em Lisboa, S. Julião, segundo o registo de casamento da filha. Desconheço a filiação desta senhora.
Filha:

IV – D. Maria do Carmo Sanches Varona, nasceu em Lisboa, Mercês, segundo refere o seu registo de casamento. Todas as buscas efectuadas nos livros de baptismos desta freguesia entre 1740 e 1762 foram infrutíferas. No baptismo da filha dizem ser natural da freguesia dos Mártires onde também não encontrei o registo.
Casou em Lisboa, S. Sebastião da Pedreira, no oratório das casas de residência de Joaquim da Costa de Almeida, Escrivão e Pagador dos Armazéns, ao Rego (registado na freguesia da Conceição Nova), a 8 de Dezembro de 1777 com Filipe Joaquim da Costa e Almeida, que nasceu em Lisboa, Santa Maria dos Olivais, filho de Joaquim da Costa de Almeida, nascido em Lisboa, Ajuda, e de sua mulher D. Filipa Maurícia Joaquina, nascida em Lisboa, Santa Justa, onde se receberam.
Com geração.

Todas as informações sobre as pessoas referidas serão bem vindas.
Muito obrigado.
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Sanches Varona (ou Barona), Lisboa/Rio de Mouro?

#212046 | josemssantos | 30 out 2008 22:31 | Em resposta a: #211720

Caro Lourenço

Estou a estudar a família Varona, ou Barona, ou Baraona, ou Barahona há mais de um ano. Vieram para Portugal no tempo dos Àustrias.
Se um dia destes nos encontramos na TT terei muito gosto em falar consigo sobre o assunto.

São pais do prior de Alhos de Vedros:

1.Catarina de Varona, n. c. 1608 em Lisboa/S.Julião e aí casou em Dez. 1635 ou início de 1636, com António Sanchez Manchado, n. c. 1597 em Córdova/S.Nicolas de la Xerquia, filho de Gonçalo Fernandez Manchado e de Luísa Sanchez, já defunta em 1635(ANTT- C.E.Lx. –Justificação Sumários Matrimoniais, M.609, Pº142).Tiveram p.m.:
2. José Sanches Barona, presbítero, freire conventual da Ordem de Santiago, foi 5 anos prior da igreja de Salvador em Coina,7 anos prior na igreja da N.Sra. do Castelo em Sesimbra e prior da igreja de S.Lourenço em Alhos Vedros, onde tomou posse a 1.2.1686( ANTT- FSO João Baptista Wallis M.58 Dil.1107).


Os Wallis, depois Valles ou Vales cruzam-se com estes Varona.

Um abraço
zé maria

Resposta

Link directo:

RE: Sanches Varona (ou Barona), Lisboa/Rio de Mour

#212057 | J.G. | 31 out 2008 00:51 | Em resposta a: #212046

Peço licensa para interferir neste assunto.

Nunca entendi a pretensa ligação de Varona com Barahona.
Os primeiros penso terem origem em Italia, região de Genova(?)
ao passo que os segundos sem duvida que têm origem na Rioja, e
Valencia, tendo chegado a Portugal, com os Filipes, cerca de 1600,
ou pouco antes, o que está documentado.
Por outro lado, não tenho conhecimento de casamentos havidos
entre as duas familias, mas não se excluem hipoteses....
Mais parece ter havido corruptela, de resto algo frequente, e não só em tempos mto. passados, de nômes que tenham sido aportuguesados, e depois apropriados ou "adquiridos"...
Uma vez que se tocou neste caso, mto agradecia se por acaso alguma informação mais esclarecedora podesse ser prestada.
Meus cumprimentos
J.G.

Resposta

Link directo:

RE: Sanches Varona (ou Barona), Lisboa/Rio de Mouro?

#212072 | LCM | 31 out 2008 08:31 | Em resposta a: #212046

Caro Zé Maria,

Muito obrigado por estas informações. Dos Wallis / Walles e Varonas há dados soltos nos "Apontamentos Genealógicos e Heráldicos" de Jorge de Moser, Bib. Nacional, Reservados, CJM, n.º 704, 1.ª série, vol. X, e 2.ª série, vol. XV (vd. Varona, Walles e Wallis).

Não encontrou, por acaso, o baptismo do filho do padre ou o casamento do neto? O primeiro pode ter sido em qualquer lado, inclusive nas paroquias onde esteve. O segundo deverá ter sido na cidade de Lisboa, cerca de 1750, mas não faço ideia da freguesia.

Mande-me sff o seu e-mail: correiadematos (arroba) mail (ponto) telepac (ponto) pt
Quanto a encontrarmo-nos na Torre, quando quiser.

Um abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Sanches Varona (ou Barona), Lisboa/Rio de Mour

#212074 | LCM | 31 out 2008 08:38 | Em resposta a: #212057

O ramo que aqui deixei usa sempre Varona ou Barona, mas nunca Baraona ou Barahona.
Na obra "Luso-descendentes da Índia Portugesa" o Dr. Jorge Forjaz começa o capítulo de Barahonas (vol. 1, p. 247) com Andrés de Barahona, n. em Burgos, Espanha. Casou em Portugal e teve diversos filhos e netos entre estes Maria de Barahona casada com Francisco Wallis, com geração. Infelizmente o utor não indica quaisquer fontes para os dados que apresenta.
Destes Barahonas tratados por Jorge Forjaz descendem os Cunha Ataíde Barahona, que estiveram na Índia.

Cumprimentos
LCM

Resposta

Link directo:

RE: Sanches Varona (ou Barona), Lisboa/Rio de Mour

#212134 | J.G. | 01 nov 2008 01:42 | Em resposta a: #212074

Caro LCM

Agradecido p'la sua mens. Pêna que não elucida o suficiente e necessario.
O nôme indicado p'lo Dr. Jorge Forjaz, de quem não conheço a obra, persiste no êrro, pois Andrés nascido em Burgos referido não era Barahona, mas sim Varona, como pode vêr aqui mesmo no Genea, por expl. Como pode, a filha chamar-se de Barahona ??(Violante) aqui está o misterio, e as duvidas que tenho sobre o assunto e que não tenho conseguido deslindar.
,
Salvo melhor opinião, foi corruptela, ou apropriação( com que objectivo, não se sabe..talvez fôsse da nação ??..) e assim tendo acontecido, atendendo á complicada época de então, a descendencia terá persistido no uso indevido do nôme, até ao casamento com Cunha Ataíde.,em que seguiram depois os nômes em conjunto. Sanches de Baena tambem não se atreveu a explicar muito mais...

Aliás existem outros exemplos, em que a transmissão deste nôme, bem como de outros, não se devêram a laços de sangue, ou de linhagem, mas sim a outras circunstâncias.
Até conseguir solução para este caso, continúo com muitas duvidas,até com hipotese de grande mistificação. Objectivo ? não sei, talvez conveniencia politica como acima referi.
Peço favôr de ,em caso de lhe virem á mão mais alguns elementos
que possam dar melhor luz, m'o comunique, e lhe ficarei mto. agradecido.
Melhores cumprimentos, e grato

J.G.

Resposta

Link directo:

RE: Sanches Varona (ou Barona), Lisboa/Rio de Mour

#212149 | J.G. | 01 nov 2008 09:51 | Em resposta a: #212134

Correcção ao acima escrito:

Violante Varona, foi neta de Andrés de Varona, filha de Giles
de Varona.

Peço desculpa.
Cumprimentos
J.G.

Resposta

Link directo:

RE: Sanches Varona (ou Barona), Lisboa/Rio de Mouro?

#236745 | GML | 18 ago 2009 00:08 | Em resposta a: #212046

Caro José Maria dos Santos,

Contacto-o por sugestão do LCM que me alertou para o seu estudo dos Barahonas. Estou neste momento a trabalhar na transcrição integral de um manuscrito do século XVIII sobre os morgadios e bens desta família, em que se descrevem com algum pormenor as suas primeiras gerações em Portugal.

Caso pretenda contactar-me particularmente, pode fazê-lo pelo endereço gmaiadeloureiro (at) gmail.com.

Melhores cumprimentos,

Gui Maia de Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Sanches Varona (ou Barona), Lisboa/Rio de Mouro?

#249747 | atojal | 12 fev 2010 19:35 | Em resposta a: #212046

Caro confrade:
Tem notícia de Barahonas no Brasil? Do ramo da minha avó paterna, tenho uma trisavó, de nome Inês da Conceição Barahona de França, que teve uma irmã, Aurélia (s.g.), ambas filhas legitimadas (pelo menos assim consta no assento de casamento da minha trisavó) de Joaquim Barahona de França (Major, como também consta no referido assento que me foi enviado por uma amabilíssima belenense). Este casamento a que aludo, celebra-se na Vila da Cachoeira, hoje Cachoeira do Arari, Belém, Pará, com Felisberto Gonçalves de Oliveira, natural de Guidões, hoje concelho da Trofa. Estes meus trisavós tiveram 2 filhas, Cândida (minha bisavó), que veio viver para Oliveira de Frades, Viseu, e Eugénia, que não casou nem teve descendência (e terá morrido na casa dos vinte anos).

Presumo que o meu tetravô, Joaquim Barahona de França, tenha nascdo noutras paragens, mas que tenha sido colocado em Cachoeira, região do Marajó.

Sei que em 1778 terá morrido em Belém o Coronel Nuno da Cunha Ataíde Barahona, por indicação solícita de um confrade há já alguns anos, mas segundo o mesmo, este Nuno não casou nem se conhece descendência.

Também sei que à data do casamento da minha bisavó (1894) com Firmino Henriques Lopes da Silva (natural de Cambra, Vouzela), vivam já na cidade de Belém.

Já pedi há algum tempo à Sociedade Genealógica microfilmes de Belém, dispondo-me a desfiar um rosário longo, mas têm tardado. Também é verdade que a sequência cronológica (entre, aproximadamente,1780 e 1860) não está completa.
Qualquer pista será muito bem-vinda!
Gratos cumprimentos
Alexandre Arménio Tojal

Resposta

Link directo:

RE: Sanches Varona (ou Barona), Lisboa/Rio de Mouro?

#249908 | josemssantos | 15 fev 2010 16:56 | Em resposta a: #249747

Caro Alexandre Tojal

Admito que existam várias famílias Barahona.
O ramo que estudei era inicialmente Barona e passou a Baraona/Barahona.A este ramo petence o Coronel Nuno C.A. Barona, que morreu em 1769, sem descendência, legítima ou ilegítima, que eu conheça.O mesmo sucede com os seus irmãos António e Veríssimo que morrem mais tarde, na década de 80, também no Grão Pará/Brasil.
Se tiveram filhos, e os legitimaram, só pesquisando nos arquivos de Belém se poderia chegar a alguma conclusão.

Cumprimentos

José Maria Simões dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Sanches Varona (ou Barona), Lisboa/Rio de Mouro?

#249923 | atojal | 15 fev 2010 18:25 | Em resposta a: #249908

Caro José Maria simões dos Santos:
Muito obrigado!
Desconhecia esses dois irmãos, também a morrerem por terras do Pará; aumentam as probabilidades de ligação.
Vou aguardar que cheguem os microfilmes, quem sabe dar-me-ão alguma resposta!
Grato
Alexandre Arménio Tojal

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 22:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen