Familia Vinagre

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familia Vinagre

#211369 | tpavan | 23 out 2008 13:07

Bom dia a todos.

Meu nome é Tiago, meu avo veio de Mountinho, Distrito de Coimbra e se chamava Manoel Vinage Junior.

Gostaria de saber se alguém aqui possui esta mesma descendencia ou está vive em Mountinho, Coimbra?

Obrigado
Tiago Pavan

Resposta

Link directo:

Vinagres de Montinho

#211378 | salen | 23 out 2008 14:28 | Em resposta a: #211369

Caro participante,
Trata-se de Montinho (o 'u' na sua grafia está a mais) Concelho (=Município) de Cantanhede, Distrito (~Estado) de Coimbra.
Para registos paroquiais com mais de cem anos dirija-se ao Arquivo Distrital de Coimbra, à guarda da Universidade de Coimbra.
Se escrever Montinho+Coimbra naquele motor de busca que todos conhecem que começa por 'G' e acaba com 'e', e que não podemos escrever aqui no Genea, pode encontrar mapas que lhe mostram a exacta localozação. V (e o Sr seu avô se ainda estiver entre nós), podem 'ver' a vossa terra de origem.
Como não se referiu a datas, se V. tiver 19 ou 91 anos o Sr seu avô pode ter nascido em épocas bem diferentes. Se já deixou a sua terra há muitas décadas é provável que já ninguém que o tenha conhecido ou tenha notícias dele por lá permaneça. Não deixe crescer muito as suas expectativas.
Há um site (páginas brancas ou pbi.pai.pt) com os números de telefone fixo. Escrevendo Vinagre em Quem e Montinho em Onde não lhe aparece ninguém. Escrevendo em Onde Cantanhede, aparece uma pessoa. Pode ser sua parente ou não ter nada a ver consigo (ter o mesmo apelido não quer dizer ser da mesma família, e 'Vinagres' há-os por todo o país). De qualquer forma pode experimentar ligar. Logo fica a saber.
O pior que lhe pode acontecer é atender uma senhora muito idosa, que até conheceu o Sr seu avô, mas que por ser surda, não percebe nada do que V. diz e não consegue comunicar consigo. Ao desligar vai pedir a um vizinho que vá em nome dela à companhia telefónica e lhe cancele a linha, uma vez que está farta de que lhe liguem e ninguém diga nada do outro lado ...
Ou então, atende-lhe uma pessoa mais jovem, que sem o saber até é sua parente, mas que não faz a menor ideia da existência do Sr seu avô e que pensa que V. quer é tentar arranjar uma família que o acolha quando emigrar para a Europa ...

Já percebeu, não é? Se ninguém na sua família alguma vez se dedicou ao assunto, provavelmente V já saberia. Como parece que V é o primeiro, agarre-se aos documentos todos que puser encontrar aí para descobrir a data de nascimento do avô. Com isso, dirija-se ao ADC, peça e pague uma cópia do registo e comece a sua pesquisa.
Já leu isto: http://www.geneall.net/P/pag.php?id=236? Então leia e volte a este seu tópico (não abra outro) se tiver dúvidas.
Cumprimentos.
VFerreira

Resposta

Link directo:

RE: Vinagres de Montinho

#211394 | tpavan | 23 out 2008 16:10 | Em resposta a: #211378

Obrigado VFerreira, seu post me esclareceu algumas dúvidas.

Na verdade meu avo nasceu em 1904, ou seja mais de cem anos atrás e precisava de um Certidão de Nascimento, já que a única documentação dele que possuímos é um certificado de desembarque dele no porto de Santos daqui do Brasil.

Quanto a questão da gráfia tb sempre foi outra dúvida minha esclarecida. Minha mãe falava que era Moutinho ou Mountinho, já vc me esclareceu que o correto é Montinho, isso irá me ajudar em pesquisas futuras.

É possível algum outro tipo de acesso remoto (Brasil) as informações que se encontram em poder da Universidade de Coimbra??

Cumprimentos e muito Obrigado
Tiago

Resposta

Link directo:

Vinagres de Montinho

#211402 | salen | 23 out 2008 17:06 | Em resposta a: #211394

Faça uma pesquisa num motor de busca (G----e) por Universidade de Coimbra, entre no site e vai certamente encontrar a ligação para o Arquivo. Entre em contacto pelo telefone, fax ou por correio electrónico.
Pesquisa dos registos não há. Tem que dar os dados e pagar a pesquisa dos funcionários ou as fotocópias simples (se for apenas para pesquisa de ancestrais servem).
Se tiver ao pé de casa uma sede da organização americana 'os mórmons', peça (e pague) um CD do livro que contém o registo do seu ancestral, leve para casa e consulta quando quiser. Essa organização andou pelo país a microfilmar os livros onde puderam. Essas imagens só valem para pesquisa particular de ancestrais.
Cumprimentos.
VF

Resposta

Link directo:

RE: Vinagres de Montinho

#211441 | Fmaia | 24 out 2008 00:59 | Em resposta a: #211402

Caro confrade Vitor Ferreira

Antecipadamente peço desculpa pela intromissão no tópico, e, porque já ando por aqui hà algum tempo - delicio-me com as suas intervenções - , só agora, através da sua msg, me apercebi da possibilidade de adquirir CD's dos paroquiais, nos Mormons.
Supunha que teria de fazer a consulta num qualquer Centro, pagando como é óbvio, mas a possibilidade, não se estendia à aquisicão.
Saberá porventura quanto custa um CD ?

Cordiais cumprimentos,
Costa Maia

Resposta

Link directo:

RE: Vinagres de Montinho

#211456 | salen | 24 out 2008 11:15 | Em resposta a: #211441

Caro Costa Maia,
Sobre preços, não faço a mais pequena das longínquas.
Mas parece que a consulta no local é gratuita.
Cpmts. VF

Resposta

Link directo:

RE: Vinagres de Montinho

#211467 | Fmaia | 24 out 2008 12:21 | Em resposta a: #211456

Caro confrade,

De qualquer forma, já foi uma ajuda preciosissima o saber da possibilidade de aquisição, para posterior leitura em casa.
Muito obrigado.

Cumptos,
Costa Maia

Resposta

Link directo:

Os DVD e os microfilmes

#211513 | chartri | 24 out 2008 21:10 | Em resposta a: #211467

Caro Confrade
Claro que pode comprar no Arquivo Distrital (ou Universitário no cado do Minho e de Coimbra) cópia dos microfilmes dos registos paroquiais com mais de 100 anos (ha, no entanto, registos só a partir de 1810).

Estes microfilmes estão na Torre do Tombo que faz a cópias a 0,65 € o fotograma (julgo eu que o preço é este). Cada filme tem cerca de 1000 fotogramas, . assim poderá verificar quanto lhe custa.

Mas antes de fazer a encomenda da cópia do microfilme para DVD, peça um orçamento, para não ter surpresas.

Claro que muitos destes microfilmes estão também na posse, do que nós chamamos a Igreja dos Mormons. Foram eles que fizeram, ha alguns anos, a cópia em microfilmes dos registos paroquiais, levando um exemplar e deixando outros exemplares na Torre do Tombo e julgo que oferecendo igualmente algumas máquinas de leitura.

O valor é elevado, mas vale a pena, pois podemos consultar calmamente em nossa casa e escusamos de los deslocar aos Arquivos (o que custa também dinheiro).

Claro que se tiver junto a sua residência uma igreja dos Mormons, podera "ler" os microfilmes nesse local a um preço muito simbólico.

A escolha é sempre nossa.

Por exemplo, eu, que vivo na zona de Lisboa, comprei muitas cópias de microfilmes de paroquiais da zona de Leiria. Saiu-me barato, pois cada deslocação a Leiria custa-me muitos euros (i e, muitos fotogramas) e só possiveis de fazer consultas das 9h ás 12h30 e das 14 ás 17h30.
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Os DVD e os microfilmes

#211524 | Fmaia | 24 out 2008 23:12 | Em resposta a: #211513

Caro confrade,

Os meus agradecimentos pela informação e mil perdões ao confrade Tiago por este abuso.

Renovados cumptos,
Costa Maia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 16:30

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen