Endereços antigos

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

Endereços antigos

#208095 | liperebello | 12 set 2008 18:02

Caros amigos, venho por meio deste solicitar ajuda para dar prosseguimento na minha pesquisa genealógica.
Após exaustivas pesquisas talvez ainda pela inesperiencia, não consigo encontrar algumas informações que acredito estarem muito confusas.

Consegui fazer boa parte de minha ascendencia pela parte de minha bisavo materna, e não tendo encontrado nada a respeito de seu primeiro marido, pai de minha avó o qual herdei o sobrenome Rebello, o principal intuito da minha investigação.

Minha avó nasceu no Brasil em 1927, filha de Casimira da Conceição Carneiro de carvalho(1892, azurem) e Bernardino da Silva Rebello . Este Bernardino, pelo que me consta falesceu quando minha avó era ainda criança, tendo casimira casado-se pela segunda vez. Ao pesquisar certidoes de obito de minha bisavó cheguei aos nomes dos seus pai (João Baptista Carneiro de Carvalho e Luiza Rosa Salgado) dados tambem encontrados no neps. Na certidão de nascimento de minha avó encontrada por mim, as informações estão equivocadas, tendo em vista que ela mesmo foi a declarante aos 20 anos de idade.
Sei que minha bisavó ia constantemente a Portugal (ela citava apenas Conselho de Guimaraes) com seus filhos mais velhos que minha avó. Constam Cartas cujo endereço dos remetentes era PRAÇA DA LIBERDADE, N 66, CONSELHO DE GUIMARAES. minha avó disse que era uma quinta. porem nao acho registros da existencia desta praça em Guimaraes. Gostaria de obter alguma informação sobre esta praça, ou algo que possa ajudar-me, pois não consigo proseguir com minhas pesquisas.

Desde já agradeço a atenção
Att
Filipe Rebello Gomes de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Endereços antigos

#208112 | MICHELRIO32 | 12 set 2008 21:09 | Em resposta a: #208095

Rua de Santa Maria - 4800 Guimarães - Portugal (Concelho: Guimarães, Distrito: Braga) ... Praça da Liberdade - 4920 Vila Nova de Cerveira - Portugal ...

Resposta

Link directo:

RE: Endereços antigos

#208116 | liperebello | 12 set 2008 21:35 | Em resposta a: #208112

Michel, meu amigo, valeu pela resposta rapida, porem esta praça citada no link, fica em vila nova da cerveira, viana do castelo. acredito que não seja a mesma.
quanto as pesquisas no rio, vejo que não estou tendo sucesso, minha avó se fechou rsrsrs. Acabei de falar ao telefone com o Paulo da santa Casa de Misericórdia, ele vai verificar se Falesceu algum Bernardino rebello naquelas datas.

Resposta

Link directo:

RE: Endereços antigos

#208147 | MICHELRIO32 | 13 set 2008 13:05 | Em resposta a: #208116

Olá meu amigo Filipe,tudo bem ? Pensei que correspondesse ao mesmo local que você procura,me desculpe a falha,me fala que local é esse que você procura.Sobre o óbito tomaraque ele consiga achar alguma coisa e continue tentando ver se sua avó fala alguma coisa,estou a disposição aqui no Rio caso necessite de algum tipo de ajuda por aqui.





Melhores cumprimentos


Michel do N.G.Corrêa
Rio de Janeiro

Resposta

Link directo:

RE: Endereços antigos

#208498 | liperebello | 16 set 2008 22:16 | Em resposta a: #208147

Será que existe mesmo essa praça?

Resposta

Link directo:

RE: Endereços antigos

#208683 | gafanhoto | 19 set 2008 01:14 | Em resposta a: #208498

Olá

Em Portugal as ruas e praças mudam de nome, muitas ainda tem na mesma placa
o antigo nome.

Praça da Liberdade pode ser em Guimarães ou não. Em primeiro lugar deve perguntar por exemplo na Câmara Municipal de Guimarães
(http://www.cm-guimaraes.pt/) na Biblioteca Municipal (http://www.bmrb.pt/)
ou para os Correios se existiu na cidade alguma praça com esse nome, não esquecendo a época aproximada, experimente fazer essa pergunta por email.

Se não for em Guimarães pode ser nalguma vila ou cidade do mesmo
Concelho (=município).

Já experimentou o Google Maps (http://maps.google.com/): já o fiz e nenhuma
Pç da Liberdade aí aparece por isso deve ser alguma praça que mudou o nome.
De qualquer forma pode ver nesse site rua a rua e terra a terra basta começar por pôr na caixa de pesquisa guimaraes, portugal.

Pode ainda tentar perguntar no mais importante museu de Guimarães(Museu Alberto Sampaio), por e-mail aqui:

http://www.geira.pt/museus/atrio/index.asp?id=13

Não conseguindo por nenhum dos meios atrás descritos resta a pesquisa em mapas antigos da cidade ou roteiros antigos ou jornais antigos numa hemeroteca, deduzo que em que localidade fosse essa praça devia ser um lugar central ou conhecido.

Oxalá encontre

Gafanhoto

Resposta

Link directo:

RE: Endereços antigos

#208689 | alexandrabacelar | 19 set 2008 02:19 | Em resposta a: #208095

Caro Filipe Carvalho


Azurem é uma freguesia situada praticamente no centro de Guimarães

Trabalhei varios anos em Guimarães e o nome Praça da Liberdade diz-me algo mas em Creixomil - Guimarães. No entanto em muitas das freguesias do concelho existe sim Rua da Liberdade e muitas familias Salgado.

consultei a net e verifico que actualmente Azurem está muito diferente pode ver em
ww.portugalio.com/braga/guimaraes/azurem/

Cumprimentos
Alexandra Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: Endereços antigos

#208720 | liperebello | 19 set 2008 15:21 | Em resposta a: #208689

Cara Alexandra, primeiramente, agradeço sua ajuda

Será mesmo que em Creixomil existe ou existiu essa praça. Procurei nos sites Portugalio e Google maps e não achei, porem se for uma praça pequena, realmente não ira aparecer, ja enviei e-mails da dica que o amigo Gafanhoto mandou, estou aguardando resposta deles.

Grato,
Filipe Rebello

Resposta

Link directo:

RE: Endereços antigos

#208723 | liperebello | 19 set 2008 16:11 | Em resposta a: #208683

Obrigado pela dica gafanhoto, ja mandei e-mail para os Correios, camara etc...


Grato
Filipe Rebello

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 20:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen