Cartas de brasão de armas de mercê nova

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica | Arquivos

Cartas de brasão de armas de mercê nova

#207239 | Segismundo Pinto | 04 set 2008 15:48

Caros Confrades:

Enquanto heraldista interesso-me por cartas de brasão de armas de mercê nova dos séculos XIX e XX - referidas por Sanches de Baena e por Travassos valdez - documentos essenciais para um estudo académico que estou a fazer.

Muito grato ficarei caso me disponibilizem reproduções desses documentos, a cores, particularmente as das folhas que em que as armas foram iluminadas.

Na expectativa de obtenção de contributos, com os melhores cumprimentos

Segismundo Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de brasão de armas de mercê nova

#207245 | loureiro | 04 set 2008 16:40 | Em resposta a: #207239

Caro Segismundo Pinto

Tenho digitalizadas 5 cartas de armas do séc. XVIII e 1 do séc. XVII. Não lhe interessa?

Cumprimentos,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de brasão de armas de mercê nova

#207246 | Segismundo Pinto | 04 set 2008 16:49 | Em resposta a: #207245

Caro José de Castro Canelas:

Obrigado pela sua tão pronta resposta.

Tudo quanto se refira a cartas de brasão de armas portuguesas me interessa. Assim, caso se disponibilize, muito lhe agradeço a sua oferta que virá enriquecer o conjunto de que disponho, embora não digitalizado e que desde já fica ao seu dispor.

Poderá fazer o favor de enviar para

Segismundo.M.Pinto@seg-social.pt

Cumprimentos gratos do

Segismundo pinto

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de brasão de armas de mercê nova

#207250 | JCC | 04 set 2008 17:28 | Em resposta a: #207245

Caro Zé

Para além da do António Carlos Cary, que mais?

Abraço

João

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de brasão de armas de mercê nova

#207251 | Segismundo Pinto | 04 set 2008 17:36 | Em resposta a: #207250

Caro JCC:

Todas as portuguesas, em particular as cartas de brasão de mercê nova dos Séculos XIX e XX.

Obrigado e cumprimentos

Segismundo Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de brasão de armas de mercê nova

#207254 | loureiro | 04 set 2008 17:46 | Em resposta a: #207250

Caro João

Já lhe enviei um mail.

Um abraço,

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de brasão de armas de mercê nova

#207257 | loureiro | 04 set 2008 18:02 | Em resposta a: #207246

Caro Segismundo Pinto

Já lhe enviei mails sobre as cartas referidas.

Cumprimentos,

J C Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de brasão de armas de mercê nova

#207287 | jpbabc | 04 set 2008 21:07 | Em resposta a: #207239

Caro Segismundo Pinto,


Em resposta à sua solicitação de cartas de brasão de armas de mercê nova, acabei de enviar para o seu mail a de Francisco António da Silva Mendes (7 páginas).

Desejo-lhe as maiores felicidades nas suas investigações.

Os meus melhores cumprimentos,

José Pedro Castro

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de brasão de armas de mercê nova

#207298 | MariaDavid | 04 set 2008 22:49 | Em resposta a: #207246

Amigo e ex-colega Segismundo, ainda por aí, seg-social???? para quando o grito do Ipiranga???? Apareça um dia destes na TT.

Abraço
maria

PS: porque não vai lá almoçar e leva o Rafael Carvalho? Seria agradável colocarmos alguma conversa em dia

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de brasão de armas de mercê nova

#207329 | Augusto Tavares | 05 set 2008 09:22 | Em resposta a: #207239

Caro Confrade Segismundo Pinto,

Na sua qualidade de grande heraldista, conhecerá alguma referência a uma carta de brasão de armas (de Falcões, pleno, suponho) atribuída, em meados do séc. XVIII, a um membro daquela família de Idanha-a-Nova?

Com os meus agradecimentos e melhores cumprimentos,

Augusto Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de brasão de armas de mercê nova

#207367 | Segismundo Pinto | 05 set 2008 15:34 | Em resposta a: #207329

Caro Confrade Augusto Távares:

Obrigado pela sua mensagem. Vou verificar na minha base de dados se tenho alguma referência a essa CBA e no principio da semana espero poder dizer algo.

Os melhores cumprimentos do Segismundo Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de brasão de armas de mercê nova

#207561 | Augusto Tavares | 07 set 2008 09:58 | Em resposta a: #207367

Caro Segismundo Pinto,

Agradeço a atenção e aguardo as s. notícias.

Cordiais saudações,

Augusto Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de brasão de armas de mercê nova

#208429 | Segismundo Pinto | 16 set 2008 11:37 | Em resposta a: #207561

Caro Augusto Távares:

A CBA que me parece corresponder à sua procura é a passada a JOÂO MARQUES FALCÃO em 20.06.1758, registada no chamado Livro Particular a fs. 116 v.º e que foi divulgada pelo Visconde de Sanches de baena no Archivo Genealógico ..., a fs. 311, sob o número 1223, cuja entrada é a seguinte.

1223 - JOÃO MARQUES FALCÃO, Familiar do Santo Ofício, Alferes de Ordenanças e morador na Vila de Idanha-a-Nova, comarca de Castelo Branco, Bispado da Guarda; filho de Simão Peres Falcão, Alferes de Ordenança, vereador e juiz ordinério da dita Vila de Idanha-a-Nova, e de sua mulher Maria Gonçalves; neto paterno de Francisco Peres e de sua mulher Isabel Alves, esta filha de de ... Falcão, segundo avô do suplicante e por esta parte terceiro neto de Manuel Gomes Falcão; quarto neto de Gaspar Gomes Falcão; neto materno de Marcos Dias e de sua mulher Catarina Marques. Armas de Falcões.

A súmula de Sanches de baena não refere a diferença que, seguramente, lhe terá sido atribuída e como, infelizmente, não tenho imagens desta CBA só consultando o citado Livro, no Arquivo da Torre do Tombo, se poderá saber.

Desconheço se existe ou existiu casa, capela, ou sepultura com as armas de João Marques Falcão.

Os melhores cumprimentos do segismundo Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de brasão de armas de mercê nova

#208431 | volila | 16 set 2008 12:02 | Em resposta a: #207239

Não tendo resposta a dar a V. Ex.ª , peço que atenda às duas perguntas que constam no forum , sobre afamília de Correia da Cunha e a de Maria de Avila Bettencourt.


Permita-me que felicite V. Exª pelo passado dia 13!

A sua amiga Baronesa de Silverto (VOLILA)

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de brasão de armas de mercê nova

#208432 | avbc | 16 set 2008 12:05 | Em resposta a: #208429

Caro Senhor Arquitecto,

Tomei a liberdade de lhe enviar particularmente - e portanto sem publicitar aqui no forum - algumas cartas de armas que gostaria de subemeter à sua apreciação. Não sei se as rececebeu, uma vez que ainda não obtive resposta ou se, por outro lado, não conhecendo o remetente, não as tenha aberto.
De qualquer forma aqui fica a indicação.

Com os meus cumprimentos,

A. Vasco Borges Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de brasão de armas de mercê nova

#208437 | Segismundo Pinto | 16 set 2008 14:35 | Em resposta a: #208431

Senhora Baronesa de Silverto, minha Senhora:

Tão rápido quanto possível tentarei responder a V. Ex.ª sobre as questões relativas à Família Correia da Cunha e a Maria de Ávila Bettencourt.

Agradeço, penhorado, as felicitações que houve por bem enviar-me.

Os melhores cumprimentos do Segismundo Pinto.

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de brasão de armas de mercê nova

#208441 | Segismundo Pinto | 16 set 2008 15:07 | Em resposta a: #208432

Prezado A. Vasco Borges Coutinho:

Agradeço, reconhecido, o seu mail e o envio das CBA.

Contudo, não as vi, seguramente porque me passou desapercebido e possívelmente apaguei. Peço-lhe, pois, que faça o favor de as tornar a mandar para o meu mail.

Cumprimentos gratos do Segismundo Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de brasão de armas de mercê nova

#208443 | volila | 16 set 2008 15:18 | Em resposta a: #208437

Meu amigo Segismundo :

Chamo a tua atenção para a minha nova hipótese de filiação de Maria Avila de Mendonça, isto à míngua de poder colaborar no teu pedido. Seria talvez mais facil ser o grande Bernardo Políbio a fazê-lo!

Um abraço
Volila(Baronesa de Silverto)

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de brasão de armas de mercê nova

#208492 | Augusto Tavares | 16 set 2008 21:16 | Em resposta a: #208429

Caríssimo Segismundo Pinto,

Muitíssimo agradecido pela sua preciosa informação.
Posso adiantar que existe uma casa em Idanha-a-Nova com o brasão de João Marques Falcão, conhecida como casa dos Falcões, cuja fotografia consta da base de dados do geneall.

Com os meus agradecimentos e mais cordiais cumprimentos,

Augusto Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de brasão de armas de mercê nova

#208546 | avbc | 17 set 2008 10:13 | Em resposta a: #208441

Senhor Arquitecto,

Já lhe enviei as cartas de armas. Aguardo a sua resposta.
Os meus cumprimentos. Muito obrigado,

A. Vasco Borges Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de brasão de armas de mercê nova

#208551 | Segismundo Pinto | 17 set 2008 10:34 | Em resposta a: #208492

Caro Ajgusto Tavares:

Não tem de quê. Sempre que precisar contacte.

Cumprimentos do Segismundo Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de brasão de armas de mercê nova

#208590 | Miguel Seixas | 17 set 2008 18:20 | Em resposta a: #208443

Ex.ma Senhora Baronesa de Silverto,
Minha Senhora,

Peço desculpa por aproveitar o carácter público do Forum, mas gostaria de saber qual a origem do título que ostenta. É um título português ou estrangeiro?

Mais uma vez lhe peço que releve a minha ignorância.

Apresento a V. Ex.ª os protestos da minha consideração,

Miguel Seixas

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de brasão de armas de mercê nova

#208609 | volila | 17 set 2008 22:14 | Em resposta a: #208590

Caro Miguel

Achei graça `a sua curiosidade !

Digamos que sou uma pessoa original e este é um pseudonimo artistico. Tal como "volila" é um pseudónimo invocativo da minha condição de avó, a "Baronesa de Silverto" é de duas realidades , sebundo o autor do mesmo que, obviamente ,não sou eu: 1ª a fidalguia com que trato os meus amigos
2º O facto de ter uma casa na serra num lugar chamado Silverto
Feliz e produtiva a imaginação de quem inventou tal título, o qual ,como vê, não tem mercê de brasão nem,tão pouco , de armas!
Saudações

Baronesa de Silverto (VOLILA)

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de brasão de armas de mercê nova

#208654 | Segismundo Pinto | 18 set 2008 15:02 | Em resposta a: #208441

Caro Borges Coutinho:

Novamente agradeço a sua mensagem e a indicação de que me enviou as CBA mas, acontece que ainda as não recebi.

Agradeço que faça o favor de mas mandar para o meu mail

Segismundo.M.Pinto@seg-social.pt

Cumprimentos gratos do

Segismundo Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de brasão de armas de mercê nova

#209065 | Miguel Seixas | 23 set 2008 20:10 | Em resposta a: #208609

Ex.ma Senhora Baronesa,

Muito obrigado pela sua explicação, tão engraçada e descontraíde que é por certo merecida.
É curiosa a assimilação que faz, como faz a generalidade das pessoas, entre "titular" e "fidalgo". Na verdade, no entanto, não são conceitos sinónimos. Há (havia) milhares de fidalgos que não eram titulares e nem todos os titulares eram fidalgos.
Com os melhores cumprimentos,

Miguel Seixas

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de brasão de armas de mercê nova

#209077 | volila | 23 set 2008 22:15 | Em resposta a: #208609

Caro Miguel:


Tem toda a razão ! , e o nosso amigo comum também ! só que este tem sobre si uma vantagem :

Ele (ou ela) sabe que esta "BARONIA", assentava numa fidalguia que , espero ,nunca vir a desmentir.

De facto numa sociedade em que o Barão é o dinheiro , a aparência , tudo quanto se ostenta ter em detrimento do SER (... e este Ser é acima de tudo o respeito por si e pelos outros , a solidariedade , a verdade , etc, etc.).... numa sociedade assim ... talvez a nossa querida amiga, Baronesa de Silverto,não deva surgir à luz do dia .... ainda nos sujeitamos a que a considerem "made in CHINA" e fruto da globalizaçãe!
e.. por hoje terminam estas já longas considerações .

Um abraço cheio de fidalguia da "Baronesa de Silverto" (VOLILA) *
* Este é que é o maior título.

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de brasão de armas de mercê nova

#209118 | Segismundo Pinto | 24 set 2008 12:36 | Em resposta a: #209077

Cara VOLILA:

Permita-me que a felicite pelo seu fair play e graça ao responder ao confrade Miguel Seixas.

E, já agora, agradecia que me esclarecesse aonde é Silverto. Disse que era na serra, mas aonde? Tudo me leva a crer que será o nome duma quinta/propriedade. Será assim?

Há muitos anos vi, não me recordo onde, referências a uma Casa de Silverto cujos donos faziam criação de garranos e onde existiria um instrumento musical, piano ou cravo, que era considerado famoso por nele ou ter tocado um músico célebre. Parece-me que seria em Trás os Montes ou Douro.

Respeitosos cumprimentos,

Segismundo Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de brasão de armas de mercê nova

#209123 | volila | 24 set 2008 15:19 | Em resposta a: #209118

Caro Segismundo:

Pois é , Silverto fica lá.....por trás dos montes ..., acima dos rios , rios d`ouro ( e,também , acima do nível médio das águas do mar....)....

... Estas questões das" cotas " são muito importantes para a felicidade do nosso espirito geográfico !

Naquele tempo ,que era o do grande Geografo ORLANDO RIBEIRO (a propósito, sabe se alguem já estudou a ascendencia deste que foi o maior Geografo Português do Sec. XX - NÃO NOS PODEMOS ESQUECER QUE ESTE É UM FORUM DE GENEALOGIA )... ia eu dizendo, naquele tempo, não nos formavamos ao abrigo das "Novas Oportunidades", e ...até sabiamos as localizações.... mas ...com o tempo ...tudo se perde...

...daí a minha dúvida e escrúpolo em lhe dar ,quiçá com certo erro , as coordenadas de Silverto!
Mas numa coisa o meu amigo acertou : nos garranos(suada propriedade de um dos filhos da casa), e no piano de mesa
Que memória meu caro Segismundo !, ...que serões ! , quantas mazurcas, quadrilhas , pas de quatre (?),
Que fado o nosso de vivermos assim globalizados!
Já não há fidalguia nos Condes e nos "marcondes " nem nos serões dos Barões!

Resta-me dizer-lhe : Até à próxima !
Volila

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de brasão de armas de mercê nova

#209131 | avbc | 24 set 2008 16:00 | Em resposta a: #208654

Caro Senhor Arquitecto,

Acabei agora mesmo de lhe re-enviar as cartas de armas. Espero que desta vez cheguem... Se não deve ser algum problema com o meu servidor de email, ou talvez o sistema da Segurança Social não deixe passar mensagens com anexos de imagens, como acontece noutros organismos públicos.
Aguardo notícias.
Cumprimentos do

A. Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de brasão de armas de mercê nova

#209132 | volila | 24 set 2008 16:02 | Em resposta a: #209123

Segismundo:
Agora a sério :
Silverto - lugar da freguesia de Rubiães
Concelho de Paredes de Coura , Distrito de Viana do Castelo.

Da "Casa deS.Miguel de Silverto "
Saudações da
Volila (Baronesa de Silverto )

p.s. Não encontro nada sobre os ascendentes de Orlando Ribeiro.Vou iniciar novo tópico.

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de brasão de armas de mercê nova

#242849 | fgerin | 26 out 2009 11:00 | Em resposta a: #207239

Caro Segismundo Pinto,

No Nuno Borrego (Cartas de Brasão de Armas II) consta a referência a Carta de Armas de Francisco Pinto, datada de 11/01/1592 (Col. 170). Teria a descrição destas Armas para fornecer-me?

Com meus cumprimentos,

Fabrício Gerin
Campinas/SP
Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de brasão de armas de mercê nova

#243256 | Segismundo Pinto | 01 nov 2009 19:17 | Em resposta a: #242849

Caro Fabrício Ferin:

Aparentemente os dados que envia não correspondem ao que consta da obra de Nuno Borrego, tanto no 1.º como no 2.º Vol, sob o número 170.

O que consta é sob o n.º 161, no 2.º vol. página 159, a CBA de Francisco Pinto, concedida a 28 de Julho de 1530.

Assim sendo, o próprio texto da carta é claro e em linguagem actual é o seguinte:

Em campo de rata cinco crescentes de vermelho (postos em aspa) e por diferença uma brica azul carregada de uma muleta de ouro.

Elmo de prataaberto, guarnecido de ouro, paquife de prata e vermelho Timbre, um leoperdo de prata lampassado e armado de vermelho e um crescente vermelho na espadoa.

Caso seja esta a CBA qquelhe interessa agradeço que me mande um endereço eletrónico para lhe tentar enviar a respectiva imagem.

Os melhores cumprimentos, Segismundo Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de brasão de armas de mercê nova

#243261 | fgerin | 01 nov 2009 19:58 | Em resposta a: #243256

Caro Segismundo Pinto,

Muito obrigado pelo contato. Esta Carta de Francisco Pinto, de 28/07/1530 realmente é a que consta do Nuno Borrego. Tenho os dois volumes, e a referência que fiz à Carta de outro Francisco Pinto vem de uma citação do Cartas II: logo no final, quando eo autor faz um quadro cronológico das Cartas de Armas concedidas, existe a citação desta Carta de um Francisco Pinto, de 1592 - e a fonte é Col. 170 (não sei o que quer dizer Col. - parece abreviatura para "Coleção"...).
Mas gostaria muito da imagem desta Carta de Francisco Pinto de 1530. Poderia enviar para: erastes@ig.com.br

Meus cumprimentos,

Fabrício Gerin

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 20:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen