Menezes Vaz Vales - Genealogia da Madeira

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Famílias | Pessoas | Cargos | Regiões

Menezes Vaz Vales - Genealogia da Madeira

#206929 | restrela | 01 set 2008 16:41

Prezados,

Algum participante teria acesso ao livro de Fernando Menezes Vaz Vales, "Genealogias - Das Artes e Histórias da Madeira"?

Gostaria de obter informações que estariam no título de "Rodrigues Jardim", sobre um certo Cap. Manuel Martins de Aguiar, que casou com Maria de Sousa da Estrella, creio que em 1738 (Porto Muniz).

Se tiverem informações sobre os filhos do casal muito agradeceria.

Abraços,
Rodrigo.

Resposta

Link directo:

RE: Menezes Vaz Vales - Genealogia da Madeira

#206984 | restrela | 01 set 2008 23:51 | Em resposta a: #206929

renovo o pedido

Resposta

Link directo:

RE: Menezes Vaz Vales - Genealogia da Madeira

#207142 | restrela | 03 set 2008 15:48 | Em resposta a: #206984

Será que algum confrade pode me ajudar?
O livro não está disponível nem na Bilioteca de Lisboa.

Resposta

Link directo:

RE: Menezes Vaz Vales - Genealogia da Madeira

#207201 | filipe.jardim | 04 set 2008 10:32 | Em resposta a: #207142

Sugeria-lhe a consulta do site nesos(.)net. Lá encontrará digitalmente todas as genealogias publicadas "Nas artes e da História da Madeira".

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Menezes Vaz Vales - Genealogia da Madeira

#207274 | restrela | 04 set 2008 19:42 | Em resposta a: #207201

Prezado Filipe,

Obrigado pela mensagem.

Consegui achar a lista de Genealogias publicadas nos números "Das Artes e da História da Madeira". Não apenas as de Menezes Vaz (na verdade fiz uma confusão na primeira mensagem: "Vales" é um dos nomes pesquisados pelo genealogia.)
Mas continuei sem saber onde estaria o título "Rodrigues Jardins". Não há o título na lista, nem indicação alguma.
Tratar-se-á de um manuscrito? Ao qual Vaz Menezes faz referência no título "Vales" ? Não sei.
O fato é que a informação desejada é muito simples: gostaria de saber o nome dos filhos do casal Manuel Martins de Aguiar e Maria de Sousa Estrella, pois desconfio que possam ser os pais do Cap. Manuel José Estrella (creio que primeiro do nome, de minha família, a passar para o Brasil).

De toda maneira obrigado novamente,

Rodrigo.

Resposta

Link directo:

RE: Menezes Vaz Vales - Genealogia da Madeira

#207339 | filipe.jardim | 05 set 2008 12:22 | Em resposta a: #207274

Caro Rodrigo,

Gostaria de ajudá-lo de forma objectiva mas também não tenho acesso à genealogia dos Rodrigues Jardim.

De facto, o cónego Fernando Menzes Vaz, que também assinava Carlos Agrela, deixou estudos na forma de manuscritos que ficaram por publicar, aliás, a obra "Famílias da Madeira e Porto Santo" foi a tentativa de compilação e organização do estudo e notas realizadas pelo sr. conégo, o qual o eng. Clode e outro, organizou, acrescentou e rectificou. No entanto, a continuadade da obra não se verificou, e daí se deduz que manuscritos ficaram por publicar. Não se admire por isso, de ver referências a títulos que não se conseguem encontrar, como é o caso dos Rodrigues Jardim.

Existem notas soltas dos Rodrigues Jardins, por diversas genealogias, mas não lhe sei dizer se a mesma deriva dos Rodrigues Lourenço ou dos Rodrigues Souto, ou de outros, presumo contudo, que a varonia seja Gomes Jardim.

Acrescento ainda, que se lhe interessam os Nunes da Costa, que se uniram ao ramo dos Estrela (no título Vales) que disponho de alguns dados (poucos), nomeadamente do Seixal e Porto Moniz.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Menezes Vaz Vales - Genealogia da Madeira

#207394 | restrela | 05 set 2008 19:45 | Em resposta a: #207339

Caro Filipe,

Obrigado pelas valiosas informações. Eu vou tentar o caminho dos arquivos e ver se acho algo. É possível que o arquivo regional da Madeira possa me ajudar. Tenho já dois casamentos (com dados obtidos no site) os quais há forte possibilidade de descenderem meus Estrellas. O problema é que seria necessário achar um registro de batismo, e não sei se o ARM faz pesquisa à distância.

Mais uma vez obrigado,
Rodrigo.

Resposta

Link directo:

RE: Menezes Vaz Vales - Genealogia da Madeira

#215577 | gregobhte | 15 dez 2008 19:28 | Em resposta a: #207339

Sou descendente dos Nunes da Costa da vila do seixal

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 17:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen