Camelo - ao genealogista de Boim - Lousada

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Camelo - ao genealogista de Boim - Lousada

#206681 | paribas | 29 ago 2008 16:55

Caro(a) Senhor(a)

Dado estar a estudar essa linhagem dos Camelo de Boim, Lousada (tenho esta ascendência ) gostaria de lhe perguntar quais as fontes que usou para estabelecer a ascendência a partir do casamento seguinte:

Catarina Camelo * 11.01.1643 Manuel do Couto.

Os melhores cumprimentos

Ricardo Beça Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Camelo - ao genealogista de Boim - Lousada

#206780 | paribas | 31 ago 2008 00:01 | Em resposta a: #206681

Renovo o pedido.

Resposta

Link directo:

RE: Camelo - ao genealogista de Boim - Lousada

#207027 | mcmendonca | 02 set 2008 15:11 | Em resposta a: #206780

Caro Ricardo Beça Teixeira,

Penso que a mensagem que pós no forum me é dirigida, mas é muita amabilidade sua chamar-me "genealogista de Boim" sou apenas um curioso destes assuntos.

A ascendência do Casal Catarina Camelo + Manuel do Couto, além do "esgotar" dos paroquiais quer seja de Boim, Lousada ou de Unhão, Felgueiras até ao seu inicio mais a inquirição de génere do Padre António Camelo (bisavô de Catarina) recebeu uma preciosa e valiosa ajuda dos CARVALHOS DE BASTO, obra que tem vindo a ser publicada ao longo dos últimos 30 anos em fasciculos (conforme a disponibilidade dos autores) a partir de um documento original com as necessárias actualizações. Aí está feita a ligação destes Camelos aos Camelos de Baião referido as várias fontes - Documentos de partilha de heranças, carta de Armas, etc.
Tem um titulo sobre Camelos bastante extenso, tocando quase todos os Camelos desta área - provavelmente encontrará lá o que procura para ligar os seus.

Se me quizer dar mais dados poderei eventualmente procurar o que é necessário para fazer a ligação aos seus.

Já agora por curiosidade - porquê o utilizador PARIBAS?

Cumprimentos,

Miguel Mendonça

Resposta

Link directo:

RE: Camelo - ao genealogista de Boim - Lousada

#207048 | paribas | 02 set 2008 19:52 | Em resposta a: #207027

Caro Miguel Mendonça

Agradeço antecipadamente a sua resposta.

A minha ligação aos "Camelo" surge com uma filha de Manuel Camelo do Couto chamada Roza Camelo, que não se encontra no geneall mas eu encontrei a sua ascendencia após consulta dos registos paroquiais de Boim, Silvares e Macieira, que tenho em minha posse. Ela casou 2 vezes, sendo o segundo casamento com José de Magalhães e daí a minha descendência. Estes "Camelo" vivem actualmente na freguesia de São Martinho de Recezinhos, Penafiel, com o apelido Barbosa Melo.

Teria todo o interesse em ler e ter uma cópia da inquirição de génere do Padre António Camelo. Não sei se será possível?

A ligação que interessava confirmar era a do Padre até à Catarina Camelo, pois imagino que consultando o seu processo deva ter a sua ascendência.


Os melhores cumprimentos.

Ricardo Beça Teixeira

PS: o nick paribas é uma pequena homenagem ao banco bnp paribas, onde tive um investimento que me rendeu algumas massas!!!!!!!

Resposta

Link directo:

RE: Camelo - ao genealogista de Boim - Lousada

#214848 | Al.Cunha | 06 dez 2008 15:38 | Em resposta a: #207048

Prezado confrade Ricardo Teixeira

Tenho alguns dados que se referem à minha ascedencia e que talvez tenham interesse para si.

Manuel do Couto casado com Catarina Camella. 9.11.11 e 9.11.12
Assentos da freguesia de S.Vicente de Boim:
Manuel do Couto, filho de Simão António e de sua mulher Paula do Couto, já defunta, se recebe a 2-6-1668 com Maria digo Catarina Camella, filha de Joam Gaspar e de sua mulher Isabel Gaspar, todos desta Igreja. Era cura desta Igreja o Pe Domingos Ribeiro.
Manuel do Couto faleceu em Boim a 16-9-1718 e Catarina faleceu a 23-1-1724. Moraram no assento da freguesia.
Foram seus filhos baptizados na freguesia de Boim:

João n. 9-10-1668

Manuel n. 26-3-1671. Como Manuel Camello do Couto se recebe a 22-6-1693 com Maria do Nascimento Barbosa, filha natural do Pe Domingos Barbosa Nunes, cura desta freguesia, e de Ana de Sousa, solteira, natural do Couto de S. Miguel de Bustello.

António n. 19-11-1673 e casado a 13-2-1713, em S. Lourenço de Pias com Maria Pinto Ribeiro, filha de Manuel Ribeiro e de sua mulher Antónia Pinto, de Pias. ☼

Águeda n. 30-4-1672, filha de Manuel do Couto e de sua mulher Catarina Camella, baptizada pelo Pe Mateus Dias da freguesia de Silvares.

Francisco n. 17-2-1678, casado com Clara Nunes ☼

Maria n. , filha de Manuel do Couto e de sua mulher Catarina Camella n. após Agosto de 1680. De difícil leitura.

Anna n.1-3-1683, filha de Manuel do Couto e de Catarina Camella, sendo padrinho de baptismo Francisco Camello, da freguesia de S. Martinho de Lodares e Maria, filha de Pantaleão Camello da freguesia do Salvador de Novelas.

Catarina n. 8-5-1687, filha de Manuel do Couto e de Catarina Camella, do assento desta Igreja de S.Vicente de Boim, sendo padrinho de baptismo Gonçalo Pinto e sua irmã Catarina solteira, filhos de Joana Pinto, da Sadoura, desta freguesia.

Cumprimentos
Al.Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Camelo - ao genealogista de Boim - Lousada

#215246 | anr109 | 11 dez 2008 16:21 | Em resposta a: #214848

Oi Al.Cunha

Saudações

Lendo seu texto, lembrei-me que tenho um ancestral natural desse concelho e freguesia de Santa Cristina de Nogueia, chamado André Nogueira Ribeiro,nascido em 1782, filho de Gonzalo Nogueira e Maria Ribeiro.
Já tenho em meu poder as informações que acabo de citar. Mas, queria saber sobre André, seus avós e pisavós e outros, assim como referências a freguesia em questão, quero dizer, saber curiosidades e mesmo sua localização no mapa de Portugal.
Perdoe-me por bombardiar-lhe com tantos pedidos

Desde Já grato pela atenção
regis-arte@hotmail.com
antonioregis.blogspot.com

Resposta

Link directo:

RE: Camelo - ao genealogista de Boim - Lousada

#215262 | Al.Cunha | 11 dez 2008 19:07 | Em resposta a: #215246

Prezado confrade António Regis

Lousada fica no Distrito do Porto, a cerca de 40 quilometros da cidade do Porto e a cerca de 8 quilometros de Penafiel.
Infelizmente nada lhe posso dizer sobre André Nogueira Ribeiro pois não tenho
quaisquer dados.

Cumprimentos
Aç.Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Camelo - ao genealogista de Boim - Lousada

#215273 | anr109 | 11 dez 2008 21:09 | Em resposta a: #215262

Oi Aç.Cunha

Perdoe-me, por ser principiante em genealogia, faço o que posso, sua resposta me satisfez.
peço que me ajude a conhecer a História da freguesia de Santa Cristina de Nogueira, já é de grande valia, está a par desta história.

desde já grato pela atenção

Antonio Nogueira Régis
regis-arte@hotmail.com
antonioregis.blgspot.com

Resposta

Link directo:

RE: Camelo - ao genealogista de Boim - Lousada

#215291 | paribas | 11 dez 2008 23:38 | Em resposta a: #215273

HISTÓRIA DA FREGUESIA




Em Nogueira podemos observar a permanência de tradições e métodos agrícolas ancestrais aqui, felizmente, em muitos casos, ainda em uso. É uma riqueza inigualável poder percorrer velhos caminhos, sob ramadas, ladeando canais de rega, descobrindo presas e tanques de pedra.

A 24 de Abril de 1114, Paio Teodorigues e sua mulher Genlo, vendem a Tolquide Ordonhes e sua mulher Marinha Sendins, os bens que tinham herdado em Nogueira pelo preço de 10 módios. Em Março de 1147 Egas Moniz e sua mulher Doroteia Pais doam ao Mosteiro de Paço de Sousa os quatro casais que possuíam em Nogueira, bem como a porção que tinham do padroado da Igreja. Desta doação constavam, ainda, dois cálices, um de cinco marcos e outro de dois, uma cruz de oito entre outras alfaias ao serviço da Igreja.

Em 1306, regista-se uma sentença a favor da posse do casal de Nogueira, por parte do Mosteiro de Arouca, redigida em São Lourenço de Sousa, por Martim Martins (tabelião do Rei em Felgueiras e Lousada).

Em 1758, apenas se encontra registado que a paróquia é uma aldeia pertencente ao concelho de Unhão, na Comarca de Guimarães. Sendo o representante religioso um vigário apresentado pela Mitra de Braga.

Igreja: Edifício simples, mas com uma volumetria muito agradável conferida principalmente pelo seu arco lateral que suporta o campanário. É globalmente uma obra do século XVIII.

Outros locais de interesse: Em nogueira podemos encontrar alguns do mais antigos e notáveis solares da região, associados às suas extensas e ricas quintas. Casa do Outeiro, Casa da Bouça, Quinta da Vila, Quinta do Campo, Quinta de Fundo de Vila são algumas das que hoje subsistem após século de labor e engrandecimento.

in Camara Municial de Lousada

Cumprimentos

Ricardo Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Antonio Régis

#215957 | anr109 | 19 dez 2008 13:13 | Em resposta a: #215291

Oi Ricardo

Saudações

Obrigado pelas informações, me ajudaram muito.
Perdoe-me por ter passado um dado errado, André Nogueira Ribeiro, nascido em 1682, dados enviados pelo ADP.
Há notícias genealógicas deste casal de Nogueira? Este Nogueira é Sobrenome ou se refere somente a localidade?.
Então, a freguesia é Santa Cristina e a localidade chamada de Nogueia, e isso?
peço isso porque o Batistério que me enviaram não consta avós paternos, nem maternos.
Sei que o camiho genealógico é árduo, mas quando a gente se apaixona, não se importa com os percauções.

Gostaria que me ajudasse a encontrar os ancestrais de André Nogueira Ribeiro, pelo menos os seus tataravós. Fico paciente esperando sua resposta.

Desde Já grato pela atenção

Antonio Nogueira Régis

Resposta

Link directo:

RE: Camelo - ao genealogista de Boim - Lousada

#216035 | Metalbrain | 20 dez 2008 15:30 | Em resposta a: #207048

Boa tarde caro Ricardo Beça Teixeira,

Indica mensagem que tem em sua posse os registos paroquiais de Boim, tem mesmo cópia integral?
Se tiver, englobam que anos?

É que neste momento não tenho podido pesquisar no ADP devido a estar a trabalhar no sul, e se tivesse cópia dos registo poderia-me dar uma ajuda para encontrar um registo de casamento!

Atenciosamente,

Vitor Silva

Resposta

Link directo:

RE: Camelo - ao genealogista de Boim - Lousada

#216048 | paribas | 20 dez 2008 19:04 | Em resposta a: #216035

Caro Vitor

Não tenho as cópias de Lousada. Tenho o estudo dos "meus", mas ainda não pedi cópias.

As famílias são: Camelo, Freire Pedroza e Pinto Ribeiro.

Um abraço

Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Camelo - ao genealogista de Boim - Lousada

#216050 | Metalbrain | 20 dez 2008 19:10 | Em resposta a: #216048

Agradeço na mesma a sua disponibilidade!


Atenciosamente,

Vitor Silva

Resposta

Link directo:

RE: Camelo - ao genealogista de Boim - Lousada

#216060 | JAVSO | 20 dez 2008 21:52 | Em resposta a: #216048

Caro Ricardo

Em Lousada também tenho ascendentes Camelo, Freire, Pedrosa e Pinto Ribeiro, por minha Avó Paterna.

Melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Camelo - ao genealogista de Boim - Lousada

#216074 | paribas | 21 dez 2008 00:12 | Em resposta a: #216060

Caro José Alfredo Soares:

Tenho uma "grande" base de dados sobre as ligações a essas famílias.

Fiz a ligação aos Camelo dos CB ( Vol. IX) de Boim- Lousada, pelos Camelo do Couto.

Fiquei nos "Freire Pedroza" no Dr. Manuel Freire da Rocha de Arrifana de Sousa cc Maria Freire Pedroza. ( Tenho o pai do Dr. Manuel Freire)!

Nos Pinto Ribeiro, não consigo fazer a ligação de Geraldo Pinto Ribeiro, filho de Jose Pinto Ribeiro neto de Jose Neto e Ana Pinto aos Pinto Ribeiro ( de Cristelos) aos Pinto Ribeiro da Casa da Ribeira em Cristelos Lousada. ( CB pág. 170!)

Eis o que tenho!

Aguardo notícias suas.

Cumprimentos

Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Camelo - ao genealogista de Boim - Lousada

#216252 | JAVSO | 23 dez 2008 16:56 | Em resposta a: #216074

Caro Ricardo

Todos os elementos que tenho sobre a ascendência dos pais deminha trisavó Margarida da Silva Neto, pela qual sou descendente das famílias Camelo, Pedrosa, Freire e Pinto Ribeiro, são da autoria de profundo conhecedor e estudioso desses ramos. Limitei-me a receber, agradecer e ler.

Porém, neles não aparecem os pais do Dr. Manuel Freire da Rocha, de que sou, também, descendente.

Da mesma forma, não há a certeza sobre a a paternidade de João Neto (penso que não será José Neto) e sua mulher Ana Pinto.

Por outro lado, já tenho a ligação aos Camelo, de Boim, referidos nos Carvalhos de Basto.

Se entender possível, peço-lhe que me envie o nome do Dr. Manuel Freire da Rocha para "javsoquarente e seis (estes em algarimos)arrobagmailpontocom".

Espero que tenha um Santo Natal e um feliz 2009.

Melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Camelo - ao genealogista de Boim - Lousada

#216311 | Conde | 24 dez 2008 15:26 | Em resposta a: #216074

Há um FSO de Cristelos Lousada, Pinto Ribeiro.

Resposta

Link directo:

RE: Camelo - ao genealogista de Boim - Lousada

#216328 | paribas | 24 dez 2008 17:42 | Em resposta a: #216311

Caro Confrade Conde:

Agradeço mais uma vez a sua informação!

Cumprimentos

Ricardo Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Camelo - ao genealogista de Boim - Lousada

#227890 | anr109 | 28 abr 2009 22:33 | Em resposta a: #207027

Oi,
Saudações,
perdoe-me a intromissão!
Gostaria de saber se tens notícias dos Nogueiras da freg. de S. Cristina de Nogueira.
Onde encontrar referências a cartas com este tema: "Familiar do Santo Ofício".
desde já grato pela atenção
Antonio Nogueira Régis
Limoeiro do Norte
Ceará

Resposta

Link directo:

RE: Camelo - ao genealogista de Boim - Lousada

#228046 | paribas | 30 abr 2009 14:08 | Em resposta a: #227890

Caro António

Desconheço as ligações que pretende.

Para FSO, procure em http://ttonline.dgarq.gov.pt/index.htm

Cump.

RT

Resposta

Link directo:

RE: Camelo - ao genealogista de Boim - Lousada

#250678 | Milae | 28 fev 2010 18:57 | Em resposta a: #215291

Ao Ricardo Teixeira
Procuro familiares da Casa do Outeiro e alguma da sua história.
Agradeço qualquer informação
Com os melhores cumprimentos
Marília Castro

Resposta

Link directo:

RE: Camelo - ao genealogista de Boim - Lousada

#251428 | anr109 | 11 mar 2010 19:07 | Em resposta a: #228046

Oi, Paribas

Retomando, mas com outra pesquisa.
Gostaria de saber se tem notícias das inquições de gênere da freguesia de ourique ou trindade, ambas de Beja, Lousada.
Procuro por um ancestral, acredito ser de ourique, ele aparece como padrinho de um filho de Catarina Guerreiro de Gusmão que foi casada em Trindade com Bento Dias Mendes, este registro é de 1728. O nome do tal suposto irmão de Catarina é Rev. Frei João Guerreiro de Gusmão, certamente natural de Ourique. Estes dados são de suma importância, pois me revelará a 15ª geração de Ignácio meu 7ª avô. Caso não possa me ajudar, me indique quém possa fazer isso por mim e/ou outros.

Desde já grato pela atenção,

Antonio Regis

Resposta

Link directo:

RE: Camelo - ao genealogista de Boim - Lousada

#274954 | Gil Campilho | 21 abr 2011 17:10 | Em resposta a: #207048

Caro Ricardo Beça Teixeira,
Referiu na sua intervenção uma família Basbosa de Melo, de Penafiel, será que estamos a falar da mesma família de Carolina Barbosa de Melo, minha bisavó, natural de Beire, que consta no genea em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=302094?
Com os melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Camelo - ao genealogista de Boim - Lousada

#277861 | fsguedes | 06 jun 2011 22:56 | Em resposta a: #250678

Marília
Sou familiar da casa do Outeiro em Santa Cristina de Nogueira, Lousada.
Tenho bastante informação O que quer saber? Obr fsguedes

Resposta

Link directo:

RE: Camelo - ao genealogista de Boim - Lousada

#278065 | Milae | 08 jun 2011 23:18 | Em resposta a: #277861

fsguedes

Agradeço a sua atenção em me dizer que tem bastante informação da Casa do Outeiro, em S.ta Cristina de Lousada.
A minha pergunta é a seguinte: ao tentar elaborar a árvore genealógica da minha família pelo lado paterno, descobri que tenho como meus sextavós Joana Casimira da Conceição Alves de Araújo e Bernardo José de Castro Freire de Meireles, provavelmente falecidos ela em 1830 e ele em 1798. Não possuo datas de nascimento. Gostaria de saber se tem qualquer informação sobre eles e se mas pode fornecer e também de saber qual a ligação deles a essa casa e se porventura teem ligação consigo.

O antigo bispo do Porto António Augusto de Castro Meireles, da casa da Fonte em Boim, Lousada, era meu familiar, será que teve alguma ligação a essa casa ou a essas famílias ?
Desde já lhe agradeço toda a disponibilidade e informações que me poder prestar
Subscrevo-me com amizade
Marília Castro

Resposta

Link directo:

RE: Camelo - ao genealogista de Boim - Lousada

#278072 | fsguedes | 09 jun 2011 00:29 | Em resposta a: #278065

Marília
Preferia responder-lhe por e-mail. O meu endereço é fsg@sgoc.pt Obr

Resposta

Link directo:

RE: Camelo - ao genealogista de Boim - Lousada

#316336 | Gil Campilho | 31 out 2012 10:31 | Em resposta a: #216328

Caro Ricardo Beça Teixeira,
Desculpe insistir, mas como referiu na sua intervenção uma família Basbosa de Melo, de Penafiel, será que estamos a falar da mesma família de Carolina Barbosa de Melo, minha bisavó, natural de Beire, que consta no genea em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=302094?
Com os melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

Camelo - ao genealogista de Boim - Lousada

#362340 | AMMS | 12 out 2015 22:05 | Em resposta a: #216048

Caro Confrade Ricardo,


Gostaria de saber se os seus Pinto Ribeiro são os de Lousada.


Grata

AMMS

Resposta

Link directo:

Ascendência de Bernardo José de Castro Freire de Meireles.

#362362 | PP | 13 out 2015 17:41 | Em resposta a: #278065

Cara confreira Marília Castro,

Gostaria, se possível, de saber se Bernardo José de Castro Freire de Meireles, é o Bernardo de Meireles, filho de Vicente Duarte de Meireles Freire e de Rosa Maria de Meireles Pinto e Sousa.

Agradecia, se possível, confirmação.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 jun 2024, 03:14

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen