Pedido Ajuda no arquivo Distrital Leiria

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões

Pedido Ajuda no arquivo Distrital Leiria

#206626 | CARLOS LAMEIRAS | 28 ago 2008 18:35

Caros Amigos,

Moro em Lisboa e é muito dificil deslocar ao arquivo de Leria para investigar um ramo da minha familia.

Venho pedir ajuda para conseguir desvendar mais um pouco dos meus antepassados.

Os dados que tenho são do meu Bisavô, Manuel D'Oliveira, nascido a 30/06/1878 na freguesia de Vermoil, Concelho de Pombal e da minha Bisavó, Rosa de Jesus, nascida a 28/10/1875 na freguesia de Vermoil, Concelho de Pombal.

Pais de Manuel D'Oliveira
O seu pai era Luis D'Oliveira e a mãe chamava-se Maria de Jesus.
Os pais de Luis D'Oliveira eram António D'Oliveira e Felicia da Conceição
Os pais de Maria de Jesus eram José da Ponte e Mauricia de Jesus

Pais de Rosa de Jesus
O seu pai era José Gaspar Neto e a mãe era Rosa Maria
Os pais de José Gaspar Neto eram José Gaspar Neto e Luisa Maria
Os pais de Rosa Maria eram Manuel Pereira e Maria Joaquina.

Todos eles são naturais da freguesia de Vermoil, concelho de Pombal.

Agradeço a ajuda de alguém que possa deslocar-se ao Arquivo de Leiria e ver as datas de nascimento destes meus parentes, para eu poder continuar a investigação.

Carlos Lameiras

Resposta

Link directo:

RE: Pedido Ajuda no arquivo Distrital Leiria

#207068 | metila | 02 set 2008 23:10 | Em resposta a: #206626

No segundo casamento de Joaquim da Ponte, de 66 anos, irmão (?) da sua trisavó Maria de Jesus, em 11/11/1909, realizado na freguesia de São Simão de Litém (Distrito de Leiria) diz que ele era natural de Vermoil, filho de JOSÉ DA PONTE MAURÍCIO e de JOAQUINA MAURÍCIA.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido Ajuda no arquivo Distrital Leiria

#207790 | CARLOS LAMEIRAS | 09 set 2008 09:58 | Em resposta a: #207068

Bom Dia.

Muito Obrigado pela ajuda.

É possível saber, através do registo de baptismo (ano de 1843) quem são os avós de Joaquim da Ponte ?

Carlos

Resposta

Link directo:

RE: Pedido Ajuda no arquivo Distrital Leiria

#234754 | jomimota | 22 jul 2009 16:22 | Em resposta a: #206626

Caros Confrades,

Se por acaso algum confrade que visite o AD Leiria tiver a hipotese de me encontrar o Assento de Baptismo de Adriano Augusto Lopes Vieira, que terá nascido entre 1825 a 1835 na freguesia de Santiago da Guarda ou Alvorge do concelho de Ansião, filho de Francisco Rodrigues Silva Lopes e D. Antónia Augusta Vieira de Figueiredo, moradores na Sobreira de Santiago da Guarda, fico agradecido.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Pedido Ajuda no arquivo Distrital Leiria

#234793 | henrdias | 23 jul 2009 00:42 | Em resposta a: #234754

Caro Confrade Jorge Mota,

é pena o seu apelo não ter vindo um pouco mais cedo, pois passei alguns dias das minhas férias no ADL, e andei a consultar precisamente os registos de Santiago da Guarda, onde pude acrescentar mais uma dúzia de avós nos meus costados nessa região. Curiosamente dois deles são naturais do Alvorge, mas não me cruzei com os nomes que refere, pois estou a ver datas mais recuadas.
Como disse, foi pena, pois agora provavelmente só lá voltarei no próximo ano.

Os melhores cumprimentos e boas pesquisas,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Pedido Ajuda no arquivo Distrital Leiria

#234801 | jomimota | 23 jul 2009 10:46 | Em resposta a: #234793

Caro Confrade Henrique Dias,

Agradeço a atenção que demonstrou.

Devo salientar que é curioso o facto de ter antepassados precisamente nas mesmas localidades que eu, ou seja Alvorge e Santiago da Guarda.

Os apelidos familiares que tenho nesta região são:

Lopes, Vieira, Lopes Vieira, Figueiredo e Vieira da Mota.

Julgo que em tempos se deparou com uma pedra de armas dos Carneiro Figueiredo, na Quinta da Ladeia no Alvorge, quinta essa que foi do Dr. Adriano Augusto Lopes Vieira, que foi médico no Alvorge. Essa Quinta foi adquirida aos antigos proprietários descendentes dos Carneiro Figueiredo, pelo referido médico, que apesar de ser filho de uma Figueiredo, não sei se teria alguma ligação familiar, pois ainda não estudei este ramo. Actualmente a Quinta apesar de ser propriedade privada, não sei quem é o respectivo proprietário.
Em Santiago da Guarda, tive familiares até à pouco na pessoa do Dr. José Artur Vieira da Mota, advogado, filho do Dr. Artur Vieira da Mota, médico, irmão do meu Bisavô Alberto Vieira da Mota, natural de Ansião, sendo que ambos eram netos pela parte materna do Dr. Adriano Augusto Lopes Vieira.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Pedido Ajuda no arquivo Distrital Leiria

#234813 | jomimota | 23 jul 2009 15:53 | Em resposta a: #234801

Caro Confrade Henrique Dias,

Tinha a noção de já ter trocado mensagens consigo em outro tópico, o que de facto se verificou, tendo na altura manifestado a curiosidade de saber quem teria habitado na Quinta da Ladeia, cuja resposta se enconcontra em parte, na mensagem anterior mas cuja história pode ver no sítio "www ponto monumentos ponto pt", bem como outros monumentos da região, nomeadamente o paço dos Condes de Castelo-Melhor, em Santiago da Guarda, que foi propriedade do Dr. Artur Vieira da Mota.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Pedido Ajuda no arquivo Distrital Leiria

#235100 | henrdias | 26 jul 2009 23:42 | Em resposta a: #234813

Caro Jorge Mota,

de facto já havia-mos trocado informações noutros tópicos.
Agradeço as informações que aqui deixou, e prometo estar atento aos apelidos de seus ascendentes, quando voltar aos registos dessa região.
Entretanto parece que há boas perspectivas de termos em breve os paroquiais dessa região on-line.
Veja: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=235088&fview=c

Com os melhores cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 mai 2024, 19:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen