ajuda sobre freguesias em Concelho de Nelas

Este tópico está classificado nas salas: Regiões | Formação | Arquivos | Património

ajuda sobre freguesias em Concelho de Nelas

#206393 | ana vitoria | 26 ago 2008 23:34

Preciso da certidão de nascimento de meu avô, tenho que pedir no Distrito de Viseu, só que pedem a freguesia e em nenhum documento dele tem a freguesia, só tem Distrito de Viseu Concelho Nelas, ele nasceu em 1892 e meu pai lembra dele dizer que a familia tinha ou morava numa fazenda chamada Cuco. Caso alguem possa ajudar agradeço.

Resposta

Link directo:

Freguesias 'no' Concelho (=Município) de Nelas

#206400 | salen | 27 ago 2008 00:28 | Em resposta a: #206393

Cara Ana Vitória,
Tenho boa parte dos meus ancestrais no Concelho de Nelas.
Visite o 'site' (Câmara Municipal de Nelas), clique em 'Autarquia' e a seguir em 'Juntas de Freguesia' (=menor região administrativa) e vai ver a lista das Freguesias civis actuais. Mostre-a ao Sr seu Pai para ver se algum dos nomes lhe é familiar. 'Clicando' em cada uma pode abrir uma pequena descrição onde constam os nomes de algumas localidades de cada uma delas. Mostre-as também ao Sr seu pai.
É que sem o nome da localidade ou da Freguesia, o que vai pagar de pesquisa pode ser um bocado 'salgado'.
Quanto a 'Cuco', deve ter havido à época algumas dezenas de pequenas propriedades (praticamente só havia pequenas e pequeníssimas propriedades na região) com esse nome espalhadas pelo território do Concelho. E como as propriedades estão hoje na sua maior parte simplesmente abandonadas, sem sequer se saber quem é o dono do quê e muito menos os antigos nomes, pode imaginar que essa pista será de utilidade reduzida. Mas nunca se sabe. Fiquemos com a referência a essa ave, à época bastante mais frequente que actualmente, mas que parece estar a voltar.
Já tentou pesquisar nas cartas antigas, fotografias antigas com dedicatórias, documentos de viagem, o registo de entrada no país do Sr seu avô? Já procurou junto dos organismos brasileiros que se encarregavam dos imigrantes a data de chegada, o navio, o porto de chegada? Com o nome completo e a data da viagem (pelo menos aproximada) pode procurar no Arquivo Distrital de Viseu o registo do passaporte. Aí virá a filiação e o local de origem. A seguir é só procurar nos paroquiais.
Boas pesquisas.
VFerreira

Resposta

Link directo:

RE: ajuda sobre freguesias em Concelho de Nelas

#206402 | Cristina C | 27 ago 2008 01:29 | Em resposta a: #206393

Não querendo deitar água na fogueira, também pode acontecer que a quinta chamada "Cuco" fosse um nome não oficial, de boca popular. Acontecia não só com lugares, mas também com pessoas. Existia o sr. João «cantoneiro» (vamos supor), mas não de nome, de baptismo popular. Tenho ambos os exemplos na história dos antepassados.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Freguesias 'no' Concelho (=Município) de Nelas

#206451 | ana vitoria | 27 ago 2008 15:20 | Em resposta a: #206400

VFerreira,

Muito obrigado pela dica, mas realmente só possuo as informações mencionadas.
Vou telefonar para o Arquivo Distrital de Viseu e saber em quanto ficará a pesquisa.
Conforme for dou um passeio a Portugal e vejo pessoalmente.
Muito agradecida,
Ana Vitoria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 21:49

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen