Família de Casteição (Marques)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família de Casteição (Marques)

#205595 | esaraiva | 18 ago 2008 08:29

Bom dia, procuro parentes e descendentes de Casteição, Freguesia de Meda.
Meus avos vieram para o Brasil em meados de 1920. Somos a familia Marques.

Sds
Luiz Eduardo Marques Ferrete Saraiva.

Resposta

Link directo:

RE: Família de Casteição (Marques)

#206912 | nita | 01 set 2008 14:39 | Em resposta a: #205595

Caro Luis

Eu não sou de Casteição, mas vou lá aprox. todos os meses.

MARQUES é um apelido vulgar , há por lá muita gente com esse apelido.

Como por certo saberá a maioria das famílias era numerosa (8, 10, 12 filhos), e

muita pessoas foram para o Brasil.

Se me quiser enviar os nomes dos seus avós, locais de nascimento e datas, na

proxima ida até lá poderei fazer algumas perguntas e tentar saber alguns dados

sobre eles.

Se não conhece Casteição sugiro-lhe que visite o seguinte

blog "http://castaicion.blogspot.com"

Cumprimentos

Nita

Resposta

Link directo:

RE: Família de Casteição (Marques)

#206932 | Nelita | 01 set 2008 16:53 | Em resposta a: #206912

Cara Nita:

Parabéns pela partilha de tão belas fotos. Gostei muito. Tive antepassados em Casteição e também conheço a terra e por isso mais aprecio.


Os meus avoengos de lá ou de Paipenela, eram António de Almeida, filho de João de Almeida e de Antónia de Aguiar.
João de Almeida, filho de Miguel de Almeida e de Maria de Barreiros. Isto na primeira metade do século XVIII.

Suponho que seriam militares e que passava aí a estrada militar da Beira.
Também penso, que só o ramo de família "Barreiros", seria mesmo de Casteição e ou Paipenela, Quinta da Serra.

Gostava de saber mais sobre eles. Se tiver alguma informação agradeço.

Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: Família de Casteição (Marques)

#206946 | nita | 01 set 2008 17:54 | Em resposta a: #206932

Nelita
Pelo que me diz verifico que não sabe ao certo o local de nascimento de seus avós, mas com os seus nomes, datas de nascimento, possível freguesia e nomes dos pais pode solicitar ao Arq. Distrital da Guarda fotocópias simples dos seus assentos de baptismo. Dos mesmos constará o nome dos pais e freguesia de origem, os nomes dos avós paternos e maternos, e também dos padrinhos. Na posse destes dados torna-se mais facíl pesquisar para traz.
Quando se sabe a data do nascimento e a freguesia certas o custo desta pesquisa é de apenas 0.50 Cêntimos por fotocópia, pelo que vale a pena voltar a ler os papeis velhos que eventualmente possua e voltar a questionar a família para tentar saber sobre o local de nascimento dos mesmos e idades.
Os seus avós devem ter nascido no final do século XIX.

Por certo se apercebeu que ambos os seus avós têm o mesmo sobrenome(Almeida) bem como os bisavós, e eram do mesmo local ou de outro bem próximo, será que eram familiares? Se conseguir efectuar a sua pesquisa vai descobrir.


Quando eu for de novo a Casteição vou tentar saber se por lá existe alguém de sobrenome "Barreiros".
Cumprimentos
Nita

Resposta

Link directo:

RE: Família de Casteição (Marques)

#206949 | Nelita | 01 set 2008 18:14 | Em resposta a: #206946

Cara Nita:

Eu sei os passos todos, mas a recolha maior foi feita na freguesia de Castanheiro do Sul, S. João da Pesqueira, Várzeas de Trevões, Trevões, (agora) e o seguintes passos serão Casteição e Paipenela. O que acontece é que a Quinta da Serra, onde eles residiam então, fica entre as duas freguesias ou no seu limite e quando, por qualquer impedimento não faziam os assentos nos livros de uma freguesia, faziam nos livros da outra. Tenho a Certidão de casamento de meu 5º avô, António de Almeida, realizado em Várzeas de Trevões (1761) e investiguei em Lamego, mas ainda não tenho tudo. Seu pai era João de Almeida, nascido em Casteição e seu avô Miguel de Almeida, nascido em Souropires, seu bisavô Manuel Francisco, natural de Gouveia e sua bisavó Ana de Almeida, natural de Sernancelhe.
Como vê com tanta mobilidade ainda tenho de percorrer muito.
Eu, meus filhos e meus netos ainda temos "Almeida" no nome.
Obrigada
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: Família de Casteição (Marques)

#206951 | nita | 01 set 2008 18:26 | Em resposta a: #206949

Nelita

OK, vejo que a sua pesquisa já vai bastante adiantada.

Quando eu estiver em Casteição vou ver se por lá há "Barreiros", depois lhe direi.

Cumprimentos

Nita

Resposta

Link directo:

RE: Família de Casteição (Marques)

#208042 | nita | 11 set 2008 20:59 | Em resposta a: #206951

Nelita

"Barreiros" em Casteição:

Alberto Barreiros -já falecido- viveu muitos anos no Brasil, terá regressado nos anos 30, teve 4 filhos:
Guida - Alfredo -Carlos - vivem no distrito de Lisboa
Amélia - Está no Brasil

A casa de Alberto Barreiros está situada no Rossio (entrada da Vila) perto da capela e actualmente não é habitada permanentemente.

Contam que quando voltou do Brasil Alberto Barreiros comprou um lindo cavalo no qual se passeava pela vila, naquela época e numa aldeia como Casteição ter um cavalo era como actualmente ter um Ferrari, dava nas vistas.

Num livro sobre Casteição encontrei uma foto das ruinas de uma casa muito antiga legendada como Casa dos Barreiros.


É tudo o que até agora conseguir saber, se mais souber lhe direi.


Cumprimentos


Nita

Resposta

Link directo:

RE: Família de Casteição (Marques)

#208043 | Nelita | 11 set 2008 22:18 | Em resposta a: #208042

Cara Nita:

Muito, muito obrigada. Gostava de saber o nome do Livro, pois gostava de o ver.
Quando puder voltarei a Casteição., para uma observação mais atenta.

Eu herdei dos meus avós o gosto pelos cavalos e trasmiti-o aos filhos. Ainda hoje tenho um cavalo de montar em terras durienses, numa época em que quase faz sorrir, pois nos jipes e carrinhas de tracção às quatro rodas é que se vai para as quintas...

Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: Família de Casteição (Marques)

#208135 | Saba | 13 set 2008 07:08 | Em resposta a: #205595

Ola

Eu tenho antepassados dessa freguesia, do Lugar dos Chaos, apelidos "De Andrade" e "Lourenco"

-Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Família de Casteição (Marques)

#208925 | nita | 22 set 2008 12:47 | Em resposta a: #208043

Nelita

O livro - "Casteição" -Contributo para o estudo da história e da arqueologia de

Casteição-o autor Albertino Marques é natural de Casteição

Pode encontrá-lo á venda no posto de turismo da Meda.

Cumprimentos

Nita

Resposta

Link directo:

RE: Família de Casteição (Marques)

#227852 | carmona | 28 abr 2009 17:51 | Em resposta a: #208043

Cara Nelita

Já nos cruzámos há tempos nos tópicos sobre gentes de Freixo de Numão.
Também tenho uma ligação a Casteição, pois o meu 4º avô paterno António Joaquim Ramos (natural de F. de N., 1821) foi casado com Maria da Conceição (Grandão) de Amaral (natural de Sebadelhe, 1827), filha de José António de Amaral (natural de Sebadelhe, 1781) e de Ana Clara de Aguiar (natural de Muxagata, 1807). Este último era filho de Domingos de Amaral (Casteição, 1755) e de Josefa Maria (Moutinho) da Mota (F. de N., 1765); neto de Lourenço José de Amaral (Casteição, c.1730) e de Maria Francisca Ribeiro (Santa Marinha de Moreira, Viseu); 2º neto de Francisco de Amaral (Casteição, 1677) e de Maria de Amaral (Casteição, 1681); 3º neto de Francisco de Amaral (Casteição, 1653) e de Maria Gonçalves (Casteição).
Infelizmente não consegui obter mais dados sobre esta gente de Casteição, além dos registos (nestes casos, "nus e crus") e respectivos padrinhos (a julgar pelos apelidos destes, seria uma família com um certo peso na terra...).
Será que me pode dizer algo mais?

Cumprimentos

João Ramos Dias

P.S.: achei interessantíssimo o blog sobre Casteição, ainda para mais vindo de alguém que nem sequer está ligado à terra! e já agora, o livro (que já li), parece-me pouco informativo, sem querer desfazer no autor, pois sei o esforço e trabalho enormes necessários para escrever este tipo de livro.

Resposta

Link directo:

RE: Família de Casteição (Marques)

#227870 | Nelita | 28 abr 2009 21:42 | Em resposta a: #227852

Caro João Ramos:

Os meus avoengos andaram por essas terras, mas os sobrenomes eram "Barreiros" e "Almeida".

Não sei muito a partir daí. Mas se encontrar mais alguma informação sobre Amarais participo.

Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: Família de Casteição (Marques)

#229175 | Saba | 13 mai 2009 01:19 | Em resposta a: #227852

Tambem tenho antepassados de apelido Amaral vindos de Casteicao (Lugar dos Chaos).

Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Família de Casteição (Marques)

#229213 | jppem | 13 mai 2009 13:20 | Em resposta a: #208135

Eu também tenho antepassados dessa freguesia, do Lugar dos Chaos, apelidos "Martins"

Resposta

Link directo:

RE: Família de Casteição (Marques)

#229372 | Saba | 14 mai 2009 21:01 | Em resposta a: #229213

De que datas sao esses antepassados?

Obrigado,

Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Família de Casteição (Marques)

#229433 | jppem | 15 mai 2009 10:11 | Em resposta a: #229372

A minha mãe, tio, avô, bisavô e bisavó são todos do Chãos.

Resposta

Link directo:

RE: Família de Casteição (Marques)

#229677 | vergamota | 18 mai 2009 15:50 | Em resposta a: #227852

Em relação a familias de Casteição informo ser descendente directo de Manuel de Amaral casado com Maria Theodora de Souza, cerca de 1670, que viviam no lugar de Chãos. Tiveram os seguintes filhos: Ana, Maria, António, Caetano, Pedro, Manuel, Thomás, Josefa, Francisco, Luis e Jose de Amaral. Descendo directamente deste José de Amaral que era o mais novo e que casou em Montalvo (Ribatejo) com Brites Estevens em 1730. Tenho a descendência de alguns dos irmãos do José. Não tenho ainda elementos antes de Manuel de Amaral e sua mulher Maria Theodora. Cumprimentos Vitor Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Família de Casteição (Marques)

#229688 | carmona | 18 mai 2009 18:58 | Em resposta a: #229677

Caro Vítor Amaral

O ramo Amaral a que pertenço (ver mensagem de 28/4/2009 neste tópico) e que foi bem estudado por um sobrinho meu, só tem dois Manuel Amaral, ambos no séc.XIX (são, curiosamente, primos direitos, e ambos sobrinhos do José António de Amaral casado com Ana Clara de Aguiar Grandão de que falo atrás).

Cumprimentos

João Ramos Dias

Resposta

Link directo:

RE: Família de Casteição (Marques)

#260119 | esaraiva | 07 ago 2010 21:47 | Em resposta a: #206912

Nita bom dia, faz muito tempo que nao acessava o site. Vc tem ido a Casteicao ??
Meus familiares sao da fmailia Marques, e seus nomes sao, Lavinia De Jesus Marques que casou com o meu bisavo Joao Luis Marques, ambos nasceram em Casteicao por volta de 1889/94, e ambos vieram para Santos no Brasil.
Os pais do meu bisavo eram Jose Goncalves Marques e Maria de Jesus Marques, esses tambem vieram para Santos no Brasil, onde faleceram.
Se voce encontrar alguem que descenda dels por favor me avise.
Gostaria de saber tambem se ha algum cartorio para que eu possa contactar para conseguiur certidoes em Casteicao, Guarda ou Meda.
Grato
Luiz Eduardo Marques Ferrete Saraiav

Resposta

Link directo:

RE: Família de Casteição (Marques)

#266035 | Peña Rey | 29 nov 2010 12:13 | Em resposta a: #227870

Tenho procurado e não encontro informações em relação às origens de meus componentes da nossa familia.

Minha bisavó Francisca CÂNDIDA DE ALEIDA era filha de Joaquim (ou João) Antonio de Almeida e de Maria Almeida – não sei o sobrenome de solteira de Maria.

Francisca Cândida casou com João Antonio Moreira, cerca de 1890, o pai de João Antonio tinha o mesmo nome dele e a mãe chamava-se MARIA MARQUES DA ANNUNCIAÇÃO. Viveram sempre no estado do Paraná – Brasil

Peço por favor alguma informação / orientação, SE POR ACASO CONHECE ALGUEMQUE POSSA TER LIGAÇÃO COM A FAMILIA DE MARIA MARQUES ou dos outros meus ancestrais.

Agradeço penhorado sua por sua ajuda.

Clovis Manoel Pena
mailto:clovispena@terra.com.br.com.br - Curitiba, Paraná - Brasil

Resposta

Link directo:

Família de Casteição (Marques)

#363684 | luciana pinho | 21 nov 2015 21:21 | Em resposta a: #208135

Luis, também estou em busca de informações de parentes com nome Lourenço - Maria José Fernandes Lourenço, nascida em 10.03.1898, filha de Antônio Joaquim Lourenço e Maria de Jesus Fernandes.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 mai 2024, 20:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen