Pedido de ajuda para filho e mãe de pai incongito

Este tópico está classificado nas salas: Formação | Direito | Arquivos

Pedido de ajuda para filho e mãe de pai incongito

#205308 | ilma | 13 ago 2008 21:58

Caros Confrades;
Gostaria que me dessem umas dicas com resolver o seguinte assunto:
Foi pedido á conservatória do Registo Civil de Mirandela uma certidão não certificada de:
ABEL JOSE, nascido na freguesia de Barcel, concelho de Mirandela, no ano 1931
filho de pai incognito e de Adelina Augusta.
a resposta veio na mesma carta foi foi enviada "não podem ser tiradas cópias não certificada em virtude de o nome do pai ser incognito, só podem ser extraídas certidões dactilografadas".
telefonei pedindo que me dessem a filiação de Adelina Augusta e a data de nascimento para continuar com a minha pesquisa neste ramo.
a funcionária muito simpática conseguiu dar-me o ano devido á idade que tinha quando o filho nasceu (1913),.
por meu desgosto a mãe também filha de pai incognito e apesar de algumas buscas nos livros de 1911 a 1920 o registo não foi encontrado
Peço aos confrades com mais experiência nesta área que me aconselham como devo proceder para poder continuar com este ramo que pelos vistos está com algumas "mazelas"
Sei que Adelina Augusta coasou de novo e constituiu família, faleceu em Vale Verde- - Mirandela.
AGRADEÇO DESDE JÁ A ATENÇÃO DISPENSADA E NA ESPERANÇA QUE ALGUÉM ME POSSA AJUDAR
os meus melhores cumprimentos
Ilda Medeiros.

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda para filho e mãe de pai incógnito

#205309 | Lourval | 13 ago 2008 22:12 | Em resposta a: #205308

Cara Ilda,

Talvez seja uma boa idéia você fazer uma pesquisa na igreja local pois em muitos casos o padre escreve "...dizem ser seu pai.....". Também já vi casos em que uma mulher teve vários filhos naturais e em um dos batismos o padre deixa escapar o nome do pai. Há várias possibilidades porém tem de ser diante dos batismos e não dos registros civis. Isto aconteceu comigo. Meu trisavô não se casou com minha trisavó pois ela veio de Portugal já casada e tiveram inúmeros filhos. Eles eram "de fato" casados porém os filhos vinham sempre como naturais dela. Até que um dia eu localizei o batismo de uma filha, quem nem sabia que tinha existido pois faleceu criança, onde era dito o nome do pai. Resumindo, acredito que a investigação na igreja pode ser melhor sucedida.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda para filho e mãe de pai incógnito

#205310 | ilma | 13 ago 2008 22:20 | Em resposta a: #205309

Caro Confrade Loruval
Muitissimo obrigada pela ajuda. o problema é que resido em Quarteira (Algarve) e certamente as pesquisas nas paróquia não podem ser feitas através de correspondencia,o que me vai dificultar seriamente.
como não tenho familiares nessa zona com muita mágoa minha terei de ficar por aqui.
Uma boa noite para si e uma vez mais obrigada

Ilda Medeiros

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda para filho e mãe de pai incógnito

#205327 | Lourval | 14 ago 2008 02:47 | Em resposta a: #205310

Cara Ilda,

Você pode pedir a pesquisa por correspondência, sim. Eu pedi à igreja da Póvoa de Rio de Moinhos por uma cópia do batismo de meu avô e eles localizaram e me enviaram aqui para o Brasil.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda para filho e mãe de pai incongito

#205331 | anaerandio | 14 ago 2008 08:54 | Em resposta a: #205308

Hola
Mi padre también era hijo de padre desconocido y el certificado de nacimiento me lo dieron mecanografiado. En las notas al margen ponía que había una "declaración de nacimiento" y hace unos meses la solicité por carta. Sin ningún problema me enviaron por correo la fotocopia del documento. Puedes preguntar si en tu caso también hay una. Incluye datos que no vienen los certificados (parto simple o múltiple, si había hijos anteriores, etc.)

Saludos
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda para filho e mãe de pai incong

#205392 | Manitu | 15 ago 2008 01:21 | Em resposta a: #205308

Cara Confrade Ilda Medeiros

Quanto ao seu Abel José, nascido em 1931, filho de pai incógnito e de Adelina Augusta, só na realidade poderá obter um registo de nascimento, em fotocópia do livro não autenticada, desde que o seu grau de parentesco, seja filha ou filho do dito, pois só nestas circunstâncias poderá obter o registo, escrevendo uma carta para a Conservatória, a solicitar o registo pretendido e acompanhada de uma fotocópia do bilhete de identidade, da filha ou filho (eu digo filho, pois poderá não ser a pesquisa para si, mas para seu marido??), e aí explica que uma vez que é descendência directa, tem todo o direito de reaver o documento tal e qual se encontra.
Contudo devo-lhe também acrescentar, que por exemplo em Lisboa, as Certidões não são dactilografadas, mas sim informatizadas, colhem todos os elementos que constam do Registo inicial, embora não referindo o porquê do incógnito, isto é, o Abel José até pode ter registado o nome do pai no assento inicial, mas poderia na altura do nascimento, estar a decorrer em Tribunal um divórcio do pai, e desta forma não poder constar a sua filiação.
Mas se for este o caso, na Certidão dactilografada constará o nome do pai, assim como dos avós paternos e maternos.
Pelo que já me passou pelas mãos, faz-me crer que assim será, pois tive um caso idêntico.
Não sei se me está a entender?
Quanto ao segundo caso, Adelina Augusta, que também está registada com pai incógnito, será de maior dificuldade, mas alvitrava-lhe que começasse a pegar no óbito, pois por vezes, nos registos dos óbitos (são raros, mas acontecem) na sua margem consta algumas indicações que nos poderão trazer motivos de pesquisa.
Se não conseguir desta forma, tente obter dados dos casamentos, e aí decerto que vem expresso, pelo menos no segundo, que foi casada no primeiro com fulano de tal...
Não sei se a ajudei, mas tentar não custa nada.

Disponha sempre, e cumprimentos.

Adolfo Conceição

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda para filho e mãe de pai incong

#205394 | ilma | 15 ago 2008 02:02 | Em resposta a: #205392

Caro Confrade Adolfo da Conceição,
Muito agradecida pelo seu esclarecimento.
De facto trata-se do meu sogro Abel Jose tenho todos os dados comigo e não consegui ainda obter essa desejada filiação de sua mãe Adelina Augusta.
hoje mesmo andei pesquisando na lista das freguesia a ver a hipótese de pedir na paroquia um registo de baptismo dele.
Acontece que nunca pedi uma certidão ás paroquias e estava na dúvida como fazer
qual seria o valor a pagar.
Vou ler mais cuidadosamente as suas informações e fazer de forma a poder obter os dados que tanto necessito.
1-

talvez comece com a assento de casamento do meu sogro, se nada conseguir irei por os outros caminhos que me indica.

Ainda um pedido se souber o valor que devo enviar no envelope para pedir uma certidão de casamento ou de baptismo e se não for muita maçada para si me diz ?

Muitissimo obrigada pelos seus conselhos.
Um resto de boa noite
meus cumprimentos
Ilda Medeiros

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda para filho e mãe de pai incong

#205399 | Manitu | 15 ago 2008 03:36 | Em resposta a: #205394

Cara Confrade Ilda Medeiros

Se percebi bem, Abel José, é o seu sogro, e se a confrade (perdoe-me talvez o atrevimento) está em comunhão com seu marido, ele através de uma carta dirigida à Conservatória do Registo Civil de Mirandela, solicitando a fotocópia não autenticada do livro de registo de nascimento, e acompanhada da fotocópia do Bilhete de Identidade dele, tem toda a legitimidade em obter o documento em causa.
Se o seu sogro for vivo, melhor ainda, pois a ele é que não poderão dizer que não, utilizando todos os trâmites que indiquei anteriormente.
Como lhe disse na minha última mensagem, os documentos dactilografados, são tão importantes para a nossa causa (Genealogia) como os obtidos directamente por fotocópia do livro, mas estes podem conter indícios preciosos, que decerto não constarão no registo dactilografado ou informatizado, daí a preferência pelo documento original.

Quanto à importância da fotocópia, varia por norma são 0,50 Euros por fotocópia e podem ter necessidade de obter o registo que se encontra em duas folhas, e nesse caso será de 1,00 Euro.
Ainda hoje recebi informação do Arquivo Dist.de Faro onde me solicitam 1,00 Euro, porque o registo que pretendo, encontra-se registado em duas folhas.

A minha prática é proceder do seguinte modo:
Solicito sempre (desde que disponham) através de E-Mail.
Assim que obtenho a indicação de que o registo que pretendo foi encontrado, informam-me também quanto devo pagar, se 1 ou 2 fotocópias, e qual o preço.
Para os Arquivos Distritais, os preços poderão variar consoante a demora na pesquisa, pois por meia hora, nada levam, se demoram uma hora levam 15,00 Euros, se duas horas 20,00 Euros, e seguidamente fracções de 20,00 Euros.
Mas se os dados que forneço, (em Arq.Distritais) são precisos, só se fazem cobrar o custo das fotocópias.
Seguidamente, e embora haja confrades que utilizam a moeda colada com fita cola, na carta que enviam, eu utilizo o cheque, embora seja mais caro, pois tem o seu valor, mas não dá nas vistas e será endereçado ao respectivo Organismo a quem solicitámos o Assento.
Nessa carta envio também um envelope, tipo A5 dobrado, e prefiro em Correio Verde, pois tem a vantagem de funcionar como Correio Azul, e a tarifa é sempre a mesma independentemente do seu peso, e escriturado com o meu endereço, a fim de que coloquem os documentos sem nos submeterem a portes.
Este é o processo que adoptei, e não tenho me dado mal, o que já com a respectiva moeda colocada, não ser a mesma coisa.

Ocorreu-me agora uma hipótese, que talvez resulte.
O seu sogro, nasceu em 1931, logo o seu marido pode tentar junto da Conservatória do Registo Civil de Mirandela, uma Certidão Narrativa Completa não autenticada.
Desconheço o preço, mas se percebi, já entrou em comunicação telefónica com a Conservatória, terá que o fazer e perguntar o preço, e depois consoante a resposta proceda como lhe indiquei.

Pedir na paróquia, penso que não lhe trará algum resultado, pois Mirandela deverá ter um Arquivo Distrital, e aí sim solicitar junto dele as informações que necessita.
Não se esqueça que os Registos Civis, começaram a funcionar nas Conservatórias, salvo erro em Fevereiro de 1911, e o que está para trás encontram-se nos Arquivos Distritais, registados em Assentos Paroquiais de Baptismo, Casamento e Óbito.
Para solicitar informações aos Arq.Distritais, deverá ter algumas informações presentes, nomeadamente:
Freguesia, data o mais aproximada possível, e para o caso de nascimentos o 1º.nome do baptizando e de seus pais.

Ex: Nascimento em 1901, Freguesia de Barcel, Mirandela, Abel, filho de Fulano tal e de Fulana tal.

Quanto mais precisos forem os dados, mais facilmente os procuram, e menos onerosos serão os encargos.

Irei ainda ver se Mirandela tem Arquivo Distrital, se encontrar, logo mandarei uma mensagem com a indicação.
Por saber muito bem que a Genealogia causa uma adrenalina incrível, é que estou a tentar ajudá-la, pois também gosto que me ajudem.

Boas pesquisas, e assim que tiver notícias sobre o Arquivo a que se possa dirigir, indicá-lo-ei.
Cumprimentos.

Adolfo Conceição

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda para filho e mãe de pai incong

#205400 | Manitu | 15 ago 2008 03:57 | Em resposta a: #205394

Cara Confrade Ilda

Aqui vai o que procurei:
Mirandela pertence ao Distrito de Bragança e seguem-se os seguintes dados:

Arquivo Distrital de Bragança
Morada: Convento de S. Francisco
Apartado 125
5301-902 Bragança

Telef: 273 300 270

Site: Arquivo Distrital de Bragança

Email: geral@adbraganca.org


Horário: Dias úteis das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30

Serviços:
Biblioteca de apoio à leitura.
Passagem de certidões.
Leitura com leitor-reprodutor de microfilme.

Registos Paroquiais

Isto está inserido no Arquivo Distrital de Bragança.

Se quiser mais informações, vá ao site http:/www.aatt.org e pesquise em Arquivos Distritais.

Cumprimentos

Adolfo Conceição

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda para filho e mãe de pai incong

#205409 | small | 15 ago 2008 11:16 | Em resposta a: #205394

Cara Ilda Medeiros
Peço desculpa da invasão, mas gostaria de deixar aqui provas da minha experiência com as Conservatórias, que tem funcionado muito bem:

1.Envio um mail com todos os dados que possuo à Conservatória onde presumo esteja o assento. Solicito que me informem do nº do mesmo......a fim de o poder requisitar, levantar e pagar na Conservatória mais próxima da minha àrea de residência...., normalmente no prazo que nunca excede os 8 dias, até tenho tido casos de me responderem de imediato, fico com o nº de assento.

2. Com este dado, mando um mail à Conservatória onde quero levantar a cópia simples e faço o pedido, solicitando que me informem assim que o mesmo for recepcionado (Normalmente peço várias cópias e aguardo que todas sejam recepcionadas), ou se tenho disponibilidade faço-o pessoalmente ao balcão.

3. Assim que tomo conhecimento que os assentos estão na Conservatória que frequento, vou lá pessoalmente pago e levanto as referidas cópias.

4. Por vezes tenho de telefonar, principalmente em época de férias, mas normalmente sou notificada da sua recepção.

Não quis deixar e partilhar a minha experiência que tem resultado, pelo menos aqui no norte onde resido.
Disponha para qualquer outra informação

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda para filho e mãe de pai incongito

#205423 | Gilson Nazareth | 15 ago 2008 14:19 | Em resposta a: #205308

Ilma,
Tudo certo?
Para se identificar,genealogicamente,filho de pais incognitos:
1-Procurar os banhos de casamento do dito filho.Muitas vezes há testemunhas indiscretas.Já encontreios quatro avós em casamento de fillho depais incognitos.
2-Elencar padrinhos e testemunhas bem como o família da casa onde foi exposto.
Não é costume expor na casa de estranho.
Das famílias elencadas pode-se estudar,por exemplo,os prenomes usados,seguir os testamentos:já encontrei tia e tia-avó paternas deixando bens para filha de pai incognito avó reconhecendo como neto criança exposta em sua casa...
3-Casamentos com dispensa de parentesco.
4- Hbilitações de genere.etc.
D trabalho mas ,muita vezes e nem sempre,se encontra a ascendência oculta.
Já encontrei batismo onde os avós,até então incognitos,são citados.Boa sorte,
Gilson Nazareth

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda para filho e mãe de pai incongito

#205426 | ilma | 15 ago 2008 15:15 | Em resposta a: #205423

A todos os confrades sem excepção... vai o meus enormes agradecimentos pela boa vontade de ajuda. foram todos magnificos com todo este grande apoio.
ASSIM É A FAMÍLIA.
não basta fazer a arvore, é preciso amar e respeitar a família.
PARABENS PARA TODOS VÓS O VOSSO GESTO FOI MUITO NOBRE.
de facto só a família está atententa e ansiosa por ajudar. vocês viram que eu estava um pouco desorientada e correram todos para me ajudar. Ofereceram-se num gesto belo que vou recordar para sempre.
a família é mesmo assim, compreende, acarinha, ajuda, e está sempre ao nosso dispôr.
BEM HAJA POR TUDO ISTO. .... OBRIGADA UMA VEZ MAIS
OS MEUS RESPEITOSOS CUMPRIMENTOS E UM RESTO DE BOM DIA
Ilda Medeiros

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 12:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen