Procurar a familia Escobar ou Escovar

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil

Procurar a familia Escobar ou Escovar

#204140 | SILVIAMC | 26 jul 2008 16:38

Porcuro as origens e as pessoas da família do meu pai, o neurocirurgião pernambucano, brasileiro,Manoel Caetano Escobar de Barros,(ainda vivo,nascido em 1914, em Recife,Pernambuco e com 94 anos)filho o jornalista e poeta Severo Escobar de Barros,já falecido, e de Josefina de Barros,já falecida ,cuja família seria procedente da Espanha,mas não sei a região.Andei examinado uma árvora genealógica feita por um museu em Pernambuco e parece que antes de ser Esbobar,era Escovar.Vieram para o Brasil,onde são muito poucos.Pode ajudar-me?Muito Cordialmente, Silvia Caetanoc

Resposta

Link directo:

RE: Procurar a familia Escobar ou Escovar

#204141 | pinheirov | 26 jul 2008 17:37 | Em resposta a: #204140

Prezada Silvia Caetano

Em resposta à sua mensagem, posso informar que existe um trabalho recente de um amigo, Arq. F. Abrunhosa de Brito, sobre as gerações medievais de Arouca, Portugal, no qual ele trata com grande pormenor os Escobares de Barros dessa vila, e dessa época. Intitula-se a obra :As Doze Portas de Gerações de Arouca, de 1500-1800, Vol-l. Creio que poderá aí encontrar a origem dos seus Escobares. O livro encontra-se disponível na biblioteca deste forum sob a rúbrica Genealogia.
Com os melhores cumprimentos,

Victor Malafaia Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Procurar a familia Escobar ou Escovar

#204187 | tmacedo | 27 jul 2008 09:15 | Em resposta a: #204140

Cara Sílvia Caetano.

Conforme já lhe foi referido há uma família Escovar (ou Escobar, as duas grafias eram usadas em simultâneo) em Arouca (actualmente do distrito de Aveiro) desde finais do século XV. Um ramo dessa família assina Escovar de Barros, desde meados do século seguinte, abandonando rápidamente a junção dos dois apelidos. São tratados no livro citado bem como em artigos de Luiz Vaz de Sampaio, na revista Filermo. Eu próprio a estudo há mais de vinte anos.

Também em Trás-os- Montes, no distrito de Bragança, nomeadamente em Miranda do Douro, desde o século XVI que aparecem Escovares cuja origem, ou eventual relação com aqueles, desconheço.

Poderá ser que a sua família proceda de Portugal, até porque o apelido Barros é tipícamente português. Terá de, pesquisando na documentação brasileira existente, através dos registos de nascimento (de seu pai ou avô) ou de casamento, chegar à origem ibérica da sua família. Aí será possível ajudá-la do lado de cá do Atlântico.

Cumprimentos.

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Procurar a familia Escobar ou Escovar

#204409 | lbarbosa | 29 jul 2008 17:21 | Em resposta a: #204187

Caro confrade
Sou descendente de Manoel Falcão Murzello, Juíz dos orfãos da vila de Santiago de Cacém que casou pela primeira vez em 1636 na referida vila, com Maria das Neves Escobar, filha de Lopo Escobar de Mendonça, capitão de infantaria e de Maria Gomes Roubon.
Como não consigo saber nada desta minha antepassada e, como vi na genea, que anda aestudar a familia Escobar, muito grata ficaria se me informasse algo sobre ela caso saiba.
Desde já agradecendo. cumprimentos
Lúcia Barbosa

Resposta

Link directo:

RE: Procurar a familia Escobar ou Escovar

#204411 | tmacedo | 29 jul 2008 17:34 | Em resposta a: #204409

Cara Lúcia Barbosa:

Tenho obtido dados sobre os Escovares, fixados em Arouca pelo menos desde a segunda metade do século XV. Só sobre estes tem incidido a minha investigação. Outros haverá que nada tenham a ver com esse ramo. Não sei se será o caso do seu Lopo Escobar de Mendonça, talvez nascido por 1580. O nome próprio Lopo e o apelido Mendonça é-me desconhecido naqueles que, além de Arouca, estão ligados ao Porto, Cambra e Penafiel.

Cumprimentos.

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Procurar a familia Escobar ou Escovar

#204413 | tmacedo | 29 jul 2008 17:42 | Em resposta a: #204409

Cara Lúcia Barbosa:

Veja na TT ON LINE:

PT-TT-RGM/B/30853
Mariana de Mendonça Escovar
15/03/1684
Registo Geral de Mercês, D. Pedro II, liv.1, fl.214
Carta de Padrão. Tença de 60$000 rs.

Terá algo a ver com o seu?

Cumprimentos.

António Taveira

Resposta

Link directo:

Procurar a familia Escobar ou Escovar

#204424 | Lourval | 29 jul 2008 19:51 | Em resposta a: #204140

Cara Silvia,

Há numerosas famílias Escobar nos Açores.

Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Procurar a familia Escobar ou Escovar

#260722 | miguellabrego | 19 ago 2010 15:01 | Em resposta a: #204424

Bom dia!

Meu decimo avo era um Manuel Soares de Escovar. Ele nasceu antes de 1632 em Perosinho, Cabeca Santa, Penafiel, Porto, Portugal. Manuel esta alistado entre 1660 e 1666 como o Padre de Pinheiro, Penafiel. Ele morreu depois de Marco 1666 e teve uma filha com uma Joana Soares, de Eiro, Pinheiro. O nome de filha era Doroteia.

Minha pergunta: Eu queria saber se alguem pode encontrar informacao sobre ele no libro dos Escobares de Arouca....
Obrigado pelo qualquer informacao sobre ele...


Com os melhores cumprimentos,
Miguel Labrego
miguellabrego@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Procurar a familia Escobar ou Escovar

#263178 | milaseabra | 30 set 2010 21:43 | Em resposta a: #204140

Não sei até que ponto este dado será relevante, mas conheço pessoas com apelido Escobar em Jaen.
Cordialmente
milaseabra

Resposta

Link directo:

RE: Procurar a familia Escobar ou Escovar

#266999 | pauloguedes | 17 dez 2010 21:17 | Em resposta a: #263178

Existiu uma familia escoar em São Borja, no início do ano de 1900, posteriormente doi alterado para Escobar, com pessoas ilustre da comunidade lçlocal

Resposta

Link directo:

RE: Procurar a familia Escobar ou Escovar

#289721 | fertelde | 22 out 2011 13:51 | Em resposta a: #204187

Estimado António Taveira,

Esta sua mensagem já é antiga, mas vamos tentar...
Nesta sua mensagem diz:

"Também em Trás-os- Montes, no distrito de Bragança, nomeadamente em Miranda do Douro, desde o século XVI que aparecem Escovares "

Ora, tenho uma antepassada que nâo consigo informaçâo para a genealogia familiar.

O que tenho é o seginte:

PRQ, Mogadouro, Lv 02, fl 79 v 80- Ignácio Guedes nasceu em Mogadouro a 28.11.1742 e falecido em Mogadouro, filho de Silvestre Guedes natural de Stª Maria do Souto de Sobradelo e de Mariana de Escobar, de Mogadouro, neto paterno de António Ferreira natural da Freguesia de Nª Srª Assunçâo, comarca de Guimarâes e de sua mulher Ana Guedes do lugar de Senhoane, Bispado do Porto, e pela materna de Manuel Rodrigues n.c. 1670 e de Domingas Pereira, naturais de Mogadouro.-

Por acaso terá alguma informaçâo sobre estes Escobar?

Cumprimentos

Fertelde

Resposta

Link directo:

RE: Procurar a familia Escobar ou Escovar

#289724 | cardosodoamaral | 22 out 2011 15:34 | Em resposta a: #204140

Cara Confreira Silvia
Aqui vai mais uma dica para os Escovar
Estes estão entronacdos na minh árvore genealógica, mas digo-lhe que pouco ou nada sei.
Aparecem em "excertos" do livro Memórias Historicas e Genealogicas dos Duques do séc XIX de sanches Baena e outros
E na net pode procurar no link que aqui deixo
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=266345
Espero ter ajudado
Grato
Adelino

Resposta

Link directo:

RE: Procurar a familia Escobar ou Escovar

#289725 | cardosodoamaral | 22 out 2011 15:35 | Em resposta a: #289724

sculpe
Faltou outra coisa, mas aqui vai. Pode procurar no
NFP-vol. III-pg. 329 (Cardosos)
Cumprimentos
Adelino

Resposta

Link directo:

RE: Procurar a familia Escobar ou Escovar

#289891 | tmacedo | 25 out 2011 19:32 | Em resposta a: #289721

Caro confrade Fernando de Telde,

Como refiro, só me debrucei sobre os Escovares de Arouca.

O apelido em Trás-os-Montes é antigo - tenho-o encontrado espalhado pelo distrito de Bragança, sem no entanto tentar estudar os seus membros ou relacioná-los. Também nesta provínicia é no distrito de Vila Real que tenho concentrado a minha atenção.

Com os melhores cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Procurar a familia Escobar ou Escovar

#289932 | fertelde | 26 out 2011 12:03 | Em resposta a: #289891

Estimado António Taveira,

Agradecido por seu contacto.

Atentamente

Fernando Leite Velho

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 05:14

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen