Preciso de ajuda no Arquivo Distrital do Porto

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões | Pessoas | Famílias | Brasil

Preciso de ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#204102 | danideluca | 25 jul 2008 17:41

Caros amigos, eu também preciso de uma ajuda no ADP, e caso alguém tenha disponibilidade para procurar informações de minha família ficarei imensamente grata.

Estou procurando informações de QUINTINO PINTO ÁLVARES, filho de FRANCISCO PINTO e QUITÉRIA MARIA ÁLVARES, nascido em 09/03/1869, na Freguesia de Olival, no Concelho de Vila Nova de Gaia.

Caso alguém encontre, por favor preciso confirmar o local do nascimento, assim como informações do registro do nascimento e/ou baptismo.

Muito obrigada
Daniela

Resposta

Link directo:

RE: Preciso de ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#204412 | murphy | 29 jul 2008 17:34 | Em resposta a: #204102

Olá, Daniela.

Meu nome é Mike. Moro em São Paulo, Brasil. Gostaria de saber se conseguiu encontrar alguém para ajudá-la a fazer as pesquisas que deseja no ADP?

Há dois meses tento sem sucesso obter a ajuda de alguém . Preciso descobrir em que FREGUESIA está registrado o assento de nascimento de meu avô. Poderia me dar alguma sugestão?

Atenciosamente.


Ah! Caso eu encontre alguma pessoa que possa nos ajudar, fique tranquila que eu repasso para você.

Resposta

Link directo:

RE: Preciso de ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#204431 | danideluca | 29 jul 2008 21:15 | Em resposta a: #204412

Oi Mike,

O seu avô foi o imigrante? que informações vc tem dele? tem a data da imigração? porto de saída e/ou chegada? Você deveria buscar informações no Arquivo Nacional no RJ, talvez no www.iantt.pt, também no Memorial da Imigração, mas neste último menos provável, os portugueses quase não ficavam na hospedaria.

Enfim, qualquer outra informação sobre outros parentes também ajuda. Primos?

Boa sorte!

Resposta

Link directo:

RE: Preciso de ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#204437 | murphy | 29 jul 2008 22:55 | Em resposta a: #204431

Daniela,


Sim, meu avô era português. Obtive por meio do CEPESE (http://cepese.up.pt) informações sobre o passaporte dele. Passaporte 31, Livro 3464, localizado no ARQUIVO DISTRITAL DO PORTO.

Acontece que a informações de que preciso é a FREGUESIA em que está registrada a certidão de nascimento dele, mas CEPESE não tem em seus registros esse dado.

Assim como você, aguardo a ajuda de alguém que costume visitar o ADP.


Mike.



Demais Informações
Nome: Antonio Lopes Moreira
Concelho: Vila Nova de Gaia.
Pai: Jose Lopes Moreira
Mâe: Joana Margarida dos Santos
Data de Emissão do Passaporte: 1926-NOV-03
Destino no Brasil: Santos, SP.

Resposta

Link directo:

RE: Preciso de ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#204439 | roz | 29 jul 2008 23:43 | Em resposta a: #204437

Caro Mike,
Ja contactou o Arquivo Distrital do Porto directamente com essa pergunta?
O mail deles 'e info@adporto.pt

De todos os dados que tiver e certamente lhe responderao. 'E o que costumo fazer.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Preciso de ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#204441 | murphy | 29 jul 2008 23:55 | Em resposta a: #204439

Rosario,

Já encaminhei mais de 10 e-mails ao ADP, mas até hoje não obtive resposta. Farei novas tentativas.

Obrigado pela atenção.

Resposta

Link directo:

RE: Preciso de ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#204442 | roz | 29 jul 2008 23:57 | Em resposta a: #204102

Cara Daniela,
Experimente fazer como sugeri ao outro confrade. Contacte directamente o Arquivo com esses detalhes. info@adporto.pt

Muitas das freguesias do Distrito do Porto ja se podem pesquisar on-line. Tente ver no site do Arquivo Distrital. www.adporto.pt
Logo nessa pagina, na coluna 'a esquerda, diz "Referencia e leitura virtual" em letras azuis. Veja pesquisas.
Cumprimentos
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Preciso de ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#204570 | flordeacacia1 | 31 jul 2008 21:41 | Em resposta a: #204102

Cara Daniela,

Na minha rápida passagem pelo ADPorto, pude verificar que Quintino Pinto Álvares, nasce em 1866 e não 1869.

Transcrição do assento nº 8 de 1866:

" Aos onze dias do mês de Março do ano de mil oitocentos e sessenta e seis, nesta freguesia de Sta Maria do Olival, Concelho de Gaia, primeiro Districto Eclesiástico da Feira, Diocese do Porto, Eu o Presbitero Joaquim Guedes da Silva, Coadjutor da mesma freguesia, baptizei solenemente e puz os santos óleos a um individuo do sexo masculino a que dei o nome de QUINTINO, que nasceu nesta freguesia, no lugar de Levre, ás seis horas da manhã do dia nove do mês de Março do ano de mil oitocentos e sessenta e seis, filho legitimo primeiro de nome de FRANCISCO PINTO de profissão, Pedreiro, e de QUITÉRIA FERNANDES de profissão, Lavradeira, naturais desta freguesia de Olival, recebidos nesta freguesia de Olival, e paroquianos dela, moradores no lugar de Levre; neto paterno de LUIS PINTO e de MARIA DE OLIVEIRA, e materno de MANOEL FERNANDES ALVARES e de MARGARIDA ROZA. Foi padrinho António de Oliveira, casado, de profissão Pedreiro, do lugar de Leirós, freguesia de Pedroso, e madrinha Ermelinda, tia materna do baptizado. E para constar se lavrou em duplicado este assento, que depois de lido e conferido perante os padrinhos, comigo o assinarão Era ut supra. "

Tem um averbamento onde diz o seguinte : "Casou na freguesia de S. Pedro e S. Paulo da Paraíba do Sul, Diocese de Niterói, Brasil a 30 de Março de 1921, com Maria da Conceição."

Espero ter respondido a seu pedido.
Enquanto procurava o dito Quintino, encontrei dois irmãos dele, Valentim, que nasce a 14.01.1869 e ainda Maria, que nasce a 14.10.1867.

Diga-me por favor, se quer que lhe envie por email, as cópias destes assentos.

Cumprimentos,
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Preciso de ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#204582 | danideluca | 31 jul 2008 22:22 | Em resposta a: #204570

Cara Maria,

Receber este email foi a maior alegria que eu poderia receber no dia de hoje. Ao ler suas linhas me tomei de grande emoção!

Sinto a necessidade de retribuir tamanha ajuda, por favor me diga como!

Caso seja possível o envio destes assentos, sim, eu adoraria recebê-los no email:
ddelucab@gmail.com.

Agradeço novamente e um grande abraço
Daniela

Resposta

Link directo:

RE: Preciso de ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#205845 | lpassos | 20 ago 2008 21:36 | Em resposta a: #204582

Caros amigos,
Eu também preciso de uma ajuda no ADP, e caso alguém tenha disponibilidade para procurar informações de minha família ficarei imensamente grato.

Estou procurando informações de Avelino Ferreira Passos, filho de José Maria Passos e Joaquina Maria Passos, nascido em 15/12/1878, não tenho certeza da Freguesia, mas como morou na Rua do Sol, o mais provável é que seja na Freguesia da Sé.

Caso alguém encontre, por favor preciso confirmar o local do nascimento, assim como informações do registo do nascimento e/ou baptismo.

Muito Grato,
Leandro

Resposta

Link directo:

RE: Preciso de ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#206290 | lpassos | 25 ago 2008 18:48 | Em resposta a: #205845

Caros confrades,
Desconsiderem o meu pedido da mensagem anterior, ja encontrei as informações desejadas.
Grato,
Leandro

Resposta

Link directo:

Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#206297 | FGJ | 25 ago 2008 19:55 | Em resposta a: #204437

MIKE,
Em q ano foi emitido o passaporte do seu avô?
Como vc obteve os dados do seu avô? Vc pagou ao CEPESE ou obteve no site?
FREDERICO/RIO

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 jun 2024, 18:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen