Boletim Oficial da província de Angola 1918

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia

Boletim Oficial da província de Angola 1918

#203262 | lii31 | 15 jul 2008 17:35

Caros,

Até Deus duvida, mas é a realidade.
Documentos históricos atirados para uma fogueira, posso dizer que eram milhares pelo tamanho das chamas. infelizmente aconteceu a 3 dias atrás em Angola, onde vivo. Consegui retirar um deles, é uma pena que coisas como esta ainda acontecem.

Residencia do Govêrno Geral, em Loanda, 26 de Abril de 1918. - O Governador Geral interino, Jáime Alberto de Castro Morais.

Sidónio Pais.
Henrique Forbes de Bessa.
Martinho Nobre de Melo.
Francisco Xavier Esteves.
José Carlos da Maia.
Manuel José Pinto Osório.
João Tamagnini de Sousa Barbosa.
José Alfredo Mendes de Magalhães.
José Feliciano da Costa Júnior.
Eduardo Fernandes de Oliveira.
António Maria de Azevedo Machado Santos.

Entre tantos outros nomes.

Cumprimentos,

Ana

Resposta

Link directo:

RE: Boletim Oficial da província de Angola 1918

#203273 | malimo | 15 jul 2008 20:22 | Em resposta a: #203262

Cara Ana,

A história da minha família paterna está muto ligada a Angola. Quer pelo lado da minha avó cujo pai, engenheiro, deixou várias obras públicas e tinha lá rua e praça com o seu nome ( João Secca), como pelo lado do meu avô Jaime Alberto de Castro Morais, cujo nome aparece no documento que você salvou, por grande coincidência, exatamente na véspera da data do seu nascimento ( 13/07/1882). Também o pai dele estivera anteriormente em Angola participando da construção dos caminhos-de-ferro. É de lastimar que a história se acabe em cinzas.


Meus cumprimentos,

Maria Alice

Resposta

Link directo:

RE: Boletim Oficial da província de Angola 1918

#203284 | fefa41 | 15 jul 2008 21:50 | Em resposta a: #203273

Cara Confrade

Conheço Angola de Cabinda ao Cunene, por outro lado Angola é 14,5 vezes maior que Portugal.
Admita a minha ignorância,em que cidade ficava a dita praça ou rua?

Onde seu antepassado trabalhou. Seria nos Caminho de Ferro da Huíla (CFM), do de Angola (CFA) ou do Benguela (CFB).

De facto na zona de Sá da Bandeira (Huila) conheci uma família mestiça que tinha esse apelido Secca e que pertencia a uma companhia militar onde prestei serviço militar obrigatório .

Em Angola eu só lá estive cerca de sessenta anos.

Respeitosos cumprimentos

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Boletim Oficial da província de Angola 1918

#203286 | Samuel C O Castro | 15 jul 2008 22:08 | Em resposta a: #203273

Estimada Maria Alice,

Aqui no Geneall, retroagindo na ancestralidade do Jaime Alberto de Castro Morais, chega-se ao José Joaquim Pereira de Castro, que está aqui em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1030061 .

Como não consegui entroncar esse último em minha base dos Castros, caso descobrires a ascendência dele, peço sua gentileza de me informar.

Agradeço pela atenção. Fico a dispodição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro - Olímpia - SP - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Boletim Oficial da província de Angola 1918

#203345 | lii31 | 16 jul 2008 14:14 | Em resposta a: #203273

cara Maria Alice,

E foi mesmo na estação dos caminhos de ferro de Benguela - Lobito, que fizeram a dita fogueira. Como estão a fazer obras o que é histórico passa à história.

Os meus melhores cumprimentos,

Ana

Resposta

Link directo:

RE: Boletim Oficial da província de Angola 1918

#203396 | malimo | 16 jul 2008 23:12 | Em resposta a: #203284

Caro Fernando,

Um dos meus antepassados, nascido em 1861, participou da construção do caminho-de-ferro de Oeiras a Ambaca.Teve uma fazenda na região do Kwanza Norte que vendeu pouco antes da sua morte em 1901.Não sei o nome da fazenda e parece que foi vendida a alemães.
Outro antepassado, João Secca,+ 1858, esteve em Moçambique antes de se fixar em Luanda, Angola. A rua com seu nome está em Luanda, em zona degradada.
Trabalhou no projeto da usina Cassequel e em obras públicas. Um dos seus filhos constituiu família em Camacupa cujos descendentes vivem hoje em Portugal. Outra filha viveu quase sempre em Angola onde casou-se com António Correia de Freitas do jornal A Província de Angola.

Meus cumprimentos,

Maria Alice

Resposta

Link directo:

RE: Boletim Oficial da província de Angola 1918

#203416 | fefa41 | 17 jul 2008 08:26 | Em resposta a: #203396

Cara confrade.

A rua a que se refere se não me engano,era no bairro de S.Paulo,perto da vila Alice,Bairro de vivendas modernas.

A minha mulher é natural de Moçambique, Mopeia Zambeze,O meu sogro era médico.aí e em Lourenço Marques.

Na fábrica do Cassequel e plantações foram praticamente desmanteladas e levadas para Cuba (fábrica)a quando da ocupação de Angola.

Ai Camacupa! quando jovem grandes rebitas! juventude,que saudade.

Conheci pessoalmente António Correia de Freitas,grande jornalista.

Cumprimentos

Fernando de Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Boletim Oficial da província de Angola 1918

#285175 | quimbanze | 20 ago 2011 17:17 | Em resposta a: #203262

Ana
Será que esse boletim oficial de Angola de 1918 não tem publicada a P.P. nº54 de 8 de Março de 1918 definindo os limites do Quitexe?
Ando em busca dela e seria curioso encontrá-la salva do fogo!
João

Resposta

Link directo:

RE: Boletim Oficial da província de Angola 1918

#297943 | seccaria | 22 fev 2012 09:19 | Em resposta a: #203284

Caro confrade Fernando, essa família que conheceu no Lubango são meus tios e primos.
A homenagem toponímica a João Sécca fica na Maianga em Luanda, rua que ainda hoje existe com esse nome e está lá localizada a Cruz Vermelha Internacional e o Crescente Vermelho.

O bisavô a Maria Alice trabalhou no Caminho de Ferro de Ambaca (bem antigo para as nossas memórias!)

Amigo de António Correia de Freitas? E do Ruy não? Também são seccas e como tal da nossa família.


Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Boletim Oficial da província de Angola 1918

#297960 | fertelde | 22 fev 2012 15:13 | Em resposta a: #203345

A falta de cultura leva a estes desastres mas, isso está a salvo em Portugal, onde se podem ler...
Na Capitania do porto de Moçâmedes também havia uma colecçâo dos BOE, e até mais antigos BOR, Boletim Oficial do Reino... salvo o erro era assim que se chamavam... Estive investigando nesses boletins do Reino dos anos 1890 em diante. Espero que ainda lá estejam ou que, alguém de cultura os tenha levado para a biblioteca municipal.

Cumprimentos

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Boletim Oficial da província de Angola 1918

#298029 | seccaria | 23 fev 2012 09:17 | Em resposta a: #203262

Cara Ana esta mnha resposta já vai muito tardia mas, se ainda for a tempo, permita-me uma sugestão: porque não entrega essa documentação no Arquivo Histórico Ultramarino em Lisboa?

Ainda vive em Angola?
Um abraço

Resposta

Link directo:

RE: Boletim Oficial da província de Angola 1918

#315123 | KINAXIXE1955 | 10 out 2012 21:31 | Em resposta a: #203416

Para saber qual o primeiro Emblema da DTA - Derecção de Transportes Aéreos de Angola, gostava de consultar os Boletins Oficiais de Angola, a partir do Mês de Setembro de 1938 até 1940.
Muito Obrogado
Manuel dos Santos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 08:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen