António César de Castro Mourinho

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias

António César de Castro Mourinho

#203186 | malda20 | 14 jul 2008 22:02

Estou empenhada em saber a ascendência deste senhor que nasceu em 1881/2 e faleceu em 1962/3.
Era filho de Justina de Castro .Tinha curso de Belas Artes (pintura) e trabalhou desde os anos 20até à sua morte na Fábrica de loiça de Sacavém. Existe um painel em azulejos no jardim municipal de Portimão de sua autoria. Sei que a família estava ligada a uma empresa designada Vª de A. Afonso de Castro. Os seus pais possuiam em 1920 uma quinta em Mem Martins . Era casado com uma senhora luso-francesa chamada Marie Vitorinne de quem teve duas filhas gémeas. a sua última residência foi em Algés.

Agradeço muito a quem puder ajudar a descobrir de onde descendia este meu antepassado.

Cumprimentos da M.A.

Resposta

Link directo:

RE: António César de Castro Mourinho

#203231 | Samuel C O Castro | 15 jul 2008 12:28 | Em resposta a: #203186

Estimado/a M. A.,

Pesquisando em minha base dos Castros não localizei os nomes informados. Caso descobrires a ascendência da Justina, peço sua gentileza de aqui expor os dados, para que eu volte a consultar a base, pois também tenho interesse em entroncar esse ramo junto aos demais.

Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: António César de Castro Mourinho

#203385 | malda20 | 16 jul 2008 21:36 | Em resposta a: #203231

Caro confrade Samuel de Castro

Muito obrigada pela resposta e sobretudo por me ter facultado a sua extraordinária base de dados. da qual ainda não sei tirar proveito pela pouca informação que disponho sobre os meus CASTROS; vou tentar obter mais alguns dados, contudo lembrei-me de que o pintor Veloso Salgado (finais séc.XIX)pertencia a este ramo.

Aceite os meus cumprimentos e até breve Mª Alda

Resposta

Link directo:

RE: António César de Castro Mourinho

#209621 | FraQueiroz | 01 out 2008 22:19 | Em resposta a: #203186

No sítio oficial da CP pode ler-se o seguinte:
"Na Azambuja, onde termina o serviço urbano de Lisboa, encontramos mais azulejos para apreciar. Há dois grandes painéis, um em cada topo da gare, e novamente a temática é regionalista: um representa a cultura do trigo na lezíria (com o curioso pormenor de figurar uma das primeiras debulhadoras a vapor), enquanto o outro mostra fragatas e barcos de pesca dos avieiros. Foram feitos em 1935 por Carlos Mourinho, pintor-ceramista da famosa Fábrica de Loiças de Sacavém".
A minha questão é: Carlos Mourinho e António César de Castro Mourinho eram pai e filho? Eram o mesmo e há erro no sítio da CP? A minha dúvida prende-se com a autoria de vários painéis de azulejos em Vila Franca de Xira assinados "C. A. Mourinho" (sendo que o C e o A estão juntos, não se percebendo qual vem primeiro) ou simplesmente "A. Mourinho".
Agradeço o esclarecimento
Cumprimentos,
Francisco Queiroz
francisco[arroba]queirozportela[ponto]com

Resposta

Link directo:

RE: António César de Castro Mourinho

#209635 | malda20 | 02 out 2008 01:12 | Em resposta a: #209621

Caro Francisco

António César de Castro Mourinho foi realmente pintor na Fábrica de Loiça de Sacavémdes desde os anos 20 até à datada sua morte 1.03.1963. A sua pintura era em azulejos , os temas basicamente regionalistas, também aparecem muitos religiosos. Sei que a antiga fábrica está, neste momento, a preparar um museu de toda a actividade artística ali executada; os responsáveis contactaram a família do pintor a pedir dados pessoais que possam interessar ao museu, principalmente fotos. Foi ele quem pintou o retrato do avô da Drª Manuela Ferreira Leite-Dr. Dias Ferreira, 1958/1959.
Quanto à assinatura deverá ser A.C. mourinho . O C pode ser César ou Castro.
Posso investigar este pormenor.

Os meus cumprimentos AldaSalgueiro

Resposta

Link directo:

RE: António César de Castro Mourinho

#209777 | FraQueiroz | 03 out 2008 20:43 | Em resposta a: #209635

Obrigado.
Se vier a saber mais dados que permitam esclarecer de vez a aparente confusão, agradeço.
Cumprimentos,
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: António César de Castro Mourinho

#209812 | CarlosP | 04 out 2008 00:02 | Em resposta a: #209635

Cara Alda,
estamos com efeito a iniciar um levantamento da passagem de António Mourinho pela FLS, que poderá levar à realização de uma exposição e, ou de uma publicação. Já contactamos um familiar, que se disponibilzou a colaborar connosco. Na exposição recentemente inaugurada (27/09) temos alguns trabalhos seus expostos, nomeadamente aguarelas.
Já agora gostaria de saber a sua ligação a António Mourinho e pedir naturalmente também a sua colaboração.
Quanto à assinatura, na documentação da FLS não tenho lembrança de um outro pintor (Carlos) Mourinho e, dos trabalhos conhecidos, assinava Mourinho ou A Mourinho ou AM ou ACM. Não me ocorre mais nenhuma assinatura.
Os meus cumprimentos
Carlos Pereira

Resposta

Link directo:

RE: António César de Castro Mourinho

#209822 | malda20 | 04 out 2008 01:18 | Em resposta a: #209812

Caro Carlos Pereira

Fico muito grata pela sua informação que é importantíssima para mim.
António César de Castro Mourinho era avô materno de uma prima minha (Certamente que foi ela a contactada- Teresa, prof. na Faculdade de Letras de Coimbra) .
Neste Verão de 2008 ela pediu a minha ajuda para identificar algumas fotografias e explicou-me a razão. Foi assim, que tive conhecimento da iniciativa da FLS.
Eu convivi mais tempo com avô Mourinho do que a Teresa, pois ela foi para África ainda pequena.
Possuo apenas 2 ou 3 fotos, em ambiente familiar. Se o Carlos Pereira desejar contactar-me por e-mail: é malda.salgueiro@gmail.com Gostava muito de visitar a exposição,não sei se ainda vou a tempo.

O meus cumprimentos
Alda BarataSalgueiro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 21:58

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen