Procuro Meus Bisavós

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Procuro Meus Bisavós

#202992 | Ana Paula Souza | 12 jul 2008 01:54

Gostaria de ajuda para achar parentes de meus avós e bisavós, que nasceram em Vila Real , acredito que seja no destrito de Vila Pouca de Aguiar.
Seus nomes são : Meus Bisavós
Jose Joaquim de Sousa e Delmina da Costa de Sousa
Meu avô Annibal de Sousa , casou-se com Olinda dos Anjos de Souza.

Acredito que eu tenha uma prima chamada Emilia Sousa que more em vila pouca de aguiar.

Agradeço a ajuda.
Ana Paula Lak de Souza

Resposta

Link directo:

Procuro Meus Bisavós

#203045 | Lourval | 12 jul 2008 22:19 | Em resposta a: #202992

Cara Ana Paula,

Escreva para a Junta de Freguesia de Vila Pouca de Aguiar. Acredito que é o melhor caminho.

Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Procuro Meus Bisavós

#203122 | Ana Paula Souza | 13 jul 2008 23:18 | Em resposta a: #203045

Caro Lourval, gostaria de saber como proceder neste caso.
Se puder me ajudar, ficarei grata.
Abraços
Ana Paula

Resposta

Link directo:

Procuro Meus Bisavós

#203128 | Lourval | 14 jul 2008 01:29 | Em resposta a: #203122

Ana Paula,

Escreva uma carta endereçada à:

Junta de Freguesia de Vila Pouca de Aguiar
R. Eng. Fernando Seixas
Vila Pouca de Aguiar
5450-031 VILA POUCA DE AGUIAR
VILA REAL

E fale a eles sobre seus parentes. Quem sabe não conheçam-nos pessoalmente?

Lourval

Resposta

Link directo:

Informações sobre Bisavós

#203172 | salen | 14 jul 2008 18:35 | Em resposta a: #202992

Cara Ana P L de Sousa,
Se tivesse ido à 'wikipédia' já saberia que:
- Vila Pouca de Aguiar é um Concelho (=Município), e não um Distrito (com 'i');
- o Distrito (mais ou menos equivalente a 'Estado') a que Vila Pouca pertence é o de Vila Real;
- cada Concelho é composto por várias 'Freguesias' (=menor região administrativa). VPA tem as seguintes: Afonsim, Alfarela de Jales, Bornes de Aguiar, Bragado, Capeludos, Gouvães da Serra, Lixa do Alvão, Parada de Monteiros, Pensalvos, Sabroso de Aguiar, Santa Marta da Montanha, Soutelo de Aguiar, Telões, Tresminas, Valoura, Vila Pouca de Aguiar, Vreia de Bornes e Vreia de Jales.
- por sua vez, cada uma dessas Freguesias é composta por algumas localidades (aldeias, lugares, etc).

A primeira pergunta a que tem que tem que responder é: a que Freguesia pertenciam os seus ancestrais? Ou pelo menos em que localidade nasceram?
A segunda é: em que data nasceram?

Procure nos papeis velhos da família, com uns tios mais velhos, no sótão, no verso das fotografias de família, enfim, responda a essas questões e volte a este seu tópico. De passagem, escreva esses nomes de terras num motor de busca e vá se ilustrando sobre os locais. Há muita coisa na net. E leia isto: http://www.geneall.net/P/pag.php?id=236.

Cumprimentos e boas pesquisas. VFerreira

Resposta

Link directo:

RE: Informações sobre Bisavós

#203205 | Ana Paula Souza | 15 jul 2008 02:01 | Em resposta a: #203172

Muito obrigado pela ajuda, mais infelismente sou BRASILEIRA, e meu pai e tios faleceram, irei começar minha busca pela certidão de nascimento dele aqui no brasil , pois só tenho a certidão de casamento e de óbito.
Aqui no Rio de Janeiro , moro em apartamento e portanto , não tenho sótão e mais, como meu pai separou-se de minha mãe quando eu tinha apenas 3 anos , nunca tive contato com meus tios , a única coisa que herdei deles foi um câncer genético , que acabou com todos os souzas(sousas) da minha familia, mais que com a graça de Deus eu venci. Por isso , caro amigo, estou procurando por pessoas que nunca vi, só ouvi minha mãe falar , mas que são minha familia, compreende?
De qualquer forma te agradeço por me deixar menos ignorante em relação ao seu país. E com certeza minha segunda pátria.
Boa noite.
Ana Paula Lak de Souza

Resposta

Link directo:

Procuro Meus Bisavós

#203212 | Lourval | 15 jul 2008 04:56 | Em resposta a: #203122

Cara Ana Paula,

Pelo que você escreveu, fiquei com a impressão de que se trata mesmo da Freguesia de Vila Pouca de Aguiar, e não de outra freguesia do concelho de mesmo nome.

Escreva para a Junta de Freguesia. Se não der certo, então escreva para o Arquivo Distrital de Vila Real e peça a eles pesquisa pela emissão de passaporte de seu avô português. Foi assim que descobri que minha trisavó, que eu sabia ser de Vila Real, era natural da Freguesia de Constantim, no Concelho de Vila Real.

Dessa maneira então saberá se ele era de uma outra freguesia do Concelho de Vila Pouca de Aguiar.

Como você, sou brasileiro. Os oito bisavós de meu pai são portugueses, sendo quatro de Castelo Branco, dois da Guarda, um de Vila Real e outro que, apesar de meus esforços, ainda não descobri de onde era natural. Suspeito de que ele seja do Porto.

Já minha mãe tem uma bisavó de Coimbra e outro de algum lugar de Portugal que ainda não descobri. Os outros 6 são de famílias mais antigas no Brasil sendo que a maioria é do interior dos estados de Santa Catarina e de São Paulo. Por herança oral sei que há alemães e franceses mas ainda não cheguei a nomes. Sei também que os de Santa Catarina eram de um lugar onde houve intensa imigração dos Açores. Muito provavelmente devo descender de açorianos. Estes supostos açorianos chegaram em Santa Catarina no final do século dezoito. Já recuei o suficiente para chegar a nomes do início do século dezenove. Preciso recuar mais um pouco para chegar aos açorianos.

Se você precisar eu lhe envio o e-mail do Arquivo Distrital de Vila Real.

Boa sorte
Lourval

Resposta

Link directo:

Partilhando

#203266 | salen | 15 jul 2008 19:56 | Em resposta a: #203205

Cara Ana Paula L Souza,
Agradeço a partilha de informações tão pessoais como as que aqui expôs, o que revela desde já uma coragem e determinação invejáveis. A sua luta é um exemplo, e se eu ou qualquer outro dos confrades que aqui assistem puderem continuar a ser úteis nesta sua busca - ao fim e ao cabo um relaxante hobby como outro qualquer -, use e abuse.
Pois é minha cara, uma das utilidades da pesquisa de ancestrais é precisamente a investigação médica sobre doenças hereditárias. Nem sempre no entanto é fácil perceber do que padeciam os nossos ancestrais com base unicamente em registos sumários de sacramentos, de testamentos ou de transacções de propriedades.
Quanto à conversa do 'sótão', é claro que percebeu tratar-se de uma expressão, uma metáfora para 'local onde se guardam as memórias'.
A exposição sobre a divisão administrativa do território é imprescindível para todos os que não a conhecem, mas que precisam de dominar se querem perceber a informação que recebem. Se quizer fazer pesquisa de ancestrais, mais cedo ou mais tarde vai precisar de a usar para saber a que Arquivo Distrital recorrer.
Quanto a procurar pessoas que nunca viu, bom, parece que estamos no mesmo barco, eu, a Ana e quase 100 da população mundial, que nunca se encontrou com um 4º avô para trás, ou só os viu em fotografias.
Continuação de boas pesquisas e não se esqueça de duas coisas: 1.pesquisa de ancestrais faz-se nos livros (presencialmente, por mensagens aos Arquivos ou por pesquisas nos microfilmes dos 'mórmons'); 2. voltar a este seu tópico sempre que tiver alguma dúvida (fica tudo concentrado num só tópico).
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Partilhando

#204602 | Ana Paula Souza | 01 ago 2008 04:14 | Em resposta a: #203266

Olá , Victor !
Obtive mais dados sobre meus ancestrais.
Sei que meu bisavô chamava-se José Joaquim de Sousa ou Souza e Delmina da Costa de Souza , eles tiveram 2 ou 3 filhos, dois destes eu sei os nomes.
Meu avô Annibal de Sousa que nasceu em 1902 ou 1903 e Antonio de Souza.1902 ou 1903.
Vieram para o Brasil por volta de 1925
Existem 2 primos que moram em vila pouca de aguiar e pelo que me consta em "freiria", será que é isto? Isso deve ser uma vila ou aldeia, certo?
Os nomes deles são Amandio de Souza e Emilia de Souza.
Outros primos portugueses são Cândido de Souza , que hoje mora na frança e Emilio Henrique de Souza.
Preciso com urgência de informações dessas pessoas , caso alguém os conheça. Solicito por favor alguma pista.
Ou o telefone do Arquivo destrital de vila pouca de aguiar.
Grata
Ana Paula Lack de Souza

Resposta

Link directo:

RE: Partilhando

#204607 | salen | 01 ago 2008 10:50 | Em resposta a: #204602

Cara Ana Paula Lack de Souza,
1. sabe da existência da 'wikipédia'? Então vá lá ao site e escreva "Vila Pouca de Aguiar", descubra em que Distrito fica, escreva num motor de busca "Arquivo Distrital de (nome do Didtrito)". Mande-lhes a sua mensagem com os dados que tem;
2. se quiser aumentar os seus conhecimentos sobre esse Concelho, escreva nesse mesmo motor de busca "Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar";
3. se for ao 'mapadeportugal.net' e escrever e procurar por Freiria em VP de Aguiar, até pode 'ver' onde fica.
Boas pesquisas.
VF

Resposta

Link directo:

RE: Partilhando

#204643 | roz | 01 ago 2008 18:34 | Em resposta a: #204602

Cara Ana Paula,

Se vir nas Paginas Brancas (lista telefonica online) http://pbi.pai.pt encontra dois senhores com esse nome, um mesmo em Vila Pouca de Aguiar e ou outro em Valoura que fica na zona. Pode telefonar-lhes e ver se sao os seus parentes.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Partilhando

#204679 | elaine.cabre | 02 ago 2008 04:36 | Em resposta a: #204643

gostaria de saber o que aconteceu com meu bisavo que se chamava joao martins aguilar

Resposta

Link directo:

RE: Partilhando

#204680 | elaine.cabre | 02 ago 2008 04:41 | Em resposta a: #204679

Eu Elaine tenho muita curiosidade em conhecer a historia de meu bisavo que emigrou para o Brasil sera que e possivel conseguir alguma coisa

Resposta

Link directo:

RE: Partilhando

#204685 | luis262 | 02 ago 2008 10:24 | Em resposta a: #204679

Cara Elaine,

Existem vários e diferentes ramos de Agilares em Portugal.

Para puder começar uma pesquisa sobre esse seu bisavô, precisa de saber qual a freguesia onde nasceu e ter uma deia aproximada da data do seudo seu nascimento.

Se não tem nenhum elemento sobre ele, terá de começar a investigação desse seu ramo familiar a partir dos registo de nascimento de seu pai ou de sua mãe, confome o caso, e a seguir o dos seus avós...
Depreendi, não sei se correctamente, que os filhos desse seu bisavô já nasceram no Brasil.

Quando tiver o registo de nascimento desse seu avô, ou avó, filho(a) de João Martins Aguilar, é muito provavel que conste nele o local de nascimento deste.

Na posse desses dados, poderá então saber a que Distrito pertençe a freguesia em que nasceu e, obter através de um motor de busca na net, o e-mail ou o endreço postal do Arquivo Distrital respectivo e pedir para o mesmo uma

Desjo-lhe boas pesquisas e fico à sua disposição para tentar esclarecer dentro do que eu souber, quaiquer dúvidas que tenha.

Cordialmente,
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Partilhando

#204687 | luis262 | 02 ago 2008 10:33 | Em resposta a: #204685

Cara Elaine,

Deculpe-me mas otexto segui incompleto...

Referia eu que depois de saber a freguesia de nascimento do seu bisavô, ecreva ou envie um mail, pedindo que lhe remetam para a sua direcção uma fotocópia simples do registo de nascimento do seu bisavô. Pode na ocasião pedir para a informarem sobre as modadidades de pagamento.

Cumprimentos e boas pesquisas,

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Partilhando

#278590 | almerinda fernandes | 14 jun 2011 23:06 | Em resposta a: #204602

Olá Ana Paula! Não sei se já tem as informações que necessita mas eu conheço essa família. O Sr Cândido de Sousa, Henrique de Sousa e outros irmãos vivem no Luxemburgo, visitam Freiria, Vila Pouca de Aguiar, todos os Verões. Têm mais irmão também a viver no Luxemburgo e uma irmã no Porto mas visitam regularmente a aldeia, onde têm residência. Se ainda necessitar, posso facilmente arranjar os contactos de algum elemento da família.
Almerinda Fernandes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 23:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen