Ereio

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

EREIO

#202248 | GTSPereira | 04 jul 2008 00:20

Coloco um novo tema:

Família EREIO, das Beiras.

Alguém me sabe dar informações?


cumprimentos
Pedro G T Silva Pereira

Resposta

Link directo:

EREIO

#202755 | salen | 09 jul 2008 22:46 | Em resposta a: #202248

Caro Pedro Pereira,
Os tópicos com potencial (pela raridade do apelido), mas que acabam sem nenhuma resposta, deixam-me intrigado. Por isso, e se não se importar, gostaria de fazer uns comentários e perguntas:
1. se fizer uma consulta simples no site das «Páginas Brancas» com Quem «Ereio» e Onde «Portugal», encontra logo 15 entradas. Mas há-os por todo o território do Norte até Lisboa;
2. já descobriu alguma origem para o apelido? qualquer coisa relacionada com 'eira', p.ex. uma corruptela de 'eireiro' (o que possuia a eira, o que as construía, o que guardava os cereais, o que os malhava, ...)?
3. se já contactou com os do nome e já sabe o significado, bom, só lhe falta mesmo é pesquisar nos paroquiais. Eu começava pela Guarda.
Boa sorte nas suas pesquisas (ainda vai a tempo).
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: EREIO

#202769 | GTSPereira | 10 jul 2008 00:35 | Em resposta a: #202755

Caro Victor Ferreira,

muito obrigado pela sua resposta!

De facto:
1- ainda não fiz esta pesquisa, vou fazê-la;
2- não sei a origem do nome, tento descobri-la;
3- Ereio é apelido da minha avó paterna Maria Lídia Ereio Delgado, que nasceu em Idanha-a-Nova, e que já consta aqui no GeneAll, bem como da irmã do meu pai e primos, os quais nada me sabem transmitir. Todos os Ereio que tenho registados descendem da mãe da dita minha avó paterna, Luísa Pinto d' Almeida Ereio. Ainda não consegui ir mais para trás.
Aparentemente sou o único a começar a interessar-me pelo, raro, apelido EREIO!?

Estou a começar a investigar este ramo, a partir de mim, e claro, se aparecer um Ereio destroncado por aí, agarro-o, pois mais tarde pode fazer-me falta.
Mas, o que me levou a colocar este tema foi o seguinte raciocínio, se o apelido é raro, então, se aparecer uma pessoa que saiba algo sobre ele, sabe tudo.

E aqui estamos, há sempre tempo e vou usá-lo!

Cumprimentos
Pedro Silva Pereira

Resposta

Link directo:

RE: EREIO

#202827 | prosperos | 10 jul 2008 13:36 | Em resposta a: #202769

Caro Pedro da Silva Pereira

Penso que posso ajudá-lo um pouco.

Teodósio de Almeida Ereio, natural de Idanha-a-Nova, casou na mesma vila com Jerónima da Conceição. E tiveram pelo menos a:
Jerónimo de Almeida Ereio, que nasceu em Idanha-a_nova por volta de 1843, pois casou na Lousa Castelo Branco, com 21 anos a 6-6-1864 com Luisa Pinto da Lousa, filha de Constante António Pinto, da Lousa, e de Maria Joana de Castelo Branco. Foram testemunhas do casamento Manuel Vaz Preto, proprietário, e Domingos José Robalo, Boticário. Penso ter adminstrado algumas propriedades de Manuel Vaz preto. E tiveram a:
António Pinto de Almeida Ereioque casou a 14-5-1894, em Segura, com 24 anos com D. Hermínia Pereira Torres, filha de Domingos Nunes Carapuça e de D. Maria Pereira Torres. E tiveram a:
Abílio Torres Ereio que nasceu a 29-5-1897 na Idanha e casou a 2-12-1934 com Júlia Lopes Pedroso Vital de Vila Nova de Ourém, Torres Novas.

É tudo quanto sei, se tiver mais elementos da Família Ereio, agradeço-lhe a sua informação, pois tenho compilado dados sobre famílias de Idanha-a-Nova e Penamacôr.

Um abraço

João Manuel Próspero dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: EREIO

#202988 | mjmventura1972 | 12 jul 2008 00:34 | Em resposta a: #202769

Caro Pedro Silva Pereira,

Não tenho por hábito "meter o dedo em seara alheia", mas como achei "curioso" o apelido Ereio, tive a curiosidade (passo a redundância!) de ir aos assentos de baptismo de Idanha-a-Nova procurar algum dado que lhe pudesse ser útil.

E encontrei o assento da sua avó paterna Maria Lídia:

Ass. Nº 154, do Livro 1901-1902: A 15/12/1902, foi baptizada na Idanha um indivíduo de sexo feminino de nome Maria, que nasceu às 2 horas da tarde de 16/11/1902, filha de João António Delgado e de Luísa Pinto d'Almeida Ereio Delgado, ambos da Idanha; neta paterna de Jerónimo (?) António Delgado e de D. Angélica Ramos de Britto Delgado; neta materna de Jerónimo (?) d'Almeida Ereio e de D. Luísa Nunes Pinto Ereio. Foram padrinhos João Pinto Ereio, solteiro, e Luísa Nunes Pinto Ereio,viúva.
Casou com Francisco Robalo, nos Escalos de Cima, a 06/11/1926 (Boletim 445, Maço 5). O casamento foi dissovildo por óbito de Francisco Robalo, a 10/12/1978.
Maria Lídia faleceu a 01/12/1993, em Abantes (Boletim 183, Maço 6).

Apesar de não ter a certeza no nome dos avôs, creio que se trata de facto de Jerónimo.

Foi tudo o que consegui encontrar. Espero que consiga tirar algum proveito desta informação.
Boa sorte!

Cumprimentos,
José Martins

Resposta

Link directo:

RE: EREIO

#202990 | GTSPereira | 12 jul 2008 01:40 | Em resposta a: #202827

Caro João Manuel Próspero dos Santos,
muito obrigado pela sua informação!

Parece-me preciosa, e indicadora de que:
- Jerónimo de Almeida Ereio
ERA PAI DE:
- Luísa Pinto d' Almeida Ereio
avô materno de:
- Maria Lídia Ereio Delgado
e de sua irmã:
- Maria Alice Ereio.
Diz ainda uma filha de Maria Lídia que havia mais irmãos rapazes de Luísa Pinto...

Aguardo, esta semana, que vém, a Certidão de Nascimento (Paroquial) de Maria Lídia e aí poderei, ou não, entroncar os dados que me deu aos que tenho.
De facto os apelidos, datas e local coincidem!!

Os poucos dados que tenho foram-me indicados por Flávio (Bn2), e são:
- NP casado com NM tiveram:
F1- Luísa Pinto d' Almeida Ereio, de Idanha-a-Nova, casada com João António Delgado, que tiveram;
N1- Manuel Otílio Ereio Delgado, nascido a 03.10.1901 em Idanha-a-Nova, falecido a 01.12.1977 em Assomada, Cabo Verde, casado com Idalina Diotina Alves, nascida a 04.10.1918 em New Bedford Mass, EUA, falecida a 18.05.1973 nos EUA, pais de;
Bn1- Odílio Alves Delgado, nascido a 01.12.1932 em Assomada, Cabo Verde, casou com Matilde Vieira dos Santos, que tiveram;
Tn1- José Manuel dos Santos Alves Delgado, nascido a 04.12.1954 na Praia, Cabo Verde;
Tn2- Maria Helena dos Santos Alves Delgado, nascida a 06.09.1956 na Praia, Cabo Verde;
Tn3- João Manuel dos Santos Alves Delgado, nascido 15.07.1958 na Praia, Cabo Verde;
Tn4- Conceição Maria dos Santos Alves Delgado;
Tn5- Manuel Otílio Ereio Delgado, nascido a 19.06.1962 na Praia, Cabo Verde;
Tn6- Ana Paula dos Santos Alves Delgado, nascida a 06.01.1965 na Praia, Cabo Verde;
Bn2- Flávio Alves Ereio Delgado, nascido a 16.08.1942 em Assomada, ilha de Santiago, Cabo Verde, casou com Ivete Arlinda de Pascoela Nobre Silva, nascida a 16.04.1939 em Ribeira Grande, Ilha de Santo Antão, Cabo Verde, pais de:
Tn7- Sandra Cristina Silva Alves Delgado, nascida a 24.04.1977 na Praia, ilha de Santiago, Cabo Verde;
Bn3- Leonel Alves Delgado, nascido a 26.10.1945 em Assomada, ilha de Santiago, Cabo Verde, casado com Fátima Alves nascida na Praia, ilha de Santiago, Cabo Verde, pais de:
Tn8- Annette Alves, nascida em 1980 nos EUA;
N2- MARIA LÍDIA EREIO DELGADO, nascida c1903 em Idanha-a-Nova, falecida c1995, casou a 06.11.1926 em Escalos de Cima, Castelo Branco, com Francisco Robalo, nascido a 19.06.1898 em Escalos de Cima, Castelo Branco, falecido a 10.12.1979 no Pego, Abrantes. Este casal já, seus pais e avoengas dele já constam no GeneAll ver:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1069242.
N3- Júlia Ereio Delgado nasceu a 02.08.1904 em Idanha-a-Nova e faleceu em 1986 em Lisboa, casou com Aníbal César de Brito, tiveram;
Bn4- Maria Luísa Delgado Brito, nascida a 10.08.1943 em Assomada, ilha de Santiago, Cabo Verde.
F2- Maria Alice Ereio casada com N Torres Campos, tiveram;
N4- Maria Hermínia Ereio Torres Campos, casada com N Perdigoto, tiveram;
Bn4- José António Torres Campos Perdigoto;
Bn5- Maria Teresa Torres Campos Perdigoto;
N5- Maria Teresa Torres Campos casada com N Silveira, tiveram;
Bn6- Maria Margarida Ereio Torres Campos da Silveira;
F3- Homem...
F4- Homem...
F5- ?

E esta é toda a informação que tenho.
Espero que lhe seja útil.

Assim que receber a dita Certidão indico-lhe os dados nela constantes.


cumprimentos
Pedro da Silva Pereira

Resposta

Link directo:

RE: EREIO

#202996 | GTSPereira | 12 jul 2008 02:30 | Em resposta a: #202988

Caro José Martins


Tinha acabado de enviar a resposta para o fórum, a João Manuel Próspero dos Santos, quando vi a sua mensagem que antecipa a chegada do Assento Paroquial de Maria Lídia Ereio Delgado.

Pois muito lhe agradeço a amabilidade, tempo e trabalho, e se entrou em ceara alheia pois esteja como em sua casa, e o conteúdo do dito Assento, mesmo com a dúvida de Jerónimo ou não Jerónimo é, concerteza, d' Almeida Ereio, e aqui as coincidência aumentam.
Pelo que tudo indica que se pode entroncar os meus dados com os de João Manuel Próspero dos Santos.

Contudo vou esperar pela chegada do dito Assento.

Mas, por curiosidade, o José Martins vive em Castelo Branco e frequenta o Arquivo Distrital para investigações?
É que se sim eu gostaria de levar a investigação mais longe e como moro na Parede não posso deslocar-me ao Arquivo e talvez me possa ajudar, sem o sobrecarregar.


Um grande Bem-haja
Pedro da Silva Pereira

Resposta

Link directo:

RE: EREIO

#203006 | GTSPereira | 12 jul 2008 12:02 | Em resposta a: #202827

Caro João Manuel Próspero dos Santos,


veja a informação que José Martins colocou neste fórum.


Cumprimentos
Pedro da Silva Pereira

Resposta

Link directo:

RE: EREIO

#203138 | mjmventura1972 | 14 jul 2008 10:51 | Em resposta a: #202996

Caro Pedro da Silva Pereira,

Fico contente por saber que os dados enviados lhe "abriram algumas portas" em termos de pesquisa.

Sim, vivo em Castelo Branco, mas as minhas "visitas" ao Arquivo Distrital de Castelo Branco limitam-se a aproveitar a meu parco tempo da hora de almoço para ir procurando alguma coisa dos meus antepassados, uma vez que o meu horário de trabalho coincide com o horário de abertura do Arquivo.

E agora, nos meses de Verão, é ainda mais complicado para mim ir ao Arquivo, por razões profissionais, pelo que só lá para finais de Setembro/Outubro, é que tudo deverá voltar à rotina.

Todavia, sempre que eu puder ajudar, não hesite (embora possa não conseguir responder-lhe com a celeridade desejada.)

Cumprimentos,
José Martins

Resposta

Link directo:

EREIO

#203140 | salen | 14 jul 2008 11:08 | Em resposta a: #202769

Caro Pedro Pereira,
Só para cumprimentá-lo, e constatar com satisfação duas coisas: que somos vizinhos (Parede), e que o tópico tinha mesmo potencial!
Boa continuação.
VF

Resposta

Link directo:

RE: EREIO

#203155 | hesperitano | 14 jul 2008 13:14 | Em resposta a: #202990

Caro Senhor Pedro Silva Pereira

Apercebi-me, neste tópico, das origens cabo-verdianas e atrevo-me a acrescentar que, quanto a Ivete Arlinda de Pascoela Nobre Silva, pode encontrar mais detalhes aqui http://hesperitanas.axspace.com/files/FamilyTree/599.html

Cumprimentos,

Luís Santos Júnior

Resposta

Link directo:

RE: EREIO

#203173 | GTSPereira | 14 jul 2008 18:47 | Em resposta a: #203155

Caro Luís Santos Júnior

Muito obrigado pelo seu apoio e por
me enviar mais este veículo de informação!

De facto um tio-avô meu fez por lá uma paragem,
que lhe durou o resto da vida, tendo portanto, os
apelidos EREIO e DELGADO passado, também, por Cabo Verde.

cumprimentos
Pedro da Silva Pereira

Resposta

Link directo:

RE: EREIO

#203174 | GTSPereira | 14 jul 2008 19:01 | Em resposta a: #203138

Caro José Martins,

pois reforço o meu agradecimento à sua amabilidade
de ter ido, durante a sua hora de almoço, ao Arq Dist de Castelo Branco e
consultado o referido Registo de Baptismo e transcrevê-lo para o Fórum
o que me proporcionou um recuo mais rápido nas
investigações do ramo da minha avó Maria Lídia Ereio Delgado.

Bem-haja
Pedro da Silva Pereira

Resposta

Link directo:

RE: EREIO

#203175 | GTSPereira | 14 jul 2008 19:15 | Em resposta a: #203140

Caro Victor Ferreira,

é assim, por vezes moramos mesmo ao lado,
Portugal é uma aldeia, e quando menos esperamos
encontramos um primo ou um vizinho, onde quer que estejamos.

Quero-lhe agradecer a sua curiosidade pelos apelidos raros, EREIO,
que, apesar de estar longe de descobrir a sua origem, corre bem a
investigação, faltando apenas neste momento saber datas de nascimentos
para poder requerer os respectivos assentos de baptismo dos EREIO
até agora entroncados, e continuar até onde for possível.

Penso que não é permitido a troca de contactos neste Forum mas
caso seja possível pois passemos a comunicar por esse meio também.

cumprimentos
Pedro da Silva Pereira

Resposta

Link directo:

EREIO

#203176 | salen | 14 jul 2008 19:27 | Em resposta a: #203175

Caro Pedro Pereira,
Eu é que agradeço a oportunidade de dar uma mãozinha.
É para isso que o Forum serve, e a persistência acaba por render.
Mas a persistência é sua.
Que continue a render mais informação.
Cumprimentos, até um dia destes, e vamo-nos encontrando aqui no Forum.
VFerreira

Resposta

Link directo:

RE: EREIO

#209073 | mjmventura1972 | 23 set 2008 21:55 | Em resposta a: #202990

Caros Confrades Pedro Silva Pereira e João Manuel Próspero dos Santos,

Ao folhear hoje um livrinho que estava a catalogar sobre a história da Caixa de Crédito Agrícola de Idanha-a-Nova da autoria do Dr. Jaime Lopes Dias, deparei-me com os nomes de António Pinto Ereio e Abílio Torres Ereio, que fizeram parte de direcções diferentes da Caixa de Crédito Agrícola de Idanha-a-Nova. Lembrei-me logo deste ópico!

Inclusive, nesse livro aparece uma fotografia de António Pinto Ereio.

Se estiverem interessados na foto e nos dados, terei todo o gosto em enviá-los para o contacto que me indicarem.

Cordialmente,
José Martins

Resposta

Link directo:

RE: EREIO

#209081 | GTSPereira | 23 set 2008 22:38 | Em resposta a: #209073

Caro José Martins

Obrigado por se ter lembrado do Assunto deste tópico, o apelido EREIO, e enviado a sua mensagem.
De facto estou interessado em obter toda a informação sobre os Ereio.
Estes que indica são pai e filho, sendo António tio da minha avó paterna e Abílio seu primo direito.
Tenho poucos dados de ambos pelo que os dados que tem ser-me-ão preciosos.
Só não sei como fazer, posso indicar aqui o meu correio electrónico?
Bom, penso que sim, pois já vi num tópico.
Aqui vai: a seguir a Pedro por um g e um t em arroba gmail.

Cordialmente
Pedro Silva Pereira

Resposta

Link directo:

RE: EREIO

#209082 | mjmventura1972 | 23 set 2008 22:46 | Em resposta a: #209081

Caro Pedro Silva Pereira,

Assim sendo, amanhã trago o livro para casa e digitalizo a foto para lhe enviar, juntamente com os dados (que são poucos).

Cumprimentos,
José Martins

Resposta

Link directo:

RE: EREIO

#209086 | GTSPereira | 23 set 2008 22:58 | Em resposta a: #209082

Caro José Martins

Obrigado pelo seu apoio.
Todos os dados são bons
e fotos então, fantástico.
Cá o aguardo então.

Cumprimentos
Pedro Silva Pereira

Resposta

Link directo:

RE: EREIO

#209159 | GTSPereira | 24 set 2008 22:35 | Em resposta a: #209082

Caro José Martins

O meu correio é pedrogtsilvapereira@gmail.com

obrigado
Pedro Silva Pereira

Resposta

Link directo:

RE: EREIO

#209237 | mjmventura1972 | 25 set 2008 22:27 | Em resposta a: #209159

Caro Pedro Silva Pereira,

Antes de mais peço desculpa pela demora, mas só hoje me foi possível responder-lhe.

Então cá vai:

António Pinto Ereio foi um dos fundadores e um dos primeiros vice-presidentes da Assembleia Geral do Sindicato Agrícola de Idanha-a-Nova, cujos estatutos foram aprovados por alvará do Governo datado de 31/12/1915.
Mais tarde, em 1916, foi igualmente um dos fundadores e membro dos primeiros Corpos Gerentes da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Idanha-a-Nova.

Quanto a Abílio Torres Ereio, pertenceu às direcções da mesma instituição de 1932 a 1935.

Todos estes dados poderão ser confirmados nas páginas da obra "A Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do concelho de Idanha-a-Nova: sua vida e sua história escrita pelo Dr. Jaime Lopes Dias, 1966" que lhe enviei para o mail que me indicou.

Espero que estes dados lhe possam ser de alguma utilidade.

Cordialmente,
José Martins

PS: Informe-me se recebeu tudo em condições.

Resposta

Link directo:

RE: EREIO

#209487 | GTSPereira | 30 set 2008 01:43 | Em resposta a: #202827

Caro João Manuel Próspero dos Santos

Tenho mais dados.
Sobre os pais de Constante e dos pais de sua mulher Maria Joana.

Constante António Nunes Pinto * c1820 em Castelo Branco, Lousa;
pai, António José Pinto * Sabugal, Bispado de Pinhel (extinta m 1882);
mãe, Rosa Nunes * Sabugal, Bispado de Pinhel.

Maria Joana Ferreira * Castelo Branco, Lousa em c1820;
pai, António Ferreira * Bispado de Pinhel, São Martinho;
mãe, Isabel Dias * Malpica

Esta informação retirei-a dos Assento de Baptismo de casamento de D Luiza Nunes Pinto * Castelo Branco, Lousa em 18 de Agosto de 1844 cc em Castelo Branco, Lousa, Capela de São Sebastião a 06 de Junho de 1864.

cumprimentos
Pedro Silva Pereira

Resposta

Link directo:

RE: EREIO

#211529 | GTSPereira | 24 out 2008 23:29 | Em resposta a: #202827

Caros José Martins e João Manuel Próspero dos Santos

Há uns meses foram-me preciosas as informações que me ofereceram, neste fórum, sobre a minha avó paterna, Maria Lídia EREIO Delgado e sua ascendência.
Hoje, sou eu, com a esperança de me conseguirem ajudar, de novo, vos peço informação sobre mais três familiares, o pai, o avô materno e a sogra de Maria Lídia.
De facto não consegui encontrar as certidões de nascimento junto dos respectivos Arquivos.
Pelo que:

1- Maria Lídia Ereio Delgado, * Castelo Branco, Idanha-a-Nova a 16.11.1902, + Abrantes, São João no dia 01.12.1993;
2- Pai, JOÃO ANTÓNIO DELGADO, * Santarém, Vila Nova da Barquinha(?) em 1867/8, cc Castelo Branco, Idanha-a-Nova em 1900, + c1910;
3- avô paterno, Jerónimo António Delgado, * c 1845, cc (?), + (?);
4- avó materna, Angélica Ramos de Britto, * c1845, cc (?), + (?);
5- mãe, Luísa Pinto d' Almeida Ereio, * Castelo Branco, Idanha-a-Nova a 02.03.1875, cc idem João António Delgado, + c1910;
6- avô materno, JERÓNIMO D' ALMEIDA EREIO, * Castelo Branco, Idanha-a-Nova em 1843/4, cc Castelo Branco, Lousa, Capela de São Sebastião no dia 06.06.1864, + (?) - (pai de jerónimo, Teodósio de Almeida Ereio, de Idanha-a-Nova; mãe, Jerónima da Conceição;
7- avó materna, Luísa Nunes Pinto, * Castelo Branco, Lousa no dia 18.08.1844, cc (idem Jerónimo)

8- casou com Francisco Robalo, Castelo Branco, Escalos de Cima no dia 06.11.1926;
9- sogro, Albino Roballo, * Castelo Branco, Escalos de Cima no dia 13.03.1865, cc (?), + >06.11.1926;
10- sogra, MATILDE JESUS, Castelo Branco, Oleiros, Álvaro, Sabugueiro em c1875, cc (?), + >06.11.1926;
11- pai do sogro, António Roballo, * Castelo Branco, Escalos de Cima em 1828/9, cc Castelo branco, Escalos de Cima no dia 27.09.1843, + (?);
12- mãe do sogro, Teresa Riscado, * Castelo Branco, Nosso Senhora da Conceição, Alcains em 1828/9, + (?);
13- pai da sogra, Francisco Baratta, * cc + (?);
14- mãe da sogra, Matilde Baratta, * cc + (?).

Resumindo o que vos peço é mais dados sobre:
2- JOÃO ANTÓNIO DELGADO foi Secretário da Administração de Idanha-a-Nova.
6- JERÓNIMO D' ALMEIDA EREIO foi feitor.
14- MATILDE JESUS, doméstica.


Só assim conseguirei recuar nas gerações, incluindo na dos EREIO, tema deste fórum.

Antecipadamente agradecido
Pedro Silva Pereira

Resposta

Link directo:

RE: EREIO

#211530 | GTSPereira | 24 out 2008 23:29 | Em resposta a: #202988

Caros José Martins e João Manuel Próspero dos Santos


Há uns meses foram-me preciosas as informações que me ofereceram, neste fórum, sobre a minha avó paterna, Maria Lídia EREIO Delgado e sua ascendência.
Hoje, sou eu, com a esperança de me conseguirem ajudar, de novo, vos peço informação sobre mais três familiares, o pai, o avô materno e a sogra de Maria Lídia.
De facto não consegui encontrar as certidões de nascimento junto dos respectivos Arquivos.
Pelo que:

1- Maria Lídia Ereio Delgado, * Castelo Branco, Idanha-a-Nova a 16.11.1902, + Abrantes, São João no dia 01.12.1993;
2- Pai, JOÃO ANTÓNIO DELGADO, * Santarém, Vila Nova da Barquinha(?) em 1867/8, cc Castelo Branco, Idanha-a-Nova em 1900, + c1910;
3- avô paterno, Jerónimo António Delgado, * c 1845, cc (?), + (?);
4- avó materna, Angélica Ramos de Britto, * c1845, cc (?), + (?);
5- mãe, Luísa Pinto d' Almeida Ereio, * Castelo Branco, Idanha-a-Nova a 02.03.1875, cc idem João António Delgado, + c1910;
6- avô materno, JERÓNIMO D' ALMEIDA EREIO, * Castelo Branco, Idanha-a-Nova em 1843/4, cc Castelo Branco, Lousa, Capela de São Sebastião no dia 06.06.1864, + (?) - (pai de jerónimo, Teodósio de Almeida Ereio, de Idanha-a-Nova; mãe, Jerónima da Conceição;
7- avó materna, Luísa Nunes Pinto, * Castelo Branco, Lousa no dia 18.08.1844, cc (idem Jerónimo)

8- casou com Francisco Robalo, Castelo Branco, Escalos de Cima no dia 06.11.1926;
9- sogro, Albino Roballo, * Castelo Branco, Escalos de Cima no dia 13.03.1865, cc (?), + >06.11.1926;
10- sogra, MATILDE JESUS, Castelo Branco, Oleiros, Álvaro, Sabugueiro em c1875, cc (?), + >06.11.1926;
11- pai do sogro, António Roballo, * Castelo Branco, Escalos de Cima em 1828/9, cc Castelo branco, Escalos de Cima no dia 27.09.1843, + (?);
12- mãe do sogro, Teresa Riscado, * Castelo Branco, Nosso Senhora da Conceição, Alcains em 1828/9, + (?);
13- pai da sogra, Francisco Baratta, * cc + (?);
14- mãe da sogra, Matilde Baratta, * cc + (?).

Resumindo o que vos peço é mais dados sobre:
2- JOÃO ANTÓNIO DELGADO foi Secretário da Administração de Idanha-a-Nova.
6- JERÓNIMO D' ALMEIDA EREIO foi feitor.
14- MATILDE JESUS, doméstica.


Só assim conseguirei recuar nas gerações, incluindo na dos EREIO, tema deste fórum.

Antecipadamente agradecido
Pedro Silva Pereira

Resposta

Link directo:

RE: EREIO

#215126 | GTSPereira | 09 dez 2008 22:30 | Em resposta a: #202755

Caro Victor Ferreira

Escreveu-me no dia 09.07.2008 a aconselhar que eu começasse a investigação dos EREIO pela Guarda.
Pois tenho seguido a informação que vou recebendo dos paroquiais e hoje recebi o paroquial de Jerónimo d' Almeida Ereio que tem como avó paterna ERÊA AMARAL da Guarda.
Que condimento usou no seu palpite?



António de Almeida * Guarda c1800 cc Erêa Amaral * Guarda c1800, tiveram;

Teodósio de Almeida Ereio * Almeida c1820 cc Jerónima da Conceição * Idanha-a-Nova em 1820, tiveram;

Jerónimo d' Almeida Ereio * Idanha-a-Nova em 17.03.1842 cc Lousa no dia 06.06.1864 com D Luísa Nunes Pinto * Lousa 18.08.1944, tiveram;

Luísa Pinto d' Almeida Ereio * Idanha-a-Nova 02.03.1875 cc Idanha-a-Nova 24.09.1900 com João António Delgado * Idanha-a-Nova 27.11.1867, tiveram:

Maria Lídia Ereio Delgado * Idanha-a-Nova 16.11.1902 cc Escalos de Cima 06.11.1926 com João Robalo * Escalos de Cima 19.06.1898;

Maria Luísa Ereio Delgado Robalo * 19.09.1933 cc Pego .05.1965 Manuel Correia da Rosa * Pego .11.1926


Mcump.tps
Pedro Silva Pereira

Resposta

Link directo:

RE: EREIO

#215180 | Filipe PC | 10 dez 2008 20:15 | Em resposta a: #202827

Caro AMigo

Há bom tempo que estou para o contactar mas por falta de mail não me tem sido possível. Assim aproveito a "embalagem" para o fazer a partir daqui.

Sendo também eu um apaixonado por esta ciência que nos une e tendo compilado muitos dados sobre Trás os Montes, zona em que resido e tenho interesse particular pela sligações familiares que possuo tenho deparado com o seu interesse por Penamacor vila da qal têm aparecido alguns assentos particularmente num ramo colateral meuem Freixo de Espada à Cinta e que posso facultar de bom grado.

Gostava de trocar impressões consigo. O meu mail é pinheirodecampos ARROBA gmail PONTO com

Aproveito para lhe dizer que sou filho do Dr.António Pinheiro de Campos e de Maria Antónia, de Castelo Branco!

Um abraço

Filipe Pinheiro de Campos
Bragança

Resposta

Link directo:

RE: EREIO

#215203 | GTSPereira | 11 dez 2008 01:55 | Em resposta a: #215180

Caro Filipe Pinheiro de Campos

Enviei-lhe correio.

Mcump.tos
Pedro Silva Pereira

Resposta

Link directo:

RE: EREIO

#220067 | zira | 31 jan 2009 17:50 | Em resposta a: #215126

Sou Maria Alzira da Silva Ereio, natural de Idanha-a-Nova,onde nasci a 28 de Junho de 195O.Lá vivi até aos 23 anos e a minha mãe com 87 ainda lá reside.Sou Filha de João Ereio nascido a 8 de Dezembro de 1918 e falecido em 18 de Julho de 2000.Filho de Francisco Ereio e Rosa dos Santos, teve por irmãos José Ereio, Isabel dos Santos Ereio e Clara dos Santos Ereio. Destes tios que também já partiram tenho três primas e um primo, com descendência.Tenho como irmãos António da Silva Ereio e Isabel Teresa da Silva Ereio.Tenho dois sobrinhos, dois filhos e uma neta e um neto. É aos meus filhos e netos que esta pesquisa de família, se dedica. São as nossas raízes...O Ereio do nome sempre foi apanágio de muita curiosidade para nós, muito em especial para a minha irmã. A trabalhar há mais de duas décadas num laboratório de análises, em Castelo Branco, sempre se debruçou sobre o assunto, "passando a pente fino" o nome dos utentes, na procura de eventuais Ereios no distrito.. Nunca encontrou nenhum, a não ser os da família da D.Alice, já conhecidos da Idanha. Foi ela que me alertou para o fórum. O coração "abanou"... Foi lido com emoção, nervosismo e estimulo. Há muito que deduziamos que a família Ereio eram formada por pessoas peculiares. A prova base está num dos mais antigos e trabalhados jazigos existentes na Idanha.
Por via oral, foi-nos transmitido que o pai do meu avô Francisco, era uma pessoa muito culta, com um caracter excelente, a quem a família excluiu sem nenhum bem material porque teimou em casar com uma jovem que foi "servir" para casa dos pais. Consta que era muito bonita e que foram um excelente casal até ele falecer, ainda novo. Viveu sempre da terra do cultivo do que produzia. Eram pessoas de BEM sem bens. Dai achar plausivel o raciocínio da Senhora que fala no étimo eira para a origem do nome. Naquele tempo eram os morgados, os filhos mais velhos que herdavam os bens de família. Será que o rei de alguma forma os destinguiu por bons trabalhadores? É que a campina era rica na cultura do trigo... Também o meu avô Francisco morreu cedo. Segundo a versão "morreu com o coração inchado" por picadas de abelhas, o que prova ter uma alergia muito grande. O meu ADN também me trouxe essa benesse das abelhas, mas o meu filho mais velho e a minha irmã têm processos alérgicos diferentes. O meu avô não quis incorporar os primeiros corpos da GNR quando da implantação da República, porque não queris "ser juiz" de ninguém. A meu ver tinha carácter!
Há uns anos uma entidade bancária, contactou a minha irmã pelo facto de haver uma herança elevada a receber de um familiar que vivia em África e que não tinha descendência. Nunca se comprovou nada e no nosso imaginário sempre pensamos que seria de Angola ou Moçambique, mas continuo a pensar que estavamos correctos porque com tantos Ereio em Cabo Verde, não teria sido difícil uma conclusão. Não sei o que aconteceu depois. Qualquer dos paises eram de formação recente.
Os Ereios da Idanha nunca tiveram ligação connosco. O conhecimento era banal e vulgar como com qualquer outra família.
Quando vim para o Alentejo e pela minha vivência fui-me apercebendo do invulgar que o nome era e orgulho-me muito dele. Se as origens são como constam recebi uns excelentes genes a transmitir aos meus, não no campo da sáude,mas na personalidade. Ricos... Também nunca seremos no aspecto material, mas tudo isso é tão efémero...
BEM HAJAM pela "achega" e fico por cá a tentar saber se há ligações, e se os conhecimentos se confirmam.
UM ABRAÇO


DA ALZIRA

Resposta

Link directo:

RE: EREIO

#220165 | GTSPereira | 01 fev 2009 21:41 | Em resposta a: #220067

Exmª Senhora


É difícil responder a uma mensagem como a que escreveu, com profunda exaltação aos valores humanos e familiares, que herdou!

Tenho reparado que este tópico, Os Ereio, tem sido acompanhado por curiosos, bem como detentores do raro apelido, que ao que parece nunca foi estudado.
É um apelido com 200 anos.

Já vou juntando vários membros, com as variadas profissões e origens geográficas.
Não possuía os dados que indica, e não os consigo entroncar, precisarei do nome dos seus bisavós.

Há um lago em Moçambique, Nampula, Angoche, que se chama EREIO, sabia?
Dois irmãos da minha avó-paterna Maria Lídia Ereio Delgado estiveram em Cabo Verde, daqui vêm os Ereio que refere. Uns já constam aqui no GeneAll.net.

A minha mãe, uma consorte no seio dos Ereio, é que me alertou para a nobreza na maneira de ser da minha avó Lídia, bem como em alguns membros que conheceu e de outros de quem se falava. Esta descrição vai ao encontro da tal nobreza de espírito que a Alzira descreve nos seus avós.
Terá existido uma riqueza material e relevo social na geração dos avós da minha avó.

Terei muito interesse em reunir o que a tradição oral do seu ramo sabe acerca desta família.
Tenciono ir a Idanha, para a outra semana, fazer uma recolha de informação, e irei, concerteza, visitar o tal "um dos mais antigos e trabalhados jazigos existentes na Idanha".

O meu e-mail já consta neste tópico, terei muito gosto em que me contacte, bem como a sua irmã pois, iremos enriquecer a investigação.


Mcump.tos
Pedro Silva Pereira

Resposta

Link directo:

RE: EREIO

#220418 | zira | 04 fev 2009 21:18 | Em resposta a: #220165

Que bom ir á Idanha ver no local o jazigo. Não se esqueça de dar uma olhadela à casa da D. Alice, que por ter uma palmeira no jardim, já por si era na minha infância
sinal deproperidade.
È bom ir lá.Espero que encontre soluções.
De facto desconecia a existência do lago Ereio em Moçambique. Vou mandar-lhe mail.
cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: EREIO

#220421 | GTSPereira | 04 fev 2009 21:42 | Em resposta a: #220418

Exmª Srª

Obrigado por mais a indicação da casa de D Alice, irei visitá-la.

Por enquanto não tenho recebido paroquias de Ereios de Idanha, requeri uns, estão em buscas.

Aguardo, então, o seu contacto por e-mail.

Mcump.tos
Pedro Silva Pereira

Resposta

Link directo:

RE: EREIO

#220457 | prosperos | 05 fev 2009 12:34 | Em resposta a: #215126

Caro Pedro da Silva Pereira

Na sua intervenção pode haver um erro.
António de Almeida e Érea do Amaral, no assento de óbito, em Idanha-a-Nova, de Teodósio de Almeida Ereio, em 11-12-1892, com 78 anos, Barbeiro, Natural do Alcaide, Fundão, eram proprietários, e naturais do Alcaide.
Houve uma Francisca Ereio, provavelmente irmã de Teodósio, que casou com José Tomás Pereira, e que teve, pelo menos a Manuel dos Santos Ereio que casou com Brites malhadas, filha de manuel Soares e de Rita malhadas.
Teodósio teve a
-Ana que morreu com 15 anos a 2-2-1863,
-Maria do Patrocínio Ereio que casou com Manuel Martins filho de Domingos martins e de Francisca do Rego, que tiveram a José Batista que nasceu em 29-12-1869
-Jerónimo de Almeida Ereio que morreu na Rua Vaz Preto n.º 13 a 21-3-1895, e que teve a
--António, nascido a 9-10-1869, e batizado a 25-10, e que morreu a 17-7-1957, casado com Maria da Conceição, natural da Covilhã
--João, nascido 16-3-1880
--Lúcia, nascida a 2-3-1875
--Júlia, nascida 18-6-1873
--Gregório, nascido a 12-2-1871
Espero que estes elementos lhe sirvam para alguma coisa.
Um abraço
João Manuel Próspero dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: EREIO

#220459 | prosperos | 05 fev 2009 12:44 | Em resposta a: #215180

Caro Filipe
Calculava que fosse você, o filho de Maria Antónia e de António Campos, meus companheiros, e de quem, tanto eu como a minha mulher temos saudades, já que algum tempo, não vemos sua Mãe, que espero esteja bem, e a quem enviamos os nossos cumprimentos.
Não lhe respondi há mais tempo pois não me enviou para mim a mensagem e só agora verifiquei ao ver este tema.
Tenho curiosidade de conhecer os seus trabalhos, nomeadamente, sobre Tabordas e sobre as pessoas de Penamacôr.
O meu Mail é jmrprosperoarrobanetvosaopontopt.
Um abraço
João Manuel Próspero dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: EREIO

#220462 | Filipe PC | 05 fev 2009 13:47 | Em resposta a: #220459

Meu caro João

Obrigado pelo seu mail que responderei com o maior gosto para o seu endereço

Um abraço

Filipe Pinheiro de Campos

Resposta

Link directo:

RE: EREIO

#220520 | GTSPereira | 06 fev 2009 01:20 | Em resposta a: #220457

Caro João Próspero dos Santos


Indique o erro com que se deparou?

Entretanto agradeço por mais estas informações de:
- óbito de Teodósio;
- a sua provável irmã Francisca Ereio, marido, filho, nora e compadres;
- Ana, filha de Teodósio;
- Maria do Patrocínio, marido, sogros e filho José Batista.


Porém, na descendência de Jerónimo de Almeida Ereio, meu trisavô, há duas questões que gostaria de verificar consigo:

1- diz que António, filho de Jerónimo de Almeida Ereio, nascido a 9-10-1869, e batizado a 25-10, e que morreu a 17-7-1957, é casado com Maria da Conceição, natural da Covilhã
--- contudo esta informação é contraditória com a que indica na sua mensagem de 10.07.2008, neste tópico, em que tem este António Pinto de Almeida Ereio casado, aos 24 anos, com Hermínia Pereira Torres, que tiveram Abílio Torres Ereio nascido a 29.05.1897.
Sei que há casamentos com primos porém não sei dar informações precisas.

2- indica que Jerónimo de Almeida Ereio teve uma filha Lúcia nascida a 02.03.1875
--- o nome não é Lúcia mas sim Luisa (Pinto d' Almeida Ereio), é minha bisavó, efectivamente no assento de nascimento/baptismo o nome à margem parece ler-se Lúcia mas, se reparar no texto o nome, apesar de rasurado, é LUIZA. Este nome confirmo-o também nas certidões de nascimento de minha avó Lídia e seus irmãos, bem como no testemunho da tradição oral da família que me foi transmitido. Penso ainda que se chamará Luisa por ser a filha mais velha de Luisa Nunes Pinto que a tenho casada com Jerónimo no dia 06 de Junho 1874, conforme certidão de casamento.


Diga-me como tem estes dados sobre os Ereio, é também Ereio?


Mcump.tos
Pedro da Silva Pereira

Resposta

Link directo:

RE: EREIO

#220536 | prosperos | 06 fev 2009 11:27 | Em resposta a: #220520

Caro Pedro

Tem razão, fui pouco explícito no que achava erro.
O erro para mim, está em que António de Almeida era do Alcaide, Fundão e não da Guarda. Por outro lado, sou capaz de pensar que Ereio, vem do nome de Érea, de Érea do Amaral, masculinizando o Érea como muitas vezes se fazia, na feminzação de nomes como Leitão para Leitoa, Simão para Simoa, etc.
Quanto ao Luisa em vez de Lúcia, é natural que tenha razão.
Não, não sou Ereio, mas pesquisei, Idanha-a-Nova e tirei vários dados de diferentes Famílias. Espero um dia vir a publicar um livro sobre as famílias do Concelho de Penamacôr e Idanha, e arredores.
Um abraço
João Manuel Próspero dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: EREIO

#220592 | GTSPereira | 06 fev 2009 23:31 | Em resposta a: #220536

Caro João Próspero dos Santos

Efectivamente António de Almeida é de Alcaide, no Fundão,
conforme consta no assento de nascimento/baptismo do seu neto Jerónimo d' Almeida Ereio (filho de Teodósio de Almeida Ereio),
onde se indica ainda que Alcaide pertence ao bispado da Guarda.

De facto o nome EREIO aparece a primeira vez num filho de ERÊA Amaral,
que actualmente se pronuncia Éria.
Penso que este apelido, com 200 anos, é como diz, uma masculinização do nome próprio Erêa para a criação de um novo apelido EREIO.

Caso esteva interessado em consultar a informação que tenho sobre os Ereio disponha.

Que dados tem dos pais, sogros e mais filhos de Érea do Amaral?

Mcump.tos
Pedro da Silva Pereira

Resposta

Link directo:

RE: EREIO

#224265 | GTSPereira | 19 mar 2009 12:32 | Em resposta a: #220418

Exma Senhora

JOÃO EREIO:
- nasceu à 01H00 do dia 08.12.1918, na rua de Santo António, em Idanha a Nova;
- pai, Francisco Ereio, de 39 anos (nasceu em 1878/9), natural de Idanha-a-Nova;
- mãe, Rosa dos Santos, de 30 anos (nasceu em 1887/8), natural de Idanha-a-Nova;
- avô paterno, João Ereio (falecido à data de nascimento do neto João Ereio);
- avó paterna, Catarina Nunes (falecida à data de nascimento do neto João Ereio);
- avô materno, José Miguel;
- avó materna, Leonor dos Santos Bernardino;
- casou, às 09H00 do dia 19.09.1949, na igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Idanha-a-Nova;
- profissão, alfaiate;
- mulher, Maria Isabel da Silva, natural de Idanha-a-Nova;
- sogro, António Martins Fatela, natural de Idanha-a-Nova;
- sogra, Isabel Teresa da Silva, natural de Idanha-a-Nova;
- faleceu, às 02H45 do dia 18.07.2000, em Castelo Branco;
- sepultado, Cemitério de Idanha-a-Nova.

Entretanto já requeri o paroquial de nascimento/baptismo do pai de João Ereio, para recuar nas gerações, pois ainda não consegui, com estes dados, entroncar estes EREIO na minha base de dados. Lá chegaremos.

Mcump.tos
Pedro Silva Pereira

Resposta

Link directo:

RE: EREIO

#224281 | Arthur999 | 19 mar 2009 14:01 | Em resposta a: #220592

Algumas referencias a EREIOS aparecem no site Family.org.

Resposta

Link directo:

RE: EREIO

#224294 | GTSPereira | 19 mar 2009 15:09 | Em resposta a: #224281

Caro Arthur

Obrigado pela fonte.

Mcump.tos
Pedro Silva Pereira

Resposta

Link directo:

RE: EREIO

#327387 | Inês Ereio | 15 abr 2013 21:56 | Em resposta a: #220418

Boa noite D. Alzira. O meu nome é Inês e sou filha de sua prima Isabel Ereio, filha de Mª José e José Tomaz Ereio. Fiquei muito feliz por encontrá-la. As suas informações foram-me bastante uteís para recuperar informações que não tinha(já que o meu avo partiu em tão tenra idade). Gostava de explorar um pouco mais desse lado da família e ficaria muito feliz por saber se conseguiu recolher mais alguma Informação.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Ereio

#424203 | teresa67 | 16 mai 2020 22:41 | Em resposta a: #202990

Caros parentes,
Estou verdadeiramente impressionada com a vossa investigação, é digna de louvor!
Eu sou a Maria Teresa Torres Campos Perdigoto, filha de Maria Hermínia Torres Ereio Campos Perdigoto e de Manuel Esteves Perdigoto. Tenho um irmão de nome João António Torres Campos Perdigoto. A minha mãe tem uma irmã que se chama Maria Teresa Torres Ereio Campos da Silveira, viúva do já falecido António Vinagre da Silveira e com uma filha ( Maria Margarida Torres Campos da Silveira ). O meu tio avô, Abílio Torres Ereio, que era notário aqui em Lisboa, teve uma série de filhos: Manuela Ereio ( já falecida e residente em Lisboa), Maria Júlia Ereio ( professora de Físico- Químicas em Setúbal), Maria Hermínia Ereio ( enfermeira e residente em Lisboa), João Ereio ( Bancário) e Margarida Ereio.
Espero ter contribuído para a vossa investigação,
Com os melhores cumprimentos,
Teresa P.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 15:15

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen