Família Monteiro

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

Família Monteiro

#201186 | Maria Helena Cysne | 22 jun 2008 03:30

Por favor, procuro informações familiares anteriores a descrita abaixo bem como, de familiares de 4 tios de minha mãe, que retornaram à Portugal.
Minha avó Mabília da Luz, nasceu em Bragança Portugal, tendo vindo para o Brasil juntamente com seus pais, Fernando Augusto Monteiro e Victória Rosa Figueiredo. Vieram também seus irmãos João, José e Joaquim que permaneceram aqui em meu país até o falecimento. Os quatro irmãos mais velhos, cujos nomes não sei informar, por não se habituarem, retornaram à Portugal. Minha avó chegou ao Brasil,
aos 13 anos de idade e aos 18 anos casou-se com meu avô, Antônio de Souza Gouvêa, sapateiro por profissão, em 30/12/1916, ele, com 19 anos de idade, nascido em Pouso Alegre-Minas Gerais-Brasil, filho de Vergínio de Souza Gouvêa e Anna Bernarda de Souza.
Minha avó nasceu aos 12/08/1898 e faleceu em 1966;
Meu avô nasceu aos 17/08/1897 e faleceu aos 02/09/1960.
Gostaria de saber se é possível e como posso obter certidões de nascimento ou casamento dos antecessores de minha avó e também de meu avô, visto que, pelo sobrenome também presume-se de origem portuguesa.
Desde já, agradeço a quem possa auxilar-me nesta busca.
Maria Helena

Resposta

Link directo:

RE: Família Monteiro

#201206 | ksaraujo | 22 jun 2008 14:07 | Em resposta a: #201186

Olá, Maria Helena.

Estive em Bragança para participar de um Colóquio sobre a língua portuguesa e estabeleci contactos por lá. Se calhar, poderei auxiliá-la no seu intento. Envie-me uma mensagem para vermos como proceder para: kelson (arroba) h o t m a i l . c o m (escreva tudo junto, sem os espaços), está bem?

Abraços e boa sorte,

Kelson dos Santos Araújo
Braga - Portugal

Resposta

Link directo:

CYSNE

#201242 | FGJ | 22 jun 2008 21:01 | Em resposta a: #201186

MARIA HELENA,
Vc conhece a história abaixo?
Um dos homens da família ESPÍRITO SANTO do Ceará brigou com a família e mudou o sobrenome. Por que CYSNE? Não se sabe. Sabe-se, sim, que esse homem batizou cada filho com o nome de um rio entre o prenome e o sobrenome. Daí saiu, por exemplo, Manoel Reno Cysne.
(MÁXIMO, João. Uma história em cada amanhecer: 70 anos na Clínica São Vicente. Ed. Sextante, 2003. Rio de Janeiro).

MANOEL RENO CYSNE. Saiu de Fortaleza-CE para o Rio-RJ e daí para Mimoso do Sul-ES, dali para Muqui-ES, onde conheceu Regina. Casou-se com ela e voltou para o Rio-RJ, onde nasceu o futuro médico José Cysne. (MÁXIMO, João. Uma história em cada amanhecer: 70 anos na Clínica São Vicente. Ed. Sextante, 2003. Rio de Janeiro).

JOSÉ CYSNE. Médico no Rio de Janeiro-RJ. (MÁXIMO, João. Uma história em cada amanhecer: 70 anos na Clínica São Vicente. Ed. Sextante, 2003. Rio de Janeiro).
FGJ/RIO/BRASIL

Resposta

Link directo:

RE: CYSNE

#201407 | Maria Helena Cysne | 24 jun 2008 13:36 | Em resposta a: #201242

Bom dia, Ksaraujo...
Obrigada pela informação, pois o meu sobrenome é outra coisa que me intriga.
No próximo mês completará um ano que estou residindo aqui no ES. Nasci e me criei
no sul de Minas Gerais e meus pais também nasceram lá.
Meu pai era um homem muito rígido e bravo o que fazia com que não fizéssemos perguntas à ele, e essa dúvida ficou.
O mais interessante é que, tendo meu pai uma irmã e um irmão, este já falecido, o sobreneme não era o mesmo. O sobrenome desse meu tio era " Oliveira Senil " e da irmã, Laprante de Oliveira.
Meus avós paternos eram: João Theodoro da Silva e Iria Candida de Jesus.
Se você tiver mais informações a esse respeito, ficaria muito grata em recebê-las.
Obrigada.
MHC

Resposta

Link directo:

RE: CYSNE

#201409 | Maria Helena Cysne | 24 jun 2008 14:12 | Em resposta a: #201407

Olá Ksaraujo,
Peço-lhe desculpas pela confusão...
Um outro participante do Forum viu meu sobrenome e enviou-me uma informação sobre ele e, como sou iniciante no site, acabei enviando a resposta que deveria ter sido para ele, à você.
Um grande abraço!
MHC

Resposta

Link directo:

RE: CYSNE

#201658 | Maria Helena Cysne | 26 jun 2008 21:25 | Em resposta a: #201242

FGJ, eu não conhecia essa história e realmente, meu sobrenome me intriga um pouco e, as outras pessoas também. Resido atualmente no Espírito Santo e no dia 30/07 fará um ano que me mudei para cá, mas, sou nascida e criada no sul de Minas Gerais e meus pais também nasceram lá.
Já entrei em contato com uma livraria e encomendei o livro que você me indicou.
Obrigada!
Um grande abraço.
Maria Helena

Resposta

Link directo:

RE: Família Monteiro

#215168 | mgcmpasgc | 10 dez 2008 16:30 | Em resposta a: #201186

preciso de uma informação sua . meu contato é mgcmpagc arroba gmail ponto com tudo junto , o arroba é o símbolo, ok ? preciso de uma informação. desde já obrigado, Cumprimentos,

mgc

Resposta

Link directo:

RE: Família Monteiro

#215169 | Maria Helena Cysne | 10 dez 2008 17:01 | Em resposta a: #215168

Boa tarde, MGC
Por favor, qual informação você necessita?
Obrigada pela atenção em responder minha solicitação.
Cumprimentos,
MHC

Resposta

Link directo:

RE: Família Monteiro

#215178 | mgcmpasgc | 10 dez 2008 19:55 | Em resposta a: #215169

EU PREFERIA PERGUNTAR FORA DO FORUM , MAS CO,O ESSE TÓPICO JÁ É ANTIGO, ACHO Q NÃO TERÁ PROBLEMAS: GOSTARIA DE SABER SE CONSEGUIU AS INFORMAÇÕES Q PRECISAVA. PERGUNTO ISSO POIS A RECEBU UMA PROPOSTA ( Q TAMBÉM RECEBÍ AGORA...) ...ESPERO Q ESTEJA ENTENDENDO...

FICO NO AGUARDO,

SE PUDER ENVIE EMAILP O MEU EMAIL.

OBRIGADO,

cUMPRIMENTOS,

MARCIO

Resposta

Link directo:

RE: Família Monteiro

#254874 | evandrogouvea | 18 mai 2010 17:51 | Em resposta a: #201186

Olá Maria Helena,
Como vai?
Me chamo Evandro Luiz Gouvêa, também sou neto de Mabília da Luz e Antônio de Souza Gouvêa.
Tenho bastante interesse em saber os nomes de nossos bisavós. Você consegui maiores informações?
Com atenciosas saudações,

Evandro

Resposta

Link directo:

RE: Família Monteiro

#254875 | evandrogouvea | 18 mai 2010 17:58 | Em resposta a: #201186

Desculpe quis dizer tataravós.

Resposta

Link directo:

RE: Família Monteiro

#255006 | Maria Helena Cysne | 20 mai 2010 22:10 | Em resposta a: #254874

Olá Evandro, tudo bem?
Eu tenho a certidão de casamento de nossos avós e nela consta que: Nosso avô era filho de Verginio de Souza Gouvêa e de Anna Bernarda de Sousa.
Nossa avó, era nascida em Bragança, Portugal...filha de Fernando Augusto Monteiro e de Victória Rosa de Figueiredo.
Como somos primos, gostaria de saber, filho de qual dos meus tios você é? rsrs
Bem...não vou me alongar na conversa pois, pedi hoje, o desligamento do meu telefone e também do velox.
Moro em Guarapari-ES e estou de volta para minha cidade de origem em Minas Gerais até o final deste mês, estou arrumando a mudança e, preciso enviar esta msg antes que seja desligado o telefone. rsrs
Saudações,
Maria Helena

Resposta

Link directo:

RE: Família Monteiro

#255010 | Maria Helena Cysne | 20 mai 2010 22:31 | Em resposta a: #254875

Olá Evandro,
Infelizmente ainda não consegui descobrir!
Certa vez alguém enviou-me um e-mail dizendo que poderia tentar encontrar para mim, mas, pediu-me uma importância em euro para fazê-lo.
Bem...como solicitou o valor, que deveria ser depositado em uma conta bancária, antes de apresentar qualquer informação... achei que poderia estar entrando num conto do vigário! rsrsrs
O rapaz dizia ser brasileiro fazendo curso em Portugal!!
Quem sabe ainda possamos conseguir de alguma outra forma.
Caso você consiga, por favor, poderia passar-me a informação?
Obrigada!

Resposta

Link directo:

RE: Família Monteiro

#255041 | evandrogouvea | 21 mai 2010 12:21 | Em resposta a: #255010

Sim Maria Helena, com certeza.
Poderíamos conversar pelo e-mail: verdaviro arroba gmail ponto com

Resposta

Link directo:

RE: Família Monteiro

#255432 | evandrogouvea | 28 mai 2010 19:56 | Em resposta a: #255041

Maria Helena, como vai?
Tenho novidades.

Resposta

Link directo:

RE: Família Monteiro

#255643 | evandrogouvea | 31 mai 2010 14:20 | Em resposta a: #255010

Mais novidades!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 09:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen