encontrar o meu avô

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões | Famílias

encontrar o meu avô

#199564 | cynthia26 | 07 jun 2008 02:11

Caros utilizadores,

Estou há muitos anos à procura do meu avô, cujo nome é Fernando Fabião. O que sei sobre ele é muito pouco, mas aqui vos deixo as informações que tenho.
Pelo que sei o meu avô (Fernando Fabião) é natural do distrito de Coimbra, mas infelizmente não sei de que concelho. Deverá ter nascido entre 1925 e 1933 e, quando conhceu a minha avó andaria a vender carvão pelas casas de Coimbra. O meu pai chama-se António Manuel Valente e nasceu em Coimbra (Valente é o apelido da minha avó, porque o meu pai nunca foi perfilhado pelo meu avó) e, nunca conheceu o pai. Se alguém me pudesse dar informações, por mais escassas que sejam ficaria muito grata.

Cynthia Valente

Resposta

Link directo:

RE: encontrar o meu avô

#199586 | Samuel C O Castro | 07 jun 2008 11:34 | Em resposta a: #199564

Cara Cynthia,

Entrando no site de páginas brancas de Portugal, aqui em http://pbi.pai.pt , informando Fernando Fabião e a cidade de Coimbra, achei este:

Fernando M Fabiao Martins
R Ângelo Carvalho
3080-634 FIGUEIRA DA FOZ
Fone: 233 103 084

Podendo para ele escrever ou telefonar. Desejo-lhe boa sorte nas buscas. Fraterno abraço.

Samuel de Castro - Olímpia - SP - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: encontrar o meu avô

#199592 | Panonias | 07 jun 2008 13:28 | Em resposta a: #199586

Caros confrades

Procurei e completou assim:

A-Albino José Fabião
Ladeira Santiva
3030-029 COIMBRA
Telefone / Contactos Guardar
239 083 037

B -Elisa Jesus Fabião
Rua Figueira Foz
3000 COIMBRA
Telefone / Contactos Guardar
239 826 989

C -Gonçalo M Pinto Fabião
3040-809 CERNACHE
Telefone / Contactos Guardar
239 946 514

D -Joana A S A Oliveira Fabião
3150-318 VILA SECA CDN
Telefone / Contactos Guardar
239 932 097

E -Carlos M Fabião Pereira
R Doutor Manuel A Sousa
3025-046 COIMBRA
Telefone / Contactos Guardar
239 834 223

F- Fernando M Fabiao Martins
R Ângelo Carvalho
3080-634 FIGUEIRA DA FOZ
Telefone / Contactos Guardar
233 103 084

Saudações

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: encontrar o meu avô

#199625 | jg15542 | 07 jun 2008 22:57 | Em resposta a: #199564

Cara Cynthia Valente

A familia FABIÃO, estava muito representada na freguesia da Barroca do Zezere, concelho do Fundão. Neste site existem alguns importantes já publicados na sua respectiva árvore geneológica. Se pesquisar por familia FABIÃO, ou por CASA FABIÃO encontrará mesmo a fotografia do palacete da familia FABIÃO nessa mesma Localidade. Penso que os seus ascendentes estão relacionados. Mas actualmente a CASA FABIÃO na Barroca do Zezere já não pertence à familia. Esta lá instalada uma instituição. A própria CASA foi remodelada e está muito bonita.

Boa pesquisa
Cumprimentos
JBGomes

Resposta

Link directo:

RE: encontrar o meu avô

#201053 | diamante | 20 jun 2008 15:37 | Em resposta a: #199625

Boa tarde não sei se esta informação é útil mas existe um portugês Fabião muito importante porque foi um capitão de Abril. passo a transcrever o que vem na wikipédia sobre "Carlos Fabião
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Carlos Alberto Idães Soares Fabião (Lisboa, 1930 — 2 de Abril de 2006) foi um militar português.

Em 1950 entrou para a Escola do Exército. Em Dezembro de 1973 o então Major Carlos Fabião, denunciou numa aula de Instituto de Altos Estudos Militares, a preparação de um golpe de estado de direita, que seria conduzido por Kaúlza de Arriaga. Fez parte do Movimento dos Capitães, que em 25 de Abril de 1974 derrubaram o regime político existente em Portugal desde 1926.

Foi governador da Guiné Portuguesa desde Maio de 1974 a 15 de Outubro de 1974. Fez parte da Junta de Salvação Nacional assim como do Conselho de Estado. A partir de 14 de Março de 1975 fez parte do Conselho da Revolução.

Em Dezembro de 1993, passou à reserva com o posto de tenente-coronel. Foi agraciado com a medalha de Grande Oficial da Ordem da Liberdade. "

Espero que tenha alguma utilidade. Os melhores cumprimentos Diamantina

Resposta

Link directo:

RE: encontrar o meu avô

#227010 | JMS2008 | 21 abr 2009 02:06 | Em resposta a: #199564

Cara Cynthia

Não quero criar grandes expectativas. O que pretende não é fácil, porque os elementos que forneceu ao fórum, são insuficientes para pesquisar em arquivos oficiais. Assim só temos um caminho, a memória das pessoas mais velhas e um pouco de sorte, até encontrar-mos algo de concreto, para aceder a esses arquivos.

Não resido em Coimbra, mas tenho uma ligação por afinidade, a uma familia "Fabião" do concelho e também ao comercio tradicional da cidade, na época em que supostamente, o seu avô vendia o carvão pelas ruas de Coimbra.

Da familia "Fabião" que contactei, ainda não tenho a resposta definitiva, mas os primeiros rumores, não são animadores.

Para que eu possa estabelecer outros contactos, mas com dados mais concretos, veja se me consegue responder a alguma destas questões:
-Em que periodo o seu avô, exerceu essa actividade?
-Qual era o tipo de transporte, que utilizava na venda?
-Não vendia outros produtos além do carvão?
-O carvão era de fabrico próprio, ou vendia por conta de alguma das carvoarias da cidade?
-Quais os locais onde vendia?

Tudo pode servir para encontrar uma pista.

Cumprimentos
João M. Santos

Resposta

Link directo:

RE: encontrar o meu avô

#227028 | cynthia26 | 21 abr 2009 12:12 | Em resposta a: #227010

João,
Infelizmente não posso responder a algumas das perguntas que me fez, porque quem sabia de tudo era a minha avó que morreu com o "segredo". Pelo que me recordo de algumas conversas que tive com ela em pequena, seriam os pais do meu avó verdadeiro os donos de um pequeno comércio de venda de carvão.
Soube há dias por uma tia, que ele negou perfilhar o meu avó e que se terá mudado para uma aldeia/vila depois disso. Terá sido procurado por um familiar, que o terá encontrado. Contudo, continuou a não querer perfilhr o meu pai. Sepois disso o rasto perdeu-se, até porque a minha avó decidiu ir viver para França.
Sei que a minha avó teve o meu pai ao 17 anos. Ele tem hoje 58 anos.
O meu avó venderia carvão numa casa onde a minha avó, Maria de Lurdes Valente (Posteriormente adoptou p nome do marido, Vieira) trabalhava como empregada de limpeza. A minha avó era órfão e tinha apenas mais uma irmã mais velha.
Vou tentar saber o nome da aldeia/vila para onde foi viver depois dos acontecimento e mal saiba digo-lhe.
Sei que as informações são escassaz e que, provavelmente, ele até já faleceu. Mas deverei ter tios e primos e gostaria de conhecer. Queria, essencialmente, descansar o coração do meu pai. Ele merece saber quem é e merece deixar de sofrer e silêncio com a falta de respostas.
Se me puder ajudar ficarei eternamente grata...

Muito obrigado!

Com os melhores cumprimentos,
Cynthia Valente

Deixo-lhe o meu email: valente26cynthia@gmail.com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 03:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen