Correcao de sobrenome paterno de filho natural?

Este tópico está classificado nas salas: Direito | Brasil

Correcao de sobrenome paterno de filho natural?

#199229 | GUSTAV0 | 04 jun 2008 18:46

Minha esposa estara em breve solicitando cidadania portuguesa, mas possuimos uma duvida quanto a necessidade de retificacao do nome de seu avô...

"Horatio Rodrigues" foi filho natural de Clara Maia, nascido em 26 de Abril de 1891 em Portugal -- (conforme registro de baptismo)


Ao se casar no Brasil, declarou seu nome completo como:

Horacio Rodrigues DOS SANTOS, filho natural de Clara Maia, nascido em 26 de Abril de 1891 em Portugal.

Todos os registros a partir de entao no Brasil encontram-se como: "Horacio Rodrigues dos Santos".

O nome "dos Santos" propagou para toda a familia: esposa, filhos e netos.

Tenho duvida se existe a necessidade de remocao do sobrenome "dos Santos", uma vez que em nao existe qualquer referencia a este nome no registro de baptismo de Horacio.

Em meu ponto de vista, a Conservatoria deveria considerar valida a documentacao uma vez que seria absolutamente natural que Horacio tenha usado o sobrenome do pai nao declarante, e todas as demais informacoes sobre data de nascimento, filiacao e nacionalidade estao corretas.

Gostaria de saber se alguem ja' passou por situacao semelhante, e receber opnioes sobre seria o melhor caminho a percorrer para nao recusarem o processo...

Se devemos corrigir o sobrenome ou nao?



Agradeco antecipadamente,

Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Correcao de sobrenome paterno de filho natural

#199619 | Thereza Martins | 07 jun 2008 21:24 | Em resposta a: #199229

Caro Gustavo,
Tenho um caso semelhante, meu bisavô que registrou no consulado "João Baptista Martins" e em seu registro de nascimento em Portugal consta "João Baptista de Souza "
e restante dos dados estão corretos... sabe-se lá o que aconteceu!!! não fiz a correção e o meu pai já conseguiu a cidadania, só que não encontrei até agora quem me desvende este mistério....
Att,
Thereza

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 21:03

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen