Portugueses em Mocamedes

Este tópico está classificado nas salas: Regiões

Portugueses em Mocamedes

#198838 | hmrb | 01 jun 2008 16:00

Deixo aqui um endereço de um Blog que encontrei. Pareceu-me espectacular, recheado de informação sobre Portugeses que foram para lá viver.

Espero que ajude alguns dos confrades a completar suas pesquisas.

http://mocamedes-do-antigamente.blogspot.com/


HMRB

Resposta

Link directo:

RE: Portugueses em Mocamedes

#205191 | Samaral | 12 ago 2008 00:14 | Em resposta a: #198838

Muito interessante de facto. Encontrei o nome do meu avô, tios e pai nas informações deste Blog e as fontes (links). Tenho conhecimento que meu Bisavô (natural do Faial) foi um dos 1ºs colonos vindo provavelmente de Pernambuco para Moçâmedes. Foi Director das Obras Púbilcas de Moçâmedes. Teve 3 filhos (2 filhas e 1 filho). Infelizmente não tenho como pesquizar mais pormenores nem confirmar a lista completa dos colonos dessa época que construiram Moçâmedes.

Tudo que escrevo são apenas histórias dos seus netos (incluíndo meu pai) já muito idosos.

O meu Bisavô, Inácio António Ferreira do Amaral faleceu com 107 anos. Contam vagamente que havia desentendimentos entre Francisco Joaquim Ferreira do Amaral então governador de Moçâmedes e meu bisavô e meu avô João Inácio (Ferreira) do Amaral (possível parentesco, que afirmam que sim. Cartas com a família no reino, etc).

Tenho tentado construir a nossa genealogia por curiosidade de cultura geral para minha filha e sobrinhas mas tem sido dificil. baseo-me apenas em hitórias que ouvi em pequena duma tia que nasceu 1892.

Consegui apenas o nome dele e da minha bisavó (Clara Rosa Conseição) como tendo nascido e casado provavelmente no Faial... Será que é possível pedir cópia dessa certidão no faial? Por aí já vejo o pais do meu bisavô e satisfaço a curiosidade.

Alguém pode dar dicas?

Resposta

Link directo:

RE: Portugueses em Mocamedes

#205214 | roz | 12 ago 2008 09:47 | Em resposta a: #205191

Cara "Samaral"
Pode pesquisar online em
http:/ /w w w.arquivo-madeira.org/homepage. php (mas nao deixe os espacos).

Depois clique na "Base de dados" que esta' na coluna da esquerda.

Boas pesquisas.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Portugueses em Mocamedes

#302637 | LBolacha | 12 abr 2012 15:17 | Em resposta a: #198838

Caro Sr

O dito blog parece não estar mais funcional. Sabe-me dizer se existem outros onde se pode efectuar algum tipo de pesquisa sobre portugueses naturais e residentes de Moçamedes?

Atenciosamente
Levi Redondo Bolacha

Resposta

Link directo:

RE: Portugueses em Mocamedes

#302653 | set1405 | 12 abr 2012 16:46 | Em resposta a: #302637

Caro Levi Redondo Bolacha
Escreva MoSSamedes e vai abrir
Cumprimentos
Ricardo Silva

Resposta

Link directo:

RE: Portugueses em Mocamedes

#302657 | LBolacha | 12 abr 2012 17:15 | Em resposta a: #302653

Caro Ricardo Silva

Muito obrigado pela dica
Atenciosamente
Levi Redondo Bolacha

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 17:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen