Família Peixoto Novo

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil

FAMÍLIA PEIXOTO NOVO

#196912 | ELEIANA | 18 mai 2008 15:12

Preciso saber localização da Familia Peixoto Novo

Tenho algumas informações que sugerem ser a famólia Peixoto Novo, originária da região Tramontina.

Ressalto que meu avô paterno era português, que vei morar no Brasil em 1912.
Meus bisavos se chmavam José Peixoto Novo e Maria Rodrigues da Torre e empre moraram em potugal.

Grata,
Eliana Peixoto.

Resposta

Link directo:

Peixotos

#196942 | salen | 18 mai 2008 18:30 | Em resposta a: #196912

Cara Eliana Peixoto,
Uma vez que parece que os seus sucessivos tópicos não têm resultado muito, permita-me sugerir-lhe algumas acções para melhor dirigir a sua pesquisa:
- 'Peixoto Novo' pode não ser um apelido composto. O Sr seu bisavô poderia ter sido simplesmente filho, neto ou sobrinho de um José Peixoto, e por ter o mesmo nome e ser mais novo, chamado correntemente por 'Novo' para diferenciar. Era um costume perfeitamente corriqueiro (junto com 'Moço', como um equivalente a 'Júnior') que num belo momento, quando o seu nome foi escrito, constou, e ficou daí por diante. Mas - pelo menos aqui em Portugal - não é costume passar a descendentes. Por isso aconselho-a a não andar à procura de uma suposta família 'Peixoto Novo' porque o mais provável é ela não ter existido;
- Aquilo a que chama 'região tramontina' é de facto uma designação antiga sem significado administrativo actual, do que é a soma de dois Distritos (mais ou menos equivalentes a 'Estados' no Brasil): Vila Real e Bragança. Cada um deles tem uma série de Concelhos (ou Municípios) constituídos por várias Freguesias (antes igual a paróquias, hoje igual a menor região administrativa do território). Seria essencial que aprofundasse a sua pesquisa aí no Brasil até encontrar uma referência a um local. Do contrário será como se eu lhe escrevesse à procura de uma família Machado na região «nordestina»: você não saberia por onde começar.
- Ter o mesmo apelido, até na mesma região, não significa de todo ser da mesma família. Não se esqueça que as pessoas são 'móveis', e mudam-se de local de habitação. Ora, núcleos familiares de apelido «Peixoto» por 'Trás-os-montes' devem ser mais que muitos (não é um apelido tão invulgar assim), e provavelmente os que houver não são na maior parte nada aparentados uns com os outros;
- Acresce que os Peixotos que cá ficaram podem ter tido destinos vários: emigraram e ninguém sabe deles; extinguiram-se; por sucessivos casamentos, usam hoje outros apelidos; isso, mais terem mudado de local de residência, e mais uns tantos, inclusive ... morarem exactamente no mesmo sítio onde moravam os Srs. seus bisavós!

«Mas que sítio é esse?!», pergunta a Eliana. É V. que tem de descobrir. Onde? Aí, nos documentos que conseguir: testamentos, escrituras, cartas, envelopes, fotografias com dedicatórias, documentos de viagem, primeiros documentos dos Sr seu avô, registos dos locais onde morou, trabalhou.
Nesta fase é do palheiro que V está à procura e não da agulha.
Fale com as pessoas mais velhas da sua família, com os amigos deles.
Boa sorte e boa semana. VFerreira

Resposta

Link directo:

RE: Peixotos

#197059 | ELEIANA | 19 mai 2008 16:01 | Em resposta a: #196942

Olá, tudo bom???
A informação que tenho é que meu avô, é do distrito de Bragança ou Vila Real.
Tirou seu passaporte em Viana do Castelo em fevereiro de 1912. Veio por Brasil 1912 com seu irmão Adolfo Peixoto Novo. Partindo de lisboa ao Rio de Janeiro.
Então eu lhe pergunto: Em Portugal essas informções podem ser importante, pra conseguir descobrir a freguesia de seu nascimento?
Onde ficam os arquivos antigos de registro de passaporte?
Lista de passageiro que sairam de portugal , rumo ao Rio de Janeiro em 1912?

Por gentileza, me ajude a descobrir esse mistério.
Grata,
Eliana peixoto.

Resposta

Link directo:

Peixotos

#197113 | salen | 19 mai 2008 21:02 | Em resposta a: #197059

Cara Srª D Eliana Peixoto,
"Então eu lhe pergunto: Em Portugal essas informções podem ser importante(s), pra conseguir descobrir a freguesia de (do) seu nascimento?"
Então eu lhe respondo: sim
Os arquivos onde «podem estar» (nem todos 'sobreviveram' infelizmente) os registos de passaportes são precisamente os Distritais. Por sorte V sabe que o seu ancestral tirou o passaporte em Viana. Comunique-se com o Arquivo Distrital de Viana do Castelo e exponha todos os dados que possuir: nome completo, filiação (=nomes dos pais) data de nascimento, data da viagem, nome do navio, porto de destino, ... tudo o que tiver!).
Para obter os contactos vá ao site do Instituto dos Arquinos Nacionais - Torre do Tombo (IANTT) em qualquer motor de busca. à esquerda tem uma coluna com links. Escolha Arquivos e vá procurando. Use o endereço de e-mail, telefone, direcção, o que quiser.
E boa sorte.
VFerreira

Resposta

Link directo:

RE: Peixotos

#197175 | ELEIANA | 20 mai 2008 04:04 | Em resposta a: #197113

Caro Salen,

Tentarei fazer conforme suas sugestões.
Muito obrigada por vossa ajuda e gentileza.

Melhores cumprimentos.
Eliana Peixoto.

Resposta

Link directo:

RE: Peixotos

#197186 | joão pombo | 20 mai 2008 08:42 | Em resposta a: #197059

Cara Eliana:

Sem prejuízo da resposta que lhe foi dada pelo confrade Victor Ferreira - que está correctíssima - descobri um senhor chamado M. Armando P. Peixoto Novo, que foi - ou ainda é - chefe do Serviço de Finanças de Bragança.
Obviamente que as informações disponibilizadas na internet não adiantam local de nascimento, nome dos pais, avós, etc..., mas em todo caso, através do nome do referido senhor facilmente o poderá contactar, bastando descobrir o Serviço de Finanças onde está a desempenhar funções.

Boa sorte!

Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

Família Peixoto Novo

#408876 | Zinhodo68 | 23 out 2018 10:13 | Em resposta a: #196912

Bon dia,
Não sei se voce ainda esta interessado pela familia PEIXOTO NOVO...
No caso que sim, encontrei ancestrais com esse nome na freguesia de Alvaraes, Viana do Castelo.
A+

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 13:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen