SEGUNDA VIA DE CERTIDAO DE NASCIMENTO

Este tópico está classificado nas salas:

SEGUNDA VIA DE CERTIDAO DE NASCIMENTO

#196694 | brunodias1982 | 16 mai 2008 21:27

OLA!!! GOSTARIA DE UMA AJUDA
MINHA BISA AVO E NASCIDA EM PORTUGAL E FOI PRO BRASIL COM 3 MESES DE IDADE EM 1912 FORAM AO BRASIL DE NAVIO
MINHA FAMILIA ERA DE TRAS DOS MONTES- SURURICO DE BASTOS
ELA SE CHAMA LUCINDA DE CARVALHO , NASCIDA EM 25 DE JULHO 1912
FILHA DE JOSE DE CARVALHO E MARIA DE CARVALHO
GOSTARIA DE SABER ONDE POSSO IR EM PORTUGAL PRA PODER SACAR ESSA SEGUNDA VIA

DESDE JA AGRADEÇO A AJUDA
MUITO OBRIGADO

Resposta

Link directo:

RE: SEGUNDA VIA DE CERTIDAO DE NASCIMENTO

#196743 | JCC | 17 mai 2008 00:38 | Em resposta a: #196694

Caro "anónino"

A sua bisavó deverá ter nascido em Celorico de Basto, não SURURICO, pois isso não exite.

Uma vez que a dat de nascimento é de 1912 e tem os nomes dos pais pode pedir a certidão de nascimento na Conservatória do Registo Civil que serve Celorico de BAsto e que creio sewr mesmo em Celorico.

Em quelquer Conservatória do Registo Civil lhe dirão onde é e, possivelmente, a poderá pedir.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: SEGUNDA VIA DE CERTIDAO DE NASCIMENTO

#196749 | M.Ribeiro | 17 mai 2008 01:46 | Em resposta a: #196694

Olá, Bruno
O Concelho de Celorico de Basto é dividido em várias freguesias. Para tirar a 2ª via do Registro de Nascimento é necessário saber em qual freguesia a sua bisavó nasceu... Veja se alguma delas lhe soa familiar. Caso contrário terá que pedir a certidão de nascimento de Lucinda de Carvalho, filha de José de Carvalho e Maria de Carvalho, nascida em 25 de julho de 1912, em "todas" as freguesias do Concelho de Celorico de Bastos, mas endereçando um só email para a Conservatória do Registro Civil de Celorico de Bastos, cujo endereço de email segue abaixo:

crcpcom.celorico-basto@dgrn.mj.pt




As freguesias de Celorico de Basto são as seguintes:

* Agilde
* Arnóia
* Borba de Montanha
* Britelo (Celorico de Basto)
* Caçarilhe
* Canedo de Basto
* Carvalho
* Codeçoso
* Corgo
* Fervença
* Gagos
* Gémeos
* Infesta
* Molares
* Moreira do Castelo
* Ourilhe
* Rego
* Ribas
* Santa Tecla de Basto
* São Clemente de Basto
* Vale de Bouro
* Veade



Marli Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: SEGUNDA VIA DE CERTIDAO DE NASCIMENTO

#196750 | ksaraujo | 17 mai 2008 01:47 | Em resposta a: #196694

Prezado Bruno Dias,

Sua mensagem leva-me a crer que você quer encontrar a "segunda via" da certidão de nascimento da sua bisavó na tentativa de iniciar um processo de cidadania ou de naturalização portuguesa, conforme for o caso.

Se a sua avó ou o seu avô, filhos da sua bisavó portuguesa, ainda forem vivos, vale a pena tentar dar início ao processo.

Você precisará que seu avô ou a sua avó, filhos dela, adquiram a cidadania portuguesa primeiro. Depois, será a vez do seu pai ou da sua mãe, dependendo de qual deles descende a sua bisavó portuguesa e, só a partir daí, você teria direito a solicitar a cidadania para você.

Se os seus avós, descendentes da sua bisavó portuguesa, já faleceram, então, será uma perda de tempo e de dinheiro tentar iniciar o seu processo de naturalização portuguesa com base na Nova Lei de Naturalização porque o organismo que trata de todos os processos está sumariamente indeferindo todos os processos da parte de bisnetos de portugueses.

Veja o que aconteceu com o meu processo de Naturalização.

Tenho bisavô e bisavó paternos, ambos portugueses das Freguesias de Guifões e Senhora da Hora, com toda a documentação localizada (nascimento, casamento, passaporte da ida deles para o Brasil), para além de dois outros bisavôs pelo lado materno (porém, ainda não encontrei os documentos destes).

Moro em Portugal já há quase dois anos em apartamento T2 arrendado, sou Licenciado em Letras - Português/Inglês e, actualmente, tiro um Mestrado em Educação na Universidade do Minho.

Apresentei cartas de referência de vários amigos nacionais portugueses, inclusive do Professor Catedrático, Coordenador do meu Curso de Mestrado, a atestarem os meus fortes vínculos já estabelecidos com Portugal e os nacionais portugueses, tenho confortável situação financeira, investimentos na Bolsa de Valores portuguesa, carro novo próprio, não tenho dívidas, demonstrei sem sombra de dúvidas a minha vontade de estabelecer-me definitivamente em Portugal e abrir uma empresa de traduções técnicas, porém, nada disso foi suficiente para o deferimento do meu processo de Naturalização junto à Conservatória dos Registos Centrais.

O Exmo. Sr. Conservador-Auxiliar atestou que o processo foi todo instruído correctamente, mas exigiu-me o período mínimo de seis anos de residência no país como condição principal para o efeito.

Como mencionei anteriormente, a Conservatória dos Registos Centrais (para onde são remetidos todos os processos de naturalização/cidadania, quer tenham sido iniciados nos Consulados quer em Portugal) é implacável nos indeferimentos dos processos de bisnetos, não abrindo mão do período mínimo de seis anos de residência em Portugal.

A não ser que apareça um testemunho de algum bisneto que conseguiu naturalizar-se antes de ter os seis anos no país, e sob quais condições, continuarei a acreditar que não adianta aos bisnetos perderem tempo e dinheiro com um processo de naturalização pois, ao final, depois de meses de espera angustiante, acabarão se decepcionando.

É uma pena que tal coisa esteja a acontecer, mas é a realidade.
Abraços,

Kelson dos Santos Araújo
Braga - Portugal

Resposta

Link directo:

RE: SEGUNDA VIA DE CERTIDAO DE NASCIMENTO

#196751 | M.Ribeiro | 17 mai 2008 01:59 | Em resposta a: #196749

Bruno

Sem me dar conta eu usei o mesmo termo que você - 2ª via de Certidão de Nascimento! - mas isto só é falado assim no Brasil. Em Portugal, para a data de 1912, pede-se uma Cópia Certificada do Registro Civil.

Marli

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 mai 2024, 13:28

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen