registo de nascimento

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

registo de nascimento

#194270 | Markolas | 25 abr 2008 22:43

Gostaria de saber se há um registo de nascimeto entre 1913 e 1918 em nome de CLOTILDE RODRIGUES PIRES filha de ANTONIO PIRES CARDOSO e de ANTONIA DE JESUS RODRIGUES. Sei que nasceu em Santos e que viveram lá cerca de 6/7 anos e o meu Avô trabalhou nume firma na Contabilidade. A minha Avó tinha em casa um género de hospedaria.
Os meus Avós são naturais de Linhares - Celorico da Beira.
Quem souber de alguma informação por onde onde possa começar a "DESATAR" este nó. Muito obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: registo de nascimento

#194376 | M.Ribeiro | 27 abr 2008 15:57 | Em resposta a: #194270

Caro Markolas

Penso que seja você quem tem que procurar por este registro de nascimento nos cartórios de Santos, Brasil. Se não estou enganada, são apenas dois. Diga que você precisa da 2ª via da certidão de nascimento de Clotilde Rodrigues Pires, informando os nomes dos pais e que o período do nascimento fica entre 1913 e 1918.

Os pedidos de pesquisas sobre os naturais da freguesia de Linhares, Concelho Celorico da Beira, Distrito da Guarda, podem ser pedidos pela Internet ou no Arquivo Distrital da Guarda ou na Conservatória do Registro Civil de Celorico da Beira, de Portugal.

Marli Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: registo de nascimento

#194392 | ksaraujo | 27 abr 2008 18:06 | Em resposta a: #194270

Caro Markolas,

Presumo que você seja brasileiro e esteja iniciando as suas buscas pelas origens portuguesas de seus avós para um possível processo de naturalização.

Não quero desanimar-lhe, mas fique com o espírito preparado para enfrentar as muitas exigências que surgirão com respeito à sua naturalização com base na nova Lei para os netos de portugueses.

A remoção da responsabilidade do deferimento dos processos por parte do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (com a sua transferência para a Conservatória dos Registros Centrais em Lisboa) fez com que os processos de naturalização de netos de portugueses ficasse muito difícil, com exigências comprovadas de afinidade com a comunidade portuguesa.

No caso dos bisnetos, então, o indeferimento dos processos é certo, nem adianta tentar.

Gastei dinheiro à toa, como foi o meu caso, apesar de já morar e estudar em Portugal há quase dois anos, ter curso superior, ótima situação financeira, aplicações na bolsa de valores portuguesa etc. e tal...

Pela minha experiência, a Lei existe apenas para colocar Portugal como o segundo país europeu que mais favorece a imigração (atrás somente da Suécia).

Contudo, essa intenção ainda não chegou aos corações dos funcionários responsáveis pelos indefectíveis carimbos de indeferimento dos processos de naturalização, especialmente dos descendentes de portugueses que comprovam por A + B que querem naturalizar-se para o resgate das suas origens lusitanas e para colaborarem no desenvolvimento da nação, infelizmente, reconhecida como na rabeira da União Europeia sem necessidade...

Assim, esteja preparado para uma longa espera, ainda mais se iniciar o seu processo no Consulado português de sua região no Brasil.

Melhores cumprimentos,

Kelson dos Santos Araújo
Braga - Portugal

Resposta

Link directo:

RE: registo de nascimento

#194409 | Markolas | 27 abr 2008 19:54 | Em resposta a: #194392

Amigo Kelson, por acaso não sou Brasileiro. Só que a minha Mãe sempre contou que nasceu no Brasil em Santos, mas que veio muito pequenina para Portugal e Segundo o que consta no BI da minha Mãe consta não o registo aqui em Portugal e nascida em Santos, mas sim como nascida aqui em Portugal!
Só que tenho andado a pensar nisto, e à cerca de 2 anos estive em Santos e bateu-me uma saudade da minha Mãe (que já faleceu) e gostari imenso de ter estado na casa ou pelo menos perto do sitio onde ela nasceu.
E tenho pensado se ela veio para Portugal com + ou - 5 anos como é que veio sem documentos? Será que ela foi registada em Santos e quando cá chegou registaram-na como se tivesse nascido no ano que aqui chegou.
É este o meu dilema.
Obrigado e se por acaso souber mais qualquer coisa que me possa ajudar, agradeço.
Markolas

Resposta

Link directo:

RE: registo de nascimento

#194413 | Markolas | 27 abr 2008 20:00 | Em resposta a: #194376

Obrigado pela informação, mas como me diz Santos tem mais que uma Conservatória por acaso sabe o site das Conservatórias? Agradecia.

Markolas

Resposta

Link directo:

RE: registo de nascimento

#194418 | M.Ribeiro | 27 abr 2008 20:40 | Em resposta a: #194413

Caro Markolas

Achei que você fôsse brasileiro. Vou ver o que consigo descobrir nos cartórios da cidade de Santos, por email e por telefone. Aguarde.

Marli
São Paulo

Resposta

Link directo:

RE: registo de nascimento

#194421 | M.Ribeiro | 27 abr 2008 21:10 | Em resposta a: #194418

Achei estes endereços:

CARTÓRIOS DE REGISTRO CIVIL - SANTOS/SP


Ofício: 01º REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS Cidade: SANTOS
Oficial: NELSON HIDALGO MOLERO Endereço: RUA AMADOR BUENO, 203
Telefone: (013) 3223-5702 Cep: 11013150 regcivil@atribuna.com.br

Ofício: 02º REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS Cidade: SANTOS
Oficial: JOSE JULIO PEREIRA Endereço: AV. CONS. NÉBIAS, 371
Telefone: (013) 3234-2811 Cep: 11015003 contato@2registrocivilswsantos.com.br

Já escrevi para os dois cartórios perguntando sobre pesquisas do nascimento de Clotilde Rodrigues Pires, filha de António Pires Cardoso e Antónia de Jesus Rodrigues, nascida em Santos em 1913, para ser solicitada a 2ª via da Certidão de Nascimento.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: registo de nascimento

#194426 | M.Ribeiro | 27 abr 2008 21:31 | Em resposta a: #194421

Caro Markolas

O meu email para o 1° Registro Civil retornou. Levantei este site para você tentar ver o que consegue. Mas amanhã poderei dar um telefonema para eles.

www.primeiroregcivilsantos.com.br

Marli

Resposta

Link directo:

RE: registo de nascimento

#194439 | M.Ribeiro | 27 abr 2008 22:46 | Em resposta a: #194426

Caro Markolas

Desculpe-me pelo deslize no k na mensagem do outro Tópico.

Repetindo:

Considerando o ano de nascimento de sua mãe em 1913, o seu pedido de pesquisas ao 1º Cartório de Registro Civil, de Santos, pode ser enviado para o seguinte endereço:

primeiroregcivil@yahoo.com.br

Marli

Resposta

Link directo:

RE: registo de nascimento

#194441 | ksaraujo | 27 abr 2008 23:00 | Em resposta a: #194409

Amigo Markolas,

Percebi o que quis dizer.
O meu caso também se encontra envolto em um dilema, só que no sentido inverso.
A minha avó, Arminda dos Santos Reis, foi declarada como nascida no Brasil cerca de 26 anos após a data presumida do nascimento, porém, acredito que ela tenha nascido em Portugal e ido pequenina para o Brasil.

Os meus bisavós portugueses faleceram muito cedo e quem prestou as declarações foi um amigo da família já no Brasil. A questão dos documentos na altura dos fins do século retrasado e meados do século passado era mesmo um problema, muito mais no Brasil que em Portugal, penso eu.

De todas as maneiras, boa sorte em suas pesquisas.
Melhores cumprimentos,

Kelson dos Santos Araújo
Braga - Portugal

Resposta

Link directo:

RE: registo de nascimento

#194444 | Markolas | 27 abr 2008 23:11 | Em resposta a: #194421

Amiga Marli, você realmente não existe! Agradeço de coração o que já fez! Sendo assim vou esperar então a resposta deles que irá para você, naturalmente e depois de você para mim.
Mais uma vez muito obrigado.

Markolas

Resposta

Link directo:

RE: registo de nascimento

#194446 | Markolas | 27 abr 2008 23:16 | Em resposta a: #194441

Boa sorte também para si, já tive uma informação de uma outra pessoa que talvez me possa ajudar, mas obrigado na mesma.
Tudo de bom

Markolas

Resposta

Link directo:

RE: registo de nascimento

#194504 | M.Ribeiro | 28 abr 2008 16:21 | Em resposta a: #194446

Caro Markolas

Optei por dar continuidade neste Tópico, e não mais no outro.

Telefonei para o Cartório de Santos. Você não deverá conseguir pedir a pesquisa no 1º Cartório de Registro Civil de Santos, o único que existia em 1913, porque é preciso pagar uma pequena taxa de R$ 8,33, e enviar esta pequena quantia de Portugal seria muito dispendioso. Posso fazer isso, não se preocupe.

Só gostaria de recapitular: a sua mãe nasceu então em Santos em 1913 e em 1918 foi para Portugal. Então a pesquisa precisa só ser feita em 1913, não é isso, porque em 1918 ela não estava mais no Brasil? Posso estendê-la de 1912 a 1914 ou não há necessidade? Você tem certeza que se ela foi registrada em Santos foi em 1913? O que diz o BI que você tem, e que foi citado em sua mensagem inicial?

Agora devo me ausentar do computador, até à noite, quando então verei a sua resposta para mim.

Marli


Para Informações: regcivil@litoral.com.br

Para Pesquisas: primeiroregcivil@yahoo.com.br

Resposta

Link directo:

RE: registo de nascimento

#194526 | Markolas | 28 abr 2008 18:33 | Em resposta a: #194504

Olá Marli
O caso da minha Mãe é um pouco complicado, mas eu vou tentar explicar o melhor que puder:
A minha Mãe, que por sinal já faleceu, sempre me disse que nasceu em Santos e que quando regressou a Portugal foi por volta dos 5 anos.
Mas o BI dela é Português e está como nascida cá a 5 de Setembro de 1918.
Agora que ela faleceu e eu estive aí em S.Paulo e fui a Santos também é que me deu uma vontade enorme de poder estar talvez na casa onde ela nasceu ou viveu. Sabe quando a gente tem mais idade quer saber mais dos nossos.
Noutro dia em conversa com uma pessoa amiga sobre este assunto, ela chamou-me à atenção para um caso que eu nunca tinha pensado! Se ela teria 5 anos quando veio para cá como é que podia ter vindo sem documentos? A partir daí é que realmente terá que haver algum registo de nascimento em Santos! Ou será que não porque os meus Avós foram para aí fugidos da familia e não eram casados????
Agora eu não sei se quando cá chegaram, para não pagar multa pelo atrazo do registo de nascimento, registaram-na como se ela tivesse nascido naquele ano, o que então a minha Mãe teria mais 5 anos do que pensava! Por isso é que eu estou a dar a margem de 5 anos que é 1913/1918, está compreendendo? Mas se for preciso pagar alguma coisa não há problemas eu conheço aqui muitos Brasileiros que de vez em quando vão aí ou faço uma tranferência bancária.
Muito obrigado por tudo.
Markolas

Resposta

Link directo:

RE: registo de nascimento

#194595 | M.Ribeiro | 29 abr 2008 01:31 | Em resposta a: #194526

Olá, Markolas

Eu entendo muito bem os seus motivos em querer saber realmente o que aconteceu. Outro dia eu fiquei sabendo que fui "quase vizinha de meu avô", que veio de Portugal, encontrando a certidão de óbito dele através de pesquisas na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Só que moramos na mesma região com diferença de décadas! Em 1919 ele faleceu no bairro (freguesia) que eu iria morar em 1966, sem saber ainda absolutamente nada da existência dele. Só comecei a me interessar pelo assunto "genealogia" depois que soube que teria direito à nacionalidade portuguesa devido a ser filha de português, isto por volta de 2002.

Mas eu já recebi a resposta do 1º Cartório, que segue abaixo. Infelizmente, negativa para 1913. Como eu disse, antes de 1932 teria que estar mesmo neste cartório, que existe desde 1890. Eu citei para pesquisa o ano de 1913, porque em 1918 sua mãe já se encontrava em Portugal. Mas eles estenderam-na até 1915, e nada foi encontrado. Esta pesquisa eles fizeram espontaneamente, sem que eu tivesse pago qualquer taxa. Envio para você a resposta completa, embora algumas perguntas que fazem não sejam pertinentes ao caso de sua mãe, que saiu de Santos ainda criança.
Passo então a você a continuação do assunto. Precisando de mais alguma coisa de São Paulo é só falar.
Boa sorte.

Marli


Santos, 28 de abril de 2008.

Prezada Marli,

Conforme solicitação informo que foi feito uma busca de 1913 a 1915, entretanto nada foi localizado, para ultrapassarmos o periodo visto, deverá ser requerida uma pesquisa, sendo o valor R$ 8,90, caso seja localizada este valor será abatido no valor da Certidão, caso não seja, o valor já será o da pesquisa.

Para fazer o depósito utilize essas informações:

Banco Itaú - agência 3746 c/corrente 01493-9 em nome de Nelson Hidalgo Molero

Para uma melhor orientação, sugiro que telefone para Moacy ou Livia, pois são os pesquisadores que farão a busca.

Seguem algumas perguntas que podem ajudá-la:

1º - Por ser anterior a 1932, o registro caso seja realmente natural de Santos, teria que estar lavrado neste Serventia, salvo exceções para casos raros, pois algumas pessoas foram registradas com atraso, por algum motivo da época.

2º - Também há casos em que a pessoa para poder casar, omitia a verdadeira idade, e para provar que as informações verbais eram verdadeiras, elas traziam 02 testemunhas e nem se preocupava mais com o registro de Nascimento, ou seja, tem certeza que a Clotilde nasceu em 1913 ?

3º - A Clotilde é casada ? Se for Casada no 1º Subdistrito de Santos, solicito a data de Casdamento, ou as informações Livro, fls. e termo, pois no Processo de Casamento há uma cópia da Certidão de Nascimento;

4º - Ela é falecida ? Se for falecida em Santos no 1º Subdistrito, solicito a data do falecimento;

5º - Você possui o RG. da Clotilde ? Verifique no verso do mesmo, pois geralmente aparecem as informações referente a Certidão de Nascimento;

6º - Você tem acesso a Carteira de Trabalho da registrada ? Verifique no verso da folha da foto, pois há informações referente a Certidão de Nascimento, ou seja, Livro, fls. e termo.



Ficamos à disposição para qualquer outra orientação.

Atenciosamente,
Moacy

Para mais informações acesse: www.primeiroregcivilsantos.com.br
Para pesquisas: primeiroregcivil@yahoo.com.br
Para outras informações: regcivil@litoral.com.br
Telefones: (13) 3223-5702 e (13) 3223-5280

Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Resposta

Link directo:

RE: registo de nascimento

#194598 | Markolas | 29 abr 2008 01:41 | Em resposta a: #194595

Obrigado por tudo o que fez Marli, mas hoje estive pensando que ainda tenho dois irmºaos de minha Mãe, que estão vivos, mas que não residem perto de mim, mas de todo o modo vou entrar em contacto com eles, para saber se por acaso têm conhecimento de alguma coisa ou se algum deles tem a certidão de nascimento Brasileira. Vai ser dificil pois já estão muito velhotes se calhar já nem se lembram de nada, mas vou tentar! Muito obrigado pela sua atenção e logo que tenh alguma noticia lhe comunicarei.
Markolas

Resposta

Link directo:

RE: registo de nascimento

#194717 | Forget20 | 29 abr 2008 23:05 | Em resposta a: #194595

Marli, boa noite
Sou de S.Paulo-SP, e tenho acompanhado seus comentários, orientações e pesquisas que muito gentilmente tem feito para muitas pessoas.
Assim como vc, qdo descobri que minha mãe, filha de pais portugueses, tinha direito à cidadania portuguesa, iniciei minhas pesquisas e buscas e encontrei, agora em abril, os registros de batismo de meus avós em Portugal.
Já requisitei o de meu avô ao pároco da freguesia onde ele nasceu. E logo deverei receber o documento.
O de minha avó está no ADViseu e preciso ainda enviar o vale postal.
Minhas perguntas a você são: você já conseguiu obter a cidadania portuguesa? O processo foi demorado? É preciso mesmo que as certidões de nascimento brasileiras sejam reconhecidas pelo Itamaraty? Isso foi muito demorado? Após a obtenção da cidadania por parte do filho de portugueses, seus descendentes podem solicitá-la também?
Aguardo suas respostas e muito obrigada, antecipadamente.
Vilma Araújo
S.Paulo - Capital

Resposta

Link directo:

RE: registo de nascimento

#194726 | M.Ribeiro | 30 abr 2008 00:40 | Em resposta a: #194717

Oi, Vilma

Vou precisar estender-me um pouco porque foram situações diferentes, a minha e a da minha filha.

Consegui a minha cidadania portuguesa por volta de 2002, graças a alguém deste fórum, que me alertou sobre este direito.
Depois também fui bem orientada no Consulado de Portugal em São Paulo. Naquela época era preciso entrar em uma fila que começava a se formar às 6 horas da manhã, na Casa de Portugal, na Av.Liberdade, só para obter as primeiras informações.

O meu processo demorou nove meses, no total. Primeiro precisei averbar o casamento e o falecimento de meu pai, em Portugal e pedir uma certidão de inteiro teor. Você não vai acreditar, mais isto foi feito, na época, com um telefonema para a Conservatória... Depois era preciso "nascer" em Portugal, como diziam no Consulado, com o meu nome que constava do registro de nascimento. Apresentei então também a documentação de minha mãe, brasileira, que encontrava-se no Rio de Janeiro.

O "meu nascimento" demorou uns 4 meses. Depois precisei apresentar a certidão de casamento e o registro de nascimento de meu (ex) marido, para ser dada como casada. E no final tive que apresentar a certidão de casamento com o averbamento do divórcio. (Isto tudo para depois me informarem que o meu divórcio não valia em Portugal enquanto eu não constitui-se um advogado por lá). A partir daí veio o Bilhete de Identidade, felizmente com o meu nome de solteira e pude então tirar o passaporte europeu.

Agora a boa notícia.

Quando a minha filha foi tirar a cidadania dela, em 2006, o Consulado já havia mudado para a rua Canadá e a documentação podia ser enviada pelo correio, junto com o pagamento em cheque postal. Para saber o que era necessário enviar era só entrar no site do Consulado e seguir as orientações. Como ela era solteira a documentação era mais simples. Na época dela já precisou sim reconhecer certidões no Itamaraty. O processo todo deveria demorar uns 4 meses, mas como ela viajou para o Chile a coisa acabou sendo mais demorada.

A pergunta que falta ser respondida é se o processo no Itamaraty é demorado. Minha filha precisou enviar para o Itamaraty um documento 2 vezes (a certidão de nascimento do pai dela estava sem averbação). Na primeira a devolução foi super rápida. Já na segunda foi bastante demorado. Coisa de quase 2 meses.

Uma coisa importante: na época o meu pai, português, já era falecido. Mas se eu também fôsse falecida a minha filha não teria direito. Não sei se isso mudou. É a tal dúvida que ainda tenho se netos conseguem obter a cidadania portuguesa.

Deixei de esclarecer alguma coisa? Fique à vontade para perguntar. Procurarei ser mais suscinta ...

Marli

Resposta

Link directo:

RE: registo de nascimento

#195162 | Forget20 | 04 mai 2008 03:56 | Em resposta a: #194726

Olá, Marli
Muito obrigada por suas orientações. Ontem fiz o envio dos 18,30 euros para o ADV para que me enviem o Registro de Batismo de minha avó.
Dúvidas:
1) É preciso legalizar no Itamaraty todas as Certidões de Nascimento envolvidas? Do requerente, da mãe e do pai (no caso de todos serem brasileiros)?
2) Qual averbação faltou na certidão de nascimento do pai da sua filha?
3) Você precisou mesmo contratar um advogado em Portugal para legalizar seu divórcio por lá? Se positivo, isto lhe custou muito? (Eu também sou separada judicialmente há muitos anos e ele faleceu há 3 anos).
Certezas:
1) continua valendo a regra de que se o(a) filho(a) de portugueses não requereu sua cidadania portuguesa em vida, seus filhos (netos de portugueses) não terão direito a ela, após a sua morte.. Somente por naturalização, o que é muito difícil de se conseguir.
Por isso, vamos pedir primeiro a cidadania de minha mãe (filha de Portugueses), depois a minha e por fim a de meus filhos.
Visitando o site do Ministério das Relações Exteriores, vi que podemos solicitar a legalização das certidões de nascimento pessoalmente. Qualquer pessoa (inclusive despachante) pode fazer isso. E aí, eles as devolvem no dia seguinte. Pedirei a amigos que residem em Brasília para me ajudar com isso.
Espero ter a mesma sorte que você.
Um abraço.

Vilma

Resposta

Link directo:

RE: registo de nascimento

#195213 | M.Ribeiro | 04 mai 2008 19:09 | Em resposta a: #195162

Olá, Vilma

Espero que você não tenha esquecido de solicitar antes as averbações de casamento, e de falecimento, caso este já tenha ocorrido, neste documento de sua avó que virá de Portugal

Suas dúvidas:

1) As certidões que precisam ser autenticadas no Itamaraty são todas as das pessoas brasileiras.

2) Na certidão de nascimento do pai da minha filha estava faltando o averbamento do casamento dos pais dela, e por isso foi devolvida.

3) Disseram que não era "urgente" contratar o advogado. Deixei como estava. O meu estado civil lá continua a ser o de casada com o primeiro marido. Imagino que seja muito caro contratar um advogado, quanto mais à distância ... Só não entendo como os meus documentos portugueses já foram feitos com o meu nome de solteira, no caso, de divorciada. Tanto o BI quanto o passaporte.
Tenho uma irmã que acabou de chegar de viagem a Portugal e que tem planos de morar lá por uns tempos. Por isso vou aguardar para ver essa história de advogado.

Se tiver mais dúvidas, pergunte, e eu verei se saberei responder.

Um abraço.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: registo de nascimento

#195357 | taniaacad | 06 mai 2008 04:25 | Em resposta a: #194270

Ola eu estou procurando pela certidao de nascimento da minha avó que nasceu em Leiria- freguezia de Vieira = eu ja liguei pra la e nao consigo encontrar a certidao de nascimento dela, preciso muito, o nome dela é maria Laranja Simões , nascida em Portugal, pode ser no ano de 1911 ou 1912. Chegou no Brasil lem 1919.Alguem poderia me ajudar? Por favor!!!

Resposta

Link directo:

RE: registo de nascimento

#195381 | M.Ribeiro | 06 mai 2008 12:00 | Em resposta a: #195357

Cara Tânia

Você é do Brasil?
A Freguesia de Vieira de Leiria fica no Concelho de Marinha Grande. Este Concelho tem só 3 freguesias.
Experimente entrar no site do Arquivo Distrital de Leiria http://adleiria.iantt.pt Existe até formulário próprio para se requisitar a certidão on line.

Depois de entrar no site clique em Certidões e preencha todos os dados que você tiver.
Coloque em datas os anos de 1911 ou 1912. O espaço diz mesmo "datas" e não só "data". Não é provável que exista mais de uma pessoa com o nome Maria Laranja Simões e por isso a filiação, caso você não a tenha, não deverá ser problema.

Marli Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: registo de nascimento

#195385 | M.Ribeiro | 06 mai 2008 12:12 | Em resposta a: #195381

Tânia

Solicitei pelo site uma fotocópia, que não deve custar mais do que 0,50 euros. Se eles responderem que farão a fotocópia, então você poderá solicitar a certidão, com os seus dados preenchidos no formulário.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: registo de nascimento

#195395 | M.Ribeiro | 06 mai 2008 13:08 | Em resposta a: #195385

Tânia

Enviei também pedido de pesquisa à Conservatória do Registro Civil de Marinha Grande, cujo endereço eletrônico foi indicado em outro tópico.

Marli Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: registo de nascimento

#195401 | M.Ribeiro | 06 mai 2008 13:38 | Em resposta a: #195395

Tânia

Qualquer novidade passo a responder no tópico que você abriu em seu nome.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: registo de nascimento

#195441 | taniaacad | 06 mai 2008 18:03 | Em resposta a: #195381

muito obrigada, vou pesquisar.

Resposta

Link directo:

RE: registo de nascimento

#195443 | taniaacad | 06 mai 2008 18:31 | Em resposta a: #195441

Se puder me ajudar mandando pra mim os sites que eu entro para pedir certidao de nascimento de minha vó em todas as freguezias , derepente asim eu encontro , se puder me ajudar eu agradeço.

Resposta

Link directo:

RE: registo de nascimento

#195444 | taniaacad | 06 mai 2008 18:36 | Em resposta a: #195162

Ola estou procurandpo a certidao de nascoimento da minha avó portuguesa , mais nao consigo, se puder me ajudar mandando pra mim os sites que eu entro para pedir certidao de nascimento de minha vó em todas as freguezias de portugal, derepente assim eu encontro , se puder me ajudar eu agradeço.

Resposta

Link directo:

RE: registo de nascimento Maria daConceição Lopes

#195676 | ilma | 08 mai 2008 04:27 | Em resposta a: #194446

Maria da conceição lopes faleceu na freguesia de Quarteira - Cavacos de Quarteia - actual cidade de Quarteira.
desconheço o local onde nasceu, casou com Eliseu do Nascimento.
penso que meus bisavós viveriam na serra algarvia.
a bisavo mais conhecida por Maria Lopes faleceu em 1945 a 1946

gostaria que me dessem um resposta

meus cumprimentos

ilma

Resposta

Link directo:

RE: registo de nascimento

#197620 | papainoel | 23 mai 2008 06:57 | Em resposta a: #194726

CARA MARLI, BOM DIA!

TOMO A LIBERDADE DE LHE ESCREVE, UMA VEZ QUE PESQUISANDO ENTRE AS SALAS DO GENEALL, VERIFIQUEI SUA EXTREMA BOA VONTADE EM AJUDAR A QUEM PRECISA OBTER INFORMAÇÕES A RESPEITO DE DOCUMENTOS PARA REGULARIZAR CIDADANIA PORTUGUESA. PARABÉNS POR SEU VOLUNTARIADO.

SOU NASCIDO EM SÃO PAULO/BR E ATUALMENTE RESIDO EM RIBEIRÃO PRETO/SP. TENHO SITUAÇÃO SEMELHANTE A SUA, CONFORME ENTENDI EM SEU RELATO. SOU FILHO DE PAI PORTUGUÊS E MÃE BRASILEIRA, TAMBÉM FILHA DE PORTUGUESES, QUE POR MEU AZAR NÃO NASCEU LÁ. FOI ALFABETIZADA E DEPOIS, NA MOCIDADE, VOLTOU E VIVEU LÁ COM SEUS PAIS POR UM LONGO PERÍODO.

EM 2005 INICIEI O PROCESSO PARA A BINACIONALIDADE E, INFELIZMENTE, POR FALTA DE DOCUMENTOS ORIGINAIS, LÁ DE PORTUGAL E, NÃO VENDO COMO SOLUCIONAR DE IMEDIATO,DESANIMEI. MEU PACOTE DE DOCUMENTOS VOLTOU DO CONSULADO DA RUA CANADÁ POR HAVER DIVERGÊNCIA DE NOMES NA CERTIDÃO DE CASAMENTO DOS MEUS PAIS E TAMBÉM NO ATESTADO DE ÓBITO DO MEU PAI. SÓ POSSO RESOLVER ISSO DEPOIS DE ALTERAR EM JUIZO, COM O ORIGINAL A "CERTIDÃO DE NASCIMENTO" DO MEU PAI, OCORRIDO EM 1904, CONFORME CONSTA EM SUA CARTEIRA MOD.19 EM MEU PODER. SEM O ORIGINAL DO "ASSENTO DE SEU NASCIMENTO" NADA CONSEGUIREI.TODOS MEUS PARENTES JÁ ESTÃO MORTOS(TIOS, PAIS E IRMÃ). COMO SOU FILHO TEMPORÃO E ELE POUCO FALAVA DOS SEUS, NÃO TENHO A QUEM RECORRER, A NÃO SER NAS INFORMAÇÕES COLHIDAS AQUI NO GENEALL. COM CEM ANOS APÓS O NASCIMENTO, OS DOCUMENTOS SÃO TRANSFERIDOS PARA OS ARQUIVOS DISTRITAIS, NO CASO É O ADV (AVEIRO),COMO É DE SEU CONHECIMENTO. PORÉM NO MEU CASO, NÃO ACHARAM O REGISTRO EM SEUS ARQUIVOS. JÁ ME DISSERAM QUE O PERÍODO ERA DE RISCO, POIS FAZIA EXATAMENTE 100 ANOS DE SEU NASCIMENTO E OS DOCUMENTOS PODERIAM ESTAR EM TRÂNSITO! A BEM DA VERDADE É QUE NÃO ACHARAM NAQUELA ÉPOCA E AGORA, VOLTO A SOLICITAR.

BEM, TUDO ISTO QUE ESTOU CONTANDO É PARA TENTAR OBTER OUTRA IDÉIA DE COMO POSSO TER CERTEZA DE ENCONTRAR O LOCAL CERTO DE SEU NASCIMENTO PORQUE A FREGUESIA(OLIVEIRA DE AZEMÉIS),ESTÁ MEIO CONFUSA. A MINHA AVÓ, MÃE DELE, JÁ ESTAVA MORTA (1940) QUANDO EU NASCI(1945) E ESTÁ ENTERRADA NO CEMITÉRIO SÃO PAULO/CAPITAL(EM PINHEIROS). A SENHORA SABE SE O CEMITÉRIO TEM LISTA INFORMATIZADA DOS SEPULTAMENTOS PARA EU OBTER OS DOCUMENTOS DE SEU ÓBITO E CONSEQUENTEMENTE, DEMAIS INFORMAÇÕES PARA TENTAR CHEGAR A LOCALIZAR ONDE ELA DEU ALUZ A MEU PAI, LÁ EM PORTUGAL? OU ENTÃO, COMO OBTER A CERTIDÃO PAROQUIAL DE BATISMO DO MEU PAI LÁ EM PORTUGAL? CASO CONTRÁRIO, MINHAS FILHAS, PRINCIPALMENTE UMA, COM 30 ANOS, QUE TRABALHA EM UMA MULTINACIONAL NÃO TERÁ A CIDADANIA EUROPÉIA, COMO PRETENDE.

EM RESUMO, ESTOU AGUARDANDO POR INFORMAÇÕES ADICIONAIS, CASO MINHA NOVA PESQUISA EM ENCONTRAR SEU ASSENTO DE NASCIMENTO EM NO A.D.AVEIRO , NÃO DÊ EM NADA. IMAGINE QUE TEREI DE ALTERAR TAMBÉM A CERTIDÃO DE CASAMENTO DOS MEUS PAIS, POIS O NOME DA MÃE DA NOIVA CONSTA O DE SOLTEIRA, MUITO EMBORA ISSO JÁ TENHA SIDO ALTERADO, EM JUIZO E AVERBADO EM SUA CERTIDÃO DE NASCIMENTO (DELA, MINHA MÃE),LOGO APÓS SEU CASAMENTO.
HOJE TODOS ESTÃO MORTOS, MAS MESMO ASSIM ELES DEVERÃO CASAR NOVAMENTE EM PORTUGAL E EU DEVEREI TAMBÉM NASCER EM PORTUGAL. PODE? PODE. É ABSURDO, MAS PODE! "TUDO PODE PARA IMPEDIR A CONCORRÊNCIA COM OS IRMÃOS DO PORTUGAL CONTINENTAL".
CORDIALMENTE AO SEU DISPOR, CASO SEJA ÚTIL, CONTANDO COM SUA GRAÇA.
MUITO OBRIGADO, SÍLVIO ALBANO MOREIRA CAMPOS.

Resposta

Link directo:

RE: registo de nascimento

#197622 | roz | 23 mai 2008 08:28 | Em resposta a: #197620

Caro Silvio,

Ja experimentou contactar a Conservatoria do Registo Civil de Oliveira de Azemeis?
A direccao 'e: crc.oliveira-azemeis@dgrn.mj.pt
Embora seja mais de 100 anos pode ser que ainda la esteja e nesse caso nao importa saber onde foi baptisado/a desde que tenha sido na area abrangida por Oliveira de Azemeis.
Boa sorte.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: registo de nascimento

#197642 | M.Ribeiro | 23 mai 2008 12:39 | Em resposta a: #197620

Caro Sílvio

Vi que está nesta "luta" desde fevereiro de 2007. Infelizmente, quem mais poderia ajudá-lo pouco faz: o Consulado. Com uma ou outra exceção, os funcionários costumam ser bastante lacônicos em suas informações.

Siga a orientação da Rosario e pesquise ainda na Conservatória do Registro Civil de Oliveira de Azeméis. Vi em outra mensagem sua que o seu pai nasceu em 30/01/1904. Com a data especificada peça então pesquisa em todas as freguesias do Conselho de Oliveira de Azeméis.

O óbito de Amélia Augusta Moreira Campos, como ocorreu antes de 1940, como você disse acima, tenho a informação de que pode ser procurado no Arquivo Histórico Municipal. Eles têm registros de sepultamentos nos cemitérios da cidade de São Paulo de 1858 a 1940. Fica na rua Fernando Prestes, 152 - Estação Tiradentes do Metrô, de 2ª a 6ª feira, das 9 às 17 horas. Telefone 3326-1010.

Existe uma outra instituição que faz a pesquisa por telefone, dando-se o nome do cemitério, que é o que você já tem. Vou procurar em meus mails e volto a escrever. Pode ser que algum participante até possa informar qual é antes que eu encontre.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: registo de nascimento

#197643 | papainoel | 23 mai 2008 12:44 | Em resposta a: #197622

crc.oliveira-azemeis@dgrn.mt.pt...

Prezadp Rosário,
Não consigo enviar dados no enderêço em pauta. Por favor, verifique se está correto.
Muito Obrigado, Sílvio.

Resposta

Link directo:

RE: registo de nascimento

#197644 | M.Ribeiro | 23 mai 2008 12:54 | Em resposta a: #197643

Silvio

O endereço que a Rosário lhe passou está correto. Você deu um clique em cima do endereço? Fazendo isso entra automaticamente na página. Aí é só escrever a mensagem. Eu fiz o teste e deu certo.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: registo de nascimento

#197645 | papainoel | 23 mai 2008 12:56 | Em resposta a: #197642

Cara Marli,

Fico desde já agradecido e aguardando por novas informações. Acabo de tentar enviar email para a Conservatória da Freguesía de Oliveira de azeméis mas o endereço dá inválido (crc.oliveira-azemeis@dgrn.mt.pt). Será que estou com o endereço errado? Hoje mesmo vou procurar pelo sepultamento de minha avó, mas como parece, está também numa data de risco aí em São Paulo (1940)! Sua ajuda é preciosa. Estou procurando acertar desde 2005 e até agora nada. No Geneall desde 2007, quando descobri o site.

Muito Obrigado e fica com Deus, Sílvio Campos (BR)

Resposta

Link directo:

RE: registo de nascimento

#197647 | M.Ribeiro | 23 mai 2008 13:04 | Em resposta a: #197645

Sílvio

Tomei a liberdade de escrever esta mensagem para Portugal. Vamos ver no que vai dar.

Marli



Prezados Senhores

Sou do Brasil. Gostaria de saber se é possível obter a cópia do registro de batismo de Joaquim Hipólito Moreira Campos, filho de Amélia Augusta Moreira Campos,nascido em 30/01/1904. Como estou enviando a data especificada, gostaria de saber se a busca poderá ser feita em todas as freguesias desta Conservatória.

Agradeço por uma resposta.

Marli Ribeiro
São Paulo - SP

Resposta

Link directo:

RE: registo de nascimento

#197648 | M.Ribeiro | 23 mai 2008 13:10 | Em resposta a: #197647

Sílvio

A minha mensagem retornou. Assim que tiver um tempinho vou tentar levantar outro endereço eletrônico da Conservatória.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: registo de nascimento

#197650 | M.Ribeiro | 23 mai 2008 13:22 | Em resposta a: #197648

Silvio

Em um rápido telefonema para a Conservatória o endereço foi passado como sendo crpcom.oliveira-azemeis@dgrn.mj.pt

Estou estranhando porque crpcom mais parece com "predial"e "comercial". Mas vou tentar novamente mandar mensagem. O telefone que usei é o (0021)351 2 5666 6250.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: registo de nascimento

#197651 | M.Ribeiro | 23 mai 2008 13:30 | Em resposta a: #197650

Sílvio

Usei também o endereço que a Rosário passou, fazendo uma correção nele . Não é mt, como estava no endereço anterior, mas mj (Ministério da Justiça).

Vamos aguardar.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: registo de nascimento

#197655 | M.Ribeiro | 23 mai 2008 13:49 | Em resposta a: #197651

Sílvio
Se quiser pode usar o endereço que a Rosário passou porque estava correto.
Você que trocou o j pelo t (mj por mt), na hora de copiar ... E eu dei um clique foi no seu endereço e não no dela. Por isso a mensagem havia retornado...

Marli

Resposta

Link directo:

RE: registo de nascimento

#197705 | papainoel | 23 mai 2008 17:22 | Em resposta a: #197647

MARLI,

ME AUSENTEI ALGUMAS HORAS DO PC E AGORA VERIFIQUEI A MARAVILHOSA PROVIDÊNCIA QUE A SENHORA TOMOU EM ME AJUDAR. PARABÉNS. QUANTO AO ENDEREÇO ANTERIORMENTE FORNECIDO, FIZ O CLIQUE CONFORME INSTRUÇÕES DA ROSÁRIO/MARLI E FUNCIONOU. AGORA DURANTE A TARDE VOU TENTAR NO ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL PARA TENTAR O ÓBITO DA SRA. AMÉLIA. POR ENQUANTO ESTOU VERIFICANDO O LADO DO MEU PAI PORTUGUÊS. MINHA MÃE BRASILEIRA, TAMBÉM TEM SEUS PAIS ENTERRADOS AQUI NO BRASIL NO CEMITÉRIO DO ARAÇÁ, EM SÃO PAULO. ACHO QUE DO LADO DELA TALVEZ SEJA MAIS FÁCIL PARA FORMAR A GENEAGOLIA, QUE AGORA, TAMBÉM ME INTERESSA ESSE ASSUNTO.

BEM ...VAMOS A LUTA.

ATÉ MAIS. GRATO,SÍLVIO CAMPOS/RIBEIRÃO PRETO-SP/BRASIL

Resposta

Link directo:

RE: registo de nascimento

#197815 | papainoel | 24 mai 2008 18:43 | Em resposta a: #197647

Boa Tarde Cara Marli,

Tenho boas novas. Descobri a direção para retirar a certidão do óbito da mãe do meu pai, Amélia Moreira Campos, e já pedi a mesma através da ARPEN-SP. Caso sua pesquisa em Portugal dê negativa, teremos mais dados para ajudar. Fiquei sabendo que o dono da campa onde ela está enterrada no Cemitério São Paulo é o Sr. Agabuz Moreira Campos. Curioso nome! Acho que pode ser do seu pai, meu Bisavó! Desconhecia o nome. Tenho só uma foto de seus pais. Vamos vero que dá!

Abraços, Sílvio.

Resposta

Link directo:

RE: registo de nascimento

#198030 | M.Ribeiro | 26 mai 2008 16:39 | Em resposta a: #197815

Caro Sílvio

O que é a sigla ARPEN-SP? Fiquei curiosa. Suas descobertas foram através do Arquivo Histórico?

Fiquei contente com o andamento do seu caso.

Ainda não recebi nenhuma resposta de Portugal.


Marli

Resposta

Link directo:

RE: registo de nascimento

#198032 | papainoel | 26 mai 2008 16:58 | Em resposta a: #198030

ESTIMADA MARLI,

BEM, QUANDO DA PRIMEIRA VEZ QUE REUNI A PAPELADA LÁ PARA O CONSULADO,EM 2005, SOLICITEI TUDO ATRAVÉS DA "ARPEN-SP" E RECEBI OS DOCUMENTOS AQUI EM RIBEIRÃO. ACHEI UMA MARAVILHA, PRINCIPALMENTE SENDO DO BRASIL. VEJA VOCÊ MESMA O QUE É, E COMO FUNCIONA. SEGUE O SITE :

.

A INFORMAÇÃO DO CARTÓRIO PARA OBTER O ÓBITO, ETC. VEIO DO PRÓPIO CEMITÉRIO, CUJO TELEFONE O ARQUIVO HISTÓRICO ME FORNECEU, SEGUNDO SUA INFORMAÇÃO.

GRANDE ABRAÇO, SÍLVIO.

Resposta

Link directo:

RE: registo de nascimento

#198033 | papainoel | 26 mai 2008 17:03 | Em resposta a: #198030

ESTIMADA MARLI 2:

COMO PERCEBI O SITE NÃO É TRANSCRITO, ASSIM VOU TENTAR DE NOVO:

wwwpontoregistrocivilpontoorgpontobrbarraprincipalbarraindesxpontocfm

ACHO QUE AGORA VAI DAR CERTO. TCHAU...

Resposta

Link directo:

RE: registo de nascimento

#200480 | papainoel | 16 jun 2008 03:42 | Em resposta a: #197647

Cara Marli,
Dando continuidade às minhas tarefas, ficarei ausente por +/- 15 dias, sem comunicação por email ( zona rural). Mesmo assim, aguardo por notícias, a qualquer tempo, caso sua consulta à Oliveira de Azemeis, ref. Joaquim H. M. Campos, tenha sido respondida. Essas coisas são mesmo demoradas; vamos aguardar!
No mais, espero que esteja tudo bem por aí em São Paulo.
Abraços, Sílvio.

Resposta

Link directo:

RE: registo de nascimento

#200562 | M.Ribeiro | 16 jun 2008 15:56 | Em resposta a: #200480

Caro Sílvio

Vamos ver se nestes 15 dias chega alguma resposta. Já reenviei o pedido e até agora, nada ...

Abraço.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: registo de nascimento

#330535 | sanfinense | 07 jun 2013 18:15 | Em resposta a: #194409

Ao ler este forum depois de meses de pesquisa sem qualquer resultado, lembrei-me de colocar aqui neste forum a minha situação.

Meus Bisavós foram para o Brasil,por volta de 1911/12 , Cujos nomes eram :Antonio Augusto Lopes e Laura Pereira Machado, levaram com eles já dois filhos nascidos aqui em Portugal,Sanfins do Douro, Tras-osMontes.
Regressaram por volta de 1930/32 já com mais 5 filhos.DOMINGOS,HENRIQUE-CORDALIA-ERACY e MARIA,minha Avó que nasceu no Brasil e segundo os elementos que foram dados na altura do seu casamento(1937),já em Portugal,teria nascido na cidade de Santos em 1916, mais precisamente em 4 de Novembro de 1916, o que acontece é que já pedi certidões nos dois registros existentes em santos ,mas ninguem consegue descobrir o nascimento de mInha avó Maria Pereira Lopes.

Se alguem souber de alguma pista que me ajude agradeço
meu email:mrodrigues1964@gmail.com

Nota:Segundo me lembro ela falava muito(se não estou confundido)em OLINDA, seria algum bairro ,localidade etc de Santos???

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 07:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen