Familia Gomes de Oliveira

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Familia Gomes de Oliveira

#194190 | CONSULTOR06235 | 25 abr 2008 01:22

Busco por informações sobre o local de nascimento do meu pai.

Meu avô: João Gomes de Oliveira, filho de Domingos Gomes de Oliveira e Joaquina Ferreira da Silva

Minha avó Rosa da Silva Gesteira, filha de Manoel da Silva Gesteira e Carolina Rosa da Conceição

Meus avós sairam de Portugal para o Brasil em 1929 ou 1930 com o filho de 5 anos Manuel Gomes de Oliveira.

Estou em busca do local de nascimento do meu pai e se possível de infomação sob meus familiares em Portugal.

Lembro de minha avó falar de Traz-dos-Montes e Vila da Feira, mas não tenho certeza se um deles é o local de nascimento do meu pai.

Agradeço muito se alguém puder me ajudar.

Resposta

Link directo:

Pesquise mais

#194427 | salen | 27 abr 2008 21:39 | Em resposta a: #194190

Cara participante que se esqueceu de assinar,
'Vila da Feira' é o antigo nome da cidade de Santa Maria da Feira, no Distrito (mais ou menos equivalente a 'Estado' no Brasil) de Aveiro, a sul do Douro, e próxima do mar.
'Trás-os-montes' era um antigo nome de uma região a norte do Douro, composta por dois Distritos (Vila Real e Bragança), no interior, longe do mar.
O que nos diz é mais ou menos como se eu me dirigisse a um Forum brasileiro e dissesse: tenho estes nomes assim assado, e lembro da minha avó falar do Nordeste e de Brasília ...

Com excepção de 'Gesteira' (ou Giesteira - uma planta dos montes que dá uma flôr amarela na Primavera, e serve para fazer vassouras) todos os outros apelidos dos Srs seus ancestrais são demasiado comuns (como aliás os de quase todos nós, diga-se). Podem ter tido origem em qualquer terra do Minho ao Agarve, e Ilhas.
Vá aos documentos antigos, registos de chegada, do navio, de que porto partiu em Portugal, registos dos primeiros documentos no Brasil, testamentos, certidões de óbito, cartas, envelopes, fotografias antigas, qualquer coisa que faça referência a locais: você precisa de UM LOCAL (localidade, Freguesia, quando muito o Concelho = Município). Fale com os seus mais velhos, com os amigos deles.

Descubra isso e depois volte a este seu Tópico (não abra outro).
Boa sorte e boas pesquisas.
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Pesquise mais

#194443 | CONSULTOR06235 | 27 abr 2008 23:10 | Em resposta a: #194427

Olá Victor,

Agradeço muito sua resposta. Na realidade você me confirmou o que eu venho pesquisando.

Sei que tenho que comecar aqui pelo Rio de Janeiro, onde eles chegaram e sempre viveram. Estarei consultando o Arquivo Nacional em breve e tentar obter alguma informação através dos registros de chegada de navio.

Saudações,

Luiza de Oliveira

Resposta

Link directo:

Pesquise mais (II)

#194540 | salen | 28 abr 2008 19:17 | Em resposta a: #194443

Cara L Oliveira,
Lembrei-me de outra possibilidade. Não custa nada tentar.
Como o nascimento do mais recente é de cerca de 1924, ele já deve ter tido registo na Conservatória dos Registos Centrais. Se escrever para a Direcção Geral dos Registos e Notariado, do Ministério da Justiça, (use um motor de busca qualquer para procurar o site que deve ter uma sigla 'dgrn' lá pelo meio da sopa de letras) deve haver forma de descobrirem o registo do pequeno que viajou com 5 anos.
Tente, e logo vê no que dá.
Boa sorte.
VF

Resposta

Link directo:

RE: Pesquise mais (II)

#194641 | CONSULTOR06235 | 29 abr 2008 13:35 | Em resposta a: #194540

Prezado Victor,

Agradeço muito a sua dica.

Luiza

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 00:18

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen