Familias de Aborim, Quintiães e Aguiar

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familias de Aborim, Quintiães e Aguiar

#192925 | cacr | 17 abr 2008 16:44

Caros Confrades,

Pautando-se este forum por um sentido de entreajuda fantástico, gostaria de saber se algum dos confrades, tem estudado familias de alguma destas freguesias do concelho de Barcelos. Procuro mais concretamente os nomes Rodrigues, Carvalho, Barros, Castro, Maceiro.
Desde já agradecido, cumprimentos,
Candido Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Aborim, Quintiães e Aguiar

#193885 | cacr | 23 abr 2008 09:44 | Em resposta a: #192925

Caros confrades,

Só para pedir ajuda novamente.
Cumprimentos,
Candido Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Aborim, Quintiães e Aguiar

#202687 | cacr | 09 jul 2008 11:20 | Em resposta a: #192925

Caros confrades

Só para relnçar o pedido.
Cumprimentos
Cândido Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Aborim, Quintiães e Aguiar

#204115 | alexandrabacelar | 25 jul 2008 22:17 | Em resposta a: #202687

Caro Candido Rodrigues

Tenho descendencia em Quintiães e Aborim:

Quintiães da Casa Quinta da cabana :
neta de Maria da Conceição Machado Pereira do Vale filha de António Machado Pereira do Vale e de Ermelinda Gonçalves Pereira do Vale falecidos em 27/08/1940 e 28/12/1946, respectivamente, na Casa da Cabana em Quintiães.
No entanto apenas possuo cópia dos dados do Dr. Fernando Falcão Machado do Livro e Memorial que refere e não consigo entroncar a descendência

de Aborim: filha de Antonio Alberto Machado Bacelar Pinto (Toneca) neta de Domingos Alberto Bacelar Pinto ( Chefe da Estação do Tamel) e bisneta de Manuel Candido Araujo Pinto

de Aguiar:- sei apenas que o meu trisavô Jose Joaquim Araujo Pinto, era natural de Aguiar e casou com Candida Rosa Pinto natural de Santo Adrião - Famalicão , onde residiu

Entrei no genea procurando descendencia Bacelar da casa de Tavarez- Arcos de Valdevez. Com a posse de uma foto do meu bisavô Manuel Cândido procuro agora conhecer melhor este ramo da família, dado que os meus familiares nada sabem.
Se me puder ajudar ficarei grata .




Cumprimentos,
Teresa Alexandra Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Aborim, Quintiães e Aguiar

#206846 | cacr | 31 ago 2008 21:23 | Em resposta a: #204115

Cara Teresa Alexandra

Tenho andado um pouco arredade do forum por motivos profissionais e só agora estou a dedicar um pouco mais de tempo às minhas pesquisas.
Se não erro é sobrinha do Jorge que mora em Aborim perto da antiga casa de seu avô? . Pode-me confirmar se a sua avó era filha do Sr. António, mais conhecido por "Sr. Antoninho da Cabana"? Pois assim sendo será mais facil para mim recolher informações junto de pessoas que conheço em Quintiães.
Não hesite em me contactar para o forum se precisar de algo, ou se pretender posso-lhe fornecer o meu mail.
Quando tiver algo imediatamente lhe enviarei.
Cumprimentos,
Candido Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Aborim, Quintiães e Aguiar

#206847 | alexandrabacelar | 31 ago 2008 22:01 | Em resposta a: #206846

Caro Cândido Rodrigues
Confirmo que sou sobrinha do Rui Jorge Bacelar, neta da Maria da Conceição Machado Pereira do Vale filha do Antoninho da Cabana.

Fui a Quintiães e ao Tamel e não colhi informação. Não conseguia fazer a ligação dos meus avôs da Cabana aos familiares constantes do Livro Memorial do Dr. Fernando Falcão Machado, mas relativamente a este ramo da Cabana já consegui toda informação.
Adquiri o Livro do “ Apontamentos para a Historia de Santa Maria de Quintiães “ Autor: Monsenhor Manuel Baptista de Sousa onde consta toda a linhagem da Cabana e refere o nome do meu pai António Alberto Machado Bacelar Pinto conhecido “Toneca”.

Desde já agradeço a sua amabilidade.
Procuro agora elementos sobre o meu bisavô Domingos Cândido Araújo Pinto e avô Domingos Alberto Bacelar Pinto, que foi Chefe da Estação do Tamel e de Barroselas, filho e neto de ferroviários, designadamente historias de vida pois quando a registos de nascimento já possuo.
Mail teresaalexandrabacelararrobahotmailpontocom
Cumprimentos
Teresa Alexandra Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Aborim, Quintiães e Aguiar

#206849 | alexandrabacelar | 31 ago 2008 22:26 | Em resposta a: #206846

Em tempo:
O meu avô DOMINGOS ALBERTO BACELAR PINTO – Lugar de Moledo – Tamel (Aborim) – Barcelos n. 22/8/1906 f. 6/1/1970
O meu bisavô MANUEL CANDIDO ARAUJO PINTO - n.21/3/1884 em Calendário S. Julião -
era filho de JOSE JOAQUIM D'ARAUJO PINTO , factor da Estação Famalicão, natural de Aguiar - Barcelos e de CANDIDA ROSA PINTO, natural de Stº Adrião ,V.N.Famalicão
padrinhos MANUEL CANDIDO PINTO D´AZEVEDO e ADELAIDE SILVA AZEVEDO residentes no Rio de Janeiro
Cumprimentos
Teresa Alexandra Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Aborim, Quintiães e Aguiar

#206851 | Samuel C O Castro | 31 ago 2008 22:39 | Em resposta a: #206846

Caro Candido Rodrigues,

Gostaria de ver se os Castros que tens se entroncam em uma Grande base que estou a montar dessa família, se puder fazer a gentileza de informar os que tens, fico-lhe muito agradecido e a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Aborim, Quintiães e Aguiar

#206893 | cacr | 01 set 2008 12:00 | Em resposta a: #206851

Caro Samuel de Castro

Os elementos que possuo dizem respeito à minha avó paterna e seus ascendentes, mas ainda muito imcompletos, pois é um ramo da minha familia que ainda não aprofundei mas de qualquer maneira aqui ficam e se entroncar em algum dos ramos que possui, agradecia o favor de me informar.
Minha Avó:
- Maria de Castro Maceiro, n.21/05/1909 em Aguiar, concelho de Barcelos e + em 15/07/1985 em Quintiães, concelho de Barcelos.
Filha de:
- Miguel Antonio MAceiro, n. 22/03/1879 e + em 12/05/1948 tudo em Aguiar, Barcelos e de
- Josefa de Castro, n. 8/05/1879 e + 14/03/0957 tb em Aguiar, Barcelos.
Filha de:
- António Alves da Rocha nascido e falecido na mesma freguesia e de Rosa de Castro nascida em Aborim e falecida em Aguiar, ambas do Concelho de Barcelos.
Rosa de Castro filha de:
- Domingos José de Castro e de Josefa de Maria ou da Maia provavelmente ambos de Aborim, Barcelos.
E é tudo o que tenho.
Cumprimentos,
Candido Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Aborim, Quintiães e Aguiar

#206956 | Samuel C O Castro | 01 set 2008 19:20 | Em resposta a: #206893

Estimado Candido Rodrigues,

Muitíssimo obrigado pelas informações.

Infelizmente não consegui entroncar em minha base os Castros informados.

Caso descobrires a ascendência do Domingos José de Castro, peço sua gentileza de me informar, para que eu volte a consultar a referida base.

Ratifico meus agradecimentos. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Aborim, Quintiães e Aguiar

#207061 | cacr | 02 set 2008 22:07 | Em resposta a: #206956

Caro Samuel
Hoje consegui apurar os pais de Domingos José de Castro mas ainda sem qualquer data:
- Domingos Manuel de Castro e Maria Josefa ambos da freguesia de Quintiães, concelho de Barcelos.
Tendo mais elementos, informo. Melhores cumprimentos,
Candido Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Aborim, Quintiães e Aguiar

#207130 | Samuel C O Castro | 03 set 2008 13:45 | Em resposta a: #207061

Estimado Candido Rodrigues,

Agradeço a nova informação, que juntei aos demais dados que forneceste e salvei em um documento que tenho de dúvidas, para futuramente voltar a consultar a base, pois ainda não foi possível o entroncamento.

Ratifico meus agradecimentos pela disponibilidade de informar novos elementos sobre essa ascendência Castro.

Continuo a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Aborim, Quintiães e Aguiar

#210266 | Kyria | 10 out 2008 11:36 | Em resposta a: #206893

Olá Candido Rodrigues,


Foi por acaso que encontrei este forum...
Olha! Tenho ascendência em Aguiar e pouco ou quase nada sei sobre tais pessoas.
É muito difícil obter qualquer tipo de informação mesmo a nível familiar.

Sei que a minha avó Felicidade Rosa ou Felicidade Rosa Emília Ferreira casou, viveu e morreu em Aguiar e que o meu avô Domingos Rodrigues Pereira ou Domingos Rodrigues Gonçalves nasceu, viveu e morreu em Aguiar. Sei também que viveram e ainda vive lá uma tia, no lugar de Pomaraço.

Tenho alguns tios e tias espalhados por Durrães, Aguiar e Aborim e é só o que sei.

Gostaria imenso de saber mais, se me puderes ajudar...seria super!!

Obrigado e cumprimentos
Kyria

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Aborim, Quintiães e Aguiar

#210429 | helenavieira | 13 out 2008 13:51 | Em resposta a: #210266

Pois eu tamebm foi por acaso que encontrei este forum.
Andava à procura de algo sobre Quintiães, de onde a minha familia é e ainda tenho uma tia, tio e primas, porque cresci aqui durante algum tempo, e foi o "Lugar" que marcou a minha infancia.
Fui muito feliz nesta terra linda.
A minha avó materna, Maria da Gloria Vieira Linhares, e o meu avô, já ambos falecidos, criaram-me durante dois anos.
Morava-mos acima da Cabana.
Ainda tenho familia em Tamel e Carapeços.

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Aborim, Quintiães e Aguiar

#210430 | Kyria | 13 out 2008 14:11 | Em resposta a: #210429

Praticamente não conheço nada nessas localidades, procuro conhecer...

Nunca vivi lá, os nomes de que me fala não me dizem nada. No entanto quero dizer-lhe que tenho um tio por afinidade que se chama José Magalhães Linhares que é procedente de Quintiães e vive na freguesia de Aguiar. Será um seu aparentado?

Não tenho família alguma em Tamel ou Carapeços...

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Aborim, Quintiães e Aguiar

#210433 | cacr | 13 out 2008 15:13 | Em resposta a: #210429

Olá helenavieira

Tenho familia em quintiães e eu sou de Aborim (Tamel), pelo que provavelmente conheço seus familiares. estou a investigar, para a minha arvore genealogica, familias de quintiães, aborim e aguiar, entre outras pois são locais onde tive e tenho ascendentes pelo que se precisar de alguma informação pode ser que eu tenha.
Cumprimentos
Candido Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Aborim, Quintiães e Aguiar

#210459 | cacr | 13 out 2008 18:46 | Em resposta a: #210429

Cara helenavieira

Conheço sua familia de quintiaes e aborim, inclusivé uma tia minha, por afinidade, é filha de uma irmã de sua avo Glória.
Diga o que pretende saber talvez a possa ajudar.
Cumprimentos,
Candido Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Aborim, Quintiães e Aguiar

#210623 | helenavieira | 15 out 2008 12:06 | Em resposta a: #210459

Bem, so falta saber de qual. Eu só conheci a tia Estrela.

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Aborim, Quintiães e Aguiar

#210629 | cacr | 15 out 2008 13:13 | Em resposta a: #210623

Ola Helenavieira,

A mãe de minha tia chamave-se, se não erro, Ana.
Conheço bem o seu tio António que mora em Tamel.
Se precisar de algo, diga.
Cumprimentos,
Candido Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Aborim, Quintiães e Aguiar

#210690 | helenavieira | 16 out 2008 10:54 | Em resposta a: #210629

Bom dia, pois o meu tio mora em Tamel sim.
As irmãs da minha avó se não me engano eram Estrela e Marinha.
ainda conheci uma delas, que morava perto do apeadeiro, na Maceira.
Tambem deve conhecer o meu tio Domingos e amulher Joaquina.
já agora cumprimentos ao Antonio e à Minda.
O MUNDO É PEQUENO.

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Aborim, Quintiães e Aguiar

#210695 | cacr | 16 out 2008 11:39 | Em resposta a: #210690

Cara helenavieira

O mundo é mesmo pequeno, a sua tia Marinha morava efectivamento no lugar de Maceiro em Quintiães, e ainda outra coincidencia maior, a minha tia, morou muito tempo com ela, inclusivé tem uma casa no mesmo lugar. Conheço a Joaquina e quando estiver com o Antonio concerteza que lhe transmito os cumprimentos. Qualquer coisa que precise diga.
Cumprimentos,
Candido Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Aborim, Quintiães e Aguiar

#210699 | cacr | 16 out 2008 11:44 | Em resposta a: #210690

Esqueci-me de lhe fazer uma pergunta, que não é de resposta obrigatória, como se chamam os seus pais?
Você é prima dos meus primos. este mundo é mesmo uma aldeia. Quando falei nisto com minha mãe, ele ficou muito admirada, pois ela é de Quintiães e provavelmente conhece os seus pais, pois conhece todos os seus tios.
Mais uma vez cumprimentos
Candido

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Aborim, Quintiães e Aguiar

#210704 | helenavieira | 16 out 2008 12:36 | Em resposta a: #210699

O nome da minha mãe Ana Vieira Linhares, e o pai David Jose Neves de Carvalho, e minha mãe pergunta se a sua mulher chama-se São?

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Aborim, Quintiães e Aguiar

#210705 | helenavieira | 16 out 2008 12:47 | Em resposta a: #210699

O nome da minha mãe Ana Vieira Linhares, e o pai David Jose Neves de Carvalho, e minha mãe pergunta se a sua mulher chama-se São?

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Aborim, Quintiães e Aguiar

#210706 | cacr | 16 out 2008 12:48 | Em resposta a: #210704

É minha mãe e chama-se Ana e é filha do Manuel Barros conhecido por Manuel "Maceiro" e tinha um tio que morava na casa em frente à da sua tia Marinha.
Cumprimentos,
Candido

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Aborim, Quintiães e Aguiar

#215812 | helenavieira | 17 dez 2008 17:38 | Em resposta a: #210706

Como estamos na época natalicia, desejo a todos os meus familiares de Quintiães, amigos e conhecidos, um Bom Natal e Feliz 2009
Helena Vieira

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Aborim, Quintiães e Aguiar

#215834 | cacr | 17 dez 2008 20:56 | Em resposta a: #215812

Cara Helena Vieira

Um Santo e Feliz Natal e um 2009 com tudo de bom.
Candido Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Aborim, Quintiães e Aguiar

#217144 | vbriteiros | 02 jan 2009 23:25 | Em resposta a: #192925

Caro Candido Rodrigues,

Nas minhas pesquisas encontrei um Joaquim, nascido em S. Martinho de Aborim, aos 31.03.1884, filho de José de Magalhaes ( nat. de Aborim) e de Maria Pereira Lima ( nat. de Fragoso), neto paterno de Francisco de Magalhães e de Josefa Maria Maceira ( ambos de Aborim) e neto materno de Manuel Rodrigues de Carvalho ( nat de Fragoso) e de Maria Francisca Pereira de Lima ( nat de Quintiães).
Foi baptizado pelo Padre Francisco José da Silva Rozal.
O assento diz que era o segundo do nome, pelo que teve um irmão falecido antes do seu nascimento.
Posso acrescentar que na sua juventude este Francisco emigrou para África onde atingiu uma situação económica e social notória´
Parece-me que a ascendência deste Francisco tem pelos menos 3 dos apelidos que procura.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Aborim, Quintiães e Aguiar

#217172 | cacr | 03 jan 2009 11:25 | Em resposta a: #217144

Caro Vasco Briteiros

Muito obrigado pelos dados que teve a amabilidade de diponibilizar. São muito uteis pois permitem-me fazer algumas ligações nos meus apontamentos. Mais uma vez muito obriado e se precisar de algo estou ao dispor.
Cumprimentos e votos de bom ano,
Candido Rodrigues

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 11:09

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen