ajuda em coimbra

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

ajuda em coimbra

#192211 | kneif | 12 abr 2008 00:54

Estou precisando de uma ajuda pois minha avo ao entrar no brasil com apenas 5 anos declarao que ela nasceu no ano de 1905 ou 1908 em coimbra -salgueiro , mas infelizmente nao consigo achar sua freguesia pois ja fiz varia pesquisas e nao acho nenhum lugar chamado salgueiro. Minha Avo se chama Maria Gonçalves seus pai Manuel Gonçalves (Nascido em Leiria) se sua Mae Joaquina Pires ( Provavel de Pombal)Tenho Algumas datas. Se alguem puder me Ajudar com informaçoes sobre o casamento Manuel e Joaquina ,ou enntao co a certidao de batismo de minha avo agradeceria muito.
Atenciosamente
Adriana

Resposta

Link directo:

RE: ajuda em coimbra

#192279 | M.Ribeiro | 12 abr 2008 19:31 | Em resposta a: #192211

Cara Adriana

(Se você não se incomoda, vou dar continuidade neste tópico que você abriu, embora esteja respondendo ao que foi colocado no outro tópico. É que o o outro ficou bem marcado com a procura da Luciana ...)

Em princípio, os dois locais para onde se pede pesquisa são o Arquivo Distrital onde fica o concelho e a Conservatória do Registro Civil do concelho onde fica a freguesia. Se houver ainda o nome da "localidade" deve-se saber a qual freguesia pertence a localidade e esta freguesia a que concelho pertence.
Então, a divisão é assim: distrito, concelho, freguesia, localidade.
O distrito corresponde ao nosso estado, o concelho à cidade, a freguesia ao bairro. Já para a localidade, via de regra não temos correspondente nas grandes cidades brasileiras.
Estou supondo que você está no Brasil ...
Eu uso bastante o Google para "entender" Portugal.

Marli
São Paulo

Resposta

Link directo:

RE: ajuda em coimbra

#192280 | kneif | 12 abr 2008 19:47 | Em resposta a: #192279

Cara Marli
Em pesquisa achei local salgueiro em 4 freguesia :
Local:Estrada de Salgueiro- Freguesia: torre de vilela - Concelho: coimbra
Local : Salgueiro-Freguesia: Folques -Concelho: Arganil
Local: Salgueiro- Freguesia:Condeixa a Velha - Concelho: Condeixa a Nova
Local: Vale do Salgueiro - Freguesia e concelho de Miranda do Corvo

Todos esses lugares aparece Salgueiro esta dificil eu mando mail para arquivo de coimbra pedindo dados a todas essas freguesia e sera que pela data de 1905 a 1908 estaram no distrito de coimbra.
Obrigada pelas informaçoes


Atenciosamente
Adriana

Resposta

Link directo:

RE: ajuda em coimbra

#192285 | M.Ribeiro | 12 abr 2008 20:36 | Em resposta a: #192280

Cara Adriana

Eu acho que você está no caminho certo considerando Salgueiro apenas uma localidade, porque a freguesia de Salgueiros que achei fica no Distrito de Castelo Branco, e não no Distrito de Coimbra.

Parece que o termo "vila" em Portugal é a mesma coisa que cidade. Na Wikipédia consta que Arganil, Condeixa a Nova e Miranda do Corvo são todas "vilas" portuguesas do Distrito de Coimbra. Então, se são cidades (concelhos), você continua precisando saber o nome da freguesia (bairro). As 4 freguesias que você achou são Torre de Vilela, Folques, Condeixa a Velha, Miranda do Corvo. Peça então pesquisa ao Arquivo Distrital de Coimbra citando as 4 freguesias e as datas que você tem. Achei este email mas sei que neste fórum tem um professor que auxilia nas pesquisas da Universidade de Coimbra. Vou ver se levanto o nome ou se alguém se dispõe a informar.

Arquivo da Universidade de Coimbra

Rua de S. Pedro, 2 - 3049 COIMBRA CODEX - Tel.: 239 859855 - Fax: 239 820987
E-mail: arquivo@gemini.ci.uc.pt - Internet: http://cygnus.ci.uc.pt:80/auc/


Marli

Resposta

Link directo:

RE: ajuda em coimbra

#192288 | M.Ribeiro | 12 abr 2008 20:53 | Em resposta a: #192285

Cara Adriana

O nome do professor é Pedro França. O tópico mais atual tem o nome "Ao Pedro França: pesquisa no AUC" (Arquivo da Universidade de Coimbra), já de abril de 2008.

Coloque o nome dele acima e pesquise em Todas as Salas, tópicos ou mensagens.
Ele costuma ser bem gentil.

Escreva com bastante objetividade dizendo o que você precisa dos arquivos da Universidade de Coimbra, que são pesquisas paroquiais.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: ajuda em coimbra

#192292 | M.Ribeiro | 12 abr 2008 21:23 | Em resposta a: #192288

Adriana

Por acaso vi já sua mensagem ao Dr. Pedro França em outro tópico que não o que citei. Porque você não coloca os dados que já tem no tópico "Ao Pedro França: pesquisa no AUC"? Acho mais objetivo e agiliza as coisas.

Abraço.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: ajuda em coimbra

#192298 | kneif | 12 abr 2008 22:14 | Em resposta a: #192292

Cara Marli
Muito Obrigada pelas suas informaçoes , vou seguir seus concelhos e continuarei me comunicando com vc e fique certa que assim que chegar a lista entrarei em contato. Estou muito ansiosa por esta lista
Atenciosamente
Adriana

Resposta

Link directo:

Para a Adriana Kneif

#192311 | Pedro França | 13 abr 2008 00:27 | Em resposta a: #192298

Cara Adriana:

Fui abordado pelo seu pedido de socorro em várias frentes.
Como tenho o seu e-mail, vou antes tentar por esta via que será preferível, uma vez tratando-se de caso deveras pessoal e particular.
Então até à minha mensagem via e-mail.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 mai 2024, 14:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen