Encontrar a certidão de nascimento de minha Avó

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Pessoas | Brasil

ENCONTRAR A CERTIDAO DE NASCIMENTO DA MINHA VÓ

#192056 | taniaacad | 10 abr 2008 23:23

PRECISO ENCONTRAR A CERTIDAO DE NASCIMENTO DA MINHA VÓ, QUE NASCEU EM PORTUGAL, O PROBLEMA É QUE NO DOCUMENTO DE EMBARQUE DELA AQUI NO brASIL EM 1919, A DATA DE NASCIMENTO DELA É 1911, E NA CERTIDAO DE CASAMENTO É 1912. NAO CONSIGO ENCONTRAR TAMBÉM UMA CIDADE CHAMADA VIEIRA ONDE SUPOSTAMENTE ELA NASCEU, PPOIS AS DUAS VIEIRAS DE PORTUGAL EU JA PROCUREI E NAO ENCONTREI NENHUMA CERTIDAO DE NASCIMENTO. mE DISSERAM QUE EU DEVIA PROCURAR NAS PAROQUIAS, MAIS NAO CONSIGO OS TELEFONES DAS PAROQUIAS, ESTOU PROCURANDO PARA FAZER O MEU DOCUMENTO DE CIDADANIA PORTUGUESA. sE ALGUEM PUDER ME AJUDAR EU AGRADEÇO MUITO.tEM MAIS UMA PISTA PARECE QUE ELA NASCEU NA ILHA DA MADEIRA.

Resposta

Link directo:

RE: ENCONTRAR A CERTIDAO DE NASCIMENTO DA MINHA VÓ

#192070 | cverde | 11 abr 2008 00:36 | Em resposta a: #192056

Portugal encontra-se dividido em distritos, estes em concelhos e estea ainda em freguesias

http://www.geneall.net/P/nivel.php?id=-100

As freguesias correspondem grossomodo às antigas paróquias e, em regra, os registos paroquiais de baptismo, casamento e óbito com mais de 100 anos encontram-se nos Arquivos Distritais embora haja excepções e, alguns desses livros, se encontrem ainda nas Consevatórias do Registo Civil (criadas cerca de 1910).

Em Portugal continental existe, que me lembre agora, Vieira do Minho e Vieira de Leiria. Desconheço se na Ilha da Madeira existe alguma localidade chamada Vieira.

Sugiro que coque aqui o nome da sua avó e o máximo possível de dados que dispõe através do documento de embarque ou outras fontes. Quem sabe não surge alguma ajuda.

Resposta

Link directo:

RE: ENCONTRAR A CERTIDAO DE NASCIMENTO DA MINHA VÓ

#192071 | cverde | 11 abr 2008 00:37 | Em resposta a: #192070

Em tempo, Sugiro que coloque ...

Resposta

Link directo:

RE: ENCONTRAR A CERTIDAO DE NASCIMENTO DA MINHA VÓ

#192080 | taniaacad | 11 abr 2008 01:59 | Em resposta a: #192070

procuro a certidao de nascimento de minha vó me ajudem por favor--Dados que eu possuo:Minha vó Maria Laranja Simões( ou simão ao certo eu nao sei pois as informações nos documentos são desencontradas) é filha de José Simão Custódio e Emilia Laranja Parreira( com ou sem Parreira alguns documentos tem outros nao)nascida em 20 de outubro de 1912 ou 1911( tambem estas datas estao confusas), na verdade tem 2 datas de nascimento que podem ser : 20-101912 e 30-10-1911.Ela chegou no Brasil em 1919, a informação que eu tenho é que ela nasceu em vieira,portugal.

Resposta

Link directo:

RE: ENCONTRAR A CERTIDAO DE NASCIMENTO DA MINHA VÓ

#192087 | clebermm4932 | 11 abr 2008 03:15 | Em resposta a: #192056

Cara Tania,

Que eu tenha conhecimento, apenas existem duas freguesias que contenham "Vieira" no nome: 1 - Freguesia Vieira do Minho, pertencente ao Município Vieira do Minho e Distrito de Braga. O presidente da Junta de Freguesia de Vieira do Minho é Antonio de Jesus Campos Mendes e ela está localizada no Centro Comercial Alto Minho, 1º - 4850- Vieira do Minho, telefone/fax: 253 648 895.
2 - Freguesia Vieira de Leiria, pertencente ao Município Marinha Grande e Distrito de Leiria. O presidente da Junta de Freguesia Vieira de Leiria é Paulo Jorge Campos Vicente e ela está localizada no Largo dos Combatentes da Grande Guerra, nº 6 - 2430-799 - Vieira de Leiria, telefone: 244 695 843 - fax: 244 691 709 - e-mail: geral@jf-vieiradeleiria.pt
Não tenho idéia se foi com estas duas freguesias que você manteve contato e não foi possível localizar o registro de sua avó.
Para você requerer a certidão de nascimento da sua avó no registro civil do concelho ao qual a freguesia em que ela nasceu está subordinada, é imprescindível informar a data do nascimento (preferencialmente completa), o distrito, o concelho e a freguesia em que ela nasceu, além da filiação dela (nome do pai e da mãe). Assim, não basta você querer encontrar apenas a cidade chamada Vieira. Você tem que saber qual foi a freguesia, o concelho e o distrito, além do nome completo de sua avó, a filiação dela e a data do nascimento. É quase certo que na certidão de casamento dela, que você teve acesso, conste estas informações ou quem sabe no documento de embarque que você mencionou. Da mesma forma, se você for fazer busca junto às paróquias serão necessárias as mesmas informações para facilitar a pesquisa.
Por outro lado, segundo você dá a entender, sua intenção é conseguir a dupla cidadania. Mas, é oportuno alertar sobre, se quem descendeu da sua avó (seu pai ou sua mãe) não requereu a nacionalidade portuguesa, ainda, terá que fazer esse pedido, se ainda vivo, antes de você, a fim de que esse direito possa-lhe ser transmitido. Contudo, no caso de quem descendeu de sua avó já tenha falecido (o que espero não tenha acontecido) sem ter exercido o direito da nacionalidade, fica você impedida de requerer a dupla nacionalidade. Nessa situação, na condição de neta de cidadã portuguesa, você poderá requerer a aquisição da nacionalidade portuguesa por naturalização, cuja concessão dependerá da aprovação ou não do Ministério da Justiça de Portugal.
Boa sorte. Saudações.
Cleber de Moraes Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: ENCONTRAR A CERTIDAO DE NASCIMENTO DA MINHA VÓ

#192088 | melisa | 11 abr 2008 03:33 | Em resposta a: #192080

Cara Tania

Pesquisando em
http://www.arquivo-madeira.org:81/bds/casamentospt/Ccasamentoslist.asp

Estas são as únicas pessoas com Laranja no nome que casaram na Ilha da Madeira até 1911.
Como pode ver não consta o nome de seus bisavós.

Daí tiro a conclusão que não terá sido na Madeira que nasceu a sua avó.

Boa sorte
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: ENCONTRAR A CERTIDAO DE NASCIMENTO DA MINHA VÓ

#192091 | taniaacad | 11 abr 2008 04:00 | Em resposta a: #192088

Será que eu nao consigo descubrir se os meus bisavós nao se casaram em vieira de leiria ou do minho , neste mesmo site que voce entrou?Olha muito obrigada pela sua ajuda, desde já.

Resposta

Link directo:

RE: ENCONTRAR A CERTIDAO DE NASCIMENTO DA MINHA VÓ

#192092 | melisa | 11 abr 2008 04:13 | Em resposta a: #192091

Cara Tania
Infelizmente este site só existe para a Ilha da Madeira.

Não procurei pelo nascimento da sua avó porque os dados para os nascimentos terminam em 1911.

As outras regiões não têm nada de semelhante.

Porque é que julgou que a sua avó tivesse nascido na Madeira?
Já agora indico-lhe outro site onde constam todos os lugares ,mesmo que não sejam freguesias (apenas lugares) com Vieira no nome :

http://www.portuguesesnomundo.com/procura.asp

Força!
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: ENCONTRAR A CERTIDAO DE NASCIMENTO DA MINHA VÓ

#192093 | melisa | 11 abr 2008 04:20 | Em resposta a: #192092

Como não assume.fiz uma cópia para si:

- Casal do Vieira, localidade do concelho de Torres Vedras, distrito de Lisboa
- Ø Casal Vieira, localidade do concelho de Batalha, distrito de Leiria
- Mão de Vieira, localidade do concelho de Castelo de Vide, distrito de Portalegre
- Moinho do Vieira, localidade do concelho de Figueira da Foz, distrito de Coimbra
- Monte da Vieira, localidade do concelho de Elvas, distrito de Portalegre
- Monte das Vieiras, localidade do concelho de Beja, distrito de Beja
- Monte das Vieiras, localidade do concelho de Estremoz, distrito de Évora
- Monte do Poço das Vieiras, localidade do concelho de Sousel, distrito de Portalegre
- Monte do Vieira, localidade do concelho de Vila Viçosa, distrito de Évora
-Oureiros da Vieira, localidade do concelho de Marinha Grande, distrito de Leiria
- Paço Vieira, localidade do concelho de Guimarães, distrito de Braga
-Pomar do Vieira, localidade do concelho de Moura, distrito de Beja
- Praia da Vieira, localidade do concelho de Marinha Grande, distrito de Leiria
- Quinta da Vieira, localidade do concelho de Belmonte, distrito de Castelo Branco

- Vieira de Leiria, freguesia do concelho de Marinha Grande, distrito de Leiria

- Vieira do Minho, concelho do distrito de Braga

- Vieira, localidade do concelho de Ansião, distrito de Leiria

- Vieira, localidade do concelho de Ponte da Barca, distrito de Viana do Castelo

Resposta

Link directo:

RE: ENCONTRAR A CERTIDAO DE NASCIMENTO DA MINHA VÓ

#192096 | taniaacad | 11 abr 2008 05:21 | Em resposta a: #192092

Cara m. Elisa, nao esta sendo facil.Mas se tiver outras informações compartilho-as com vc, muito obrigada.

Resposta

Link directo:

RE: ENCONTRAR A CERTIDAO DE NASCIMENTO DA MINHA VÓ

#192225 | taniaacad | 12 abr 2008 04:04 | Em resposta a: #192093

Estes são os dados que eu tenho sobre minha vó , se alguem puder me ajudar eu agradeço muito:Nome: Maria Laranja Simoes
data de nascimento: 30-10-1911 ou 20-10-1912 (?)
local de nascimento: Distrito: Leiria/ concelho: Marinha Grande/ freguesia: Vieira do leiria (???) ( a unica coisa que eu tenho certeza é que na certidao de casamento brasileira dela, ta escrito que ela nasceu em vieira)
Pai: Jose Simoes custodio
Mae: Emilia Simoes Laranja (segundo a certidao de nascimento da filha dela)
*chegou em 1919, no porto em santos,(Brasil) Embarcacao ODAR.

Resposta

Link directo:

RE: ENCONTRAR A CERTIDAO DE NASCIMENTO DA MINHA VÓ

#192226 | taniaacad | 12 abr 2008 04:15 | Em resposta a: #192093

Melisa, Jate agradeco pela preciosa ajuda e atencao desde ja!
Gostaria de perguntar, Essa lista de nomes que voce me enviou, e de freguesias de Portugal? eu entrei em um site onde eu verifico as freguesias e nao saem todas, www.freguesias.pt.

Resposta

Link directo:

RE: ENCONTRAR A CERTIDAO DE NASCIMENTO DA MINHA VÓ

#192240 | melisa | 12 abr 2008 12:36 | Em resposta a: #192226

Cara Tania

Não são só freguesias.

Há pequenas localidades que pertencem a freguesias de outros nomes mas que não deixam de ser locais onde eventualmente poderá ter nascido a sua avó.

O site é o seguinte:
http://www.portuguesesnomundo.com/pnm.asp


Não é necessário registar-se , basta pôr no lugar de PROCURAR o nome da localidade que pretende.

Aí surgem todos os lugares com o nome pretendido.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar certidão de nascimento da minha avó.

#192253 | M.Ribeiro | 12 abr 2008 15:42 | Em resposta a: #192225

Cara Tânia

De onde surgiu então o nome do Concelho de Marinha Grande se você só tem certeza de Leiria? Como você já deve ter visto, o Google apresenta o Distrito de Leiria, como sendo o distrito do Concelho de Marinha Grande e a Freguesia de Vieira de Leiria como uma das três freguesias do Concelho. As 3 freguesias que compõem o concelho de Marinha Grande, são, ainda segundo o Google, Marinha Grande, Moita, e Vieira de Leiria.

Por que você não pede novamente por email pelas pesquisas no Arquivo Distrital de Leiria com as datas de 30/10/1911 ou 20/10/1912, fornecendo então o nome do concelho, o nome desta freguesia de Vieira de Leiria e a filiação? Aliás, pelas datas é melhor pedir também na Conservatória do Registro Civil de Marinha Grande.

Conservatória do Registo Civil
MARINHA GRANDE

crc.marinha-grande@dgrn.mj.pt

Marli

Resposta

Link directo:

RE: ENCONTRAR A CERTIDAO DE NASCIMENTO DA MINHA VÓ

#192541 | taniaacad | 14 abr 2008 21:07 | Em resposta a: #192093

Praia da Vieira, localidade do concelho de Marinha Grande, distrito de Leiria

Vieira de Leiria, freguesia do concelho de Marinha Grande, distrito de Leiria

Vieira, localidade do concelho de Ansião, distrito de Leiria

Estas são as possibilidades de nascimento da minha vó, pois alguns parentes falaram que o nome da cidade que ela tinha nasciudo era Leiria,e como na certidao de obito dela esta Vieira, entao eu imaginei estas possibilidades. voce sabe o telefone ou o site para eu poder confirmar em qul destas localidades esta a certidão de nascimento dela?

Resposta

Link directo:

RE: ENCONTRAR A CERTIDAO DE NASCIMENTO DA MINHA VÓ

#192544 | melisa | 14 abr 2008 21:35 | Em resposta a: #192541

Conservatória Registo Civil da Marinha Grande
Avenida Vidreiro 36,1º
2430-173 MARINHA GRANDE

telefone:244 574 030


Conservatória do Registo Civil Predial de Ansião
R Ribeiro David Palácio Justiça -
3240-212 ANSIÃO

telefones:236 677 579 ou 236 670 180

Será melhor tentar pelo telefone

Boa sorte
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: ENCONTRAR A CERTIDAO DE NASCIMENTO DA MINHA VÓ

#192591 | taniaacad | 15 abr 2008 03:50 | Em resposta a: #192544

Estes dois lugares são o mesmo? Existem quantas Vieiras ai em portugal?

Praia da Vieira, localidade do concelho de Marinha Grande, distrito de Leiria

Vieira, localidade do concelho de Ansião, distrito de Leiria

Resposta

Link directo:

RE: ENCONTRAR A CERTIDAO DE NASCIMENTO DA MINHA VÓ

#192656 | melisa | 15 abr 2008 18:50 | Em resposta a: #192591

Cara Tania

Poderá saber quantas Vieiras existem no site que lhe deixei outro dia.

Entretanto essas duas Vieira são diferentes uma da outra pois pertencem a concelhos diferentes, embora não devam ficar muito distantes pois ambas fazem parte do distrito de Leiria.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 18:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen