Família Borges Pacheco - Arcos de Valdevez

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Borges Pacheco - Arcos de Valdevez

#191372 | joaoggralves2 | 06 abr 2008 21:38

Gostava de saber se alguém dispõem de informações sobre esta família ou se é parente.

O meu trisavô, Francisco Rodrigues Borges Pacheco nasceu a 16 de Setembro de 1829 em Ponte da Barca, e era filho de Alexandre Rodrigues Borges Pacheco e de Felícia Joana Gonçalves de Araújo. Era neto por parte paterna de João Rodrigues e de Maria Joana Borges Pacheco (de Paçô) e por parte materna de Mathias José Gonçalves Araújo de Albergaria e de Antónia Maria.

Viveu em Arcos de Valdevez, onde casou com Emília Roza Pereira Dias, filha de João Manuel Esteves (Melgaço, Alvaredo) e de Marianna Joaquina Pereira Dias (Arcos de Valdevez, Salvador). Neta paterna de Mathias Esteves e de Maria e por parte materna de Lourenço José Pereira Fernandes e de Francisca Joaquina Pereira Dias.

A minha avó conta que sempre ouviu dizer que havia ligação entre a nossa família e os da Casa de Infias, Braga. Eu suspeito que descendo de Garcia Borges Pacheco (que aparece aqui no site) mas até agora ainda não consegui nada.

Agradeço qualquer informação.

Resposta

Link directo:

RE: Família Borges Pacheco - Arcos de Valdevez

#252563 | joaoggralves2 | 01 abr 2010 18:03 | Em resposta a: #191372

Descobri ligação entre estes Borges Pacheco e os antigos Borges Pacheco de Paçô, Arcos de Valdevez, descendentes de D. Heitor Borges Pacheco, filho de D. Lopo Fernandes Pacheco e de Isabel Borges da Silva. A conexão faz-se através de Gaspar de Araújo, avô materno da Maria Joana referida na mensagem anterior, que seria filho ilegítimo de Francisco Borges Pacheco, que aparece no NFP no título de Barros, §29, Nº13 (aqui no Geneall aparece como Francisco Barros Pacheco). Era filho de Gaspar Correia e de Maria Borges, tendo sido baptizado na freguesia de Paçô a 21.09.1668.

Fica o registo.

João Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: Família Borges Pacheco - Arcos de Valdevez

#252615 | DD | 02 abr 2010 22:13 | Em resposta a: #252563

Caro João Guilherme
Também estou interessado em identificar o PADRE JOSÉ PACHECO, de Paçô, Arcos de Valdevez, que ali vivia nos anos de 1828-1832, pelo menos.
Sabe alguma coisa sobre este Padre José Pacheco.
No ADB é possível, creio, colher elementos úteis, nas I:nquirições de Genere:
na Inquirição de Genere: a) JOSÉ BORGES PACHECO PEREIRA –Pº26 386 Pasta 1174 1830-7-3º
Naturalidade .-Braga ,S. Vítor
Filho de José Borges Pacheco Pereira e de Ana Carolina Vilhena Faria Gusmão
Outros – Jácome Borges Pacheco Pereira, irmão Pº 26366
João Borges Pacheco Pereira ,irmão – Pº 20378.
APARECE TAMBÉM
JOSÉ BORGES PACHECO
Pº 1773-Pasta 78 1689-8-11
Naturalidade . Távora S.Vicente
Filho de Tomé Sousa Cunha e Sebastiana Freitas Barbosa.
AINDA APARECE OUTRO
JOSÉ MARIA BORGES
Pº 25459 Pasta 1141 1817-7-5
Naturalidade - de Paçô, Arcos de Valdevez
Filho de Joáo Rodrigues e de Maria Joana.
Cumprimentos,
Dario Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Família Borges Pacheco - Arcos de Valdevez

#252623 | joaoggralves2 | 03 abr 2010 01:40 | Em resposta a: #252615

Caro parente,
Como está?
De facto, o meu trisavô Francisco tinha um tio que foi pároco de Paçô, que se chamava José Maria Borges Pacheco, e que nasceu nessa freguesia em 1801, salvo erro. Não sei se será esse José Pacheco a que se refere, mas é provável que sim. Era filho de João Rodrigues e de Maria Joana Borges Pacheco de Paçô, que referi na mensagem acima, neto pela parte paterna de João Rodrigues e de Isabel da Costa e pela parte materna de Diogo Mendes da Costa e Teresa Maria Borges. Sei que faleceu em 1871 e segundo os registos do meu trisavô, deixou uma série de propriedades em Paçô a três familiares que incluiam o meu trisavô, o irmão Joaquim e uma outra senhora que ainda não identifiquei, de nome Maria José da Silva e Sousa. Ainda não tive oportunidade de pesquisar nas Inquirições de Genere do ADB, mas o processo deste meu tio-tetravô será de certeza o último que o primo referiu na sua mensagem.

(Tenho dois retratos que ponho em hipótese que sejam do Padre José Maria, mas é uma mera possibilidade. Se quiser veja aqui: http://www.flickr.com/photos/37451218@N03/3698499138/in/set-72157620964208761/ ).

Quanto aos outros nomes que referiu, a única coisa que lhe posso dizer é que os Borges Pacheco Pereira são os da Casa de Infias em Braga, que creio não terem nada a ver com estes Borges Pacheco de Paçô, embora eu inicialmente pensasse que sim. Basta até procurar aqui no Geneall que encontrará informações.

Se lhe puder ser útil em mais alguma coisa, não hesite em perguntar.

Com os melhores cumprimentos,
João Guilherme

P.S. Encontrei há pouco tempo o registo de uma outra filha do nosso Caetano José Silva Lima, que não sei se o primo já conhecia. Chama-se Júlia e nasceu a 28.03.1826, mas desconheço se terá morrido nova ou não...

Resposta

Link directo:

RE: Família Borges Pacheco - Arcos de Valdevez

#252655 | DD | 03 abr 2010 19:19 | Em resposta a: #252623

Caro João Guilherme
Agradeço a sua resposta e os elementos que me facultou, que me levam a reforçar a ideia de que o Padre José Pacheco de Paçô, que procuro, deve ser o tio de seu trisavô.
Espero que, quando tiver possibilidade de consultar o respectivo processo das I.G. no ADB obterá bons elementos sobre este seu ramo familiar.
Em tal caso agradeço desde já, qualquer informação complementar sobre o Padre José Maria Borges Pacheco.
Votos de uma boa Páscoa para si e toda a sua Família.
Cumprimentos,
Dario Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Família Borges Pacheco - Arcos de Valdevez

#252678 | joaoggralves2 | 04 abr 2010 13:29 | Em resposta a: #252655

Caro Dario Rocha,

Retribuo os votos de uma boa Páscoa para si e para os seus.

Aproveitando o facto do assunto deste tópico ser a freguesia de Paçô, gostaria apenas de lhe fazer uma pequena pergunta, se mo permitir. Será que o primo conseguiu descobrir nesta freguesia os nomes dos trisavós de Josefa Maria Antónia das Neves (mãe de Caetano Silva Lima)? É que eu fiquei retido nos bisavós, e o único casamento dessa geração que encontrei foi o de Domingos Dias e Ana Mendes, em 1676, mas que infelizmente não tem os nomes dos pais dos nubentes. Será que os outros bisavós casaram noutras freguesias, ou terei procurado mal nos casamentos de Paçô?
Agradeço qualquer pista.

Com os melhores cumprimentos,
João Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: Família Borges Pacheco - Arcos de Valdevez

#252691 | DD | 04 abr 2010 21:41 | Em resposta a: #252678

Caro João Guilherme
Não tenho aprofundado as minhas investigações nos proquiais de Paçô, embora tenha a convicção que,ali, se poderão obter bons elementos relativamente aos ascendentes de Josefa Maria Antónia das Neves, mãe do Caetano José da Silva.
Nos apontamentos de que disponho, não contrastados com os assentos paroquiais, portanto sob reserva, os pais de Josefa Antónia das Neves e de sua irmã Jacinta eram José Mendes de Barros e Luisa Maria Dantas, respectivammente filhos de José Mendes Neves e Ana Mendes, e de Matias de Araújo e Catarina Dantas.
Como noto existir divergencia entre os meus apontamentos, herdados, e o que refere na sua msg quanto ao nome do bisavô paterno (Domingos Dias) agradecia quaisquer esclarecimentos de que disponha.
Com os cumprimentos de
Dario Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Família Borges Pacheco - Arcos de Valdevez

#252693 | joaoggralves2 | 04 abr 2010 22:31 | Em resposta a: #252691

Caro Dario Rocha,

Não existe qualquer divergência, uma vez que Domingos Dias e Ana Mendes eram pais de Ana Mendes, esposa de José Mendes Neves, que referiu na sua mensagem. Este José (ou João?) era filho de João Mendes Castilho e Maria da Costa, cujo casamento não encontrei. Quanto a Matias de Araújo, era filho de Domingos Rodrigues e de Ana Marinho(?) e casou em 1708 com Catarina Dantas, filha natural de Domingas Dantas. Embora os registos de Paçô teoricamente permitissem recuar mais algumas gerações, não consegui encontrar mais dados.Tentarei obter mais informações brevemente. Portanto, os seus apontamentos parecem coincidir inteiramente. Sem dúvida uma preciosa herança!

Com os melhores cumprimentos,
João Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: Família Borges Pacheco - Arcos de Valdevez

#252708 | DD | 05 abr 2010 12:56 | Em resposta a: #252693

Caro João Guilherme
Agradeço os seus esclarecimentos.
Como o Manuel José da Silva Sousa e Lima e Josefa Antónia das Neves casaram na freguesia de Santar, será que isso possa ter acontecido por motivos familiares?
Não tive ainda oportunidade de fazer pesquisas nos paroquiais de Santar.
Por acaso tem apontamentos extraídos dos paroquiais de Paçô que fundamentem as suas investigações relativas às pessoas que se refere nestas suas msgs?
Cumprimentos do
Dario Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Família Borges Pacheco - Arcos de Valdevez

#252760 | bjglrc | 06 abr 2010 10:01 | Em resposta a: #252708

Caros Confrades,

Relativamente à freguesia de Paçô, por acaso têm na base de dados pessoal a existência de:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1306705

Francisco Pinto de Sousa Barros e sua ascedência?

Melhores Cumprimentos

Bruno Cerqueira

Resposta

Link directo:

RE: Família Borges Pacheco - Arcos de Valdevez

#252885 | joaoggralves2 | 09 abr 2010 11:11 | Em resposta a: #252708

Caro Dario,

Os dados que referi acima foram todos retirados directamente dos livros paroquiais de Paçô e estão devidamente referenciados. Se por 'apontamentos' se refere a transcrições ou fotocópias, não tenho, mas se quiser posso encaminhar as ditas referências dos assentos. Quanto a Santar, ainda não tive tempo de pesquisar nos paroquiais, mas é provável que alguns dos antepassados de Manuel José da Silva Sousa sejam naturais daí, nomeadamente o ramo materno. Será uma questão de procurar.

Cumprimentos,
João Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: Família Borges Pacheco - Arcos de Valdevez

#252887 | joaoggralves2 | 09 abr 2010 11:31 | Em resposta a: #252760

Caro Bruno Cerqueira,

Verifiquei a minha muito breve base de dados de Paçô e o único Barros que tenho é o antepassado que já foi referido, José Mendes de Barros. Ainda não consegui concluir de onde vem este Barros pois nem os pais, nem os avós o têm...
Quanto a Cerqueiras, tenho João Cerqueira, casado por volta de 1700 com Pelónia(?) Mendes e Joana Cerqueira, casada também por volta de 1700 com Domingos da Costa, também meus antepassados. São os únicos dados que tenho. Lamento não lhe poder ser mais útil.

Melhores cumprimentos,
João Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: Família Borges Pacheco - Arcos de Valdevez

#252892 | bjglrc | 09 abr 2010 13:15 | Em resposta a: #252887

Caro João Guilherme,

Muito obrigado pela disponibilidade.
Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: Família Borges Pacheco - Arcos de Valdevez

#252908 | DD | 09 abr 2010 21:12 | Em resposta a: #252885

Caro João Guilherme
Agradeço o seu esclarecimento e oferecimento, relativo aos paroquiais de Paçô.
Cumprimentos do
Dario Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Família Borges Pacheco - Arcos de Valdevez

#302564 | PF31 | 11 abr 2012 23:04 | Em resposta a: #191372

O seu trisavõ tinha uma filha Maria casada com Manuel de Palhares Falcão
Sabe donde era oriundo esse Sr?
Maria Falcão

Resposta

Link directo:

RE: Família Borges Pacheco - Arcos de Valdevez

#302604 | 1950 APF | 12 abr 2012 11:52 | Em resposta a: #302564

Manuel de Palhares Nogueira Falcão, é originário da Casa das Travessas sita na freguesia do Vale concelho dos Arcos de Valdevez

Resposta

Link directo:

RE: Família Borges Pacheco - Arcos de Valdevez

#302608 | PF31 | 12 abr 2012 12:29 | Em resposta a: #302604

Muito obrigada. Confere com os meus dados.Pode indicar-me se teve filhos da Maria Borges Pacheco?
Ou se foi para o Brasil?
Eu sou Sobrinha neta desse Sr.
Cumprimentos
maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Borges Pacheco - Arcos de Valdevez

#302623 | ALP | 12 abr 2012 13:48 | Em resposta a: #302608

Cara Maria,

Tenho conhecimento que um José Palhares Nogueira Falcão (será irmão)?, natural da freguesia do Vale, foi para o Estado de Pará, Brasil.

Cumprimentos,
ALP

Resposta

Link directo:

RE: Família Borges Pacheco - Arcos de Valdevez

#302632 | PF31 | 12 abr 2012 14:48 | Em resposta a: #302623

Sim eram 9 irmãos e o José era um deles e faleceu no Pará em 1923.
Não sabe portanto dizer se o Manuel tinha filhos da Maria Espírito Santo. É que este de que eu falo foi para o Brasil, voltou para os Arcos e faleceu em 1931.
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Borges Pacheco - Arcos de Valdevez

#302640 | 1950 APF | 12 abr 2012 15:41 | Em resposta a: #302632

Cara Maria Falcão

Eu próprio sou Palhares Falcão e actual proprietário da Casa das Travessas.
Gostaria de contactar consigo sendo que o m/e-mail é.: nunopfalcao@gmail.com.
Com os meus melhores cumprimentos,
Nuno de Palhares Falcão

Resposta

Link directo:

RE: Família Borges Pacheco - Arcos de Valdevez

#302647 | PF31 | 12 abr 2012 16:04 | Em resposta a: #302640

Pois é Tony Tento saber se o novo achado primo Afonso é filho deste Manuel que casou com Maria Pereira Dias
Já sabes quem eu sou

Resposta

Link directo:

RE: Família Borges Pacheco - Arcos de Valdevez

#302671 | joaoggralves2 | 12 abr 2012 19:10 | Em resposta a: #302647

Caros confrades,

Fiquei bastante surpreendido com este contacto, visto que tinha o tio Palhares por filho de pais incógnitos... Se não estou muito enganado, o seu óbito indica que foi exposto em Valadares (Monção)... mas tenho de confirmar. Faleceu em 16.04.1930 com a idade de 78 anos.

A minha tia bisavó e o tio Palhares não tiveram filhos e moraram na "Casa da Estrada Nova", que ainda existe em Arcos de Valdevez. Tenho várias cartes-de-visite retratando este tio, posso enviar se for do interesse dos confrades. Agradecia também mais informações sobre a Casa das Travessas, que de momento não estou a conseguir localizar.

Com os melhores cumprimentos,
João Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: Família Borges Pacheco - Arcos de Valdevez

#302673 | f4b2 | 12 abr 2012 19:35 | Em resposta a: #302671

Caro João Guilherme

Deixo estes nomes que retirei do Anuário de Portugal de 1909,cito:

- ANTÓNIO XAVIER PALHARES NOGUEIRA FALCÃO - Lavrador ou Agricultor em Valle(Arcos de Valle de Vez),1909

- MANOEL PALHARES NOGUEIRA FALCÃO - Negociante e Commerciante em Arcos de Valle de Vez),1909

- ROSA GONÇALVES PALHARES (viúva) - Fábrica de Moagem(cereais) em Monsão,1909

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Família Borges Pacheco - Arcos de Valdevez

#302677 | PF31 | 12 abr 2012 19:47 | Em resposta a: #302673

Caríssimos
ESte António Xavier era o morgado das Travessas meu Bisavô, e o Manuel de Palhares Nogueira Falcão seu filho que emigrou para o Brasil (penso que seria este pela data apresentada) ou o tal que foi exposto só não percebo porque tinha o nome da família.
Quanto à Srª não sei.Mas como na época o meu bisavô tinha terras em Monção....
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Borges Pacheco - Arcos de Valdevez

#302679 | PF31 | 12 abr 2012 19:53 | Em resposta a: #302671

Caro joão Guilherme
Gostaria de saber mais coisas sobre o tio Palhares e qual é a casa da Estrada Nova talvez por foto.
A casa das Travessa existe e foi remodelada é na freguesia do Vale e pertença de um primo meu
Constituia um morgadio juntamente com as casa da Lage ,do lombo e de Mei.
Cumprimentos
maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Borges Pacheco - Arcos de Valdevez

#302740 | 1950 APF | 13 abr 2012 11:19 | Em resposta a: #302679

Manuel de Palhares Nogueira Falcão filho de António Xavier de Palhares Nogueira Falcão e de sua mulher Águeda Rosa Cerqueira faleceu em 4/5/1931

Resposta

Link directo:

RE: Família Borges Pacheco - Arcos de Valdevez

#302760 | joaoggralves2 | 13 abr 2012 15:08 | Em resposta a: #302740

Caros confrades,

Pela cronologia, não me parece possível o tio Palhares fosse filho de António Xavier e Águeda Rosa, visto que terá nascido por volta de 1852, fazendo desta forma 30 anos de diferença de António Xavier c.c. Zulmira Rosa, segundo o que está na BD do Geneall. Poderá no entanto ser meio-irmão do primeiro. Estou a lembrar-me agora que no testamento do tio Manuel de Palhares Nogueira Falcão são nomedos herdeiros alguns sobrinhos cujo nome não recordo. Assim que puder confirmo estas informações. Quanto ao uso dos apelidos tendo sido enjeitado, isso pode indicar que conhecia a família de onde vinha, sendo possível que mantivesse algum contacto com esta.

Já fotografei numa ocasião a Casa da Lage em Morilhões, mas desconhecia a relação com os Palhares Falcão... A casa que referi na outra mensagem é uma casa humilde que fica em frente ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez, e data dos anos sessenta do século XIX.

Com os melhores cumprimentos,
João Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: Família Borges Pacheco - Arcos de Valdevez

#302909 | PF31 | 14 abr 2012 22:17 | Em resposta a: #302760

Caro João Guilherme
Deverá ser meio-irmão. Se conseguir saber o nome dos sobrinhos talvez ajude.Gostaria muito que enviasse as cartes-de-visite do seu tio.O meu mail é bernoplan@gmail.com.
Muito obrigada
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Borges Pacheco - Arcos de Valdevez

#303119 | pcf | 16 abr 2012 22:59 | Em resposta a: #302909

Boa noite a todos,
Estava a ler com interesse o tópico e lembrei-me, nomeadamente por se referir a Morilhões, que conheço muito bem, assim como a Casa da Lage, de perguntar se algum dos Confrades se deparou nas suas pesquisas com os seguintes nomes:
- Francisco José Saraiva, de S. Paio de Arcos de Valdevez, filho de Maria Costa, que deve ter nascido nos finais do século XVIII, e que julgo estar aparentado com os Saraivas da Casa de Valverde;
- Manuel António de Abreu, nascido em Santa Maria de Oliveira, na segunda metade do século XVIII;
- Maria Teresa de Sousa, também de Santa Maria de Oliveira e penso que do mesmo período do anterior.

Agradeço as informações que me possam fornecer.
Pedro Caridade de Freitas

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 20:42

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen