Família Marques da Costa - Maças de D. Maria

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Família Marques da Costa - Maças de D. Maria

#191257 | elianafmm | 05 abr 2008 21:22

Estou atras de ascendentes da famíla. Dos descendentes teno notícia de todos .
algúem sabe me dizer algo?
Mue avô era Baldomero Maruqes da Costa e minha avó Etelvina rosa (acho que Ferreira). Vi uma rua Afonso Ferreira. Sei que era padrinho do meu pai. Os descendentes tnto de Baldomero como de seus irmãos imigraram para o Brasil e para Moçambique. Meu primo, quando retornado, chegou a morar nas Ferraris - antonio Fernando.
Sei que meus avós estaõ enterados no cemitério novo. Gostaria de encontrar parentes com ascêndencias anteriores.
Obrigada
Eliana

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques da Costa - Maças de D. Maria

#191284 | henrdias | 06 abr 2008 01:26 | Em resposta a: #191257

Cara Eliana,

já à muito que estudo algumas das famílias de Maçãs de D. Maria, e portanto interessa-me sempre saber do paradeiro dessa gente, por isso todo o contributo que possa dar, será desde já bem-vindo.
Tenho em meus apontamentos vários Marques da Costa, mas infelizmente sei muito pouco acerca da sua ascendência.

Tenho por exemplo um Manuel Marques da Costa natural de Almofala de Cima, Aguda (freguesia vizinha de Maçãs) que foi casado com Mariana Silva do Casal do Pedro, Aguda, e tiveram pelo menos um filho, o Joaquim Marques da Costa casado em Maçãs D. Maria em 22.08.1888 com Maria Joaquina natural das Ferrarias, Maçãs D. Maria, onde nasceu cerca de 1867.
Desta Maria Joaquina tenho alguma ascendência.

Tenho um Augusto Marques Ferreira da Costa, filho de Manuel Marques Júnior e de Maria Ferreira de Almeida, nascido em M.D.Maria em 1853, onde casou a 28.01.1891 com Joaquina Ferreira filha de António Ferreira e de Florência Marques.

Tenho outro Manuel Marques da Costa casado com Maria Josefa que foram moradores na Almofala de Cima, Aguda, e tiveram uma Maria Josefa nascida em 1832, e casada em 01.09.1868 com Bernardino Rosa, nascido em 1836 na Togeira, Avelar.
Tiveram ainda o João Marques da Costa n. 1839 e c.c. Maria Simões em 31.01.1871 n. em 1852 no Outeiro, M.D.M., que tiveram pelo menos o Francisco Marques da Costa n. 1877 Almofala de Cima casado com Maria da Conceição Alves e falecido em 29.12.1908 na Venda Nova, M.D.M.
Da Maria Simões tenho larga ascendência.

É muito natural que algum destes que eu mencionei, tenham algum parentesco consigo, mas só há uma forma de saber: pesquisando.

No tópico "Famílias de Maçãs de D.Maria" fiquei sem perceber a que livro se referia, mas posso indicar-lhe um tópico onde fala dos diversos livros desta região, bem como a forma de os obter:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=189577

Bem, e por hoje é tudo, receba os melhores cumprimentos de,
Henrique José Simões Dias

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques da Costa - Maças de D. Maria

#191350 | elianafmm | 06 abr 2008 18:14 | Em resposta a: #191284

Conversando agora com meus pais descobri que esse Manuel Marques da Costa casado com Mariana Silva do Casal Pedro eram meus trisavós, visto que o Joaquim e a Maria eram meus bisavós. O Joaquim Marques da Costa veio para o Brasil em 1892 e morreu nno surto da febre espanhola no início do século 20. Está entrerrado no cemitério da areia Branca em Santos. Já a esposa dele ou seja a Maria Joaquina veio um pouco mais tarde para o Brasil, por volta de 1930 e morreu em 1947.
Eram 3 ops filhos do Joaquim e da Maria Joaquina - Manuel Marques da Costa casado com acho que joaquina mas preciso confirmar com meu primo. Tiveram apenas uma filha Maria Lucrécia Marques da Costa.
José Marques da Costa casado no Brasil com Carmem e tiveram 2 filhos Elza Carmesm Marques da Costa e Artur Marques da Costa.
o terceiro filho é meu avô que nunca saiu de Portual (com uma breve passagem pela Africa) - Baldomero Marques da Costa casado com Etelvina Ferreira.
Tiveram 9 filhos dos quis uma morreu aos 17 anos de tifo e outros 3 ainda pequenos.
Restaram Manuel Marques da Costa que casou-se com a prima Maria Lucrécia
Artur Ferreira Marques
Maria Nazareth Marques
Ilidio Rosa da Costa
Jose Rosa Marques.

Todos com muitos descendentes. Como estão vivos e no Brasil existem muitos problemas de falsos sequestros não posso dar os nomes - só em particular.
Meus pais lembram que tinham parentes em Agudos.
Os Marques de Almofala eram também parentes - s´[o não lembram de que forma. Deles descendem Artur Rodrigues, Mateus Marques Rodrigues - que conheci.

Muito Obrigada e vou tentar descobrir mais coisas. Isso é o que sabiamos de lembranças.
Eliana

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques da Costa - Maças de D. Maria

#191558 | henrdias | 07 abr 2008 21:54 | Em resposta a: #191350

Cara Eliana,

vou tentar responder aqui às questões colocadas no tópico de Ferreira do Zêzere, uma vez que este está mais direccionado para Maçãs.

Pois, não se admire de eu não ter nenhuma referência à sua família mais próxima, pois apesar de eu ser natural de Maçãs, e viver a um pouco mais de centena e meia de Kms da dita vila, não me admirava nada (e até pelas descrições que fez) que a Eliana conheça mais gente em Maçãs do que eu.
Antigamente não havia a facilidade de transporte que há hoje, e só depois dos meus pais se reformarem e terem regressado às suas origens, é que eu passei a
ir lá com mais frequência, e agora ainda mais, desde que minha mãe enviuvou.

O conhecimento que eu tenho das gentes de Maçãs, é de épocas mais recuadas, através da consulta dos microfilmes dos registos paroquiais. Faço essa pesquisa aqui em Lisboa, mas por vezes tenho imensa dificuldade em estabelecer a ligação dessa gente com os actuais Maçanenses, devido ao pouco conhecimento e também
devido quer à migração quer à emigração.
Mas aos poucos vamos completando o "Puzzle".

É claro que conheço o Dr. "Varito", como não podia deixar de ser, até pelo cargo que exerceu durante muito tempo. Mas já quanto ao "Manuel do Carro" de quem tanto ouço falar, não sei porquê, mas associei-o à Família Favas cujo rasto também está difícil de encontrar. Mas agora a Eliana diz-me que ele era Dias, mas o pior é que os Dias (e sobretudo os Simões) em Maçãs são como a azeitona ou como a uva, isto é: abundam por aquelas paragens...

Os meus Dias são Dias Coelho, e se quiser pode "vê-los" na minha página, em:

http://genealogia.netopia.pt/3775/

Compreendo perfeitamente as suas reservas em expor aqui dados de pessoas vivas, pois entendo ser uma atitude prudente, todavia, como disse, interessa-me sempre saber do paradeiro dos Maçanenses espalhados por este mundo fora. Por isso desde já agradeço todas as informações que me possa prestar através do meu
endereço que se encontra na página acima citada.

Sabe, o meu avô materno também tentou a sorte por essas paragens. Deve ter emigrado cerca de 1915, mas teve de regressar em finais de 1918, pois a mulher morreu deixando duas filhas, uma de 4 e outra de 8 anos. Casou depois com a minha avó, e após o nascimento da minha mãe voltou de novo ao Brasil, de onde
regressou definitivamente em Agosto de 1929, embarcando do porto de Santos no paquete Madrid.
Esse meu avô tinha aí um irmão chamado António Simões, ou António Simões Parreira que segundo se consta teria dois filhos e aí morreu, sem que até à data eu
lhe tenha apanhado o rasto.
Tenho uma fotografia do meu avô tirada num jardim em Santos com outra pessoa que eu desconheço quem era. Não sei se seria o irmão dele, ou algum Maçanense que estivesse aí com ele. Seria interessante se alguém pudesse identificar essa pessoa. Posso enviar a foto a quem estiver interessado.
Sabe o meu avô era natural das Vendas de Maria, povoação que liga com as Ferrarias.

E para terminar queria chamar a sua atenção para um tópico que abri faz algum tempo, mas que ainda não deu frutos:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=172015

Qualquer achega é sempre bem-vinda, e é claro que isto se aplica a todos os confrades.

Com os melhores cumprimentos,
Henrique J. S. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques da Costa - Maças de D. Maria

#191563 | elianafmm | 07 abr 2008 22:38 | Em resposta a: #191558

Dos Favas tive notícias pelo Orkut. E existiam outros que moravam proximos a minha casa em São paulo. Não sei se eram parentes mas como ambos eram de Maçãs provavelmente o seriam. Vou passar os nomes no fechado. Pode ser que tenha feito confusão com o Manoel do Carro. Vou certificar-me com meu pai. Quem sabe a foto que tem de seu parente em Santos não é junto com meu bisavo, que lá viveu e morreu?
Vou tentar rastrear todos os maçanenses que tiver notícia. Muitos mantiveram contato no Brasil.
Aguarde notícias
Obrigada
Eliana

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques da Costa - Maças de D. Maria

#207551 | nuno.melo | 07 set 2008 02:22 | Em resposta a: #191563

Cara Eliana,

Sou primo em 4.º grau do Henrique Dias. Curiosamente sou Marques e os meus ascendentes Marques são de Almofala (Aguda) e Chão de Couce (Ansião).

Se por acaso estiver interessada posso-lhe enviar por email o meu ramo dos Marques dessa zona pois poderemos ter alguma coisa em comum. O meu email é nunomarquesmartins@hotmail.com.

Também tenho familia de Almofala em São Paulo.

Cumprimentos,

Nuno Martins

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques da Costa - Maças de D. Maria

#207596 | elianafmm | 07 set 2008 17:16 | Em resposta a: #191558

Henrique,
Continuo no aguardo da foto do seu avô no meu e-mail elianafmm@yahoo.com.br ou elianameneghetti@gmail.com. Acredito que exsita grande chance de ser meu bisavo a pessoa a quem ele estava abraçado.

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques da Costa - Maças de D. Maria

#208520 | henrdias | 17 set 2008 00:26 | Em resposta a: #207596

Cara Eliana,

ou antes:

Cara Prima Eliana,

pois é, o mundo está cada vez mais pequeno para mim... é que a Eliana já não é o primeiro primo que eu encontro aí desse lado do atlântico.

Eu imagino como deve estar surpreendida neste momento, mas para que a surpresa possa ser ainda maior, devo dizer que o confrade Nuno Melo Martins que interveio neste tópico, também é seu primo, e não fica por aqui, pois os confrades António Mendes, Luís Piçarra, Jacinto Palma e outros, também estão no rol...

Eu já passo a explicar, mas antes queria pedir desculpa por só agora estar a responder, mas como na altura que eu falei da foto a Eliana não disse nada, a coisa ficou por aí.
Depois quando vi a sua intervenção de (07.09) era para a enviar, mas como não tive oportunidade de responder logo, confesso que depois me esqueci completamente.

Bem, posto isto, passemos então à explicação:

Sabe, (como já tenho afirmado noutras ocasiões) eu estou construindo aos poucos uma base de dados com as gentes da região das "Cinco Vilas" e arredores. Por "arredores" entenda-se o resto do país e do mundo, mas com a condição de terem ascendentes ou descendentes dentro da dita região.

Por vezes comparo esta BD à arca de Noé, pois dou comigo a pensar como é possível caber lá tanta gente, tal como não compreendo como coube tanta bicharada na referida arca...

Mas deixando o humor de parte, devo dizer que eu meto tanta informação na base de dados que ela por vezes prega-me algumas "partidas", como foi agora o caso. Mas é daquelas partidas que a gente não se importa...
Então estava eu para lhe dar a resposta aqui no tópico, quando me lembrei de perguntar à BD se a Eliana era alguma coisa a mim, ao que ela de pronto me responde que éramos primos em sétimo grau, ou antes que temos uns sétimos avós em comum... é um parentesco algo longínquo, mas enfim é o que se pode arranjar, pelo menos para já.

Estes sétimos avós são o casal Manuel Marques e Madalena Rodrigues, que já constam aqui na BD do Geneall, como pode verificar em:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1077531

Neste momento, no Geneall apenas tem para além deste casal, a sua filha Maria Mendes c.c. João Simões (seus sextos avós) e a filha destes Catarina Maria da Conceição c.c. Teotónio Marques (seus quintos avós). O Teotónio Marques ainda não consta, nem o seu casamento (embora eu já tenha enviado os dados para a realização do mesmo..) mas já constam lá os pais e respectiva ascendência como pode verificar em:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=504663

Depois se quiser perceber melhor tudo isto, quando eu enviar as fotos, mando-lhe também o relatório do meu programa em relação à sua gente.

Mas entretanto, convido-a a ler o tópico "Cinco Vilas - António Augusto da Costa Simões", pois aí poderá ver estes nomes aqui referidos e perceber melhor o esforço necessário para se chegar aí.

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=204728&fview=e

Devo dizer ainda que também tem parentesco com esse ilustre senhor que foi o Dr. Costa Simões, mas por hoje creio que chega de emoções, fico aguardando pela sua resposta.

E até lá receba os melhores cumprimentos deste primo que se assina,

Henrique José Simões Dias

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques da Costa - Maças de D. Maria

#208586 | elianafmm | 17 set 2008 17:59 | Em resposta a: #208520

Gostaria muito de receber os ramos genealógicos de minha família. Adoro isso. No outro e-mail vc disse que tem certa ascendescia com a Maria Quitéria, mulher do Josaquim Marques da Costa. Esses dois são meus bisavós que vieram - em tempos separados, para o Brasil. Da avó Maria - ou seja Maria quitéria , apesar de ter morrido antes de eu nascer, conviveu muito com meu pai na casa do meu tio Jose Marques da Costa. Meu pai, filho do Balcomero, fcou durante 14 anos na casa desse tio, até casar. Mandei seu e-mail para um grupo yahoo da família Marques que tenho e ficarm muito felizes de verem. Inclusive porque a Amariana, casada com Manuel Marques da Costa e m~]ae do Joaquim tem uma tataraneta Mariana. Isso ninguém sabia!
No aguardo de mais notícias.
Abraços de sua prima
Eliana

PS- Vi que a família foi parar tb em Figueiró dos Vinhos. Temos grandes amigos no Brasil e em Portugal da família Lopes dessa cidade. Vai ver somos parentes tb.

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques da Costa - Maças de D. Maria

#208604 | henrdias | 17 set 2008 21:23 | Em resposta a: #208586

Cara Eliana,

é com todo o gosto que lhe farei chegar as informações que tenho, mas antes gostaria de esclarecer melhor as coisas, pois de repente fiquei com algumas dúvidas por causa desta sua expressão:
"No outro e-mail vc disse que tem certa ascendescia com a Maria Quitéria, mulher do Josaquim Marques da Costa."

É que, sinceramente não me recordo de ter dito isso em nenhum dos tópicos, por isso agradecia-lhe, se me pudesse avivar a memória (que verdade seja dita, já me vai falhando...)

Porque quando eu liguei os dados que aqui deixou no fórum, sobre a sua família, com os da minha B.D., foi através da mulher do Joaquim Marques da Costa, a Maria Joaquina, acerca da qual disse que conhecia alguma ascendência, apesar de nessa altura eu nem sequer imaginar que essa linha ia ligar ao tal casal Manuel Marques e Madalena Rodrigues (meus sétimos avós).

Mas quando agora falou na Maria Quitéria, fico baralhado, pois pode acontecer que hajam dois Joaquim Marques da Costa um c.c. Maria Quitéria e outro com a Maria Joaquina, ou o mesmo ter tido dois casamentos primeiro com uma e depois com a outra, ou ainda elas serem a mesma pessoa... o que dá um vasto leque de possibilidades.

Por isso aguardo pelo esclarecimento, mas logo que possa, vou-lhe enviar as fotos do meu avô, pois seria óptimo que se conseguisse identificar a pessoa que está com ele.

Receba os melhores cumprimentos deste primo (?),

Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques da Costa - Maças de D. Maria

#208612 | elianafmm | 17 set 2008 22:32 | Em resposta a: #208604

A atrapalhada aqui sou eu. é realmente Maria Joaquina o nome da Avó Maria e não Maria Quitéria. Nem sei onde fui achar esse quitéria.
Se você me fornecer um e-mail dou toda descendência do Joaquim. Aliás está para nascer seu 11º tatataraneto, filho justamente da Mariana, filha do José, filho do Balcomero, filho do Joaquim e da maria Joaquina. Você ve que aqui nos encarregamos de povoar de marques o Brasil.
Será que voc~e teria notícias de Serafim Ferreira. Era meu bisavô por parte da mulher do Baldomero, minha avó Etelvina da Conceição Ferreira ou Rosa Ferreira.
Acho que ou a esposa dele eram irmãos do Prof Afonso. Pelo menos minha tia Palmira, irmã de minha avó Etelvina o chamava de tio.
Estou falando de lembranças muito passadas, visto ter conhecido minha avó Etelvina aos 5 anos e convivido apenas 6 meses com ela.

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques da Costa - Maças de D. Maria

#208620 | henrdias | 17 set 2008 23:53 | Em resposta a: #208612

Cara Prima Eliana,

seguiu agora mesmo um e-mail onde afirmo que tenho muito gosto em a ter de novo como prima.

Quanto ao Prof. Afonso crei ter algo acerca dele, mas só amanhã poderei procurar.

Até lá, receba cordiais saudações de,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques da Costa - Maças de D. Maria

#209867 | elianafmm | 04 out 2008 19:52 | Em resposta a: #208520

Henrique,
Sabe a foto que me mandou de alguém que entrou em contato e sumiu? A casa que aparece ao fundo pertencia a família do Isidro Marques, casado com D. Hilda, que também são nossos parentes, nem sei direito como. Quando fomos a Maçãs em 2963 eles foram também. Era um casal sem filhos, bem mais velhos que meus pais e já morreram há dezenas de anos. mas o Sr. Isidro tinha um irmão que talvez seja a origem desse Mario.

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques da Costa - Maças de D. Maria

#222144 | henrdias | 25 fev 2009 20:11 | Em resposta a: #209867

Cara Prima Eliana,

estáva procurando por uma certa casa em Maçãs de D. Maria, quando me deparei com outra que julgo lhe será familiar, pela inscrição que apresenta na sua fachada:

VIVENDA DE BALDOMERO MARQUES DA COSTA 14 - 4 - 1958

Eu tirei-lhe uma fotografia, por isso se estiver interessada diga, que eu envio para o seu correio.

Já agora aproveito para perguntar se sabe as datas de nascimento e falecimento do seu avô Baldomero, e se tem alguma fotro dele ?

Com os melhores cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques da Costa - Maças de D. Maria

#222207 | elianafmm | 26 fev 2009 13:27 | Em resposta a: #222144

Obrigada Henrique. Estou interessada sim. Tenho várias fotos de meu avô e da minha avó , só que tenho que ir busca-las na casa dos meus pais. Logo que eu o faça mandarei. Tenho também da Maria Joaquina, minha bisavó e a ligação de nossa descedencia.
Fiquei muito feliz e agradeço muito você ter inciado uma árvore para mim. Já puz vários membros, e ainda faltam outros tantos.
Que bom que você tem a foto da casa de meu avÔ!
Quando fui a Portugal em 1996 cheghuei a casa dele sem que me explicassem o caminho. E olhe que a ultoma vez que lá havia estado tinha sido em 1963!
Beijos e Obrigada
Eliana

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques da Costa - Maças de D. Maria

#222284 | henrdias | 27 fev 2009 00:45 | Em resposta a: #222207

Cara Prima Eliana,

seguiram à pouco pelo correio duas fotografias da referida casa.

Espero que as mesmas possam servir para matar saudades, ou para avivar recordações, pois esses são alguns dos sentimentos que elas são capazes de gerar.

Que bom que é você ter a foto de sua bisavó. Eu já me dava por satisfeito se encontra-se uma foto dos meus avós paternos, pois só tenho dos maternos.

Fico aguardando com impaciência, mas até lá receba os melhores cumprimentos de,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques da Costa - Maças de D. Maria

#223207 | nuno.melo | 09 mar 2009 01:37 | Em resposta a: #208586

Cara Eliana,

A mensagem do (nosso) primo Henrique Dias tinha-me passado completamente ao lado...

Assim parece que nós os dois também somos primos! Só ainda não percebi por qual ramo!...

Espero noticias!

Cumprimentos do "novo" primo,

Nuno Melo Martins

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques da Costa - Maças de D. Maria

#223247 | elianafmm | 09 mar 2009 14:39 | Em resposta a: #223207

Aliás, Maçãs é tão pequena, que não há de se esbarrar em alguém que não seja parente....rsrsrsrs
Quando lá estavamos, varias pessoas desconhecidas passavam por nós e falavam - Olá prima!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 mai 2024, 19:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen