Origem do nome Palayo

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Origem do nome Palayo

#188735 | clasilva | 17 mar 2008 21:47

Caros,

Alguem sabe a origem deste nome?
Palayo é o sobrenome de um dos meus trisavós: Joaquim Mendes Palayo natural da Cumeeira - Penela.

Obrigada,
Cláudia Mendes Silva

Resposta

Link directo:

Palayo

#188743 | salen | 17 mar 2008 22:10 | Em resposta a: #188735

Cara Cláudia Silva,
Se 'Palayo' for uma simples corruptela de Pelayo - o que é muito, senão o mais, provável, - então Pelaio é um nome (em galego/castelhano).
Se lesse um bocadinho da história da Península (vá lá, pesquisar na net também resolvia ...), iria descobrir que foi um personagem com esse nome que começou a reconquista (aos mussulmanos) a partir da sua 'base' nas Astúrias, e veio por ai abaixo a dar pancada de três em pipa.
É provavelmente por causa do nome que 'pelejar' significa dar luta, ou o fulano levou com esse nome mítico a partir da palavra que já existiria (só Deus e os etimólogos saberão!). O que é certo é que 'pelagos' em grego é marinho, marítimo, oceânico, e a variante mais comum em português é Pelágio.
É natural que muitos grupos familiares tenham tido origem em outros tantos Pelaios (em Espanha essencialmente), mas sem nenhuma relação entre si, e muito menos com alguma relação com o dito personagem.
Mas só a sua pesquisa de ancestrais vai dizer-lhe de onde vem o seu apelido 'Palayo'.
Cumprimentos e boas pesquisas.
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Palayo

#188746 | clasilva | 17 mar 2008 22:18 | Em resposta a: #188743

Caro Victor Ferreira,

Essa pesquisa já a tinha feito.
Sou apologista que o Google é hoje em dia, é o melhor amigo do homem. Não seja eu, Eng. Informática.
De facto, achei tão estranho e tão lonjinquo associar o Pelayo com Palayo na aldeia de Cumeira - Penela, que pedi ajuda aos foristas. Quiça, pelo seu conhecimento, poderiam dar-me uma "ajudinha".

Quem não sabe, pede ajuda. É uma das caracteristicas da humildade para se aprender, correcto?

Obrigada pelo seu comentário.

Atentamente,
Cláudia Mendes Silva

Resposta

Link directo:

Palayo logín"

#188834 | salen | 18 mar 2008 21:27 | Em resposta a: #188746

Cara Cláudia M Silva,
A questão é mesmo essa. Quando não se faz ideia do que o interlocutor já sabe ou não (normalmente porque ele/a não diz tudo) avança-se com o mais básico. E porquê? Para 'puxar' pelo interlocutor, entre outras coisas, dependendo muito do estilo de cada um. O meu estilo de «dar uma ajudinha» é este.
Estranha Palayos (ou Palaios, Pelayos, Pelágios, Paios ou outra coisa qualquer que pode até nem ter a ver com o guerreiro) em Penela? Não estranhe. Pesquise. Nos paroquiais. É mesmo apenas pela pesquisa que acaba por perceber primeiramente qual foi o primeiro, e a seguir provavelmente a origem do nome/alcunha.
Renovados votos de boas pesquisas e não se melindre por tão pouco que não vale a pena.
Cumprimentos do Victor Fereira

Resposta

Link directo:

RE: Origem do nome Palayo

#192881 | rmpalaio | 17 abr 2008 13:12 | Em resposta a: #188735

Claudia,

Minha família é da Cumeeira e de Câneve (localidade muito próxima). Meus avós são da Cumeeira, à excessão da minha avó paterna que era de Câneve e existem Palaios nas duas localidades, sem nenhuma ligação de parentesco conhecida (pelo menos por mim e por meus pais), a não ser o casamento de meus avós paternos (ele da Cumeeira e ela de Câneve). Eles vieram para o Brasil na 2ª metade da década de 1950 trazendo meus pais e tios, sendo que sou da primeira geração nascida aqui.
Uma curiosidade sobre nosso sobrenome é que em grego significa "antigo", ou "velho", e existe uma localidade próximo a Atenas chamada "Palaio Faliro". Como os gregos andaram visitando Portugal (se não me engano antes dos romanos até), essa é uma possível origem.

Abraços do "primo",

Ricardo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 02:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen