Ajuda- Arquivo distrital da Ilha São Jorge, Açores

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Pessoas | Regiões

Ajuda- Arquivo distrital da Ilha São Jorge, Açores

#185113 | marcia38 | 17 fev 2008 04:34

Caros Confrades,

preciso de ajuda para obter o assento de baptismo da minha bisavó,
Barbara Vieira, filha de Ana Labata Vieira e Manoel Vieira, naturais da Iha de São Jorge, Açores.

Bárbara Vieira, deve ter nascido entre 1860 e 1880. Veio para o Brasil no final do sec XIX provavelmente entrou pelo Porto do Rio de Janeiro aonde viveu até sua morte.

Aqui se casou com meu bisavô, Francisco Fernandes de Aguiar natural de Sobral, Ceará e teve cinco filhos, dentre os quais minha avó, Jandyra Vieira Aguiar (1907)

Ela era viúva tendo se casado a primeira vez na Ilha São Jorge não sei com quem e teve outros filhos.

Pelo que já pesquizei e com a ajuda dos depoimentos do próprio Forum, sei que para pessoas nascidas antes de 1900, os registros são de batismo e não de nascimento e que tambem o Portal do Cidadão só fornece certidões para os nascidos após 1908.

Sendo assim gostaria de obter o e-mail do arquivo distrital da Ilha São Jorge.

Aguardo ajuda,

Atenciosamente,

Marcia Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda- Arquivo distrital da Ilha São Jorge, Açores

#185234 | raaccpd023 | 18 fev 2008 10:36 | Em resposta a: #185113

Cara Confrade

O endereço electrónico da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra de Heroísmo, aonde se encontram os livros que procura é: bpar.angra.info@azores.gov.pt

Pelo que julgo saber, estarão brevemente disponíveis para consulta on-line no seguinte endereço: http://pg.azores.gov.pt/drac/cca/ig/

Com os melhores cumprimentos,

Miguel Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda- Arquivo distrital da Ilha São Jorge, Açores

#185243 | Filipe PC | 18 fev 2008 12:55 | Em resposta a: #185113

Cara Márcia

O Arquivo da Horta está fechado pois está em mudança de instalaçoes. Abrirá de novo a 23 de Abril pelo que apenas nessa data oderá aceder aos serviços do Arquivo

Filipe Pinheiro de Campos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda- Arquivo distrital da Ilha São Jorge, Açores

#185244 | raaccpd023 | 18 fev 2008 13:01 | Em resposta a: #185243

Caros Confrades,
Os livros Paroquiais a Ilha de São Jorges estão depositados no Arquivo de Angra do Heroísmo e não na Arquivo da Horta.
O Arquivo de Angra abrange as Ilhas Terceira, Graciosa e São Jorge. O Arquivo da Horta abrange as Ilhas do Faial, Pico, Flores e Corvo. Já agora, as Ilha de São Miguel e de Santa Maria estão abrangidas pelo Arquivo de Ponta Delgada.

Cumprimentos

Miguel Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda- Arquivo distrital da Ilha São Jorge, Açores

#185300 | marcia38 | 18 fev 2008 20:47 | Em resposta a: #185234

Caro Miguel,

muito obrigado pela informacão.

Já pasei um e-mail para o Arquivo Regional de Angra do Heroísmo e quanto ao site
pg.azores.gov.pt, entrei mas fiquei sem saber qual seria a freguesia para que eles pudesem fazer a pesquisa.

O que que é conelho e o que é freguesia? Sou novata ainda no assunto...

Aguardo notícias,

Marcia Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda- Arquivo distrital da Ilha São Jorge, Açores

#185301 | marcia38 | 18 fev 2008 20:51 | Em resposta a: #185243

Caro Felipe,

muito obrigado pelo interesse em me ajudar mas segundo o outro confrade
devo pesquisar no Arquivo de Angra do Heroísmo.

Marcia Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda- Arquivo distrital da Ilha São Jorge, Açores

#185566 | raaccpd023 | 21 fev 2008 09:52 | Em resposta a: #185300

Cara Marcia,
Concelho é igual a Município e Freguesia, Povoação, Paróquia.

Quanto ao site pg.azores.gov.pt, quem faz a pesquisa é a própria pessoa uma vez que os livros de registo irão estar disponíveis para pesquisa on-line.

No entanto, os livros respeitantes à ilha de São Jorge ainda não estão disponíveis para isso. Até agora foram únicamente disponibilizados os da ilha do Corvo e parte dos da ilha das Flores. Aos poucos irão sendo disponibilizados os restantes.

Com os melhores cumprimentos,

Miguel Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda- Arquivo distrital da Ilha São Jorge, Açores

#187439 | marcia38 | 08 mar 2008 18:46 | Em resposta a: #185234

Caro Miguel,

voce tinha toda a razão!!!!

Mandei um e-mail para bpar.angra.info@azores.gov.pt e eles me responderam em menos de um mes e acharam o assento de batismo da minha bisavó!!!

Eu só tinha o nome dos pais da minha bisavó, e sabia que ela tinha nascido no final de 1800 na Iha de São Jorge, mais nada e eles conseguiram localizar.

Tentei o site http://pg.azores.gov.pt/drac/cca/ig/ mas eles pediam dados que eu não possuia...

Muito, muito obrigada pela sua ajuda,

atenciosamente,

Marcia Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda- Arquivo distrital da Ilha São Jorge, Açores

#187442 | marcia38 | 08 mar 2008 18:54 | Em resposta a: #185244

Caros Confrades,

a informação está corretíssima, acabei de localizar o assento de baptismo da minha bisavó que nasceu no final de 1800 na Ilha São Jorge.

Que a informação siva para outros confrades!

Comprimentos,

Marcia Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda- Arquivo distrital da Ilha São Jorge, Açores

#313432 | azoreano | 11 set 2012 08:58 | Em resposta a: #185113

Permita-me perguntar em que freguesia aparece o apelido Labata? Faço genealogia em S. Jorge há vários anos e nunca o encontrei.


Marcio Borba
marcioborba_genea@yahoo.com

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda- Arquivo distrital da Ilha São Jorge, Açores

#313472 | marcia38 | 11 set 2012 19:12 | Em resposta a: #313432

Prezado Marcio,
minha bisavó tem o apelido "Labata"e nasceu na Ilha de São Jorge em torno de 1860.

Em 2008 atravez desse Forum consegui o e-mail da prefeitura que tem os assentos de batismo dessa Freguesia para os nascimentos anteriores a 1900. Entrei em contato com essa prefeitura e recebi a cópia do certidão pelo correio, foi inacreditável!!!
Eu só tinha o nome dos pais dela e a data aproximada de nascimento.

Para os nascidos após 1900 esta tudo digitalizado e em Lisboa.

Estou no momento sem o assento de batismo dela pois a a entregamos ao consulado de Portugal para que minha mãe possa obter a nacionalidade portuguesa, mas vou procurar p ver se tenho alguma cópia.

Espero ter ajudado,

Marcia Pinheiro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 08:28

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen