Manuel Alves da Costa Paiva

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Manuel Alves da Costa Paiva

#184575 | mbp | 11 fev 2008 23:44

Manuel Alves da Costa Paiva, solicitador, viveu no Porto na primeira metade do século XIX. Filho de Manuel Alves da Costa Paiva e de Ana Gertrudes Lopes de Reboredo, casou possivelmente em Braga com Rosa Joaquina Gomes da Costa. Muitos dos seus descendentes vivem na cidade do Porto, onde faleceu e foi sepultado (cemitério da Lapa). Teve um irmão (ou tio), António Alves da Costa Paiva, advogado nesta cidade.
Agradecem-se informações sobre os seus ascendentes

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Alves da Costa Paiva

#207540 | mbp | 07 set 2008 00:05 | Em resposta a: #184575

Caros amigos

Renovo o pedido

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Alves da Costa Paiva

#207563 | Augusto Tavares | 07 set 2008 10:14 | Em resposta a: #184575

Caríssimo Confrade Miguel Brandão Pimenta,

Por conhecer muito bem alguns dos descendentes do dito Manuel Alves da Costa Paiva, posso perguntar-lhe pela razão do seu interesse nesta família? Também é descendente dele? Como já deve ter visto, ele já se encontra na base de dados do Geneall.

Votos de um muito bom Domingo.
Cordiais saudações,

Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Alves da Costa Paiva

#207564 | aeiou2 | 07 set 2008 10:32 | Em resposta a: #184575

Bom dia ,
Talvez começando por procurar o casamento, ou o assento de baptismo do filho onde talvez conste onde casou eos avós quer paternos quer maternos.
Boa sorte
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Alves da Costa Paiva

#208176 | mbp | 14 set 2008 00:01 | Em resposta a: #207563

Caro Augusto Tavares,

Muito obrigado pela sua resposta. Manuel Alves da Costa Paiva foi meu 4º avô e do seu casamento nasceu Emília Alves da Costa Paiva casada com Joaquim José Alves de Sousa (Lobo), meus trisavós. Tal como os outros ramos Costa Paiva deixaram muitos descendentes na cidade do Porto. Conheço mal este ramo e daí a minha pergunta.

E por falar em ramos, tenho do lado materno uma linha Tavares, da freguesia de Pedroso, Vila Nova de Gaia. Também usavam o apelido Carneiro Tavares. Conheço muito mal este ramo. Tenho alguns apontamentos deixados por um tio-avô. Sei, por exemplo, que a rainha D. Maria II, na sua última viagem ao Norte ficou hospedada em casa destes meus antepassados. Dizem-lhe alguma coisa?

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Alves da Costa Paiva

#208177 | mbp | 14 set 2008 00:02 | Em resposta a: #207564

Cara Maria

Muito obrigado pela sugestão.

Cumprimentos

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Alves da Costa Paiva

#208232 | Augusto Tavares | 14 set 2008 16:33 | Em resposta a: #208176

Caro Miguel Brandão Pimenta,

Diga-me, por favor, se a sua trisavó Emília Alves da Costa Paiva é a mesma Júlia Emília Alves da Costa Paiva, casada com Manuel Júlio Lopes Martins (constantes da base de dados deste site).

Não posso ajudá-lo com muita informação sobre este ramo da sua ascendência, mas posso dizer-lhe que houve um Manuel Alves da Costa Paiva que faleceu no Porto, a 11.11.1843, solteiro, tendo deixado todos os seus bens a um irmão António; um António Alves da Costa Paiva, livreiro, que também faleceu no Porto a 22.03.1859; e uma D. Carlota Emília Alves da Costa Paiva, falecida a 17.01.1904. E que, de facto, havia uma casa livreira no Porto com o nome de Manuel Alves da Costa Paiva, a qual trabalhava inclusivamente para a Universidade de Coimbra.

Quanto aos seus Tavares, penso nada terem a ver com os meus, pois os meus são de origem beirã e o apelido remonta ao séc. XVII, tendo sido usado pela primeira vez na minha família por um antepassado que era originário de Chãs de Tavares, de onde tomou o apelido.

Aguardando as suas notícias, apresento as mais cordiais saudações,

Augusto Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Alves da Costa Paiva

#208283 | mbp | 15 set 2008 01:55 | Em resposta a: #208232

Caro Augusto Tavares,

Estive a verificar os meus apontamentos e o que tenho é o seguinte. Manuel Alves da Costa Paiva c.c. Rosa Joaquina Gomes da Costa. Ao que parece tiveram vários filhos entre os quais Emília Rosa Alves da Costa Paiva c.c. Joaquim José Alves de Sousa Lobo (meus trisavós). No cemitério da Lapa, num jazigo que pertence à mnha família (Pimenta) estão sepultados Manuel Alves da Costa Paiva falecido a 31.3.1880 e Rosa Joaquina Gomes da Costa falecida a 17.6.1882. Pelo nascimento de minha bisavó (filha de Emília Rosa da Costa Paiva) calculo que Manuel Alves da Costa Paiva terá nascido na primeira década de oitocentos. No cemitério estão ainda sepultados Carlota Emília Almeida (?) Costa Paiva (17.1.1904, o Almeida só pode ser lapso) e Maria Emília Costa Paiva Teixeira (1880).
Tenho comigo algumas dezenas de livros (com datas entre 1714 e 1869) sobre Direito, Medicina etc. com a assinatura de Manuel Alves da Costa Paiva. Um dos livros tem a assinatura de Júlia Alves da Costa Paiva. Finalmente, no Almanaque do Porto (1857) surge o nome de Manuel Alves da Costa Paiva (solicitador) com morada na rua do Almada e da firma Costa Paiva e Irmão (livreiros) com morada na travessa da Fábrica do Tabaco nº 14. Sem dúvida que estamos na presença dos memos Costa Paiva.

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Alves da Costa Paiva

#208284 | mbp | 15 set 2008 02:13 | Em resposta a: #208232

Caro Augusto Tavares,

Depois de enviar a mensagem resolvi consultar a base de dados do Geneall e pela cronologia só posso concluir que a Júlia Emília Alves da Costa Paiva e a Emília Rosa Alves da Costa Paiva (casou por volta de 1858) eram irmãs. Que me diz?

Cumprimentos

mbp

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Alves da Costa Paiva

#208295 | Augusto Tavares | 15 set 2008 08:29 | Em resposta a: #208283

Caro Miguel,

É exactamente o que penso: Júlia Emília Alves da Costa Paiva e Emília Rosa Alves da Costa Paiva seria, com toda a certeza, irmãs. E ainda irmãs da tal Carlota Emília Alves da Costa Paiva, sepultada no seu jazigo.

O meu Amigo não sabe em que freguesia nasceu e foi batpizada a sua Emília Rosa? A "irmã" Júlia Emília nasceu e foi baptizada na freguesia de Nossa Senhora da Vitória, tendo sido baptizada a 20.05.1854.

O passo seguinte na investigação seria localizar o assento de casamento dos pais delas: Manuel Alves da Costa Paiva com Rosa Joaquina Gomes, mas não tenho indicação nenhuma da freguesia em que o mesmo possa ter ocorrido... Apenas sei que ele - Manuel Alves da Costa Paiva - era natural de S. JOrge de Miragaia, Porto, e a mulher - Rosa Joaquina Gomes - era de Braga. Penso que terão casado no Porto, mas, como digo, não faço ideia em que freguesia. Eu talvez procurasse na de Miragaia (naturalidade do noivo), uma vez que a noiva era de Braga...

Se não se encontrar o casamento, teremos então de procurar o baptismo dele - Manuel Alves da Costa Paiva. A partir de 15 anos para trás do nascimento da filha cujo nascimento conhecemos. Neste caso, Júlia Emília que foi baptizada em 1854, mas nasceu em 1852. Logo, procuraríamos a partir de 1838 para trás. Eu dou o prazo curtíssimo de 15 anos para ser mais seguro.

Mas ainda há outra pista. O Miguel disse que o António Alves da COsta Paiva era advogado. Tenho possibilidade de pedir para procurarem certidão de idade e matrícula dele na Universidade de Coimbra.

Vamos ver se, em conjunto, conseguimos avançar na ascendência?

Cordiais saudações e votos de uma boa semana,

Augsuto

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Alves da Costa Paiva

#209786 | mbp | 03 out 2008 21:28 | Em resposta a: #208295

Caro Augusto Tavares,

Apenas para lhe dizer que não esqueci, nem estou desinteressado neste tema. Apenas aguardo um ocasião para ir ao ADP fazer umas pesquisas.

Com os meus cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Alves da Costa Paiva

#209911 | Augusto Tavares | 05 out 2008 09:31 | Em resposta a: #209786

Caro Miguel Brandão Pimenta,

Também não esqueci e já me pedi que localizassem a certidão de nascimento de António Alves da Costa Paiva na UC, mas, até agora, sem resposta.

Vamos ver se na próxima semana...

Muito bom Domingo.

Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Alves da Costa Paiva

#210350 | Augusto Tavares | 11 out 2008 21:46 | Em resposta a: #209786

Caro Miguel Brandão Pimenta,

Desta vez não o maço por causa dos Alves da Costa Paiva (continuo sem novidades), mas por causa dos Faya, ascendentes de sua mulher.

Conhecem a ascendência de D. Alice de Azevedo Estrella Faya?

Cordiais saudações,

Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Alves da Costa Paiva

#210371 | mbp | 12 out 2008 11:26 | Em resposta a: #210350

Caro Augusto Tavares,

Alice de Azevedo Estrella Faya é a avó de minha mulher. Deste ramo sei que há poucos dados. Mas agora surpreendeu-me! Encontrou algum parentesco?

Cumprimentos do
Miguel Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Alves da Costa Paiva

#210374 | Augusto Tavares | 12 out 2008 12:40 | Em resposta a: #210371

Caríssimo Amigo,

Não encontrei qualquer parentesco entre os Faya e os Alves da Costa Paiva.
O que se passa é que já há tempos uma amiga me pediu para ver se conseguia alguma informação sobre essa família por dela descender - ramo Faya Marinho. E reparei ontem que a Senhora D. Alice de Azevedo Estrella Faya deve ser da mesma família. Sabe se teriam ascendência estrangeira?

Dominicais saudações,

Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Alves da Costa Paiva

#210385 | mbp | 12 out 2008 17:07 | Em resposta a: #210374

Caro Augusto Tavares,

Os Faya Marinho são primos de minha mulher, descendentes de Arminda de Azevedo Estrela Faya (casada com Alberto Marinho) irmã de Alice de Azevedo Estrela Faya. Não tenho a certeza, mas penso que não existe qualquer ascendência estrangeira. Quanto à minha pergunta sobre um eventual parentesco referia-me a parentesco entre os Faya e o Augusto Tavares. Por curiosidade, e porque penso conhecer todo o ramo, quem é essa sua amiga e minha prima por afinidade?

Com os meus cumprimentos

Miguel Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Alves da Costa Paiva

#210562 | Augusto Tavares | 14 out 2008 20:05 | Em resposta a: #210385

Caro Miguel Brandão Pimenta,

Peço desculpa porque não percebi a sua questão. Efectivamente, ao que sei, não tenho parentesco com a família. O interesse surgiu por uma referência que a Cristina Marinho fez a esse ramo da família.

Quanto aos Alves da Costa Paiva, tive hoje resposta do AUC. Não existe qualquer certidão de idade referente a nenhum António ou Manuel Alves da Costa Paiva, nem tais nomes constam do ficheiro de alunos daquela instituição, pelo que se depreende que não a terão frequentado...

Menos uma pista. Parece que, se quisermos recuar, teremos de contar apenas com os registos paroquiais. Mantê-lo-ei informado no caso de conseguir mais alguma informação.

Cordiais saudações,

Augusto Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Alves da Costa Paiva

#210589 | mbp | 15 out 2008 00:03 | Em resposta a: #210562

Caro Augusto Tavares,

Obrigado pela sua resposta. Penso que estamos a falar da Cristina, filha do Jorge Manuel, infelizmente falecido. Conheci muito mal as filhas.
Relativamente ao António da Costa Paiva, a referência que li vinha num almanaque de 1854. Sei que o tenho algures no meio dos meus livros e vou procurar localizar a informação. Entretanto numa próxima ocasião deslocar-me-ei ao Porto para tentar averiguar algo mais sobre esta gente. E mantê-lo-ei igualmente informado.

Cumprimentos do Miguel Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Alves da Costa Paiva

#235116 | Almeidosk | 27 jul 2009 03:44 | Em resposta a: #208177

Procuro relacionamentos com Raul Alves da Costa Paiva, filho de joaquim alves da costa paiva e Maria candida nogueira...

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Alves da Costa Paiva

#235118 | Almeidosk | 27 jul 2009 03:54 | Em resposta a: #208283

Graças ao bixinho da genealogia da familia da minha esposa, cheguei ao assento de nascimento do Raul alves da costa paiva, nascido 21/01/1896, baptizado em paranhos, o qual e dado como filho ilegitimo de joaquim alves da costa paiva, professor libre natural da freguesia da victoria, porto (avós paternos: manuel alves da costa paiva e rosa joaquina da costa paiva) e Maria Cândida nogueira de S, Martinho de penafiel, domestica (avós maternos: Joao Nogueira e Clara Justino). estou a pensar nos avos paternos se nao serao os mesmo... ha.. acrescento k a ilegitimidade provavelmente dever-se-a ao facto de ambos os pais serem solteiros... alguem poderá me elucidar o que havera para cima dos avós paternos?

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Alves da Costa Paiva

#235280 | Augusto Tavares | 29 jul 2009 23:06 | Em resposta a: #235118

Caro Confrade,

Nâo tenho dúvidas de que Joaquim Alves da Costa Paiva, pai do dito Raul, é irmão de D. Júlia Emília Alves da Costa Paiva, que já consta aqui da base de dados do Geneall. Os ascendentes que conheço são os que também constam da base de dados, mas estou interessado em conhecer a descendência deste Raul. Poderá facultar-me essa informação?

Cordiais saudações,

Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Alves da Costa Paiva

#235289 | Almeidosk | 30 jul 2009 00:33 | Em resposta a: #235280

o k tenho para cima desse joaquim, com base no assento de nascimento de raul alves da costa paiva é os nomes dos pais deste, como avos paternos e maternos, mas no caso do lado do pai, avô e avó materna, sendo por ordem para cima:
Raul Alves da Costa Paiva, filho de joaquim Alves da Costa paiva e Maria Candida Nogueira Paiva, conforme assento de nascimento datado de 7 de fev de 1896 (esta online), por sua vez, joaquim Alves da Costa Paiva é filho de Manuel Alves da Costa paiva e Rosa joaquina Gomes da Costa (segundo o mesmo assento), e por fim e ate onde cheguei, Manuel Alves da Costa Paiva e filho de Manuel Alves da Costa paiva e Ana gertrudes Lopes de Reboredo, e parei por aki por enquanto. ando a ver conforme dicas, assentos do porto e de leça da palmeira para ver se encontro mais uma geraçao acima, caso encontre o registo de casamento de algum deles. Acrescento k encontrei diversa informaçao sobre um dos "manuel Alves da Costa Paiva" julgo pai, Avô de joaquim com uma lista de dividas, entre os quais algo de 1822 k reza algo do genero:

Dívidas de Luiz José de Carvalho, 1822

N. o 1.189

Conta Corrente pelo alcance de trezentos setenta e dous mil cento e cincoenta e hum reis .........................................................................................................372$151

Contra Manoel Alves da Costa Paiva, Commissario da Officina Thypographica desta Universidade na cidade do Porto, ou seus representantes em conta corrente com a mesma desde 17 de Dezembro de 1803 té 24 de Março de 1809...

Creio k ja consegui encontrar citaçoes em relaçao a esta familia ligada a dita tipografia datado de 1764, contudo chega a uma altura pela similiridade de nomes se torna confuso saber kem é kem, e isto de ver pagina a pagina os registos nao sabendo a origem das pessoas começa a ser complicado... :) se alguem mais pudar complementar com mais informação, lógico k agradecerei... :)

Rui Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Alves da Costa Paiva

#235291 | Almeidosk | 30 jul 2009 00:38 | Em resposta a: #235289

ha... eskecia, a ligaçao é obvia, encontrei o registo do casamento da julia emilia, de 1858, e no assento de nascimento do raul, aparecem os padrinhos como sendo 2 dos filhos da julia emilia, decerto pela morada dos pais, e pelos nomes dos padrinhos (creio que sobrinhos do joaquim) o k me leva a entender k ha uma grande diferença de idades entre a julia e o joaquim, sendo a julia bem mais velha do que este... vou me mandar para os registos de miragaia, pode ser k tenha a sorte de encontrar o assento de nascimento do joaquim e consiga subir mais degraus... neste momento ja tenho 8 geraçoes :) claro k incompletas mas do lado dos Alves costa paiva é seguido

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Alves da Costa Paiva

#235782 | Almeidosk | 05 ago 2009 20:28 | Em resposta a: #235280

Caro Augusto, creio k para baixo do Raul tenho toda a gente pelo menos no que diz respeito ao filho do mesmo nome, pai da minha esposa, e seus irmaos.. claro k por aki se torna complicado, nao tem um contacto mais propricio, como o msn para k possamos trocar impressoes acerca do assunto?

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Alves da Costa Paiva

#235886 | Augusto Tavares | 07 ago 2009 08:15 | Em resposta a: #235782

Caro Confrade,

Lamento, mas não tenho msn, mas tenho endereço electrónico tavares1945arrobasapopontopt

Era óptimo se em conjunto conseguíssemos descobrir gerações mais para trás.

Cordiais saudações,

Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Alves da Costa Paiva

#238830 | Augusto Tavares | 12 set 2009 09:06 | Em resposta a: #208177

Caro Miguel Brandão Pimenta,

Revendo com atenção que consta da BD, verifiquei que há uma significativa diferença de idades (1 geração) entre Júlia Emília Alves da Costa Paiva (nascida em 1852 e baptizada em 1854) e Emília Rosa Alves da Costa Paiva, cuja filha - Laura - nasceu em 1859, poucos anos depois da Júlia Emília. Não era impossível que tia e sobrinha tivessem apenas 7 anos de diferença (tenho um caso na família em que a diferença é até menor), mas não é o mais comum.

Será que Emília Rosa Alves da Costa Paiva seria irmã de Manuel Alves da Costa Paiva, pai da Júlia Emília?

Já conseguiu mais dados sobre eles?

Cordiais saudações,

Augusto Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Alves da Costa Paiva

#238831 | Augusto Tavares | 12 set 2009 09:10 | Em resposta a: #208177

PS - Já agora, sabe dizer-me em que freguesia nasceu D. Alice de Azevedo Estrella Faya?

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Alves da Costa Paiva

#241773 | Almeidosk | 12 out 2009 01:15 | Em resposta a: #238830

Hoje descobri outra particularidade, o Manuel Alves da Costa Paiva sepultado na Lapa, nao e o marido da rosa joaquina mas sim filho dela e outro Manuel Alves da Costa Paiva, Achei estranho nao encontrar o obito na freguesia de vitória, entao fui procurar nas outras freguesias do porto, acabei por encontrar o obito em Santo Ildefonso, com essa mesma data, mas como Solteiro e com 27 anos... passados dois anos, na Vitoria falece Rosa Joaquina, com 63 anos... tudo isto me esta a parecer estranho, ate pq esta rosa joaquina quando faleceu tinha 3 filhos, ja sei que Joaquim era um, este Manuel é outro e fica sem espaço os filhos a eles ligados aqui no geneall... Alguem poderá ter uma luz do k se passa?

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Alves da Costa Paiva

#241780 | Almeidosk | 12 out 2009 08:19 | Em resposta a: #241773

Depois do choque inicial, voltei a rever tudo k tinha sobre esta geraçao, e fazendo cruzamento entre o material ja disponivel, verifico que Manuel Alves Da Costa Paiva e Rosa joaquina tiveram como filhos:

- Julia Emilia A C P, casada na cedofeita a 8 1 1876 com 23 anos (nascida em 1852)
- Carlota emilia A C P, Solteira, Falecida na vitoria a 17 1 1904 com 63 anos (nascida em 1840/41)
- Manuel A C P, Solteiro, Falecido em santo ildefonso a 31 3 1880 com 27 anos (nascido em 1852/53)
- Joaquim A C P, Casado, pai de Raul A C P, conforme A. Nasc de Raul A C P, de 4 3 1896, em paranhos, Falecido em 11 3 1957 (no assento jurge a data de 1967, contudo, afiançado por filho do mesmo nome e nora, faleceu em 1957)

Por sua vez, Rosa joaquina, mae, faleceu com 63 anos na vitoria, sendo ja viuva e segundo o mesmo obito, com 3 filhos...

surge entao 1 problema... onde entra emilia rosa nas contas (fara 5 filhos), e porque nos registos ja aparece 4 filhos da mesma quando pelo seu falecimento so tem 3? sera que este manuel (o 3º) ja nao foi considerado dado ja ter falecido e so terem contado os vivos á altura da sua morte?

O filho mais velho e de 1840/1 e o mais novo de 1852/3,
manuel e julia emilia seriam irmaos gemeos? sendo assim, pq aparece manuel natural de santo ildefonso e julia emilia de vitoria?
Poderei presumir o nascimento de manuel na mesma data da julia, ou apos um interregno de 12 anos, o casal se descuidou e teve dois filhos com intervalo de 9 meses? nao creio ser plausivel, mas tb nao e impossivel...

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Alves da Costa Paiva

#241809 | Augusto Tavares | 12 out 2009 18:35 | Em resposta a: #241780

Caro Rui,

Pouco a pouco, lá se vai avançando...
Penso que não deve causar estranheza que só tenham considerado os 3 filhos vivos de D. Rosa Joaquina.
Parece que o próximo passo terá de ser mesmo procurar os baptismos dos filhos de Manuel Alves da Costa Paiva e de Rosa Joaquina Gomes.

Cordiais saudações,

Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Alves da Costa Paiva

#248334 | Augusto Tavares | 23 jan 2010 16:08 | Em resposta a: #208284

Caro Miguel Brandão Pimenta,

Conseguiu, entretanto, mais alguns dados relativos aos Alves da Costa Paiva?
Continuamos empacados no casal Manuel ACP e Ana gertrudes Lopes de Reboredo?

Cordiais saudações

Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Alves da Costa Paiva

#286747 | quasar | 07 set 2011 21:49 | Em resposta a: #241780

Eu também sou descendente de Manuel Alves da Costa Paiva e estou neste momento a investigar esse ramo.
Penso que posso dar umas aportações importantes.
Segue um resumo do registo paroquial do casamento dele:

Aos 12/2/1835, nesta igreja paroquial (?) de S. João do Souto eu João Ribeiro Pereira abade dela (?) ao matrimónio que com todas as formas denuncias e licença do estilo e com dispensa dos (?) da naturalidade e tendo prestado juramento em minha presença de seu estado livre tudo na forma mandada na mesma licença; (?) celebraram Manuel Alvares da Costa Paiva, solteiro, filho de pais incógnitos da freguesia de Mira Gaia da cidade do Porto e morador no Campo da Vinha desta freguesia, e filho que dizia ser de Manuel da Costa Paiva e de Ana Gertrudes de Reboredo com Rosa Joaquina Gomes solteira, filha legítima de António José Gomes e Josefa Maria da Costa da freguseia de S. Pedro de Maximinos; foram testemunhas José Joaquim Forte presbítero e coadjutor desta igreja e Caetano José Martins de Abreu do (?) (...)

Registo de casamento de S. João do Souto, 1811-1844, pg 78v

Depois encontrei um registo de baptismo em Miragaia, que deve corresponder:

Manuel filho de pais incógnitos foi solenemente baptizado por mim (...) aos doze dias do mês de Abril de 1809 e nasceu aos dez dias do mesmo mês (...) foram padrinhos João Teixeira desta freguesia e morador de fronte da igreja desta freguesia e Ana Raimunda (?) (...)

Registo de baptismos de Miragaia (Porto)

Há mais progressos quanto à identificação dos pais deste senhor?

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Alves da Costa Paiva

#289250 | Augusto Tavares | 15 out 2011 13:39 | Em resposta a: #286747

Caro Confrade,

Só agora vi a sua mensagem...
Não tenho mais qualquer informação sobre os pais do 2.º Manuel Alves da Costa Paiva.
O facto de ser filho ilegítimo dificulta a investigação. Penso que poderemos encontrar algumas informações relevantes nos testamentos dos 3 membros da família que existem no Arquivo Municipal do Porto, entre os quais do próprio pai Manuel Alves da Costa Paiva falecido solteiro a 11.11.1843.

É uma pista...

Cordiais saudações

Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Alves da Costa Paiva

#293938 | quasar | 04 jan 2012 16:05 | Em resposta a: #289250

Caro Augusto Tavares

Muito obrigado pela sua resposta; também só agora é que descobri que havia uma resposta!
Talvez seja uma falha nas notificações do geneall.

Para fazer um ponto da situação:

Manuel Alves da Costa Paiva (avô) + Maria Angélica Joaquina (informação do geneall; não sei onde foram buscar nem de onde são)
geraram

Manuel Alves da Costa Paiva (pai) + Ana Gertrudes Lopes de Reboredo (sabe de onde eram?)
(suponho que é o que faleceu a 11-11-1843, solteiro, porque não terá casado com a Ana Gertrudes)

geraram

Manuel Alves da Costa Paiva (filho) casou (12-2-1835) Rosa Joaquina Gomes da Costa * 10-4-1816 + 17-6-1882 (?)
* 10-4-1809 (suponho)

geraram

Júlia Emília Paiva Martins - casou (1876-01-08) Manuel Júlio Lopes Martins
* 1852-02-20; + 1918-03-20
Estes são os meus antepassados.
e
- Carlota emilia Alves da Costa Paiva, Solteira, Falecida na vitoria a 17 1 1904 com 63 anos (nascida em 1840/41)
- Manuel Alves da Costa Paiva, Solteiro, Falecido em santo ildefonso a 31 3 1880 com 27 anos (nascido em 1852/53)
- Joaquim Alves da Costa Paiva
(isto retirado deste fórum, de Rui Almeida)

Pode encontrar mais alguns detalhes no site http://hawk.fisica.uminho.pt/familia/ppl/x/k/4A0I58J7RG09TJ88KX.html

Tem alguma informação sobre o local de nascimento e morte de
Manuel Alves da Costa Paiva (pai) e esposa
e
Manuel Alves da Costa Paiva (avô) e esposa ?
Isso seria-me muito útil para procurar.

Muito obrigado
Ricardo Mendes Ribeiro

Resposta

Link directo:

Manuel Alves da Costa Paiva

#347577 | CSSR21 | 23 jun 2014 03:46 | Em resposta a: #184575

Com imenso atraso, respondo ao pedido de Miguel Brandão Pimenta sobre seus ancestrais Alves da Costa Paiva. Lendo os diversos comentários e contribuições sobre o assunto, feitos durante muitos anos, verifiquei que tenho alguns outros dados que podem acresccentar ao que já foi dito.

A família Alves da Costa Paiva entra na minha família (Souza Soares) através de um casamento realizado em Sobrado, Castelo de Paiva, em 11-12-1740 de MANUEL DA COSTA com MARIANA TEIXEIRA. A noiva era filha dos meus 6º avós João Alves de Souza e Luiza Teixeira, portanto, irmã do meu 5º avô o Capitão Manuel Caetano Alves de Souza, que foi livreiro na Rua dos Mercadores, no Porto. Mariana nasceu em Sobrado em 18-6-1713.

O noivo Manuel da Costa era de Fornos, Castelo de Paiva, filho de Antonio de Azevedo e Josefa Pinto casados em Fornos em 26-1-1717. Antonio de Azevedo nasceu em Fornos em 27-12-1690, filho de Antonio da Mota, do lugar do Ribeiro, em Sardoura, Castelo de Paiva, e Maria Carneiro, do lugar do Reguengo, em Fornos, Castelo de Paiva. Josefa Pinto nasceu em Fornos em 14-4-1683, filha de Manuel Rodrigues, de Sobrado, e de Francisca Pinto, de Fornos.

Manuel da Costa e Mariana Teixeira tiveram pelo menos 3 filhos em Sobrado, Castelo de Paiva: Manuel da Costa Alves de Paiva (1º do nome) n. 17-2-1744, José Alves da Costa Paiva n. 11-10-1746, e Pantaleão Alves da Costa Paiva n. 17-3-1754. Manuel e Mariana passaram para a cidade do Porto, onde ele se tornou livreiro na Rua dos Mercadores (a exemplo do cunhado Capitão Manuel Caetano de Souza que já se encontrava na freguesia da Sé do Porto em 19-8-1736, data do seu casamento com Rosa de Jesus Maria, cujos pais já residiam na Rua dos Mercadores desde pelo menos 1711).

Manuel da Costa Alves de Paiva (1º do nome) casou com Maria Angélica Joaquina, nascida na freguesia da Sé, filha de José da Conceição e Castro, de Cinfães (que também foi livreiro em 1764-1780) e Teresa Angélica Joaquina, da freguesia da Vitória, falecida na Rua dos Mercadores em 21-7-1753, neto paterno de José Coelho e Luiza, e neto materno de Antonio da Costa Camello e Mariana do Espirito Santo. Tiveram pelo menos 4 filhos:
1 - Manuel Alves da Costa Paiva (2º do nome), nasceu na Rua dos Mercadores, freguesia da Sé (data?), foi livreiro como o pai e o avô, casou com Ana Gertrudes Lopes de Rebordelo e tiveram: Manuel Alves da Costa Paiva (3º do nome), n. 10-4-1809 na freguesia de Miragaia, casou em 12-2-1835 em São João do Souto, Braga, com Rosa Emilia Gomes, n. 10-4-1816 em Maximinos, Braga, filha de Antonio José Gomes e Josefa Maria de Jesus. Entre os filhos desse casal está outro Manuel Alves da Costa Paiva (4º do nome) que f. no Porto em 31-5-1880, Joaquim, Carlota Emilia, e Julia Emilia (n. freguesia da Vitória 20-2-1852, f. Porto 20-3-1918, c.c. Manuel Julio Lopes Martins na Cedofeita em 8-1-1876).
2 - Antonio Alves da Costa Paiva n. 10-2-1787 na Rua dos Mercadores, freguesia da Sé, f. 22-3-1859. Também era livreiro, deixou seus livros para a sobrinha Maria Candida de Freitas, filha de sua irmã Rita.
3- Rita de Jesus da Costa, n. Rua dos Mercadores (data?) c.c. João de Freitas Guimarães, viveram na Rua dos Mercadores, em Coimbra e no Ameal, e tiveram dois filhos: a) Maria Candida de Freitas n. 19-7-1811 na Rua dos Mercadores, f. 28-5-1900 Coimbra, c.c. Luiz Rocha de Carvalho, tiveram um filho Antonio Alves da Costa (sobrinho) n. 1-4-1839 São Tiago, Coimbra, ainda vivia em 1903 na Quinta de Santa Cruz, em Coimbra, e uma filha Virginia Augusta da Rocha Freitas n. 15-6-1842 São Tiago, Coimbra, c.c. Adelino Augusto Pereira de Carvalho (1838-1903), cuja filha Amélia Adelaide Freitas de Carvalho c.c. o 3º Barão de Ribeira de Pena; b) João de Freitas Guimarães Filho, c.c. sua prima Ana Rosa da Silva, filha de sua tia Maria do Carmo.
4 - Maria do Carmo da Costa, n. Rua dos Mercadores (data?) c.c. Manuel José da Nóbrega, da freguesia de São Pedro, Vila Real, em 9-4-1804 na Sé do Porto. Em 1840 moravam na freguesia de Santo Ildefonso. Foram pais do Dr Antonio da Costa Paiva, Barão de Castelo de Paiva, n. 12-10-1810 e f. 4-6-1879 no Funchal, e de Ana Rosa da Silva, que c.c. seu primo irmão João de Freitas Guimarães Filho.

Espero ter contribuido com alguma coisa a mais sobre essa familia de livreiros. Se precisarem da genealogia de Mariana Teixeira, disponham.

Carmen Souza Soares Reis

Resposta

Link directo:

Manuel Alves da Costa Paiva

#347624 | quasar | 24 jun 2014 17:53 | Em resposta a: #347577

Cara Carmen
Muito obrigado pela descrição que deu. Foi de grande ajuda para esclarecer uma série de pontos, e também permitiu acrescentar mais algumas linhas na minha árvore.

Gostaria muito que me arranjasse o que mais tiver da ascendência de Mariana Teixeira, uma vez que descendo dela.

Se preferir, pode enviar-me para o email
ricardo.ribeiro@physics.org

Muito obrigado.
Ricardo Mendes Ribeiro

Resposta

Link directo:

Manuel Alves da Costa Paiva

#390805 | RaúlMBarbosaRibeiro | 08 abr 2018 18:08 | Em resposta a: #208176

Boa tarde ao todo fórum.
Boa tarde Miguel Brandão Pimenta.

Relativamente à sua dúvida, esclareço que descendo por parte materna, dos Tavares Carneiro de Pedroso e Santo Tirso.
Minha Tia Teresinha de Jesus Carneiro Barbosa, oralmente e por escrito, descreve minuciosamente o episódio da presença e pernoita do Cortejo Real, que lhe relatam suas avoengas, em nossa Estalagem que era dos Carvalhos na dita Quinta de Moeiro, pertença da família Nunes Tavares com descendência até hoje nos Carvalhos, Vila Nova de Gaia.
Existe relato com gravura da Estalagem dos Carvalhos feita pelo Arquitecto inglês James Murphy na sua obra "Travels in Portugal - 1789/90".
Essa ilustre visita e pernoita da Família Real na Estalagem dos Carvalhos está também descrita na obra "Serões da Província" de Júlio Dinis.
Foi vendida em meados do Séc. XIX ao Cardeal Américo Ferreira dos Santos Silva para que lá ele instalasse o Seminário Diocesano de Nossa Senhora do Rosário dos Carvalhos. Foi extinto em 1911 na sequência da implantação da República Portuguesa ao abrigo da lei de separação do Estado e da Igreja e reabriu, alguns anos mais tarde, como casa de correcção de menores denominada "Colónia Agrícola Ferreira Lapa". Tomou depois o nome de “Escola de Artes e Ofícios”. O edifício foi propriedade da Assembleia Distrital do Porto (ADP) até à sua dissolução em 1986. De então em diante passou a a tutela para o Instituto da Segurança Social do Porto e em 2014 requerida a transferência da posse para a Câmara Municipal de Gaia que a veio a assumir em 2016. Hoje esses terrenos são pertença da Câmara Municipal de Gaia, por extinção da Associação Distrital do Porto. Albergam esses edifícios que foram Seminário, a GNR dos Carvalhos e outra parte a "Fundação" Claret - Lar Juvenil dos Carvalhos. No restante terreno a "Fundação" edificou um novo pólo.

Quaisquer outras dúvidas, disponha.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 mai 2024, 08:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen