Arquivos Distritais de Alto Trás os Montes

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

Arquivos Distritais de Alto Trás os Montes

#183593 | jlmartinho | 04 fev 2008 23:29

Queridos irmãos portugueses,
Estou precisando de uma grande ajuda por parte de vocês. Me chamo José Luiz Martinho e estou a procura da Certidão de Nascimento (Batismo) de meu pai, que nasceu em Portugal na região de Alto Trás os Montes em 04/01/1892 - o nome dele é Alberto Martinho - Filho de José Martinho e Margarida Rachel Martinho. Sei que existem vários Concelhos e cada Concelho tem várias Freguesias, que infelizmente eu não sei dizer em qual ele nasceu.
Como o nascimento ocorreu no século retrasado, acredito que o assentamento tenha sido feito em alguma igreja e que o livro esteja em algum Arquivo Distrital.
Caso alguém possa me auxiliar nesta empreitada, ficarei muito agradecido e me coloco a disposição para algum auxílio aqui no Rio de Janeiro.
Grato
José Luiz Martinho

Resposta

Link directo:

RE: Arquivos Distritais de Alto Trás os Montes

#183596 | Samila Soares | 04 fev 2008 23:43 | Em resposta a: #183593

Prezado José Martinho,

Sou sua conterrânea carioca e tenho o mesmo problema que vc, Trás -os- Montes é dividido em muitas Freguesias e Conselhos e eu também estou buscando informações de meus ancestrais. Na sua certidão de nascimento não tem informação mais detalhada? Seu Pai não adquiriu nenhum bem aqui no Brasil que tenha usado seus documentos? Quando foi que ele faleceu?

Sds.

Samila

Resposta

Link directo:

RE: Arquivos Distritais de Alto Trás os Montes

#183600 | jlmartinho | 05 fev 2008 00:32 | Em resposta a: #183596

Olá Samila,
O meu pai faleceu em 11/11/1958, eu tenho o número da Carteira de Identidade de Estrangeiros que é citado em um testamento, mas não diz a cidade onde nasceu, tenho também uma xerox de uma Carteira de Habilitação para dirigir Vehiculos a Tracção Animal de 1938 onde diz que ele é Natural de Portugal. Tenho também a data de desembarque dele aqui no Rio e o nome do navio em que ele veio, dados esses conseguidos através do Arquivo Nacional.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivos Distritais de Alto Trás os Montes

#183601 | jlmartinho | 05 fev 2008 00:35 | Em resposta a: #183600

Olá Samila,
O meu pai faleceu em 11/11/1958, eu tenho o número da Carteira de Identidade de Estrangeiros que é citado em um testamento, mas não diz a cidade onde nasceu, tenho também uma xerox de uma Carteira de Habilitação para dirigir Vehiculos a Tracção Animal de 1938 onde diz que ele é Natural de Portugal. Tenho também a data de desembarque dele aqui no Rio e o nome do navio em que ele veio, dados esses conseguidos através do Arquivo Nacional aqui no Rio.
Vamos ver se conseguimos alguma coisa e um vai passando as dicas para o outro.
Sds,
José Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Arquivos Distritais de Alto Trás os Montes

#183695 | Samila Soares | 05 fev 2008 19:45 | Em resposta a: #183601

José Luiz,

No Aquivo Nacional vc poderá pegar as informações sobre a carteira que seu pai tirou de estrangeiro. Digamos que o processo para retirar a identidade fica arquivado lá, e é provável que vc consiga cópia desse processo. É provável que vc consiga mais informações nessa documentação.
Vc tem fácil acesso ao Arquivo Nacional?

Sds.

Samila

Resposta

Link directo:

RE: Arquivos Distritais de Alto Trás os Montes

#183935 | jlmartinho | 07 fev 2008 00:28 | Em resposta a: #183695

Ok. Samila,
Vou ver o que consigo. Obrigado pela dica.
Sds,
José Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Arquivos Distritais de Alto Trás os Montes

#184154 | JPL | 08 fev 2008 23:24 | Em resposta a: #183935

Caros Samila e José Luiz,

Julgo ter algumas notícias para vós e com elas poderem confinar as vossas buscas a uma zona mais restrita. Um médico meu conhecido, chama tem o apelido Martinho e é realmente de Trás os Montes e Alto Douro, mais propriamente de S. João de Lobrigos, um freguesia do concelho da Régua. POsto isto, espero já ter ajudado alguma coisa.

Cumprimentos,

José Pedro leão

Resposta

Link directo:

RE: Arquivos Distritais de Alto Trás os Montes

#184614 | jlmartinho | 12 fev 2008 13:45 | Em resposta a: #184154

Caro amigo José Pedro,

Estou aguardando a chegada de uns documentos que estavam com uma sobrinha, que indicam que na verdade o meu falecido pai era de Viseu. Como antigamente "creio eu" uma parte do Disctrito de Viseu fazia parte da Região do Alto Trás-os-Montes, é que houve essa confusão. Isso ainda me deixou um pouco desorientado, pois agora já não sei se vou procurar em Vizeu ou em Alto Trás-os Montes.
De qualquer forma, agradeço o empenho do caro amigo na minha luta.

Um forte abraço fraterno do amigo.

José Luiz Martinho

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 07:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen