Elementos da Família Robles

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Elementos da Família Robles

#182965 | R.Monteiro | 31 jan 2008 18:17

Caros Confrades,

Estou a fazer uma pesquisa sobre a família Robles, da qual faço parte.
Principalmente tenho interesse estabelecer a ligação a Espanha, nomeadamente,a Leão.
Não consigo ir além de meados do século XVIII, sendo o ancestral mais antigo que descobri, António Ribeiro Robles, natural de S.Vicente da Beira, hoje concelho de Castelo Branco.
Alguém me pode ajudar?
Ficaria muito grato.
José Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Elementos da Família Robles

#189815 | fguedes | 27 mar 2008 13:52 | Em resposta a: #182965

Bom dia,
Li sua mensagem e interessei pois faço parte da família robles... Não sei de muita coisa não, mas tive curiosidade em saber...
Meu primo tem bastante coisa e quem sabe vcs podem trocar informações? paulocardoso@nowtech.com.br
Sei que meus bisavós se chamaram Francisco Robles Illescas e Carmem Quiero Montes.
Se possível mantenha-nos contato para nos conhecermos e trocarmos informãções!!!
Obrigada
Fernanda
Meu e-mail: fercguedes@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Elementos da Família Robles

#189817 | Filipe PC | 27 mar 2008 13:57 | Em resposta a: #182965

Caro José Gaspar

Existem uns Robles vindos de Espanha para Freixo de Espada à Cinta algures pelo século XVIII. Não sei se terão ligação...

Um abraço

Filipe Pinheiro de Campos

Resposta

Link directo:

RE: Elementos da Família Robles

#190771 | R.Monteiro | 02 abr 2008 18:49 | Em resposta a: #189817

Caro Filipe,
Só hoje li a sua mensagem, que muito agradeço.
Não poderá ser mais preciso?
Isto é, não conseguirá indicar-me nomes, datas e locais de nascimento,ou de baptismo,ou casamento,ou morte dessesRobles de que tem notícia em Freixo de Espada à Cinta?
Se lhe fosse possível ter a gentileza dessa maçada, ou de me indicar alguém e contacto a quem solicitar tais informações, ficar-lhe-ia muito reconhecido.
Um abraço,
José Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Elementos da Família Robles

#190773 | Filipe PC | 02 abr 2008 18:52 | Em resposta a: #190771

Caro José

O que tenho é a partir deste casamento:

IZIDORO ROBLES, nasceu em Sobradillo, Ciudad Rodrigo pelos anos de 1850, filho de Euzebio Roblese de Dona Antónia Marques esta falecida em 17 de Maio de 1875 com 70 anos. Casou em 8 de Dezembro de 1873 com ANTÓNIA MARIA TABORDA, dos Tabordas de Penamacor, com larga geração.

Um abraço

Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Elementos da Família Robles

#190775 | R.Monteiro | 02 abr 2008 19:12 | Em resposta a: #189815

Minha Cara Fernanda,
Só hoje li sua mensagem.
Tudo quanto sei do ramo Português dos Robles está no genea e poderá encontrar colocando o meu nome( José Gaspar Robles Monteiro Rodrigues) e depois aceder carregando nos sucessivos antepassados de meu ramo materno desse costado.

Em Espanha é fácil obter informação da família Robles, pois foi uma das mais antigas e de maior nobreza de Espanha, estando suas origens documentadas em vários trabalhos, procedendo, por várias linhas dos reis de Leão e Aragão, como se pode ler,entre outras, nas genealogias dos condes de Ayuste e do Marquês de Las Hormazas, nobres da Casa de Robles, bem como, os Marqueses de Cúllar de Baza, os Senhores de Trigueros, Senhores de Villena, Senhores de Villarmentero, entre outros, como poderá ler na obra " Dicionário das Famílias Portuguesas" da autoria de D.Luiz de Lancastre e Távora.

Neste momento, procuro o elemento da família que fez a ligação dos Robles de Espanha ao ramo que se refugiou em Portugal aquando das lutas Carlistas e que são os meus ascendentes directos.

Quanto à Fernanda, gostaria que me indicasse mais elementos que permitam ligar sua família de Robles do Brasil aos de Portugal, pois que, presumivelmente, para aí terá ido algum meu familiar e que poderá estar na origem desse costado de sua família.

Meu e-mail para estas questões: joseaeroporto@hotmail.com.

Cumprimentos,
José Gaspar Robles-Monteiro Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Elementos da Família Robles

#191153 | digdy | 05 abr 2008 02:02 | Em resposta a: #190775

Boa noite! Caro R.Monteiro , sou primo de Fernanda e gostaria de falar mais a vc sobre minha familia, pois somos descendentes da familia ROBLES, possuo nomes de meus bisavos que vieram da espanha, mas gostaria de saber tambem se posso encontrar por lá parentes ainda vivos. aguardo sua resposta.
Comprimentos,
Paulo Henrique Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Elementos da Família Robles

#192136 | R.Monteiro | 11 abr 2008 13:43 | Em resposta a: #191153

Meu Caro Paulo,
Claro que é com mito gosto que poderei transmitir-lhe e receber elementos que me/nos conduzam a reconstruir o passado da família Robles.
Gostaria de saber quais os seus antepassados que vieram de espanha, os respectivos costados, datas, etc.
A Família Robles em Portugal não é mito extensa.
Conheço e sei localizar quase toda.
A minha dificuldade é encontrar o lo de ligação a Espanha.
Sei que para Portugal veio um ramo da família em fuga por lutas políticas, pois quanto sei eram Carlistas e, curiosamente, pelo menos no meu ramo directo, vieram a ligar-se ao ramo miguelista da minha família de proveniência Telles, mais tarde Telles Jordão.
Talvez com o conhecimento de seus antepassados e respectivos costados, possamos encontrar o tal elo de ligação a Epanha.
Quanto a familiares vivos em Espanha, se for ao "Genea" encontrará alguns, bastantes mesmo.
Para alémdos referidos aí, poderá ainda consultar nas seguintes obras:Genealogia dos Condes de Ayuste", "Genealogia dos maequeses de Las Hormazas",etc.
A família Robles é de origem do reino de Leão,sendo uma das famílias de maior nobreza, procedendo por várias linhasdos reis de Leão.
Fico a aguardar a sua resposta e informações.
Cumprimentos,
José Gaspar Robles-Monteiro R.

Resposta

Link directo:

RE: Elementos da Família Robles

#192319 | digdy | 13 abr 2008 01:27 | Em resposta a: #192136

Boa noite! Acho que posso lhe chamar de amigo, os dados que tenho de meus familiares são que meu bisavô ( Francisco robles Illescas casado com Carmem Robles Montes, embarcaram em Gibraltar por volta de 1911, e vieram para o Brasil no návio Italie, Francisco Robles era filho de Francisco Quero e Rosala lopes, Carmem era filha de josé manoel montes e Dolores Rodrigues montes, Não tenho muitas datas, pois só possuo documentos de entrada no Brasil , mais gostaria muito de encontrar meus familiares, pois só resta meu Pai e eu como descendentes. Desde já fico muito grato pela atenção dedicada pela sua pessoa. Aguardo noticias suas, pois tenho certeza que uma luz esta começando a aparecer para mim .

Atenciosamente

Paulo Henrique Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Elementos da Família Robles

#202547 | digdy | 07 jul 2008 22:55 | Em resposta a: #192136

Meu caro R.Monteiro,
Vejo que vc me pediu nomes de pessoas da família Robles que sairam da Espanha, após ter lhe enviado os nomes, não recebi mais noticias suas, vejo que este forum deve ter pessoas responsáveis, estou a procura de meus parentes e acho que é de muita importância, pois se a interesse de ambas as partes não devemos apenas iludir as pessoas, pois nomes de livros e literaturas são faceis de encontrar na internet.

Atenciosamente


Paulo

Resposta

Link directo:

Família Robles ramo Uruguai e Argentina

#202899 | FJMMP | 11 jul 2008 01:20 | Em resposta a: #190773

Caros Confrades

Só hoje li este tópico.

Tenho entre os meus ascendentes o seguinte;

- Geronimo de Robles casado com Ana Muñoz

filho:
- Juan de Robles Muñoz nascido por volta de 1740 em Osuna, Espanha, falecido em 30 de Outubro de 1781 em Montevideu Uruguai. Casou em Buenos Aires, Argentina em 28 de Dezembro de 1765 com Bartola Francisca Arebalo, ou Arevalo nascida por volta de 1739 em Montevidéu Uruguai, e falecida no mesmo local em 27 de Setembro de 1800.

Filho, entre outros:
- Joana Josefa Edevugis Robles, nascida em 15 Out 1773 em Buenos Aires, morreu em Montevideu em 26 Ago 1832 em Montevideu. Casou em Montevideu em 30 de Novembro de 1795 com Juan Vidal y Batlla, que foi destacado membro do Cabido de Montevideu.

etc.

Se interessar a alguns dos confrades poderei fornecer mais elementos e as fontes.

Com os meus cumprimentos

Francisco de Melo Parente

Resposta

Link directo:

RE: Família Robles ramo Uruguai e Argentina

#205153 | R.Monteiro | 11 ago 2008 16:27 | Em resposta a: #202899

Caro Confrade,
Só hoje li o seu contributo.
Gostaria de saber:
Elementos e locais (c/datas se possível) de nascimento, de Robles em Espanha;
Tem familiares em Portugal?
Conhece passagem de Robles a Portugal, se sim , proveniencia, data e nomes.
É pedir muito, eu sei, mas ando às voltas com a ligação da minha família(Robles) a Espanha.
Desde já, grato pela atenção,
Cumprimentos,
José Gaspar Robles-Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Robles ramo Uruguai e Argentina

#205274 | MLS | 13 ago 2008 12:39 | Em resposta a: #205153

José Gaspar

O apelido Robles, já o vi pelos anos de mil seiscentos e tal (terei que ver nos meus papéis) na freguesia de S. Cristóvão de Louredo, Paredes). Era um capitão Pedro de Robles.
Também, em época recuada, o vi numa freguesia de Vila Nova de Famalicão. Aqui era o apelido de uns ciganos de Trás-os-Montes.
Depois dou-lhe os dados que tenho com mais pormenor.
Cumprimentos

Maria de Lourdes Santarém

Resposta

Link directo:

RE: Família Robles ramo Uruguai e Argentina

#205303 | R.Monteiro | 13 ago 2008 18:26 | Em resposta a: #205274

Minha Cara Maria de Lourdes,
Agradeço o seu apoio.
Fico ansiosamente à espera das suas gentis notícias.
José Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Família Robles ramo Uruguai e Argentina

#206715 | FJMMP | 29 ago 2008 23:15 | Em resposta a: #205303

Caro José Monteiro

Além dos elementos que lhe forneci não tenho mais no que respeita *a ligação aos Robles da Argentina e Uruguai.

Eles são meus antepassados mas õ apelido não passou para Portugal.

Cumprimentos

Francisco de Melo Parente

Resposta

Link directo:

RE: Família Robles ramo Uruguai e Argentina

#208647 | FJMMP | 18 set 2008 13:13 | Em resposta a: #206715

Carp José Monteiro

Transmito informação recebida sobre o apelido Robles, tendo como fonte o Dicionário de Famílias Brasileiras (C.Bueno e Barata):

ROBLES
Sobrenome de origem topográfica. Desta família da nobreza espanhola passou um ramo a Portugal em época desconhecida [Lancastre e Tavora - Dicionário das Famílias Portuguesas] . Espanha: tomado do nome da cidade de Robles (Huesco), na Espanha. O genealogista Júlio de Atienza, em sua obra Dicionário Nobiliário Español, dedica-se ao estudo desta família [Júlio de Atienza - Dicionário, I, 139]. O genealogista espanhol A. Garcia Carrafa, em sua magnífica obra, Enciclopedia Heráldica y Genealógica - Diccionario heráldico-genealógico de apellidos españoles y americanos, impresso entre 1919-1936, dedica-se ao estudo desta família [Carrafa, Enciclopédia, XIII, p. 187]. Destaca-se o missionário espanhol Antônio Robles [1740, Colmenar de Oreja - 1804, Manila], que entrou para a Ordem de S. Domingos, na idade de 17 anos, tomando o hábito no Colégio de S. Tomás de Madrid, onde professor em 1758. Esteve nas Filipinas em 1761, Procurador-geral das missões da China e Macau. Catedrático de Filosofia [1785] e Reitor [1790] no Colégio-Universitário de S. Tomás. Provincial [1790]. A família espalhou-se por diversas partes da América Latina. Argentina: Nome de uma cidade do Departamento da província de Santiago del Estero, na República Argentina. Equador: Francisco Robles [1811-], político equatoriano, presidente da Republica do Equador [1860], derrubado por Garcia Moreno. México: Manuel Robles Pezuela [1810-1862], militar e político mexicano, Presidente da República do México 1858]. Teve que ceder seu posto a Miramón, que o deu o cargo de Ministro da Guerra. Portugal: Desta família da nobreza espanhola passou um ramo a Portugal em época desconhecida [Lancastre e Tavora - Dicionário das Famílias Portuguesas] . Brasil: Há atualmente um ramo desta família estabelecida em São Paulo , onde assinam Moya Robles. Heráldica: um escudo em campo de ouro, um carvalho verde, o tronco de negro, bordadura de arminho. Não se conhece o timbre destas armas.

Com os meus Cumprimentos

Francisco de Melo Parente

Resposta

Link directo:

RE: Família Robles ramo Uruguai e Argentina

#220458 | R.Monteiro | 05 fev 2009 12:38 | Em resposta a: #205274

Minha Cara Confrade,
Por doença estive afastado destas"lides" durante quase um ano.
Ao reler tudo qua

Resposta

Link directo:

Elementos da Família Robles

#360247 | Mayck Robles | 06 ago 2015 05:21 | Em resposta a: #182965

Não sei como posso chama-los, mas também faço parte das família Robles...

Não conheço tudo muito bem, só tenho 24 anos.
Mas o que sei é que meu bisavó Nicolau ... Robles, veio da Espanha para a Itália e teve alguns filhos com Mario Robles, Egídio e já não sei dos outros!
E todos esses filhos nasceram aqui no Brasil e casaram e tudos mais!!!
Depois dessa história do Nicolau, veio seu filho Mario Robles , que teve mais 4 filhos com a Irineia Moreira Robles e 1 dos filhos foi o mau pai com também nome de Mario Moreira Robles e nasceu eu (filho único), que me chamo Mayck Roble e hoje tenho uma filha de 9 Meses q se chama Ana Clara Leal Robles!!!

Não sei se ajudei, mas essa é a história que sei de Nossa Família!!! Meu Facebook é Mayck Robles, que quiser achar e add fique a vontade.
Boa Noite!

Resposta

Link directo:

Elementos da Família Robles

#360248 | Mayck Robles | 06 ago 2015 05:26 | Em resposta a: #360247

Meu e-mail é mayckrobles@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Elementos da Família Robles

#360251 | MariaDavid | 06 ago 2015 12:39 | Em resposta a: #182965

R.Monteiro

Tenho um antepassado directo que casou 4 vezes, uma das quais com uma senhora chamada Brites de Robles, ele nascido cerca de 1580, ela cerca de 1610, pelas declarações que fez à Mesa.

A dita Brites teve quatro irmãos, que eu tenha apurado, um com processos do SO, para além dela.

Brites refere como pais Jerónimo de Robles e Isabel Rodrigues e diz desconhecer os nomes dos avós. Acrescenta terem sido moradores no Mogadouro.

Para eventual consulta, o processo dela é da Inquisição de Coimbra, com o número 3628. Como é uma ligação que não me diz respeito directamente, nunca procurei dados sobre estes Robles.

Coloquei aqui aquilo que tenho para que possa investigar melhor.
Desejo-lhe boa sorte!

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

Elementos da Família Robles

#410201 | TeresaSaReis | 03 dez 2018 22:28 | Em resposta a: #192136

Boa noite,

Gostaria de solicitar ajuda relativamente aos elementos de:

Antonio Silva Teixeira Robles (nasc a cerca de 1913, penso que no Porto)
Em 1954 vivia em Lourenço Marques, Moçambique (era Militar)
Faleceu em Lisboa, em 1977

Alguém me poderá ajudar?

Muito Obrigada

Teresa Reis

Resposta

Link directo:

Elementos da Família Robles

#410230 | Jorge Resende | 04 dez 2018 22:53 | Em resposta a: #182965

https://digitarq.arquivos.pt/details?id=6824593 Na Torre do Tombo existe uma pasta sobre ele

Resposta

Link directo:

Elementos da Família Robles

#410231 | Jorge Resende | 04 dez 2018 23:12 | Em resposta a: #182965

https://www.tuugo.pt/Companies/manuel-mayoral-teixeira-robles2/0240004082835#!


Em Loures existiu ou existe um médico Teixeira Robles, deve ser da família do que procura

Resposta

Link directo:

Elementos da Família Robles

#410308 | mtt | 07 dez 2018 14:21 | Em resposta a: #182965

Caro José Gaspar
Conheço o assento de casamento de uma Robles, redigido em Vila Real, na freguesia de São Pedro, imbatível em termos de antiguidade, dado que é de 1545, ano em que se iniciaram os livros paroquiais:

Livro 150, imagem [003] ‒ 07.Nov.1545 [1546 por "erro natalício"]
Alonso de Touro.
Ana Robles [Robres], filha de Brás Robles, morador na dita vila, os quais recebi na Misericórdia, por mandado do vigário.
Foram testemunhas Gonçalo Dias da Rosa; António Borges e sua mulher; a mulher de Gaspar Carneiro; António Afonso, clérigo; e outros muitos...
Nota superior: Alonso de Touro com Ana Robles.
--------------------------------------------------------------
1 ‒ Maria b. 1548.Set.20; cr. 10.Mai.1555
2 ‒ Francisco b. 1551.Jan.25; cr. 10.Mai.1555
--------------------------------------------------------------
Cordiais cumprimentos,
Manuel Cravo.

Resposta

Link directo:

Elementos da Família Robles

#440474 | armeniotorres | 13 abr 2022 22:41 | Em resposta a: #205274

Olá
Vi a sua informação no tópico sobre os robles .. e como estou a fazer uma pesquisa sobre um António Rodrigues Robles sargento Mor de vila conde em meados de 1630 gostava de saber mais informações sobre o “seu” Pedro Robles capitão em paredes, ou mesmo o robles de Famalicão q também indicou . Pode ajudar me ? Obrigado
Armenio Torres
armenio_13@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Elementos da Família Robles

#440475 | armeniotorres | 13 abr 2022 22:46 | Em resposta a: #205274

https://geneall.net/pt/forum/148512/elementos-da-familia-robles/#a205274

Olá Sra Maria de Lurdes
Vi a sua informação no tópico sobre os robles .. e como estou a fazer uma pesquisa sobre um António Rodrigues Robles sargento Mor de vila conde em meados de 1630 gostava de saber mais informações sobre o “seu” Pedro Robles capitão em paredes, ou mesmo o robles de Famalicão q também indicou . Pode ajudar me ? Obrigado
Armenio Torres
armenio_13@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Elementos da Família Robles

#452817 | Adriano Gab. Robles | 06 mar 2024 12:01 | Em resposta a: #192319

Bom dia Paulo. Sou descendente de Francisco Robles e Carmem Martin, vindo de Andalucia na Espanha em navio na virada do seculo XIX. Viveram em São PAulo e tiveram filhos e filhas, meu pai foi Francisco Nestor Robles. Tenho inclusive documento original de imigrante de meu avô Francisco Robles, com foto. Pdemos estar falando das mesmas pessoas ... te responderei em email.
Forte abraço

Resposta

Link directo:

Elementos da Família Robles

#452818 | Adriano Gab. Robles | 06 mar 2024 12:12 | Em resposta a: #192136

Olá. Sou filho de Francisco Nestor Robles, e neto de Francisco Robles, que foi casado com Emilia Martin. Chegaram ao Brasil na virada do seculo XIX de navio e viveram em São Paulo. Tiveram muitos filhos e filhas dentre eles Carlos Robles, Afonso Robles, Carmem Robles, Antonio Robles.
Tenho inclusive o registro original da entrada de meu avô no país, com foto.
Inclusive acho que o Paulo H. Cardoso (#192319) e eu falamos das mesmas pessoas.
Podemos nos corresponder por email
Forte Abraço

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 14:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen