Ajuda no A.D.Évora - Manuel Salgado - Veiros

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Pessoas | Famílias | Regiões

Ajuda no A.D.ÉVORA - Manuel Salgado - Veiros

#182402 | IsabelFont | 28 jan 2008 22:31

Boa noite confrades,

Será que alguém tem notícia de um Capitão Manuel Salgado, ou Manuel Salgado Barreto, filho de Feliciano Salgado e Luisa Serrano, que viveu algures na 2ª metade do século 17 (anos de 1640 ->).
Importava-me descobrir o seu casamento (não sei com quem) e que suspeito se realizou em Estremoz, onde ele parece ter vivido, talvez mais precisamente em Veiros.

Será que alguém me pode ajudar?
Grata pela atenção que me dispensarem
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.D.ÉVORA - Manuel Salgado - Veiros

#182555 | LProjecto | 29 jan 2008 20:56 | Em resposta a: #182402

Cara Maria Isabel Fontoura,

Seria uma honra poder ajudá-la, acontece que não sei como, dado a informação que procura que, eventualmente, poderá relacionar-se com Veiros se encontrar (salvo erro) no Arquivo Municipal de Elvas - fora, por isso, da minha alçada.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.D.ÉVORA - Manuel Salgado - Veiros

#182602 | IsabelFont | 30 jan 2008 01:31 | Em resposta a: #182555

Olá, boa noite confrade Luis Projecto,

De facto, aqui nos mapas do Genea, que foram os únicos que consultei, Veiros figura como uma freguesia de Estremoz, Distrito de Évora.

O problema é que eu não tenho mais dados sobre ele; Feliciano Salgado, o pai quase comcerteza nasceu em Espanha (na Galiza, penso eu), mas por sorte encontrei o casamento dele em Lisboa, ao consultar a base de dados do NEPS. Deduzo portanto que os filhos daquele casal nasceram em Portugal, não sei se em Lisboa.

Entretanto, um outro confrade aqui do Genea, tem um documento que comprova que um Capitão Manuel Salgado e Bacelar, filho de Feliciano Salgado, era "patrono" (não sei se quer dizer dono) de uma capela na quinta da Angústia na Villa de Redondela - Bispado de Orense, mas que viveria em Estremoz.

Não sei se será a mesma pessoa, mas estou a achar muitas coincidências.
Mais não lhe sei dizer.
Se, com estes dados conseguir encontrar alguma coisa que se conjugue, ficar-lhe-ei muito grata.

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.D.ÉVORA - Manuel Salgado - Veiros

#182656 | Rui Jesuino | 30 jan 2008 14:15 | Em resposta a: #182602

Boa tarde,

Confirmo que os registos paroquiais de Veiros estão no Arquivo Histórico Municipal de Elvas, uma vez que o seu concelho e as suas paróquias (Veiros, Santo Amaro e São Pedro de Almuro) se situavam no Bispado de Elvas. Os registos têm as datas extremas seguintes:

Baptismos: 1601-1837 e 1860-1881
Casamentos: 1601-1843 e 1860-1881
Óbitos: 1601-1843 e 1860-1881

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.H.M ELVAS - Manuel Salgado - Veiros

#182672 | IsabelFont | 30 jan 2008 15:07 | Em resposta a: #182656

Caro Confrade Rui Jesuíno,

O confrade trabalha ou pesquisa na zona de Elvas?
Recolocando então a questão para Elvas, será que tem hipótese de me ajudar a descobrir este casamento de Manuel Salgado ou Manuel Salgado Barreto, já que o seu nascimento, é impossível de descobrir pois na TT, os livros desse intervalo de tempo não cosntam e não há microfilmes entre 1628 a 1688.

Queria procurar em Estremoz, porque me disseram que ele era capitão em Estremoz. A localidade de Veiros surgiu-me por causa do Pai dele, Feliciano Salgado, em que, segundo lá consta:
Em 12/7/1641 foram-lhe concedidos os foros da vila de Veiros - concelho de Estremoz (Vi na Torre do Tombo Registo Geral de Mercês, Ordens, liv.11, fl.32).

Grata por toda a ajuda que me puder dar,
Melhores cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.M. Elvas - Manuel Salgado - Veiros

#197663 | IsabelFont | 23 mai 2008 14:26 | Em resposta a: #182656

Caro confrade
Rui Jesuíno,

Será que há um endereço de e-mail que eu possa usar para colocar as minhas questões, já que estou tão distante!?

Agradeço se mo puder indicar; ou então indicar-me um portal ou um site onde eu possa encontrar este contacto.

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.M. Elvas - Manuel Salgado - Veiros

#197668 | Ro PT | 23 mai 2008 14:47 | Em resposta a: #197663

Cara confrade Maria Isabel,

Se desejar poderei estar dando alguma ajuda ok?

Cumprimentos
Rosângela Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.M. Elvas - Manuel Salgado - Veiros

#197673 | IsabelFont | 23 mai 2008 15:12 | Em resposta a: #197668

Boa tarde
Cara confrade Rosângela Gonçalves,

Pois passa-se o seguinte:

Tenho um antepassado, de seu nome Manuel Salgado Barreto, cujas informações são:
Capitão e filho de Feliciano Salgado e Luisa Serrano, que viveu algures na 2ª metade do século 17 (penso de após os anos de 1640 ->).
Importava-me descobrir o seu casamento (não sei com quem) e que suspeito se realizou em Estremoz, onde ele parece ter vivido, talvez mais precisamente em Veiros.
Parei a pesquisa numa sua filha - Catarina Salgado - mas por falta de elementos paroquiais de Vila real, não consigo descobrir, seus Pais e avós; esta filiação consta de um processo de justificação de nobreza; mas, deste mesmo processo não consta o nome da Mãe, apenas o do Pai: Manuel Salgado ou Manuel Salgado Barreto.
A minha suspeita recai em Veiros, porque:
Em 12/7/1641 a seu Pai foram-lhe concedidos os foros da vila de Veiros - concelho de Estremoz (Ver na Torre do Tombo Registo Geral de Mercês, Ordens, liv.11, fl.32), que diz que passou a seu filho Manuel.

Será que tem hipótese de fazer uma pesquisa para mim?

Ou então, e acaso não possa, se me puder facilitar o contacto do A. Municipal de Elvas (e-mail) para eu poder solicitar a pesquisa, já que estou muito longe e impossibilitada de fazer a pesquisa.

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 mai 2024, 14:42

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen