Vilar de Maçada e a Ordem de Malta

Este tópico está classificado nas salas: Regiões | Património | Bibliografia

Vilar de Maçada e a Ordem de Malta

#182369 | jose ribeiro | 28 jan 2008 17:58

É notória a ligação histórica da freguesia de Vilar de Maçada à Ordem Religiosa e Militar de Malta, também conhecida como Ordem Soberana e Militar de Malta ou ainda por Ordem dos Hospitalários ou Ordem do Hospital, com a sua típica cruz de oito pontas, significando as oito bem-aventuranças do sermão da montanha de Jesus Cristo. Essa ligação está patente no brasão da freguesia onde está desenhada a referida cruz de malta e existem dois marcos de granito com essa cruz gravada-marcos de comendas-por vezes confundidos com marcos pombalinos, em duas quintas desta freguesia, um na Quinta dos Marinhos em Cabêda e outro na Quinta da Gaiteira na Sanradela. Estes marcos assinalavam domínios senhoriais de altos dignitários da Ordem
e a face com a cruz estava sempre voltada p/ o lado das terras que demarcavam.Está toda esta informação, ilustrada com imagens e registada num artigo meu sobre Vilar de Maçada que será publicado em Março na revista «Estudos Transmontanos» do Arquivo Distrital de Vila Real.Desde já agradeço o v/ interesse.Cumprimentos, José Ribeiro.

Resposta

Link directo:

RE: Vilar de Maçada e a Ordem de Malta

#182376 | tmacedo | 28 jan 2008 19:11 | Em resposta a: #182369

Caro confrade José Ribeiro:

Não conheço os citados marcos. Muitas vezes é difícil, dada a falta de conhecimentos dos canteiros, determinar a que Ordem pertenciam. Sem pretender pôr em causa a sua afirmação, chamo-lhe a atenção para a Ordem de Cristo que detinha muitos bens nessa região. Nomeadamente, a Comenda de Três Minas, da Ordem de Cristo, possuia muitos bens em Vilar de Maçada. A igreja de Vilar de Maçada era sufragânea da de Três Minas que era da apresentação do comendador. Um dos comendadores, D. Gregório de Castelo Branco, da casa de Vila Nova, casou em Vilar de Maçada, onde por vezes residiu na segunda metade do século XVII. Mandou construir lá uma capela, que ainda existe, com o seu brasão, chamada de Borba, onde estiveram (não sei se ainda estão) instalados os CTT.

Cumprimentos.

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Vilar de Maçada e a Ordem de Malta

#182534 | jose ribeiro | 29 jan 2008 17:25 | Em resposta a: #182376

Caro amigo: de facto os referidos marcos têm a cruz de oito pontas bem visíveis, o que não obsta a ligações à ordem de Cristo, pois houveram diversas linhagens nesta freguesia. Quanto a D. Gregório posso informar que casou aqui com uma fidalga da linhagem dos Dragos. A citada antiga capela de Borba, desactivada como capela já há imenso tempo, propriedade do Arq. Pinto de Sousa e por ele restaurada, ainda tem o posto dos Ctt.Bem haja pelo seu interesse e um abraço, José Ribeiro.

Resposta

Link directo:

RE: Vilar de Maçada e a Ordem de Malta

#242550 | cjcardoso | 22 out 2009 14:55 | Em resposta a: #182534

Caro José Ribeiro,

Achei muito interessante este tema na medida em que também tenho vindo a estudar uma comenda da Ordem de Malta (Santa Eulália da Ordem, Lousada) e os seus respectivos marcos delimitadores, que apresentam, efectivamente, a cruz de oito pontas esculpida em relevo, assim, como a numeração (N1, N2...) gravada na mesma face do bloco de pedra.
Gostaria de lhe perguntar se, para Vilar de Maçada, localizou algum Auto de Demarcação desses marcos. Por exemplo, em Meinedo, Lousada, também existem marcos delimitadores do extinto Arcediagado de Meinedo, guardando-se no Arquivo Distrital do Porto, o respectivo auto mandado fazer em 1709. Nesse auto são referidos todos os marcos colocados e os microtopónimos respectivos. Este documento está inclusivamente publicado por Eduardo Teixeira Lopes em "Meinedo. Subsídios para uma possível história desta freguesia" editada pela C. M. Lousada.
Para a Comenda de Santa Eulália da Ordem existe um Tombo de 1645, também no ADP, que tenho vindo a transcrever, mas que eu tenha conhecimento, não existe nenhum documento semelhante ao de Meinedo.
Gostaria muito de poder trocar algumas impressões consigo acerca desta temática. Entretanto tentei encontrar os Estudos Transmontanos de 2008 na net mas só encontrei até 2007.

Cumprimentos,
Cristiano Cardoso

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 09:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen