Visconde de Schmidt

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Títulos | Regiões | Brasil

Visconde de Schmidt

#176361 | giancarlo.zeni | 14 dez 2007 00:30

FREDERICO AUGUSTO SCHMIDT, o Visconde de Schmidt, nasceu e foi batizado na freguesia de Santa Rita, Rio de Janeiro-RJ, filho de Jorge Schmidt e Matilde Porfíria de Souza, e faleceu em 20/11/1903 também no Rio, estando sepultado no Cemitério do Caju. Visconde de Schmidt por Decreto de 16/01/1891 de D. Carlos I, Rei de Portugal. Proprietário de lojas de tecidos importados à Rua da Alfândega 68 e à Rua Riachuelo 97.

Casou-se, em primeiras núpcias, em 29/05/1869 (freg. de Santo Antonio Lv. 1º fls. 189) com MARIA ANTONIA DE ARAÚJO, n. 1850 Ilha do Governador, Rio de Janeiro-RJ, filha de José Carlos Soares e Francisca Joaquina, f. 09/06/1892 Rua do Riachuelo, 137, sep. Cemitério do Caju (carneiro perpétuo 41A), Rio de Janeiro-RJ.

Cas. (2) 02/09/1893 Capela do Sagrado Coração de Jesus, Botafogo (Santo Antonio 6º, 62) com Rosa Godoy, n. São José, Rio de Janeiro-RJ, filha do Dr. João Antonio Kelly de Godoy Botelho e de Rosa Carolina Fazenda.

O Visconde de Schmidt foi avô do poeta e político brasileiro Augusto Frederico Schmidt.

Gostaria de saber se alguém conhece mais detalhes a respeito da ascendência do Visconde e se houve concessão de armas.

Att.
Giancarlo Zeni
Rio de Janeiro-RJ

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Schmidt

#182033 | giancarlo.zeni | 25 jan 2008 20:06 | Em resposta a: #176361

UP

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Schmidt

#278400 | felipe_sapao | 12 jun 2011 21:28 | Em resposta a: #176361

Prezado Giancarlo,

Estou a procura de mais informações sobre o Visconde de Schmidt. Você conseguiu investigar mais alguma coisa?
Por quê o título foi dado?
Algum filho herdou o título?
Estou interessado também na biografia do primeiro filho, também nomeado Jorge Schmidt, como o avô.

Grato pela ajuda,

Felipe Correa

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Schmidt

#311304 | Augusto Schmidt | 04 ago 2012 03:16 | Em resposta a: #278400

O título foi extinto quando da morte do Visconde ocorrida em 1903.
Sou tatataraneto do Visconde, pois sou filho de Frederico Augusto Schmidt, neto de outro Frederico Augusto Schmidt, assim como bisneto do filho do Visconde, também nomeado Frederico Augusto Schmidt.
A outra descendência conhecida é a do poeta Augusto Frederico Schmidt, falecido sem descendentes, irmão de Annita e Magdalena, todos filhos de Gustavo Schmidt, o outro filho do Visconde.
Desconheço a existência deste "primeiro filho chamado Jorge". Sei de um velho primo de meu avô chamado Jorge, mas que não era descendente direto do Visconde de Schmidt (me parece que era filho de um irmão).

Sds,

Augusto Schmidt.

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Schmidt

#318803 | carolbsd | 08 dez 2012 16:01 | Em resposta a: #311304

O Jorge, outro irmão do Gustavo, era meu bisavô.

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Schmidt

#320302 | felipe_sapao | 07 jan 2013 18:37 | Em resposta a: #318803

Carolbsd,

Você tem mais informações sobre o seu bisavô Jorge Schmidt?
Se sim, poderia enviar para o meu email: botelhocorrea no gmail ponto com.

Estou terminando uma pesquisa em poucas semanas e sua informação será valiosa.

Saudações,

Felipe

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Schmidt "Familia"

#326585 | anls12 | 02 abr 2013 15:10 | Em resposta a: #311304

Bom dia Augusto.
Meu nome e Ana Lucia tenho 57 anos, filha de Maria Aparecida e na epoca pai desconhecido no documento, sou filha de Augusto Frederico Schmidt, vi o teu site e me paresse que se eu perguntasse a voce eu receberia uma resposta positiva para fazer o test do DNA comigo para provar que sou filha de Augusto.
Se voce estiver com vontade de me ajudar neste matter.
Ficaria muito feliz, nao sei a quem recorrer da família.
Meu e-mail e anls12@hotmail.com
Obrigada ana lucia santos

Resposta

Link directo:

Visconde de Schmidt

#350919 | Augusto Schmidt | 06 out 2014 20:19 | Em resposta a: #326585

Prezada Aparecida,

Seria muito interessante se você fosse reconhecida como filha do primo Augusto. Desde que foi feita a série JK, onde o Calloni interpretava o poeta, que uma pulga me surgiu atrás da orelha, já que, além de ter verificado ERROS GROSSEIROS na tal minisérie, li que a fonte de pesquisa da autora Adelaide Amaral tinha sido uma senhora chamada Helíusa Poiret que se dizia filha adotiva de Anitta e Augusto, o que toda a minha família desconhece.Isso me chamou a atenção.
Não satisfeito, estive na Univercidade, que reeditou vários livros do poeta, tomando conhecimento de que esta mesma senhora havia recebido uma boa grana para ceder tais direitos literários, tendo-os revogados depois diante de recusa de mais pagamentos.
Mais desconfiado ainda, fui pesquisar a existência de uma Fundação Yedda e Augusto Frederico Schmidt, descobrindo no Ministério Público Estadual que a mesma nunca prestou as contas obrigatórias inerentes à uma Fundação, bem como tinha como sede um endereço no Humaitá e como presidente o Sr. Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o BONI da Globo. Realmente tem alguma coisa estranha no ar, ainda mais depois que tive acesso ao inventário dos bens deixados por Augusto e Anitta Schmidt.
Somos hoje uma família em extinção, restando tão somente eu e meu irmão por parte de Frederico Augusto Schmidt.
Da parte de Gustavo, Augusto não teve filhos reconhecidos, nem Anitta. Magdalena, sua outra irmã, teve um filho chamado Carlos Nabuco Schmidt, que não tenho contato.
No livro Atologia de Prosa, do Augusto, o mesmo só menciona o Tio Frederico como irmão de seu pai Gustavo, motivo pelo qual continuo desconhecendo o outro filho Jorge, mencionado acima.

Resposta

Link directo:

Visconde de Schmidt

#350925 | Roberta D. Springer | 06 out 2014 23:46 | Em resposta a: #176361

Caros primos Schmidt,
Sou Roberta Burle Schmidt Dubeux, filha de Vera B.S.Dubeux, neta de Jorge Schmidt, irmão de Gustavo Schmidt (casado com Anita, pais do poeta Augusto Frederico). Minha mãe Vera é bisneta paterna do visconde Frederico Augusto Schmidt e de Maria Antônia Soares e bisneta materna de Gustavo Adolpho Schmidt e de Maria Carolina Burle (Sinhá), primos entre si.
Eu sempre achei que deveria haver mais Schmidts por aí e agora vejo que sim, me alegro! Parece que vocês, do seu lado, também não conhecem os primos e primas Schmidts do nosso lado. Meu avô Roberto Schmidt, jornalista e proprietário da revista Careta, tinha 3 irmãs e duas delas deixaram filhos, netos e bisnetos.
Por causa dos tantos casamentos entre primos, não consigo aprender quem é quem e de que lado, mas tenho em mãos um livro de genealogia chamado A mística do parentesco, uma genealogia inacabada, de Edgardo Pires Ferreira, e o consulto sempre quando preciso. O autor, primo distante, já publicou vários títulos nos quais se encontra muito material sobre nossas famílias.
Abraços!

Resposta

Link directo:

Visconde de Schmidt

#350967 | Augusto Schmidt | 07 out 2014 22:33 | Em resposta a: #176361

Querida prima,

Fico muito feliz de saber da existência de uma boa quantidade de primos!!!!!
Parece que não estamos tão em extinção.

Sobre seu Avô Roberto, era do meu conhecimento ser primo do vovô e do da Revista Careta. Certamente sua mãe deve ter conhecido meu avô Frederico Augusto.
Também era do meu conhecimento que a Família BURLE era entrelaçada conosco, só não sabia por onde (o vovô sempre falou que o Roberto Burle Marx era primo dele).

Temos também um ramo pernanbucano entrelaçado com a família SIMÓES BARBOSA, tradicional família de usineiros. A irmã de meu avô Frederico, Maria Schmidt, casou-se com Dr. Gustavo Simões Barbosa.

Com relação às minhas fontes, ultimamente eram as memórias de uma tia-avó (irma de minha avó Durcilia Mello Schmidt) que tem 97 anos de idade.

Sobre o Augusto, Annita e Magdalena, eram os primos que mais tinham contato com meus avós. Augusto foi sócio do vovô numa serraria em Nova Iguaçu (tenho fotos). Ainda crianças, durante uma época de vacas magras, almoçavam quase todo dia na casa do Tio Frederico (irmão de Gustavo), segundo prosa contida no livro Antologia. Vale lebrar que Anitta, mãe do Augusto, era filha do Contador das empresas do Visconde de Schmidt.

Enfim, tenho muitas histórias de família que guardo com muito carinho. Aliás, o livro que vc. mencionou é difícil de encontar???

Um abraço do primo,

Augusto.

Resposta

Link directo:

Visconde de Schmidt

#351007 | Roberta D. Springer | 09 out 2014 11:12 | Em resposta a: #176361

Oi Augusto,

Confesso que estou toda embaralhada com tanta gente de nome parecido, mas para mencionar um entrelaçamento dos Schmidt com os Burle, aqui um fato: Maria Angelina Burle Schmidt casada com Jorge Schmidt (filho do Visconde, portanto irmão de Gustavo, pai do Poeta) são meus bisavós.
Os pais dela (Maria Angelina) são Gustavo Adolfo Schmidt e Maria Carolina Burle. Ela casou-se com o primo irmão. É isso, mas não esclarece nada, hahaha!

Por que a gente não tenta remontar isso numa árvore? Tem um site grátis que permite montar árvores e cada um pode acrescentar suas informações de maneira muito fácil
http://www.familyecho.com
Eu já montei uma com todos os Burle que conheço, um pouco dos Dubeux, e muito pouco dos Schmidt.
Se você me passar sue email, eu te envio um convite para participar e vc passa a colocar as info que vc possui. Está ficando enorme, muito legal. No final de tudo dá pra imprimir também. O problema é que o programa não reconhece casamento entre primos, o que é um problema no caso da nossa família.
Todos deste fórum estão convidados a participar!
Mande seus emails para mim no dubeuxspringer@gmail.com
Abraços!
Roberta



Resposta

Link directo:

Visconde de Schmidt

#351009 | Roberta D. Springer | 09 out 2014 11:29 | Em resposta a: #176361

Respondendo sobre o livro que mencionei. Para adquirí-lo você precisa escrever para o email do autor, Edgardo Pires Ferreira. Eu sei que pode-se adquiri-lo em Recife somente, mas ele tem mandado cópias para nossos primos até mesmo nos Estados Unidos, um gesto super generoso da parte dele. Acho que ele, além de ter uma vasta obra em genealogia, adora saber da existência de novos parentes :)

Escreve para ele: edgardopiresf@gmail.com

OBS: Neste volume que mencionei - A Mística do Parentesco Vol 6 A Teia do Parentesco em Pernambuco só entra os Schmidt numa página dedicada ao meus pais (p. 363) por causa da minha mãe (Schmidt) ser casada com um Dubeux ( tem um capítulo só sobre os Dubeux). Pergunte ao Edgardo se ele não teria em outras obras mais info sobre os Schmidt.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 17:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen